NAS ASAS
SÃO PAULO (será que eu vi?) – Bacana o e-mail que recebo do blogueiro Marcelo Borges, de Ribeirão Preto. Deem uma olhada:
Boa tarde Flavio. Essas fotos são de julho de 1980 e peguei de um álbum do meu pai, Alberto Borges. Estávamos no Galeão e ele registrou todo o pouso e o taxiamento do Concorde em Super 8mm. É demais o vídeo. Mostra ele levantando o bico e fechando a carenagem frontal quando está estacionado. Em uma foto aparecemos – eu (o da esquerda) e meu irmão Júnior. Se quiser publicar fique à vontade, seria uma honra para a família – que é toda ela sua fã.
Bom, peguei só uma das fotos. E fiquei aqui matutando se já vi um Concorde ao vivo. Provavelmente sim, sem ter dado muita importância. Em Heathrow e Charles de Gaulle, certamente, porque eles eram operados apenas pela British e pela Air France. Mas foram tantas passagens por esses aeroportos que depois de um tempo a gente não repara em mais nada.
Salvo engano, eles deixaram de voar em 2003 depois de um acidente em Paris. Alguém aqui voou de Concorde? Se sim, conte em detalhes!
Encontrei um Concorde em Foz do Iguaçu, assiste o sobrevoo das cataratas pela nave – INESQUECÍVEL!
Eu estava na Inglaterra quando a BA parou de operar os Concorde. Lembro que eles fizeram uma promoção entre funcionários da empresa para um dos voos finais entre Londres e Nova York e o vencedor apareceu com a família, todo orgulhoso, no jornalzinho da empresa.
Meus avós moravam em Duque de Caxias, e as quartas feiras ele pousava era algo incrível
Legal também são os casacos Adidas da época. Caramba, todo moleque mais afortunado tinha um…
Esses dias eu vi um documentário muito bacana sobre o concorde no Discovery. Na verdade o acidente foi apenas a gota d’água. O 11 de setembro já tinha decretado o fim da super-máquina voadora. Custo operacional muito alto que limitava as suas viagens a um grupo seleto de clientes que voavam entre Europa e E.U.A., dispostos a pagar alto na passagem para chegar em um tempo bem menor do que o normal de um voo comercial tradicional. Alguns desses clientes faleceram no atentado das torres. Outros deixaram de voar no Concorde como consequência, já que passou a se imaginar que o concorde seria um ótimo alvo para um atentado. Foi o fim de uma era.
Muito emocionante no documentário é o depoimento dos pilotos de concorde, que eram poucos e especialistas na aeronave. Um deles, um senhor, chora como uma criança quando relata a derradeira viagem e pouso do concorde que pilotava em Heathrow, onde ele ficaria em exposição. Muito tocante. Eu recomendo o documentário. Acho que está na grade de programação do Discovery.
Nunca tive a oportunidade de ver um concorde, porém em 1994 no aeroporto de Madri vi um TU-144 estacionado, a sensação que eu tive foi que aquilo era uma nave espacial, cabeça de criança é foda, eu tinha apenas 8 anos.
Há alguns meses atrás vi um AN-124 sobrevoando minha cidade, Indaiatuba, próxima ao aeroporto de Viracopos.
O avião bonito. Crime desativar a frota restante.
na verdade o que derubou o concorde foi o excesso de peso na decolagem com uma turbina avariada e incendiada., não conseguiu voltar. era um voo fretado, e não pesaram as bagagens e as madames mandaram ver nas malas…alem disso mesmo que o voo era curto encheram os tanques ate o fmaximo…
Do ouro lado, no CIAGA em Olaria, sentia-se a vibração do bicho.
A unica ligação que tenho com o Concorde foi no fatidico acidente ocorrido na decolagem. Dormi (como de costume) com a TV ligada… e entre uma virada e outra na cama lembro de olhar para a televisão e ver o Concorde a decolar com aquela monstruosa lingua de fogo em sua parte traseira. Em principio não entendi nada… pensei até que o cara tinha salvado milagrosamente o avião… mas como despertei imediatamente do sono acabei por ouvir o resto da reportagem percebendo que o pior tinha acontecido.
Uma tragédia.
Segue o jogo… o bicho homem consegue fazer verdadeiras maravilhas tecnologicas… pena que elas em sua absoluta maioria não são infaliveis
Imperador
Moro em Recife e em uma viagem do presidente francês Fançois Mitterrand em 1985, ele e sua comitiva vieram em dois Concorde.
Eu e meus amigos fomos ao aeroporto para ver os aviões. Na época eu tinha 18 anos. O terraço do aeroporto estava cheio, parecia arquibancada de jogo de futebol em dia de clássico !!! O prédio do aeroporto de Recife fica em uma das cabeceiras da pista, e o primeiro avião com a comitiva fez um pouso tradicional, pousando do lado oposto do aeroporto e vindo bem devagar até chegar ao aeroporto.
Mas o segundo … Ele veio no sentido contrário, aproximando-se da pista e tocando o solo a uns 350 metros de distância de nós, parecia um gol do Brasil em copa do mundo, todo mundo vibrando, inclusive eu.
As 4 turbinas faziam um barulho infernal !!!
Lembro que fui para casa feliz e certo de que nunca mais esqueceria aquela cena.
Tem até uma comunidade do orkut procurando as testemunhas deste dia. Lá tem links para fotos do avião no dia do evento.
http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=2524780184780376779&cmm=894215&hl=pt-BR
Corrigindo, o presidente era François Mitterrand
Eu vi esse “monstro” no Galeão mais ou menos nessa época…
Eu voei e mais de uma vez,graças a Deus.Fiz duas vezes Paris Rio,com escala em Dakar,e uma vez Paris Nova York.O papo de que é apertado é propaganda contra de americanos,que por incompetencia lutaram ate acabar com êle.São bancos superconfortaveis,justos mas nunca apertados.O tratamento então era um absurdo.Cozinha de Chefs,bebidas fartamente distribuidas.Vc pedia uma Cristal,por exemplo,e te trasiam uma GARRAFA,não uma taça!!! O que se sentia na hora da quebra da barreira do som,em primeiro lugar era que vc estava em uma barata no momento em que vc manda o pé e abre o Turbo!!!!Aí inicia-se um pequeno ruido,igual diferencial roncando e aumentando,aumentando até sumir e aparecer um silencio absoluto.Voava liso….com a esfericidade da terra facilmente constatada pela janela.Enfim,um
BARATO,que nem copiar conseguiram.Abs DadoAndrade.
Existe um estaqueado no Charles de Gaulle, este eu vi.
Infelizmente nunca cheguei a ver um em movimento.
Esse eu também vi quando fui a Paris. Mesmo sendo da janelinha do A330 da TAM já deu pra arrepiar.
Bons tempos….
quando eu era rico pegava ele no galeão para visitar meus filhos em Paris…e depois ainda dava um pulinho em NY para jantar no Cirpriani…
tempos q não voltam mais…
Para quem não teve a oportunidade, quem sabe no seu sucessor…
http://www.france24.com/en/20110620-eads-reveals-hypersonic-successor-concorde-zehst-jean-botti-eads
Detalhe… “se” existir, somente daqui há 40 anos!!!
Boa tarde Flávio, obrigado por publicar. Me emocionei!!!!!
Abraços, Marcelo.
Ai , Marcelão, mandou bem em veio.
abraços
Célio
Prefiro o Tupolev Tu-144…
Eu morava em Duque da Caxias lá pelos idos de 77 e 78, e a rota de aproximação dos aviões para o Galeão passava por cima da onde morava. Lembro de ter visto o concorde passando algumas vezes, e achava o maior barato.
Estive no RJ em 1980 também, e aporrinhei meus pais para ver o Concorde.
Estivemos lá na chegada dele, num sábado ou domingo, 16 hs, e depois, na partida, as 20 hs, paramos na Estrada do Galeão, entre a cerca do aeroporto e o mar.
Muitos carros parados e muita gente para ver o monstro subindo.
Encostei no Corcel II 80, e fiquei esperando.
Quando o Concorde subiu, um dos maiores espetáculos que já vi até hoje.
O carro vibrava, os cones de fogo saindo dos motores com pós-combustão ligada iluminavam o cone de cauda, naquele lusco-fusco das 20 hs no verão carioca.
Um treco esplêndido !
Antes disso, durante o vôo de demostração que o Fróes contou acima, vi ele voando aqui em São Paulo mesmo, e briguei com um vizinho da mesma idade que eu ( 7 anos ), pois ele dizia que era o Tupolev. Nos estapeamos, como era hábito na época.
Muito tempo depois, acho que 199 e qualquer coisa, houve um vôo fretado que veio a Guarulhos, e peguei minha esposa para ir lá ver a decolagem, a noite em um dia de semana.
Conseguimos, e lembro que isso foi pouco tempo antes das infelizes autoridades fecharem de vez o terraço do aeroporto de Guarulhos.
Que saudades de Congonhas, com terraço e murinho para sentar, pipoca, balão de gás, Caravelles, Electras, One-Elevens coloridos da Sadia e os primeiros 737 da VASP !!!!!
Nem me fale de Congonhas… peguei muito sol nessa “praia”… rs rs rs.
Meu Pai e meu Tio Gilberto são os culpados pela minha paixão pela aviação.
Imperador
Obs.; Adoravo o cheiro de “querosene” que saia dos Caravelle.
Só vi um Concorde em Heatrhow, 2005, pouco antes de ele ter ido para algum museu. Quanto a voar nele, deve causar sensação análoga à de acelerar um raro motor V-12. Digo isso após ter lido este texto do Gianfranco Beting (www.jetsite.com.br): http://www.jetsite.com.br/2008_v35/Editorial.aspx
Concorde e Tupolev + F1 + carros antigos+locomotivas e muito mais.
http://www.sinsheim.technik-museum.de
Embora nunca tenha voado no Concorde tenho algumas histórias pessoais com ele:
Morava no Rio na década de 80, e fui duas vezes ao Galeão especificamente para vê-lo pousar e decolar, levado pelo meu padrinho, ex-piloto da FAB e entusiasta da aviação. Era um tour-de-force, pois o voo de Paris chegava às 16h e partia às 20h, o que demandava ficar quatro horas no Galeão esperando… (coisa de quem gosta mesmo de avião). Mas valia à pena, porque sua decolagem à noite era algo de espetacular. O aeroporto todo tremia, e quando ele chegava no final da pista dava para ver o clarão roxo dos afterburners refletindo no branco da fuselagem. Parecia um caça… coisa linda.
Anos mais tarde eu estava em Cannes, no fim de semana do GP de MonteCarlo quando vi um sobrevoando a praia. Era uma beleza… No dia seguinte eu soube que ele estava fazendo voos turísticos de curta duração, em que saia do aeroporto de Nice e ia até a Argélia, e no caminho quebrava a barreira do som sobre o Mediterrâneo. Perdi uma chance de ouro de testar o bicho,pois a passagem não era nemhum absurdo.
Ano passado, em uma escala forçada em Frankfurt, devido à paralização do tráfego aéreo da Europa causado por aquele vulcão da Islândia, aproveitei e realizei o sonho de entrar, não só no Concorde, como também no TU-144 expostos no museu de Sinsheim, no sul da Alemanha. Uma boa oportunidade de comparar as duas tecnologias e constatar que uma NÃO É cópia da outra, embora tenham claramente soluçõe semelhantes – afinal. a física é uma só. O que mais me chamou atenção é a espessura da chapa da fuselagem, bem maior do que de nossos jatos convencionais, além das janelas incivelmente diminutas.
Foram obras de arte da engenharia, que fazem falta nos céus do mundo, e que os americanos covardamente não seguiram na competição para fazer o seu.
Vi voando baixinho aqui em Sampa pelos anos 70 quando de uma feira francesa, com o narigão afilado pra baixo. Aquele minuto e meio, se tanto, ficaram gravados a fogo em minha memória e eu passei o dia literalmente nas nuvens.
Como conforto é um fiasco não muito diferente das Gol da vida e seus Boing’s apertados e a comparação para por aí. Outro supersonico será difícil de acontecer. e assim vao aumentando os aviões (380 p.ex.) e empilhando cada vez mais gente dentro deles para diminuir custos.
E isso foi antes de 72, não sabia da feira, mas o vi também voando baixonho sobre o centro de São Paulo, inesquecível.
O acidente em Paris com o Concorde ocorreu no final de julho de 2000 e após isso os vôos foram suspensos, pouco tempo depois, resolveu-se aposentá-los. Nem foi culpa do avião, haviam detritos na pista onde ele estava decolando, os pneus foram cortados pelos detritos e atingiram a fuselagem e as asas, causando incêndio e sua queda.
Olhei para a foto antes de ler o post, pensei ser aquelas fotos de famosos na infância. Achei que o dá esquerda era Jenson Button. Parece.
Meu primo mora na França ha mais de 20 anos e voou de Concorde. É rapido, mas extremamente desconfortavel. Muito apertado. A cabine de controle entao, conseguie ser mais apertada que o resto do aviao.
Era como os carros do Adrian Newey no começo da carreira (lembra da March?). Rapidos, mas tao inergonomicos que os pilotos nao aguentavam a prova toda. Pergunte ao Gugelmin a respeito :P
publica o resto, por favor, po!
Flavio, falei do Concorde neste post: http://louconaopublicitario.blogspot.com/2011/09/diario-de-viagem-as-aventuras-de-um.html
Não sei se isso tem alguma relevância, de qq forma, enfim.
abs.
Luciano
Cuiabá, MT
Oi FG
Estava indo participar pela primeira vez da Maratona de Nova York e ao desembarcarmos no dia 30/10/97 no JFK la estava ele, era da BA.
Abraco
Harry
Esse é o meu avião favorito. Acho lindo demais o Concorde! Uma pena que tenha sido aposentado. Queria ver também o vídeo e essa foto do colega que o viu pousado em Campinas.
Dizem que Bernie Ecclestone era cliente assíduo do Concorde.
Копии плохо сделаны Туполев Ту-144?
hoje fiquei sabendo que uma pessoa que trabalha comigo foi comissária da vasp, e aí comentei seu post da semana pmassada sobre a empresa.
ela me contou uma coisa que eu ignorava; era norma na vasp que o piloto e o co piloto comessem comidas diferentes durante o voo.
confesso: nunca havia pensado nisso.
bem pensado. e com certeza aconteceu o problema alguma vez na história, para terem adotado essa norma.
é uma norma da aviação como um todo…. não sei se norma ou pratica…mas é assim!
Dizem que na TAP a recomendação era que o piloto e co-piloto voassem em aviões separados, para caso de haver algum acidente um sobreviveria para pousar o avião…
É assim até hoje em todas as companhias. Normalmente o diálogo que rola na cabine na hora de entregar o jantar ao Comandante e o co-piloto é:
Comissária: “Comandante..temos hoje para o jantar filé e omelete, qual o senhor deseja?”
Co-piloto pensando: “pede omelete filho da puta!”
Comandante responde: “hoje vou de filé querida!”
Co-piloto responde: “boa comandante…adoro omelete!”
O pai de um compadre meu tb voou e confirmou que era muito apertado . Ele tem até hoje um jogo de talheres que usavam a bordo . Jura que ganhou …
Pelo preço que SEMPRE foram as passagens, acho que ganhar talheres era padrão, viu…
Ah se eu soubesse…
Eu fui no Museu Aeroespacial em Washington-DC, no National Mall.
Valeu pela dica, próxima vez vou lá checar de perto!
recentemente passou no Discovery um documentário falando do Concorde. Parou de voar em 2003, mas não foi pelo acidente que teve onde morreram 130 pessoas. Foi porque parou de dar lucros às linhas aéreas que o operavam.
No “ataque” do 9/11 ao WTC o Concorde perdeu quase o 40% do seus clientes…foi uma questão de dinheiro…
:( :(
Eu estava no aeroporto do Galeão e lá esava o Concorde.
Apesar das queixas de minha mãe, que acabava de chegar de algum lugar – eu havia ido buscá-la – fui pesquisar e vi que faltava cerca de 1/2 hora para a decolagem. Esperei e assisti. Uma coisa emocionante! E o barulho, impressionante!
De outra vez, passava o feriado na praia, no Espirito Santo, justamente no local sobrevoado pelo pássaro ao atingir Mach 1, com o consequente estrondo. Mais uma vez, impressionante…
E a grande brabeira, de bobeira:
Minha ex mulher, então noiva, era a secretária do Presidente da empresa francesa que trouxe o Concorde – e os helicópteros Esquilo – para o Brasil.
Ela foi encarregada de elaborar as listas de convidados para 2 vôos de demonstração, 1 para autoridades e outro para jornalistas. Em ambos sobraram lugares.
Apesar da minha insistência, ela não teve a coragem – por ser nova na empresa – de pedir ao chefe para sermos incluídos em uma das listas.
No dia de nosso casamento – meses após os vôos, cumprimentando seu patrão, falei no assunto, e ele repreendeu-a por não ter dito nada, pois teria sido muito fácil.
Algum tempo depois, tive a oportunidade de entrar no Concorde, parado na pista. Emocionante, mais uma vez, ao entrar.
Lá dentro, decepção: o avião era sem graça – como qualquer Boeing – apertado, com janelas minúsculas.
E provavelmente voava sem qualquer sensação, sem sequer uma turbulênciazinha…
Ou seja, acho que não perdi nada…
Não perdi? Claro que perdi ! Perdi, aliás, não tive a oportunidade de ter o orgulho de ter voado ali…
Anos depois, já em 1982, tive a oportunidade de ver, também no Galeão, o bombardeiro Avro Vulcan inglês que se encaminhava para a guerra das ilhas Falkland / Malvinas, teve problemas em vôo, fez um pouso de emergência aqui, mas não teve mais permissão para decolar. Teve que esperar o fim da guerra.
Eu trabalhava num lugar aqui no Rio que ficava atrás da pista do aeroporto.
Cansei de ver (e ouvir) ele chegando, todas as quartas ao redor das 16:00.
Era lindo de morrer!!!
Nunca andei nele mas já entrei num em um museu lá na Inglaterra – o bicho é apertadinho.
:-)
e fazia um barulho do inferno, né não? escutei uma vez decolando, na Inglaterra.
Tão legal quanto o Concorde são os caminhões que aparecem nessa foto. Próximo ao bico do avião um Chevrolet, provavelmente um D60 com caçamba guindaste e um Mercedes Lp 321 cara achatada próximo a asa direita do avião. Tenho quase certeza que ambos os caminhões, infelizmente viraram sucata.
Eu nunca voei em um, mas tive a oportunidade de visitar um que fica em exposição em NY. Por dentro é um avião relativamente simples, com 2 fileiras de bancos de cada lado, com as poltronas grandes e em couro, como se houvesse apenas a classe executiva. Na cabine é fácil observar a idade do avião, apesar da atualização da aviônica ainda há muitos instrumentos analógicos preenchendo seu grande painel. Aqui tem uma foto do dito cujo: http://flic.kr/p/6iKShP
E não é que o meu Flickr teve um recorde de audiência graças ao link da foto que eu postei aqui? Vou colocar lá também as fotos que eu tirei de dentro do avião e coloco os links aqui também.
Pronto, coloquei no Flickr todas as fotos que tirei do Concorde. Estão sem edição nenhuma, mas acho que valem pelo registro. Nesse link tem a foto da cabine(http://flic.kr/p/arpLbz) e aqui a foto do corredor, que está bem ruim, por sinal (http://flic.kr/p/arspAh). Lá no site tem algumas outras fotos.
Alexandre, gostei das fotos, mas gostei mais ainda da seção Tricolor… hehehe… Abraço!
Voar, não voei…mas tive o privilégio de entrar nele, no Aeroporto de Viracopos, no fim década de 70. Minha mãe trabalhava em Viracopos, e ficamos sabendo que ele desceria em Campinas…naquela época, era possível ir na pista e entrar nos aviões, coisa impossível nos dias de hoje…vou tentar lhe enviar a foto dele, pousado em Campinas.
Existe um Concorde exposto no Smithsonian National Air and Space Museum ao lado do Dulles International airport perto de Washington-DC. A entrada é grátis…
http://www.nasm.si.edu/collections/artifact.cfm?id=A20030139000
E o Tupolev que está num QUINTAL na Russia? Tem um video (dois, na verdade) no Youtube. Acho que o dono cobra ingresso, e tals, mas é visivel que está em um cercadinho de madeira entre casas… Os caras mexem em tudo dentro do avião, sendo que os flaps dianteiros ainda funcionam!
O Concorde e o Tupolev An-225 são duas maravilhas da aviação comercial. Uma pena que não exista nenhum outro projeto que os substitua a altura (o A380 é muito feio). Parece que acharam uma fórmula ótima e ninguém mais consegue quebrar certos paradigmas, de forma que todas as aeronaves ditas modernas como o novíssimo 787 pareçam todas iguais…
Por acaso, antes de ler este blog eu estava no site do Grande Prêmio (quanta coincidência) vendo a foto do novo chassi da Dalara para a F-Indy. Fora a invencionice horrosa que cobre as rodas traseiras, efetivamente não traz nada de novo além da piora estética.
O que aconteceu com a inovação? Faltando algo? guerras frias? guerras quentes?
Custos, pelo jeito… Gozado que milionário não se importa em pagar 2 milhões por um Bugatti que, para atingir 400 km/h, precisa de condições especialíssimas, e vai custar muito caro (pneus duram alguns segundos, combustivel idem, etc.). Mas voar de supersonico… É, os caras tem jatinho, voar com outro pra que?
Olá, Flavio. Não voei no Concorde, mas lembro de um domingo no Galeão. Deve ter sido em 1980 e eu tinha 9 anos. A família toda saiu de casa apenas para ver o Concorde de perto. Era uma atração. Tinha tanta gente para ver o bicho que mal consegui enxergá-lo na minha frente. Meu padrasto teve que me colocar no pescoço e só aí consegui. Foi um dia bacana. Anos mais tarde, um amigo me contou que teve uma viagem superdesconfortável no Concorde. Ele considerava um avião apertadíssimo. Um grande abraço!
que bacana, eu acho um privilégio ter uma foto como essa, posando junto ao bicho.
eu vi no céu aqui de sampa no meio dos anos 70, sobrevoou o bairro do pacaembu.
em 75, vislumbrei o bicho parado no aeroporto de caracas, tava indo pra disneyworld e nosso avião fez escala e parou bem ao lado, pena eu não tinha camera menhuma então. mas foi uma visão incrível.
muito tempo depois fotografei estacionado em heathrow, de bordo do avião em que eu decolava, uns quinze anos atrás.
nunca houve a chance de embarcar nele, no entanto.
Como são os tempos! Hoje qualquer celular “barrela” conta com uma câmera comparável as boas e caras de 75! Seria IMPOSSÍVEL hoje não tirar fotos, filmar…
Põe o vídeo, pô !