FUTURO SOMBRIO

SÃO PAULO (e pior é que concordo) – Nosso batera Andre Jung não está lá muito otimista para a temporada 2012. Para ele, o quadro não será muito diferente do de 2011, a julgar pelo que vem acontecendo neste campeonato. Um trecho, no qual dá uma pincelada nos principais pilotos do grid, começando com Vettel, claro:

Todos os demais decaíram em relação à temporada passada. Mesmo Massa, que não tinha por onde piorar, piorou. Alonso mantém seu padrão, mas parece conformado, Webber tornou-se “escudeiro”, Hamilton trapalhão e ressentido. Vettel vai sobrando, e o resto assiste. A situação não promete mudar muita coisa ano que vem.

A coluna, como sempre, é leitura essencial. Para ler na íntegra, é só entrar aqui.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
nilton
nilton
12 anos atrás

Jung vidente.
Vamos todos parar em 2012, para que as Equipes iriam correr ? o título já esta decidido né?
Gastar dinheiro a toa? vamos todos desenvolver o carro de 2013 desde o inicio do ano.

Marcelo ao Walter
Marcelo ao Walter
12 anos atrás

Não dê atenção a pachecada Walter, brasileiro tem essa mania de justificar o injustificável, Rubinho nunca foi piloto de alto nível como Schumacher, Alonso, Vettel e Hmailton, apenas foi um bom piloto a nível de Berger e Patrese! Galvão fez muita propaganda (enganosa) tentando elevar Rubens ao mais alto nível.

“Rubinho é muito bom de chuva, grande acertador de carro”

Quantas corridas Rubens venceu na chuva? Desde que teve carro vencedor em 09, Button conseguiu 11 vitórias, pelo menos 5 venceu em grande estilo na chuva, esse sim convenceu em piso molhado! Cadê o grande acertador Rubinho em 09? Button não teve problemas com os freios…já Rubens não se achou com o carro o ano todo, só reclamou.

Quando chegou a Ferrari em 2000 depois de alguns meses Rubens admitiu que tudo era novo e tinha muito que aprender com o carro e com uma equipe de ponta, portanto o título de Schumacher em 00 é mérito dele junto a equipe, o carro campeão de 00 já era evolução dos carro 98/99, se não fosse a perna quebrada Schumacher com certeza seria campeão em 99, a sequência de títulos se deve desde 98/99. Foi o alemão quem “ergueu” a Ferrari , se Rubens venceu o primeiro GP na ALE foi porque já pegou uma equipe vencedora, tudo, graças ao trabalho de Schumacher que organizou a equipe e deu estabilidade a ela desde 96. Quando Rubinho chegou a Ferrari, ela já disputava campeonatos, o título de Schumacher era questão de tempo.

Compare o que conquistaram Schumacher e Rubens até 99, antes de correrem juntos na Ferrari.

Schumacher
127 corridas
2 títulos
35 vitórias
23 poles
39 M. Voltas
71 pódios

Rubinho
113 corridas
0 títulos
0 vitórias
2 poles
0 M. Voltas
6 pódios

Schumacher NUNCA dependeu de Rubens para nada, ou vai querer me convencer que era o Rubinho quem desenvolvia o carro para o alemão nessa época(antes de correrem juntos), como, por telepatia?

Observe o ano de 2005, a FIA “ferrou” com o domínio da Ferrari mudando radicalmente o regulamento, mesmo assim nesse ano Schumacher “carregou” várias vezes o carro nas costas(não é só acertar o carro, muitas vezes o alemão fazia a diferença no braço, coisa que Rubens raramente fez em 19 anos de F1).

Rubinho saiu da Ferrari em 05, e quem estava no ano seguinte brigando pelo título? Ele Schumacher, o alemão não foi campeão, mas venceu 7 corridas colocando a equipe novamente no topo, se Kimi foi campeão em 07, deve muito ao trabalho do alemão entre 05/06.

E aí quem ajudou o alemão a regular o carro Ferrari em 06, se Rubinho não estava mais na equipe? Quem foi, o espírito Santo?

Vamos parar com esse eterno sentimento de CACHORRO VIRA LATA, sempre elegendo “vilões”, Rubinho deu muita sorte de correr na Ferrari, conseguiu 9 vitórias ao lado do alemão e dois vices, fora da Ferrari Rubens conseguiu apenas 2 vitórias, sequer foi vice em 09, um verdadeiro fiasco!

Se vc acha que Rubens poderia bater o alemão entre 2000 e 2005, olha a comparação abaixo.

Inverti TODAS as posições entre Schumacher e Rubens(que chegaram juntos) na duas melhores temporadas de Rubens na Ferrari(02/04), as outras foram desastrosas.

Resumindo, fiz jogo de equipe a FAVOR de Rubens, e nem com ordem de equipe a FAVOR ele conseguiria o título, o que só coloca Rubens como piloto mais mediano que já é…

Por favor não vai me choramingar, dizendo que a Ferrari “explodia” motores ou tirava cv de propósito para ‘ferrar” o Rubinho. Acreditar que os italianos fariam isso, sem chance, os italianos são fanáticos pelo carro, jamais sacaneariam o próprio F1, o carro Ferrari representa a Itália nas pista, cada italiano, seria uma traição ao próprio povo.

Tentando, ajudar Rubinho a ser campeão em 02 e 04, muito complicado…

Temporada 2002, 17 Corridas, pontuação da época: 10,6,4,3,2,1

Ordens de equipe a favor de Rubens,5:
IMO,AUT,ING,BEL,JPN

Ordens de equipe a favor de Schumacher, nenhuma!

Schumacher
10,4,10,6,10,6,6,10,6,6,10,10,6,6,6,6,6
Total=130 pontos

Rubinho
0,0,0,10,0,10,0,4,10,10,0,3,10,10,10,10,10
Total=97 pontos

Rubinho 9 vitórias em 2002.
Schumacher 6 vitórias em 2002.

Schumacher Campeão em 2002, mesmo com a Ferrari favorecendo Rubens o ano todo!!!

Temporada 2004, 18 Corridas, pontuação da época: 10,8,6,5,4,3,2,1.

Ordens de equipe a favor de Rubens,8:
AUS,BHR,ESP,EUR,CAN,USA,HUN,BEL

Ordens de equipe a favor de Schumacher, nenhuma!

Schumacher
08,10,08,10,08,0,08,08,08,10,10,10,08,06,08,0,10,02
Total=132

Rubinho
10,05,10,03,10,06,10,10,10,06,06,0,10,08,10,10,0,06
Total=130

Rubinho 9 vitórias em 2004.
Schumacher 6 vitórias em 2004.

Schumacher Campeão em 2004, mesmo com a Ferrari favorecendo Rubens o ano todo!!!

Rubinho é tão ruim, que nem dando ORDENS para Schumacher ficar atrás, consegue o título, barbaridade! A prova real da capacidade do Rubinho foi o ano de 2009, perdeu o vice para o novato Vettel que venceu 4 Gps, Rubens venceu apenas 2.

Perder o título para o Button, tenha dó, o inglês na época era subestimado a pilotinho mediano, Rubinho em 09 apanhou que nem gente grande do inglês…

E o Reginaldo Leme a anos pega no pé do Schumacher, faz isso pra agradar o Galvão que “paga” seu salário. Pra mim R.Leme se “vendeu” a anos para garantir no ótimo emprego na Globo. Quem fala mal do alemão na emissora se garante no emprego, eta, bando de puxa-sacos…

Engraçado, o Senna quase FUDEU com o emprego do R.Leme na Globo, e quem paga é o alemão, vai entender…

Daniel
Daniel
Reply to  Marcelo ao Walter
12 anos atrás

Cara, jura mesmo que você se deu ao trabalho de escrever tudo isso? Baita falta do que fazer né…

rgomes
rgomes
Reply to  Marcelo ao Walter
12 anos atrás

Poucas vezes li um comentário de quem entende alguma coisa de F1. Muito bom cara. O resto (maioria) só escreve baboseira. Antes o Schumacher era um vigarista que só ganhava porque tinha um carro bom. Agora é o Vettel que só ganha porque tem o melhor carro. Qualquer mané que acompanha a fórmula 1 lembra que o Schumacher foi para a Ferrari que não ganhava nada por muitos anos. Nos primeiros anos penou com um carro porcaria e mesmo assim ainda ganhou corridas e disputou títulos. Depois que o carro ficou acertado é que o Barrichelo foi para a Ferrari e todos viram o que aconteceu. Vou parar de escrever porque acho que voce já escreveu tudo, sds

Sérgio Cabala
Sérgio Cabala
12 anos atrás

”A autoconfiança do inglês está nas alturas e contagia sua equipe, que começa a vê-lo como a principal referência.”

Referência para que ? Para a manutenção do 1 ponto no campeonato até a última prova ?
Soa alto o mediocre o coro dos conformados.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Prezado Flavio Gomes
Como você, gosto de números.
Li e ouvi de muitos comentaristas de automobilismo nas últimas semanas que Jenson Button está melhor que o companheiro Lewis Hamilton. Nessas últimas três corridas pode ser. Mas, dizer que Button tem dominado Hamilton, eu acho tudo isso um equívoco.

Relembrando a temporada e tudo que foi dito por Lewis Hamilton, podemos concluir que o seu destempero não tem nada haver com o desempenho de Button.
A questão simples é porque ele não têm um carro a altura do carro de Vettel. Aí, Hamilton se descontrolou. Cabe lembrar até de seus comentários sobre Hamilton pilotar a REDBULL. O tal encontro com Christian Horner. O descontentamento de Hamilton com o carro da McLaren. a insatisfação dele com o carro. entre outras coisas.

Vamos aos números:
Na qualificação:
Hamilton 10 x Button 4
OBS: Na Inglaterra, Hamilton foi penalizado com a troca da caixa de marcha e em Monaco, não pode fazer a sua volta rápida quando vinha dominando os treinos. Na China, não pode utilizar o último jogo de pneus, como aconteceu, agora em Cingapura. Ou seja, em condições normais o placar poderia estar mais elástico em favor de hamilton.

Um detalhe curioso, Button só venceu quando Hamilton bateu (Canadá) ou foi penalizado (Hungria). em ritimo de corrida é mais rápido que o companheiro.
Quando olhamos os resultados de corrida, a impressão que dá é que Button vem “dominando” Hamilton. O que em uma análise mais sobria não corresponde a verdade.

O fato, é que hamilton está afobado e anda mais que o carro. Já seu companheiro não é afobado e não anda mais que o carro.

A história é curiosa.
Se tivesse alguém no Comando da McLaren no GP da China em 2007, 07/10/2007, o Hamilton teria sido campeão ali. Era o líder e tinha que chegar pelo menos em quinto. Barbada! Não foi!

Lewis Hamilton 07/01/1985 – se fosse campeão em 2007 – 22 anos 10 meses
Lewis Hamilton em 2008 – seria bi-campeão em 2008 – 23 anos 10 meses e 26 dias

Sebastian Vettel – 03/07/1987 – campeão em 2010 – 23 anos 4 meses e 7 dias.
Sebastian Vettel em 2011 – bi-campeão em 2011 – 24 anos 3 meses e 6 dias.

Trata-se de dois gênios. A perda do título, em 2007, mudou algo em Hamilton.
E se não tivesse sido campeão em 2008, o que seria Hamilton hoje?
Um segundo Mansel?

Abcs.
Roberto.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
12 anos atrás

Para mim, proporcionalmente falando, Vettel é melhor que Schumacher (lógico que faltam muitos números). Mas se pensarmos bem, Vettel tem conquistado mais que o Schumacher com a idade que tem, além disso, Vettel disputa com pilotos de ponta – Hamilton, Alonso, Button, ao contrário de Shucmacher.

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Usar esse tipo de parametro nessa altura do campeonato é um erro. Lembram do termo “ano novo, vida nova”? Isso é ainda mais influente no esporte….

Faster than you
Faster than you
12 anos atrás

Ou José ou Josué ou Joaquim????

Faster than you
Faster than you
12 anos atrás

E o João Botão???

cesar
cesar
12 anos atrás

O Jung foi o unico a falar uma coisa que entendo ser MUITO verdadeira: o Hamilton eh um menino mimadinho (sim, e talentoso tambem) que tah eh com muita dor de cotovelo…

Fred
Fred
12 anos atrás

Sobre as previsões do Jung para temporada que vem, eu acho que não passam de chutes, com probabilidades 50-50. Além da genialidade de Vettel, a RBR contou com um carro muito superior aos concorrentes. Restabelecendo-se um nível maior de equilíbrio entre os carros, o brilhantismo de Alonso, Hamilton e Button voltará a aparecer para dar trabalho ao prodígio germânico.
Claro, isso depende de Ferrari e McLaren produzirem bons carros. E se tratando de equipes como essas, com orçamentos elevados, staff e recursos técnicos de ponta, que já estão focadas nos carros de 2012, não seria absurdo pensar que ano que vem as coisas podem ser muito mais competitivas.

Williams
Williams
12 anos atrás

Eu sendo chefe de uma escuderia já ia pensando no campeonato de 2013, porque ano que vem já era… isso se o mundo sobreviver…

WALTER
WALTER
12 anos atrás

Ontem estava assistindo o LINHA DE CHEGADA, com Fritz D`Orey e Bird Clemente. Ví o Fritz falar para o Reginaldo uma coisa terrível, que os caras da telemetria tiravam alguns cavalos do carro do Barrichelo para que ele não incomodasse o alemão. Isso tira o Brilho do Rubens ou apaga a genialidade do Alemão. Não, pois vivemos num mundo onde o que comanda é o financeiro/economico, e a grana da equipe era de quem ? Então restava ao Rubens acertar o carro para o Alemão, vejam voces que ele (schumi) ficou na Ferrari (com a sua equipe) varios anos e so começou a vencer corridas quando o Rubens chegou para acertar o carro. Haverá pessoas que talvez até discordem disto, mas vejamos para onde o Ross Brawn levou o Rubens depois ? Vemos portanto isto hoje ocorrendo na Ferrari, e eu nem de longe penso que o Massa é melhor que o Alonso, porem ele já mostrou que se ninguem falar no Rádio ou tirar no Box suas possibilidades, ele irá infernizar a vida do Espanhol, que por sinal traz consigo uma Bolsa maravilhosa do SANTANDER, então estes rapazes que eu invejo muito tem o melhor emprego do mundo, gostaria eu de fazer o que gosto e sacar um punhado de $ por ano. Óbvio que isto é assim inclusive na STOCK com o primeiro filho Global, e não quero aqui desmerecer seu talento que ele o tem, mas sim frizar que com um Paizão daquele, nunca vai faltar um Assento numa boa equipe pois para isso é bom que se tenha patrocinio, até para fazer piloto o segundo filho.
Fico aqui imaginando tambem o que se passou na cabeça de um filho como o do (pelé), para fazer uma comparação a exigencia que se faz a este bom rapaz que tem um sobrenome pesado (sobrinho) e que esta tentando mostrar do que é capaz. talvez a esta midia idiota não perceba que o talento a capacidade e em alguns casos a Genialidade (Piquet, Emerson, Senna, e tais) não se passa numa relação intima de pai e mãe e nem com a grana do papai, pois nestes meus 58 anos de rato de box, ví alguns Roberto Puppo Moreno, namorando um carro de corrida sem poder sentar, acelerar e acertar o carro coisa que ele fazia como ninguem.
Gente este esporte se faz com muito amor e muita grana.
Com relação a organização do Esporte a Motor no Brasil, está falida, quebrada, na mão de aventureiros gangsteres e outros tipos, assim como o Futebol, e a grande maioria dos clubes Brasileiros, gente esta que de dirigentes não possuem nada, são apenas aproveitadores e lavadores de Grana, se valendo daquelas posições que não consigo entender como chegaram lá.
Vamos portanto nos contentar com nossas corridinhas que ainda dão algum Grid, e torcer que um dia tudo isto mude para melhor.

Alex
Alex
Reply to  WALTER
12 anos atrás

Muito bom, Valter. Poucas vezes li algo tão coerente por aqui. Também acho que para se fabricar Shumakers, Vettels e Alonsos da vida é preciso muita lambança e muita treta. A gente, que só assiste (no meu caso, pelo menos), não sabe de quase nada. É a força da grana e da ambição de otários inescrupulosos que acham que a vida só vale a pena se for com muito dinheiro, de preferência passando por cima de tudo e de todos. Esses babacas estão em tudo quanto é lugar: no automobiismo, no futebol, nos esportes olímpicos…

Dú
12 anos atrás

Sempre colunas precisas. Ilustração e texto.

Carlos Andrade
Carlos Andrade
12 anos atrás

Olá caro Flavio! Gostei da matéria do Andre Jung. Realmente é isso aí, o rendimento de vários pilotos e equipes está muito abaixo do esperado. Comentei isso semana com um amigo.

Agora, gostaria de fazer uma pergunta pra você:

Fora da Ferrari, qual o futuro do brasileiro Felipe Massa na F-1?

Pergunto isso porque nunca vi especulação alguma na imprensa comentando que “certa equipe” estaria interessada nele caso saia da equipe italiana.

Talvez o Bruno Senna brilhe nos próximos anos… mas fico meio incrédulo quanto ao futuro dos brasileiros na F-1.

E você Flavio, o que pensa disso tudo? Dá até um post novo aqui pra discutir tudo isso hein, hehehe. Abraço, sou seu fã.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

O único que talvez possa fazer frente à Vettel seja Button…e ainda assim fica totalmente na dependência de a Mclaren acertar a mão no carro do ano que vem, e irem bem logo de cara, já na 1ª prova (não irá adiantar nada melhorarem o carro a partir da 10ª corrida, quando o alemão já estiver 80 pontos na frente do 2° colocado).
Realmente, também acho que teremos em 2012 o tricampeão mais jovem da história.

galileu
galileu
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

acredito que se a rbr tomar pau no inicio de 2012 eles abrem mão do segundo e meio que e tem na manga e que não precisaram mostrar este ano
eles estão um ano na frente da concorrência
quem sabe o rory faça alguma coisa pela ferrari, mas isso demora uns bons 2 anos, e até hoje não sei o porque ele estava na geladeira.
acho que com a chegada do sul africano, nosso bixiga perde o lugar na equipe, (tomara), porque logo de cara ele vai pedir dois bons pilotos para guiar o carro, um eles já tem.

Carlos Tavares
12 anos atrás

Jung certeiro, como sempre. Vettel foi moldado na forma do Schumacher.

Schumacher, com um carro similar ao de Vettel, traria à F 1 um embate épico.
Pena que, como bem disse André Jung, a Mercedes não tem bala.

Carlos Andrade
Carlos Andrade
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

bom, concordo em partes. O Schumacher na época de ouro dele faria frente ao Vettel. Mas o Schumi de hoje…. xiiii… longe de ser o que foi, mesmo que tivesse um carro igual ao do Vettel não faria muita coisa.