MENINO MALUQUINHO

SÃO PAULO (que tal dois dias longe?) – Sebastian Vettel é o mais jovem a ter conseguido quase tudo na F-1, e será também o mais jovem bicampeão da história em Suzuka ou depois. Mas o que pouca gente sabe é que o alemãozinho tem um recorde inacreditável de precocidade que nada tem a ver com vitórias, pontos ou poles. Não sabe qual é? Está lá, na coluna Warm Up de hoje.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vicente
vicente
12 anos atrás

Coluna legal. Mas atenção para o uso de estatísticas. Só faz sentido comparar pontos se a base for convertida. Schumacher em 2002, corrigida as base de pontos fez 380 de 425, ou seja 89,4%. Mais do que os 88,3%, que ainda podem ser superados, claro.

Eduardo Araújo
Eduardo Araújo
12 anos atrás

Vettel é fera! Gosto muito dele!

Mas esse cara descascando o Senna aí tá patético. Colega, pergunta pro Vettel o que ele, que senta a bunda lá no F1, acha do Senna, e depois vem contar pra gente.

MSM
MSM
12 anos atrás

Ele tem muito futuro na F1, torço para ele e para a Red Bull ganhar mais este campeonato.

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

Terça, 1 de julho de 2008

Stewart: Senna não teria vencido tanto sem Prost

Três vezes campeão da Fórmula 1, Jackie Stewart deu uma opinião polêmica durante um evento de um patrocinador da Williams nesta terça-feira. De acordo com o veterano, o tricampeão mundial Ayrton Senna não teria sido tão grande na Fórmula 1 se não tivesse sido companheiro de Alain Prost na McLaren.

“Alguns pilotos são muito rápidos, mas não absorvem tantas informações sobre como fazer o carro trabalhar da melhor maneira possível. Na minha opinião, Prost é um dos melhores de todos os tempos porque fazia o carro trabalhar para ele e para Senna. Não acho que Senna teria vencido tanto se Prost não estivesse lá”, comentou o escocês.

A décadas percebi uma coisa Gomes, fera mesmo são aqueles pilotos que “transformam” equipes como: Lauda,Piquet,Prost, Schumacher, Alonso… Vettel também entra nessa, a Toro Rosso e RBR só começaram a vencer e se “transformaram” depois que teve Vettel ao volante.

Vettel ao contrário de Senna, não dependeu de companheiro de equipe para desenvolver o carro ou organizar a equipe, se Vettel teve Newey, Piquet e Prost tiveram o “mago” Murray na Brabham e Mclaren, o jovem alemão pelo menos fez como Piquet e Prost, trabalharam em conjunto com o projetista até chegar ao sucesso. Vários campeões da Formula 1 dependeram de Chapman, inclusive Fittipaldi em 72, portanto meter o pau em Vettel por contar com Newey é não olhar o passado.

Senna deu baita sorte em 88/89, pegou tudo “mastigado” só sentou e pilotou, não desenvolveu chassi nem motor na Mclaren, sequer organizou a equipe. Quando Prost saiu da equipe, a Mclaren virou equipe de um piloto só em 90/91/92/93( e ainda falam do Schumacher. Na Lotus e Williams Senna também foi primeiro piloto, seus companheiros sequer existiam), Senna teve tempo de sobra para desenvolver a Lotus entre 85/87 e depois a Mclaren em 90 e 93, o carro era bom em venceu 5 corridas em 93, mesmo assim Senna queria correr com carro melhor, acabou indo para a Williams!!!

Ferrari? Nem pensar, o carro era ruim e a equipe vivia em crises, curioso é que nessa época um novato alemão trabalhava DURO na Benetton, o resultado veio em 94/95, depois foi arrumar a “casa” na Ferrari.

Vettel esta indo pelo mesmo caminho de Schumacher(Benetton 91, Ferrari 96) e Alonso(Renault 03), todos começaram lá trás com equipamento inferior e chegaram aos primeiros títulos, muito graças ao enorme talento dentro das pista, eles fizeram as equipes trabalhar com vontade por todos os setores. No trabalho conjunto com a equipe sempre levaram a coisa na base da “mão de ferro”, lembra muito o técnico Bernardinho no vôlei, não deita em berço esplêndido com títulos, exigem sempre mais.

Lembrando que Vettel pra conquistar suas poles não dependeu de “ajudinha” de motor especial de treino com 100 cv a mais que os rivais, como aconteceu com Senna na Lotus em 85/86, Vettel fez suas poles na raça!!! Quando perguntaram ao Prost porque Senna era tão rápido nos anos de 85/86, Prost na época cutucou:

“Meu motor tem 1.100 cv, o dele (Senna) 1.200, essa é a explicação”

Sem esse motor especial de treino (proibido) em 87,Senna só fez 1 pole!

No domínio do carro em termos de pilotagem, compare o primeiro ano de Vettel depois do primeiro título e o de Senna em 89, o brasileiro fez uma temporada MEDONHA, cometendo vários erros, muitos até bizarro, e não tem desculpas, Senna largou 13 vezes na pole, já era o sexto ano de F1, Vettel sequer compeltou 4 temporadas compeltas. No mínimo, com aquele carro Senna teria que chegar ao pódio na maioria das corridas, não foi o que aconteceu, e ainda tomou “aula” de regularidade do francês, que aliás, recebeu o apelido de “professor”, justamente por causa da afobação do brasileiro.

Senna pra ser campeão em 88 dependeu dos descartes, do carro acertado por Prost(em conjunto com Murray), e de uma equipe já estabilizada, também graças ao Prost.

Vettel em 2010, não dependeu de descartes, teve forte oposição do companheiro de equipe dentro e fora das pistas, bateu Alonso Bicampeão, o arrojado campeão Hamilton e Button campeão que desde que teve carro de ponta a partir de 09, só mostrou evolução. Vettel bateu 4 fortes concorrentes ao título em 2010, Senna em 88 só bateu um, e com ajudinha do regulamento, porque na pista e nos resultados, Prost foi o melhor em 88, e deu surra de regularidade…

Ao contrário de Senna em 89 que contou também com um super carro, Vettel faz uma temporada impecável, largou na pole várias vezes(como Senna em 89, 13 vezes), mas ao contrário do brasileiro, Vettel não joga corrida fora, muito menos vitórias. Vettel cometeu alguns erros, mas comparado aos de Senna em 89…a temporada do alemão chega ser quase perfeita.

Vettel passou pela Toro Rosso e RBR(que são do mesmo dono), na Toro que era inferior a RBR em 08, Vettel começou a se destacar vencendo a corrida em Monza, na RBR evoluiu até os títulos, esta dominando 2011 com méritos, se Vettel fizesse um monte de besteiras como Senna vez em 89, a temporada estaria equilibrada, mas o alemão não dá chances…

Bem que Prost cutucou na época:

“Senna é rápido, mas erra, quando errar…estarei por perto”

Senna nunca foi um legítimo líder de equipe, nunca desenvolveu um chassi ou motor, quando a equipe não conseguia mais brigar por títulos ficava fazendo mimi ameaçando sair da F1, sempre querendo correr no carro do adversário.

Se Prost “veta” Senna na Mclaren, e o mesmo fica na Lotus, Senna nunca seria campeão, o mesmo pode se dizer se ficasse na Mclaren depois de 93.

O mais hilário foi ver Senna telefonando desesperadamente para Prost pedindo ajuda sobre o carro Williams em 94. Prost pouco ajudou, como quem diz: “Se vira meu filho, vc não é o Senna? Já dei carro “PRONTO” pra vc ser campeão na época da Mclaren, quer mais…se vira, o carro de 94 é bom!!!”

Pois é, D.Hill não reclamou e venceu várias corridas, e era apena a segunda temporada de Hill na F1.

Nelson Piquet, também observou esse ponto fraco de Senna dentro da equipe( o outro era na pilotagem, a famosa afobação), Piquet deu uma cutucada comparando Senna a Schumacher dentro de uma equipe.

Maio de 2003

Em entrevista ao jornal “Daily Express”, Nelson Piquet afirmou que Michael Schumacher é um piloto melhor que Ayrton Senna e, talvez, o alemão seja o melhor de todos os tempos.

De acordo com o tricampeão mundial, Schumacher transforma as equipes por onde passa e isso é um de seus maiores méritos.

“Ele fez algo que muitos bons pilotos não conseguiram. Ele guiou e transformou equipes por onde passou”, disse Piquet. “Michael teve coragem de ir para uma equipe que não era forte. A Ferrari não era campeã há 21 anos. Senna sempre queria ir para a melhor equipe, como aconteceu quando ele saiu da McLaren e foi para a Williams. E isso para mim, faz de Schumacher um piloto melhor, e digo isso como brasileiro”, completou.

Piquet acredita que se fossem retirados todos os dispositivos eletrônicos dos carros o alemão seria praticamente imbatível. “Ele seria muito melhor que todos os pilotos, muito melhor na mesma Ferrari”, concluiu

Uma coisa não tenho dúvidas, ser campeão com carro “pronto” não é bicho de 7 cabeças, mas TRABALHAR uma equipe de porte mediana(terceira força) e depois de alguns anos ser campeão, não é pra qualquer um, principalmente se chegar ao domínio como fez Schumacher no passado e faz hoje Vettel. Começar com Benetton ou RBR e bater super equipes com estrutura de uma (Williams nos anos 90) ou Ferrari e Mclaren nos dias de hoje, não é tarefa fácil. Dos pilotos que vi, só Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel conseguiram.

Porque Hamilton foi falar que a RBR era apenas uma equipe de bebidas…isso só aumentou o mérito de Vettel!

Schumacher e Vettel já podem montar uma equipe na F1, um entra com as roupas da Benetton e outro com as bebidas da Red Bull…

Muito fácil Hamilton ir no motor home da RBR ver se acha uma vaga, quero ver ele fazer da Mclaren uma super equipe como RBR, digo na competência, na grana RBR ainda esta longe da estrutura de Ferrari e Mclaren, o que só valoriza os méritos de Vettel…

O recorde de poles já era, Schumacher vai rachar o bico, Schummy gosta de Vettel, e se é alemão, esta tudo em casa…

…Roxo de raiva vai ficar o Galvão e a pachecada, é mais um alemão superando as 65 poles do “herói nacional”…

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

o senna saiu da lotuis, o seu amado piquet assumiu dizendo,que com aquele carro seria campeão, nada fez, queimou a lingua legal.
para de ver defeito nmos outros e olhe para o seu proprio rabo, vacilão

Bernardo
Bernardo
12 anos atrás

Dados interessantes Flavio, mas uma correção. Sebastian não pulou direto da F-BMW para a F-1, ele fez uma temporada quase completa da World Series by Renault, onde seria campeão. Mas foi correr com a BMW antes do fim da temporada e por isso largou.

Atayde Patreze "clone"
Atayde Patreze "clone"
12 anos atrás

“Sebatian Vettel é simplesmente um luxo”

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

“Vettel será bicampeão com a idade que Senna tinha quando estreou na F1, em 1984”.
Daqui à pouco, Flávio, os Sennistas, viúvas, pachecos e idiotas em geral irão chiar…

galileu
galileu
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

um já se manifestou, voce danilo, idiota mor

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

E está certo ele. Precsa aproveitar cada segundo, pq ja entrou na galeria dos Campeões. Jajá ele sobe mais um degrau e eu torço que suba mesmo!

O chato é que perde a graça! O campeonato sem ele é muito mais legal.

Vou sentir saudades das temporadas de 2009 e 2010.

Airton
Airton
12 anos atrás

O VET era tão jovem e imberbe quando participava daqueles saudosos e saudáveis treinos de sextas-feiras que, quando vi pela primeira vez a imagem do rosto dele aqui no Grande Prêmio, por um instante achei tratar-se de uma menina. Mas muito pelo contrário dessa equivocada e imperdoável impressão inicial, aquela ultrapassagem dele sobre o ALO em Monza este ano mostrou que ele, ao contrário de seus congêneres masculinos, deve ter umas seis bolas. Ou oito, sei lá.

willian
willian
12 anos atrás

e ele merece os recordes, né… pilota bem, tem carisma, não é mau carater e não choraminga pelos cantos.

galileu
galileu
Reply to  willian
12 anos atrás

o melhor foi ler que embora ele tivesse 7 anos quando o senna morreu, se inspira no piloto
brasileiro nas suas pole positions.