AMÉRICA EM DOBRO

SÃO PAULO (será que pega?) – Não gosto de chamar os Estados Unidos de América, embora os americanos chamem seu país pelo nome do continente. Mas vá lá. A América dos norte-americanos, que fique claro, ganhou um novo GP. Engraçado que o primeiro dessa leva ainda nem aconteceu, o de Austin, no Texas, no ano que vem. Hoje foi confirmado o segundo, para 2013, realizando sonho antigo de Bernie Ecclestone: correr em Nova York.

Na verdade, será em Nova Jersey a pista de rua que para variar será desenhada por Herman Tilke. Mas com vista para o skyline de NY, com Estátua da Liberdade et caterva.

O GP da América, esse será o nome, entrará no calendário fazendo dobradinha com o Canadá. Austin ficará para o final do ano, com o Brasil. Alguém deve dançar. Porque no ano que vem já serão 20 corridas, 18 deste ano (a Turquia dançou) mais Austin e Bahrein. 21 é mais do que demais. Tem gente na marca do pênalti, como Bélgica, Valência e Austrália. Veremos o que vão fazer.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eric
Eric
12 anos atrás

HUNGRIA!

TIREM aquela procissão chata do calendário!

Este ano foi o único de todos que assisti na vida que não foi chato!

Tá mais do que na hora de tirar aquela pista do calendário e dar sossego pros violarejos anexos a Hungaroring…

PC Crusca
PC Crusca
12 anos atrás

Se é pra tirar uma das provas da Espanha, que tirem Barcelona, que é muuuuito mais chata que Valência.

Com relação à quantidade de provas, acho que já li aqui mesmo no Grande Prêmio que o Bernie quer 25 provas no ano, o que, pra mim, seria ótimo!

Eliminem Barcelona, Bahrein e Hungria (achar que vão excluir as outras chatas é sonho) e coloquem mais corridas na europa: Paul Ricard, Portimão e Holanda.

Além de Roma e Moscou, que parecem já ter fechado.

Aí só fica faltando a Argentina voltar também ao circuito!

Thomperson81
Thomperson81
12 anos atrás

Bahrain dançará…

O GP de 2012 nem vai acontecer.

Acha que os manifestantes vão sossegar ano que vem? A Primavera Árabe ainda está em curso. Semanas antes do GP barenita vão ocorrer novos protestos, e se a F-1 desembarcar em Sakhir, vai ficar feio o governo do Xeique Al Khalifa reprimindo com violência os manifestantes apenas para a arrogante F-1 competir em seu solo…

Esse GP de Nova Jérsei, sei não… Tá com cheio de fracasso… Americano não curte F-1.
Aliás, americano não curte muito corrida de monopostos, vide a dificuldade da simpática Fórmula Indy em tentar voltar a ser forte em seu próprio país.

O GP texano ainda pode dar uns 40.000, 45.000 de público, pelo fato de que no Texas grandes eventos geralmente dão certo, o público valoriza.

Mas na cosmopolita região metropolitana de Nova York, será muito mais difícil, pois é um lugar na qual o público não tem o costume de ver corridas (a última corrida na área de Nova York foi o GP de Meadowlands da Fórmula Indy em meados de 1991, ou seja, aconteceu há mais de 20 anos)

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Uma prévia de como será o cenário do circuito de rua de Nova Jersey: http://www.youtube.com/watch?v=RLxSUKA–Dg&feature=related

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
12 anos atrás

beleza, bando de pistas ruins pra kw e vao tirar SPA? nem fudendo…kkk
vcs viram que pistas rápids estao saindo do campeonato, e ficando só as chatas, as ‘filas de banco’?
e parece que europa tb nao quer mais brincar de formula um..

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
12 anos atrás

Ora, então que saia o de Valencia, naõ faz falta nenhuma. A F1, por tradição, precisa comecar na Austrália, é um cenário perfeito, assim como encerrar no Japão. Esse calendário atual não tá lá essas coisas não.

Geraldo
Geraldo
12 anos atrás

Os americanos chamam o país deles de América pois para eles Estados Unidos seria algo como o República Federativa para o Brasil.

Flavio Seno
Flavio Seno
12 anos atrás

Se eu pudesse ficar cara a cara com esse baixinho diria: Nem pense na possibilidade de tirar Spa do calendário! Seu mercenário FDP!!!

Marcao
Marcao
12 anos atrás

Queiram ou nao… logo logo quem dança é o GP Brasil !

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
12 anos atrás

Eu tirava Monâco, Monza, Hockenheim, Interlagos e punha os GPS do Kafiristão, Togo, Sri Lanka e Kirguistão.

luiz
luiz
12 anos atrás

sou leigo mas darei meu pitaco, fora Abu Dhabi, Valencia e Cingapura, deixem Australia, Spa e Canadá.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Corridas são movidas por dinheiro… o automobilismo americano a crescer é sinal que as coisas na terra do Tio Sam não estão tão ruins assim.

Quanto a F-1, só nos resta torcer para que os Circuitos Historicos permançam no calendário… sabendo que para isso os mesmos devem ser bem rentaveis para os organizadores.

Imperador

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Desde que eu era criança pequena lá em Barbacena estes caras tentam porque tentam fazer corridas de F1 nos Estados Unidos da Gringolândia e nunca dá em nada. Ainda por cima, pista de rua. Se a Formula Indy -corrida de monopostos- perde em preferência para outras categorias na Gringolândia, que dirá de uma categoria européia onde gringolandanse nenhum se dá bem porque eles só sabem virar volante para um lado, que nem o Zoolander? Qualquer mané que passou pela F1 sem conseguir nada se dá bem nos EUG, vide o caso do Zanardi. A história se repete como farsa, quando a farsa se repete muitas vezes o saco enche. O fato é que está aberto o leilão: quem dá mais pra não ficar de fora pros EUG -Estados Unidos da Gringolândia- entrarem? Assim o Tio Bernninhas fatura duas vezes, uma com as corridas gringas e outra com o ágio em cima dos que vão querer continuar recebendo a visita do circo.

Deviam fazer mais umas seis corridas na Alenamha, assim os Deutsch-Pachekuns ficavam contentes.

Thiago Borges
Thiago Borges
12 anos atrás

Flávio, por acaso vc poderia disponibilizar para nós os acertos de aerdinamica (asas) usados na formula 1 nas corridas.
Pretendo utilizar as mesmas regulagens no formula 1 2011 para ps3.
Seria possível?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Thiago Borges
12 anos atrás

Claro. Vou pedir para as equipes me mandarem tudo.

Afe.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

sem qualquer tipo de preconceito ou coisa parecida: deviam tirar todas as corridas no sudeste asiático e ásia, e voltar com todos os autódromos tradicionais europeus.

que voltem Österreichring, Paul Ricard (e sua reta do Mistral), Zolder, Magny-Cours, Zandvoort, Estoril, San Marino… até Donington Park faria bonito nesse grupo.

e seria bom se pudesse voltar também a antiga pista de Hockenheim (o inferno verde)… e por que não o tradicional Nordschleife de Nürburgring?

Leandro Ferreira
Leandro Ferreira
Reply to  petrafan
12 anos atrás

Infelizmente não existe mais. Retiraram o asfalto e as longas retas viraram (ou melhor, estao virando aos poucos) floresta.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Bom dia a todos.

Acho que alguns Gp’s deveriam ser intocáveis: Spa – Monza. São pistas que ainda tem aquela ligação com as corridas do “passado” e são ainda emocionantes.

Sérgio Senne
Sérgio Senne
12 anos atrás

Flávio, tendo em vista a decadência do automobilismo brasileiro, que reflete na não formação de novos pilotos de ponta, o Brasil não seria um bom candidato a cair fora do mundial de F1?

Abcs

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Sérgio Senne
12 anos atrás

Claro que seria, mas economicamente falando, o Brasil virou vitrine mundial, então Pirelli e demais patrocinadores querem que aconteça no Brasil, resultado: vai continuar acontecendo.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
12 anos atrás

Bye, Valencia.

Francisco
Francisco
12 anos atrás

Tio Bernie pensa no dinheiro, mas não pensa no óbvio. Estadunidense NÃO GOSTA DE FÓRMULA 1. Foram váááárias as tentativas de incluir um circuito no país do Tio Sam sem sucesso. Desde que comecei a acompanhar foram três circuitos Detroit, Phoenix e Indianapolis, inclusive usando uma curva das lendárias 500 milhas e o sucesso foi o mesmo: nenhum.

Estadunidense não gosta de coisa de inglês, isso é fato. Cagaram pra mão inglesa, não curtem o futebol com os pés (que tem feito relativo sucesso no país mas mais entre os latinos, ianque wasp não admite) e nunca foram fãs da F1 seja pelo fato de não ter um piloto de sucesso, seja pela categoria ser “lerda demais” para os padrões… enfim. Se rolar vai ser mais um fracasso como foi a Coreia, que é chata pra chuchu.

E Tilke de novo? Pô, esse alemão tá com moral com tio Bernie. Só circuito sonso e emplacando. Finalmente… Skyline por skyline, sou mais Paris, Berlim ou Roma. Já pensou um circuito de rua nessas cidades?

Leonardo Costa
Leonardo Costa
12 anos atrás

Spa junto de Mônaco, Monza, Silverstone e Suzuka são pistas que nunca deveriam sair da F1.

Galardo
Galardo
12 anos atrás

Tira esse circuito ridículo que é Valência.

Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Mandar a Belgica pra fora é o maior dos erros. É o tipo de corrida que ele deveria isentar de custos para manter na temporada. Se for mandar alguem, mande Bahrein que tem seus problemas politicos. Ou Valencia que, apesar de bonito, tem espetaculo fraco e publico no mesmo nivel…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

todo mundo na torcida:

Valência!
Valência!
Valência!
Valência!
Valência!
Valência!

diogo c.
diogo c.
12 anos atrás

IF SPA GOES OUT, WE RIOT.

Marcio Vieira
12 anos atrás

Barcelona é muito chata. Valencia mais ainda. Então, que as duas façam revezamento por ano, assim como ocorre na Alemanha

E outros revezamentos seriam interessantes (Coreia do Sul e Malasia), (Bahrein e Abu Dhabi).

Acho que eles se arrependeram com a historia de Austin. Esse circuito não vai durar muito tempo.

O problema, também, é a Europa falida, então a F1 tem o caminho para a Asia, inevitavelmente.

Poderiam fazer o Circuito de Rua de Macau. Conheci a cidade no final de semana da F3. Lá tem vários casinos, dinheiro não falta.

Se sair Hungria para o lugar da Russia, já ajuda um pouco.

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Por mim poderiam sair as 2 da Espanha, são 2 das corridas mais chatas do ano, mesmo sabendo que enquanto Alonso correr vai ter GP na Espanha se sair alguma não vai fazer falta.

Bahrein é outra que não faria falta, ainda mais com a instabilidade politica no oriente medio, mas enquanto o Bernie mandar na F1 vai ser assim, primeiro negocio depois o esporte

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Por mim tira o Tilke!!!! No calendário poderíamos ter certamente: Interlagos, Spa, Suzuka, Hockenhein, Nurburgring, Mônaco, Canadá, Monza, Austria…

Gustavo Guimarães
Gustavo Guimarães
12 anos atrás

Flávio,

Segue o esboço do Tilke para esse circuito.

http://media.nj.com/hudsoncountynow_impact/photo/nj-formula1-trackjpg-eb7ce5f5ed119ddd.jpg

Abs

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

O qual o pais esta em crise na Euopa? Tchau Valencia! Já vai tarde.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Watkins Glen . Seria a escolha natural! Ou vão correr em um lugar legal como Willows Spring! Mas outro tikodromo ninguém merece!

Fernando Ranzinza
Fernando Ranzinza
12 anos atrás

Eu sempre pensei que o circuito de WATKINS GLEN ficava em Nova Iorque ! Fui pesquisar na “rede” e descobri que na realidade fica no Estado de Nova Iorque, mas a 400 km de distância da cidade de Nova Iorque !!! Essa confusão entre os Estados de Nova Jersey e Nova Iorque, e entre as cidades de Nova Jersey e de Nova Iorque é difícil até para quem mora lá ! É mais ou menos como o ABC paulista: vc nunca sabe se está em Santo André, São Bernardo ou São Caetano do Sul !!!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Fernando Ranzinza
12 anos atrás

Para confundir a gente, nos EUA muitas metrópoles estão localizadas num canto do Estado. Dessa forma, muitas pessoas moram num estado e trabalham no outro, como é o caso citado de NY e NJ, Chicago (alguns suburbios estão no estado de Indiana) e Washington (com muitos suburbios em Virginia). Causa muita confusão, exemplo é o estado de Indiana, que tem 2 fusos horários: os condados que fazem parte da grande Chicago seguem o horário central, enquanto que os outros seguem o horário do Leste.

Dú
12 anos atrás

De Austin vai rolar, afinal o Texas tem grana. Legal é o Tio Bernie botar para quebrar, tirando uma dos americanos, da indústria, pois o povo lá, antes trabalhava para mostrar ao mundo como se ganhava dinheiro, hoje mostram como camelar para pagar os bancos. Austin vai ser uma prova, e talvez a única by RedBull. O nome da Formula 1 é Bernie Ecclestone. Enzo Ferrari é coadjuvante.

Denis
Denis
12 anos atrás

Ainda acho q Interlagos cai fora. Titio Bernie vive criticando as precárias condições do autódromo (onde apenas o excelente traçado se salva). E antes q alguém diga…. mas tem contrato até 2099, contratos servem para ser quebrados e uma enxurrada de dólares facilitaria e mto.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Denis
12 anos atrás

Fora Interlagos! Organizacao pifia, cidade nada atrativa para turistas, e pilotos locais longe da ponta (era o único fator que chamava publico e patrocinios…). Fui em Valencia, o tao odiado circuito. Só que, creiam-me, o astral da praia, aliado ao charme da cidade, batem de dez o extremo sul de nosso municipio…

Lucas Schuskel
Lucas Schuskel
12 anos atrás

Que saia Valencia, então!

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Torço pra que saia Valência

Michel
Michel
12 anos atrás

Olá Flavio.
Inclua na lista Coréia do Sul. Depois da corrida deste ano, com suas arquibancadas cheias (de pó…..hehehe)

alberto
alberto
12 anos atrás

Também aposto que a Austrália leva um bicudo , embora eu preferisse um dos autódromos do Tilke. Valencia já estaria de bom tamanho.

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
12 anos atrás

Se fosse pelos fãs , por mim principalmente, deveriam sair do calendário:
– Malasia
– China
– Abu Dhabi
– Bahrein
– Coreia do Sul
– Valencia
– Hungaroring
Lixos para tirar do calendario não faltam, pena que estes lixos tenham o bolso cheio não é mesmo ????
Poderia-se incluir : Paul Ricard, Estoril, Algarve, Surfers Paradise, Brands Hatch etc etc

Icaro Turci
Icaro Turci
12 anos atrás

Se cometerem o absurdo épico de tirar Spa, o campeonato perderá boa parte da graça!
Espero que pensem um pouco com a cabeça e menos com o bolso…

Aliandro Miranda
12 anos atrás

Quem puxa o coro comigo?

Valência, Valência, Valência!!!

Diogo
Diogo
12 anos atrás

A Bélgica fica, fazendo rodízio a partir de 2013 com Paul Ricard. Por mim, tira China, Valência, e etc. Ah, e a Rússia ainda entra em 2013. Então, caem fora 2 provas.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Olha, se é para cair fora uma, apesar de ser bonita a cidade e o redor da pista, que limem Valência, porque a corrida mesmo é um tédio…

Fernando Vieira
12 anos atrás

Como desgraça pouca é bobagem, e considerando a Lei de Murphy, deve rodar a Bélgica, só pra sacanear quem gosta de corridas.

Leandro
Leandro
12 anos atrás

Tira Valência.. circuito chato pakas!

André
André
12 anos atrás

Acho que o Bahrein não deve voltar, e a Bélgica manteria um lugar que revezaria junto da França. Logo, a bola da vez seria a Austrália, talvez Valência. Tomara que seja Valência.
André / piloto no http://www.f1bc.com

Lente de Aumento
Lente de Aumento
12 anos atrás

E o continente passou a se chamar América como? Não foi em 1492?…

E quando o brasí se denominava “Estados Unidos do Brasil”?

Microempresário
Microempresário
Reply to  Lente de Aumento
12 anos atrás

Em 1492 o Colombo achou que tinha chegado às Índias…

BullittKowalski
BullittKowalski
12 anos atrás

GP em Nova Jersey pode ser interessante, mas num circuito de rua? Tenho trauma daqueles GPs de Las Vegas, Detroit e Phoenix, que tinham um traçado medonho e corridas chatas.

Porque não o circuito de Laguna Seca? O pessoal da Fórmula 1 não tem culhão pra encarar o Corkscrew?

http://www.jalopnik.com.br/conteudo/saca-rolhas-corkscrew-ou-simplesmente-uma-curva-genial

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  BullittKowalski
12 anos atrás

Quem encara eau rouge sem tirar o pé encara qq coisa.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

problema é o tilke de novo! mas acho legal o cenário! tem tudo pra ser muito legal.
ainda mais nos EUA, costumam fazer tudo muito bem feito não?

que Valencia vá embora…Coreia, Bahen mesmo tão sobrando

Maxwell
Maxwell
Reply to  Rafael Chinini
12 anos atrás

Concordo, e acrescento Abu Dabi à lista.

gianfranco carvalho
gianfranco carvalho
12 anos atrás

tudo menos tirar….spa.

Fernando Horta
Fernando Horta
12 anos atrás

Acho que Valencia vai embora. E já vai tarde