JAPONINHAS (2)

SÃO PAULO (sai, gripe) – O que eu quero ver mesmo nessa corrida é Massa x Hamilton. Eles estão na segunda fila, e tive informações privilegiadas que os mecânicos da McLaren vão jogar açúcar no tanque do brasileiro. E soube também que tem um mecânico da Ferrari escalado para colocar tachinhas nos pneus de Lewis. Fiquem atentos na movimentação no grid antes da largada.

Vettel x Button também vai ser legal. Vale o título, oh.

Vale é uma vitória, isso sim. Button ficou 0s009 atrás de Tião Alemão na classificação. Seb (quanta intimidade) comemorou essa pole num tom um pouco acima do normal. Pela dificuldade, certamente. Jenson vinha sendo o mais rápido em todos os treinos e não queria deixar escapar a primeira posição de jeito nenhum. Mas escapou.

Apesar disso, a cara de ânus entre os três primeiros era de Hamilton. Que anda realmente com algum problema. Colocou os óculos, não esboçou nenhum sorriso, andou se estranhando com Schumacher nos treinos. Precisa de férias.

Massa ficou na frente de Alonso, que ficou na frente de Webber e aí temos o top-10. Isso mesmo, seis carros no top-10, porque os outros quatro que foram ao Q3 decidiram não fazer voltas rápidas. Koba-Mito, Schumi, Senninha e Petrovski economizaram seus pneus e frustraram o público. Isso precisa mudar no regulamento. Esse negócio de ir ao Q3 e guardar o carro na garagem é uma palhaçada monumental. Tem de ter tempo para largar. Se não tiver, vai para o fundo do grid. Não há nada mais patético do que essa desistência por antecipação, essa renúncia à luta, à disputa.

Isso dito, eu achava que os toros rossos andariam um pouco mais na frente, o primeiro-sobrinho fez de novo bem o seu trabalho ao levar o carro ao Q3 e o pobre do Rosberguinho vai ter de largar lá atrás porque seu carro pifou na classificação. Será o nome das primeiras voltas, podem apostar. Em Suzuka é divertidíssimo partir do fundão com carro bom.

Vettel foi a 12 poles no ano, em 15 corridas. A Red Bull tem todas. Hoje foi por pouco que Button não acabou com a série. Mas pouco não basta. O alemãozinho chegou a 27 e é o sétimo nas estatísticas. Passou Hakkinen. Luta pelo recorde de poles na mesma temporada, que é de Mansell em 1992. Foram 14 em 16 etapas. Já teve campeonato chato antes, sim senhor. Portanto, não reclamem. Sebastião está apenas fazendo bem o seu trabalho.

O campeão sai na próxima madrugada, deixando para as outras quatro corridas, a do Brasil inclusive, a incômoda condição de evento com caráter amistoso. Muita gente reclama de marmeladas e de resultados arranjados no esporte em geral, na F-1 em particular. Essas disputas que acabam precocemente, para mim, são a maior prova de que não há marmelada alguma. E, se há, o encarregado de fazê-la é incompetente pacas.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
galileu
galileu
12 anos atrás

na eterna briga do prost x sena naquela briga em suzuka vale o ditado ‘CHUMBO TROCADO NÃO DOI’.
esse idsiota do piquesada se esquece que dois tiitulos do seu grande idolo são portugueses já que o cara se naturalizou portugues.
e ele quantas maracutaias fez na pista, caixa d¹agua para arrefecer freio?
ele e o gordom murray eram mestres em burlar regulamentos.
plante muitos ovos, quem sabe voce não monta uma granja.
o cara tomava um pau do mansel e só foi campeão graças ao acidente do ingles no treino
sentou na lotus do sena e disse que com aquele carro seria campeão, e o que fez, nada
quem acho que tem memória curta é voce cara
explica para nós porque ele estava envolvido com o cisne ybernando lá da federação cearense
quem tem telhado de vidro não, joga pedra no do vizinho.

Anderson
Anderson
12 anos atrás

E não é que Vettel deu uma de vigarista tb? Parece até q leu o comentário de alguns aqui e fez só de birra kkkkkkkkkkkkkkk

Tailor Jr.
Tailor Jr.
12 anos atrás

O Q3 ta ficando uma bosta. Tem que ir pra pista “B….”

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

O Felipe Massa será destruído por Fernando Alonso mais uma vez e o nosso Rubens Barrichello ficara satisfeito em chegar em décimo segundo e Bruno Senna vamos ver o que acontece.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Prezado Flavio,
Fiquei com a impressão de que no final de semana todo o Hamilton cozinhou o Button.
Na primeira tentativa do Q3, Hanilton fez 1.30.6 com muita tranquilidade. Enquanto os outros fizeram muito esforço. Olhei várias vezes a primeira volta do Hamilton e mcom paração a Vettel e Button. O carro do inglês parecia mais equilibrado. Pois aquela tocada super agressiva de Hamilton não foi tão agressiva assim. Foi realmente uma pena o Hamilton não ter conseguido abrir a segunda tentativa.
Agora. Tudo está acontecendo com ele. Porra! O cara está atrás do Button para abrir a volta e aí ele dá uma distancia de segurança para o Button, então aparece o Webber feito um louco e ultrapassa ele na chicane antes de abrir a reta. Ele deixa o Weber passar e vai contornando a chicane e, aí aparece o Schumacker e passa ele por fora. Resultado. Não conseguiu abrir a volta. Por isso aquela tromba toda na foto.
Vai ter zica assim lá na casa do chapéu!
Eu posso estar enganado, mas eu acho que Hamilton vai sobrar nessa corrida. Posso estar enganado…
Ou então a zica aparece novamente e ele se enrola com Massa na largada.
Vi várias vezes as voltas voadoras de Button e Vettel. Conclui que realmente, me parece, que Hamilton está com o carro mais acertado.
Segundo informações colhidas do seu amigo inglês, Hamilton andou mais pesado que Button o final de semana inteiro. Você acredita?
Um abraço.
Roberto

Victor
Victor
12 anos atrás

Bem verdade essa de ser divertido largar do fundo, Kimi Raikkonen que o dia, naquela vitoria épica em 2005.

Piquetada ao Fernando Passos
Piquetada ao Fernando Passos
12 anos atrás

Qual dos ordinários vc esta falando:

Prost/89, Senna/90 ou Schumacher/94? É, porque Senna esta dentro, ou vc vai vir com aquele papo-furado de vingança em 90, jogou carro em cima é canalha do mesmo jeito.

Olha a tabela de 89 e veja quem merecia (disparado) o título, Prost deu AULA de regularidade em cima de Senna(só fez cagada nesse ano), que pra variar só estava na briga com ajuda dos descartes, já tinha dependido disso para ser campeão em 88, só ia ser campeão em 89 novamente dependendo dos descartes, sequer venceu o GP da AUS(dependia disso para ser campeão), advinha porque não venceu…

E se Vettel NÃO jogar carro pra cima de ninguém, como fica? Vettel pode ESNOBAR você e os grandes campeões do passado:

“Agora são dois títulos sem jogar carro pra cima de ninguém, dois títulos conquistados de forma LIMPA”

Só rindo Gomes, imagina o que vão falar de Vettel lá pelo quinto, sexto título…

1-Que ele pegou adversários fracos?
2-Que ele foi campeão GRAÇAS ao regulamento?
3-Que ele jogou carro para ser campeão?
4-Que ele foi um cara ARROGANTE/MALA, distribuindo socos em JORNALISTA, pilotos novatos, etc…por isso não merece estar entre os melhores?

Ninguém lembra que, a pachecada inglesa da FIA tentou mudar o regulamento no meio do ano para impedir mais um título alemão(tentaram fazer de tudo em 94,03,05 com Schumacher). Ninguém lembra que, em algumas corridas Vettel carregou o carro nas costas, pelo menos duas vezes a equipe falhou feio nos boxes, fora o problema com pneus em Mônaco e Bélgica. Se Vettel desse pixotadas nesses 4 GPs o campeonato estaria pegando fogo, mas não, Vettel é implacável, não esta fazendo as besteiras que Senna fazia durante as corridas em 88/89, por isso o campeonato foi equilibrado nesses anos. Senna fez 13 poles em 88/89, sempre foi mais veloz que Prost, o francês mesmo admitia isso, mas então porque Senna largando na ponta e sendo mais veloz, passou sufoco com o francês nas duas temporadas? A resposta o próprio Prost deu em 89:

“Senna é rápido…mas ERRA né, e quando errar, estarei por perto”

Quero ver o que vão inventar para minimizar os feitos do jovem alemão, já vi essa história no passado…vai começar tudo de novo! O duro vai ser achar algo para minimizar os feitos do alemão. Só pra lembrar, essa pole de Vettel se deve mais ao talento do piloto, porque dessa vez, a mclaren tinha dois carros para brigar pela pole, a cara de Hamilton depois do treino entrega.

“Ahhhhhh mas o Vettel vence porque tem Newey projetando o carro”

Pois é, memória curta é foda, e os campeões do passado?

Clark teve Chapman,63/65
Gran Hill teve Chapman,68
Jackie Stewart teve Derek Gardner, 69/71/73
Rindt teve Chapman,70
FITTIPALDI teve Chapman,72
Lauda teve Mauro Forghieri em,75/76/77
Andretti teve Chapman,78
Piquet teve Murray em,81/83
Lauda teve Barnard em,84
Prost teve Barnard em,85/86
Piquet teve Frank Dernie e P.Head em,87
Senna e Prost tiveram Murray em,88/89
Mansell teve Newey em,92
Prost teve Newey em,93
Schumacher teve, Barnard, Brawn e Byrne.

São vários os casos…D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey, em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista…só rindo.

De todos os campeões o único que pode dar uma esnobada é Jack Brabham, foi o único a ganhar com carro construído por ele mesmo.

Fernando Passos
Reply to  Piquetada ao Fernando Passos
12 anos atrás

Eu estava cutucando o Senna mesmo… É só ler direito minha observação e verá que salientei a curva 1 na largada de Suzuka. Aó o Senna fez isso, pois os outros que mencionou jogaram o carro mas não na curva 1 de Suzuka na largada.
.
E depois vieram defender o Senna. Ele foi tão sujo quanto o Prost, pois um erro não justifica o outro. E tem mais, em 89 o Prost jogou o carro em cima do Senna em uma curva de baixa, risco baixo de acidente grave, o Schumacher, idem. O Senna jogou o carro na curva 1 com todo mundo de motor bem cheio, sendo que os dois poderiam ter se machucado muito no acidente que o Senna causou
.
De bom mesmo naquela corrida, foi o Piquezão e o Moreno fazendo dobradinha pela clássica e saudosa Beneton.

Diego Augusto Queiroz
Diego Augusto Queiroz
Reply to  Piquetada ao Fernando Passos
12 anos atrás

Talvez a pachecada não pegue tanto no pé dele se ele não tiver um segundo piloto (e escudeiro) brazuca prá botar no bolso, como foi o caso de Shummy e está sendo do Alonso.

Anderson
Anderson
Reply to  Piquetada ao Fernando Passos
12 anos atrás

Acredito que quase todos pilotos erravam muito mais antes, naqueles carros turbo e as falhas mecânicas eram muito mais constantes… E nada de engenheiro no rádio falando pra apertar botão x ou y pra poupar o carro.
Agora em relação ao Vettel, não há como argumentar contra sua competência. O cara pilota mesmo mas tem um companheiro nitidamente fraco.

Diego Augusto Queiroz
Diego Augusto Queiroz
12 anos atrás

Niki Heidfeld, o cara que deu a vaga pro Bruno porque tinha menos dinheiro, obteve os seguintes resultados com essa mesma Renault esse ano:

12o.
3o. – PODIUM
12o.
7o. – pontos
8o.- pontos
8o. – pontos
abandono
10o. – pontos
8o. – pontos

Belíssimos resultados!!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

É um barato ver um garoto ser bicampeão num grid com tantas feras como esse, de nível altíssimo.
As corridas com o campeonato definido costumam ser muito boas, pela diversão dos pilotos.

Bruno Senna
Bruno Senna
12 anos atrás

Olá Flávio, é o Bruno mesmo. to só brincando ! pode me chamar de primeiro sobrinho sim.

Quando eu conseguir minha primeira vitória daí sim, você me chama pelo nome. Feito?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bruno Senna
12 anos atrás

Bruno, ou “Bruno”, se quiser falar comigo o melhor é por e-mail. O Márcio tem. Tem muito picareta na internet, gente se passando por outras etc. Além do mais, pelo horário, você deveria estar dormindo, se fosse o Bruno de verdade.

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Quando a FIA pode empurra a decisão lá pro final do campeonato sim, como fez em 2007, não é bem marmelada, geralmente é adiar o inevitável.

Danilo
Danilo
12 anos atrás

O pior é que a temporada de 2011 não está enfadonha, muito pelo contrário…

Tom Semfreio
Tom Semfreio
12 anos atrás

Além desse tal de Q3 colocar no grid quem não anda, ainda por cima a ordem fica por conta da numeração do carro. É tudo muito inteligente. FIA, FIFA, e outras F…são todas iguais. Só gente fina.

Andre Giordano
Andre Giordano
12 anos atrás

Que injustiça com o russo ser superado pelo Bruno só por causa do número do carro!
Deixando a simpatia que tenho pelo brasileiro de lado, não é justo que este resultado entre para estatística como uma vitória para ele. (Oficialmente, a briga está 3×1 agora)

O que é certo, é certo. Petrov foi mais rápido durante o final de semana inteiro!

Realmente, essa coisa de deixar o carro na garagem durante o Q3 tem que acabar!

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

Pra quem acha que só o Senna sabia fazer muitas poles(ele tinha pelo menos um rival?). O alemãozinho ainda vai longe, e suas primeiras 27 poles foram conquistadas se “ajudinha” de motorzinho especial de classificação com 100 cv a mais que os rivais…

Poles em uma temporada:

1-1992-MANSELL,14
2-1988-SENNA,13
3-1989-SENNA,13
4-1993-PROST,13
5-2011-VETTEL,12
6-1999-HAKKINEN,11
7-2001-SCHUMACHER,11
8-1990-SENNA,10
9-1997-VILLENEUVE,10
10-2010-VETTEL,10

Vitórias em uma temporada:

1-2004-SCHUMACHER,13
2-2002-SCHUMACHER,11
3-1992-MANSELL,9
4-1995-SCHUMACHER,9
5-2000-SCHUMACHER,9
6-2001-SCHUMACHER,9
7-2011-VETTEL,9
8-1988-SENNA,8
9-1994-SCHUMACHER,8
10-1996-D.HILL,8
11-1998-HAKKINEN,8

O Galvão ainda vai passar muita raiva com esse Vettel, ahh se vai!!! Já avisaram ao Galvão que a Alemanha agora tem 9 títulos na F1 contra 8 do Brasil?

Eudemar
Eudemar
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

E destes dois pobre coitados, que correrão por que gostam de correr e nunca irão ganhar nada na F1!
22 Daniel RICCIARDO Hispania Cosworth AUS +2 voltas
23 Vitantonio LIUZZI Hispania Cosworth ITA +2 voltas

Bruno Senna
Bruno Senna
12 anos atrás

Olá Flávio. Queria deixar aqui o link para a campanha que eu junto a equipe estamos lançando a partir desse fim de semana. http://www.sennatri.com.br.

Só queria pedir para não me chamar mais de primeiro sobrinho, por favor.

Obrigado pelo espaço, abraço, Bruno.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bruno Senna
12 anos atrás

Como saber se é o Bruno mesmo? Em todo caso, se for escreva direto para meu e-mahttp://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=moderated#comments-formil sobre essa história do primeiro-sobrinho. O Márcio Fonseca tem meus contatos. Abraços.

Edson
Edson
Reply to  Bruno Senna
12 anos atrás

Segundo o Registro.br que cuida de saber de quem é o domínio no brasil, parece ser mesmo do Instituto Ayrton Senna

Fernando Passos
12 anos atrás

1) Senna foi mais lento que Petrov no Q1 e no Q2, ambos não fecharam voltas no Q3 e Senna largará na frente. Provavelmente porque o número do seu carro é menor do que o do parceiro (Senna está com o carro que era de Kubica). Se fosse o contrário a Globo estaria até agora procurando o artigo do regulamento que mostraria que Senna deveria largar à frente de Petrov.
.
2) Button largará em segundo e Vettel em primeiro. Se Vettel largar mal e Button pular na frente, será que o Vettel jogará o carro em cima do Button na curva 1, batendo, e garantindo o título, como fez um certo super campeão?
.
Pronto, causei!

Eric - Guarulhos
Eric - Guarulhos
Reply to  Fernando Passos
12 anos atrás

Duvido q vc n faria o mesmo, sendo q no ano passado fizeram o q fizeram com ele. N faço a defesa dele, mas o cara competia, e competição é vencer. Joga comigo fifa p vc ver se n quero ganhar d vc…

Fernando Passos
Reply to  Fernando Passos
12 anos atrás

Eric, jogar o carro em cima do Prost na curva 1, de motor cheio, podendo me matar, matá-lo e, quem sabe, se o carro voasse na arquibancada, matar mais gente, eu não faria.
.
O que eu teria feito, sim, é saído do carro em 1989, nos boxes mesmo, espacaria o Prost pela canalhice. Agora fazer a mesma coisa é muita sujeira.
.
É como se eu jogasse bola, tomasse um carrinho por trás e no lance seguinte quebrasse a canela do cara.

alberto
alberto
Reply to  Fernando Passos
12 anos atrás

Pentelhagem gratuita. Os caras da Globo encerraram a transmissão sem entender porque Senna estava colocado á frente de Petrov, comentaram inclusive que a posição deles provavelmente se inverteriam por Petrov ter marcado um tempo melhor. Acho bem difícil Vettel tentar algo como o “super campeão” tentou por 2 vezes, obtendo êxito em uma. Bom, o certo super campeão deve ser o Schumacher né, afinal o cara tem 7 títulos.