NAS ASAS

SÃO PAULO (duas belezas) – Reproduzo a legenda original, de foto enviada por… por… Apaguei!

O G-APWA, nas cores da Sadia e com tanques subalares de 1.250 litros de combustível, aguarda em Congonhas o retorno à Inglaterra, após vencido o prazo de arrendamento. Notar a DKW Vemaguet sob a asa e, ao fundo, um Viscount da VASP decolando. Foto: Fernando Tibiriçá, via Mário Vinagre.

Não sei o ano, e a aeronave é com vocês. Sobre Vemaguet, aconteceu um negócio legal umas semanas atrás. Um cara comprou uma 1964 e achava que era Caiçara. Vai restaurar e tal, e quer fazer como ela era quando nasceu. Me mandou o número do chassi e consegui levantar alguns dados sobre a peruinha. Possivelmente Caiçara, sim, designada como “standard” nas listagens da Vemag. Com algumas características como a porta única atrás e a cor original cinza, embora com um incomum estofamento preto. Mas o mais legal: ela teve como primeiro proprietário a Panair do Brasil, que comprou na ocasião, abril de 1964, um lote de 17 Vemaguets. Não é demais? Será que pode ser essa aí, fazendo um frila pra Sadia?

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Claiton Alvetti
Claiton Alvetti
12 anos atrás

Amigo Flávio, boa tarde!

Então, o sonho é grande e as ações já estão em andamento..rs..rs.. Estamos montando toda a parte mecânica, já revisada, colocando os detalhes perdidos pelo tempo e toda a ajuda dos amigos, dos familiares são bem vindas,…agradeço o espaço nesse post e novidades sobre o andamento do carrinho vou lhe passando. Novamente muito obrigado pela atenção e pelo apoio que você me deu em conseguir toda essa história desse carrinho. Um grande abraço. Claiton Alvetti.

walter cardoso assis
Reply to  Claiton Alvetti
9 anos atrás

caro claiton;
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu site [email protected]
grato
walter cardoso assis

Tom Semfreio
Tom Semfreio
12 anos atrás

HPR7 Dart Herald. E tem mais…esse aí foi trasladado da fábrica da Handley Page por um dos pilotos da então SADIA, para o Brasil, que mora perto da Paulista e ainda guarda o plano de voo. Vou te falar, esse pessoal tinha coragem…

Claiton Alvetti
Claiton Alvetti
Reply to  Tom Semfreio
7 anos atrás

Tom, bom dia!

sou o Claiton, proprietário da DKW – Caiçara da Panair, será que conseguimos uma cópia desse plano de voo?

vamos conversando.

e-mail: [email protected]

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
12 anos atrás

Os Dart vieram com a ingrata missão de substituir os insubstituíveis DC 3. SAO / LDB SAO / CWA foram duas das primeiras rotas que eles cumpriram, decolando de Congonhas com proa PR. O som das turbinas era maravilhoso, um silvo estridente que ia ganhando volume e subindo de tom. O cheiro do combusta também. Querozene.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Como já disseram, é o glorioso Dart Herald da Sadia… Voei inúmeras vezes nele na rota MCZ/SSA, com escala na tranquila e pacata cidade de Penedo, nas margens do Rio São Francisco, cujo aeroporto tinha pista de brita (!!!!).
O que eu mais gostava nesse avião era a possibilidade de acompanhar o movimento do mecanismo dos trens-de-pouso “subalares” durante as manobras de pouso e decolagem.
Lembro que fiquei frustrado quando percebi que são poucos os aviões que nos dão essa visão. Credito a esses valorosos turbo-hélices minha paixão eterna por aviões

walter cardoso assis
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

caro josé;
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis

Claiton Alvetti
Claiton Alvetti
Reply to  José Brabham
7 anos atrás

José, bom dia!

Sou o Claiton Alvetti, proprietário da DKW – Caiçara da Panair descrita pelo Flavio acima. por acaso, você não teria alguma foto desses DKW´s em sua atividade?

um grande abraço.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
12 anos atrás

FG,
Dart Herald certo???
Se o avião é esse (da Sadia do velho Fontana……) foi meu primeiro SDU/SAO (sim SAO, não existia GRU e CGH…..), é faz tempo…..
Abs,
Marcelo Foresti

Jorge Diehl
Jorge Diehl
12 anos atrás

Quando eu era criança meu pai, ao volante de uma Vemaguet, pecorria todo o campo de pouso para retirar bois e cavalos da pista, além de pessoas que insistiam em utilizar a mesma como atalho para suas casas. Minutos depois descia um Dart Herals levantando poeira com seu seu inesquecível odor de querosene queimando. Bons tempos os anos 60.

Julio Leone
Julio Leone
12 anos atrás

Acho que já ¨mataram¨a respeito do avião. Mas ja que estou aqui, mudando de alhos para bugalhos, e o programa LIMITE? Mudou de dia ou horário? Você tambem escreveu sobre uma nova coleção de NACIONAIS ANTIGOS em miniatura. Falei com vários jornaleiros( quase que escrevos jornalistas), e nenhum deles sabe a respeito. Tens alguma novidade? Abraço e bom feriado.
Julio, São Jose dos Campos.

galileu
galileu
Reply to  Julio Leone
12 anos atrás

julio, eu tambem estou com o mesmo problema, até agora aquela editora safa nãoenviou nada pm ara os jornaleiros aqui da capital, venho propcurando em grandes bancas e ninguem nunca sequer ouviu falar.
não compro mais nada desses picaretas e aconselho meus amigos a não comprar também, falta de respeito tem limite.
uma dica
a jada toys lançou uma coleção com os 8 carros da série sppeed racer, tem no carrefour a 6,90 cada, são muito bem feitos como tudo o que a jada faz.

Beto Polo
Beto Polo
12 anos atrás

Mais sensacional que a Guete é o acesso aos arquivos do DOI-CODI, KGB e CIA que você tem.. hahahaha

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
12 anos atrás

Acho que é um Dart Herald.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Dart Herald

V.
V.
12 anos atrás

Dart Herald

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
12 anos atrás

Flávio,

Bom dia.

Você sabe de algum site ou alguém onde consigo descobrir a origem do meu Fusca 1966?

Um abraço.

Moacyr

Roberto Borges
Roberto Borges
12 anos atrás

Caro Flávio, a beleza com asas e em primeiro plano é o Handley Page Dart Herald, durante certo tempo utilizado em linhas para o interior. Eu cheguei a voar em um desses quando era pequeno, para Londrina. O visual era o máximo, devido às asas altas e janelas grandes, alegria de qualquer criança.
Tem uma foto de um deles neste link http://fotolog.terra.com.br/jcct6:190

walter cardoso assis
Reply to  Roberto Borges
9 anos atrás

caro roberto
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

O avião eu sei porque me lembro de uma reportagem antiga de uma revista sobre as frotas das companhias extintas, entre elas a SAdia.
O avião é um Handley Page HPR-7 “Dart Herald”.
Os tanque sub alares provavelmente foram instalados para o translado à Inglaterra…não encontrei fotos de aviões com esse dispositivo operando no Brasil.

T+

Pablo Vilarnovo
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

A Sadia não foi extinta. Em 1973 quando o capital foi aberto (virou uma S.A) o nome mudou de Sadia Transportes Aéreos para Transbrail S.A. Linhas Aéreas.

Giulio Mela
Giulio Mela
12 anos atrás

Enviei mas nao publicaram, aqui vai de novo: è um Dart-Herald e foi um dos primeiros avioes em q voei…

Alcides
Alcides
12 anos atrás

É um Dart Herald, conforme indicado em http://www.airport-data.com/aircraft/G-APWA.html

Giulio Mela
Giulio Mela
12 anos atrás

O aviao è um Dart-Herald

Tiozão
Tiozão
12 anos atrás

Flávio, tanques “subalares” presumo ser o que parece, sob as asas, esnobou hein!

HJ
HJ
12 anos atrás

Seria um Dart Herald?

CARLOS CWB
CARLOS CWB
12 anos atrás
CARLOS CWB
CARLOS CWB
12 anos atrás

O avião é o famoso Dart-Herald, que serviu por anos, e com muito sucesso, a Sadia.
Voei neles, como passageiro…

Fábio
Fábio
12 anos atrás
Fábio
Fábio
12 anos atrás

Este é um Handley-Page HPR.7 (Dart) Herald – 100.
No Brasil este foi inscrito como PP-ASV e depois como PP-SDM.
Aqui tem uma foto dele com a inscrição G-APWA. Parou de voar em 1982.
Dos tempos em que avião fazia barulho de avião!

Mauro
Mauro
12 anos atrás

é um saab scandia

Mauro
Mauro
Reply to  Mauro
12 anos atrás

opa, desculpe o erro

é um dart herald, Handley Page Dart Herald

luis da matta
luis da matta
12 anos atrás

Tenho uma foto identica , com o Belcar também cinza e também 64, do meu querido e inesquecível amigo Nísio Horta Mattos, produzida no Museu Aero Espacial , durante as filmagens de JK.
É uma foto emblemática, e se voce quiser te envio. Seria um linda homenagem ao amigo Nisio.
abs

Claiton Alvetti
Claiton Alvetti
Reply to  luis da matta
7 anos atrás

Luiz, bom dia!

Com certeza, eu gostaria muito de uma cópia da sua foto.

por favor, me envia no email: [email protected]

Muito obrigado e um grande abraço.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

O avião é um dos dez Dart Herald operados pela Sadia de 1963 a 1976. Para quem não sabe, a Transbrasil no início de suas operações se chamava Sadia, e foi fundada por Omar Fontana, filho de Attilio Fontana, fundador da Sadia(a empresa do presunto) para transportar carne fresca, por isso a coincidência nos nomes. Bons tempos…

Luca
Luca
12 anos atrás

Dart Herald – O famoso CORUJÃO da Sadia
Viajei nele algumas vezes pro Rio de madrugada

frank bittencourt 33126
frank bittencourt 33126
12 anos atrás

´´E um Handley Page HPR-7 Herald 100 aircraft, no BRASIL mais conhecido como DART HERALD. O aviao da foto está exposto desde 1997 restaurado. Pode ser visto no seguinte link:
http://www.airliners.net/photo/BEA—British/Handley-Page-HPR-7/1904519/&sid=db690e0ffc8a64c7f59fa91550b2aa4b

Camilo Fontana
12 anos atrás

Eu que enviei a fota… tava procurando aviões da sadia…

até!

walter cardoso assis
Reply to  Camilo Fontana
9 anos atrás

caro camilo
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walte-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis

Fabio Santiago
Fabio Santiago
12 anos atrás

Flavio, não sei se você já leu a Classic Show desse mês. Tem uma reportagem sobre Trabis, mas, vou te falar, que vontade de vomitar…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Fabio Santiago
12 anos atrás

Li e tive a mesma vontade.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

É um Dart Herald. Esses aviões foram utilizados pela SADIA em sua ousada aventura como empresa aérea.

Lembro que era pequeno e o pessoal da Sucrilhos dava miniaturas de aviões em cada uma de suas embalagens. Ganhei uma que era num “marrom metalizado” que era um Dart Herald… era uma das minhas preferidas.

Lembro deles na “Praia de Congonhas”… tempo bom… cheirinho de querosena de aviação ainda vivo nas narinas.

Imperador

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
12 anos atrás

A propósito 3: ele deveria ter participado desse filme: http://sobreixos.blogspot.com/2011/10/avionicos-5.html

FTrack
FTrack
12 anos atrás

O avião é um Handley Page Dart Herald, propulsado por um dos primeiros turboélices – uma hélice convencional acionada não por um motor alternativo de combustão interna, mas por uma turbina a jato, o Rolls-Royce Dart. No Brasil foi utilizado pela Sadia, futura Transbrasil (10 aviões entre 1963 e 1976), e pela TABA – Transportes Aéreos da Bacia Amazônica.

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
12 anos atrás

Sobre a Vemaguet, é possível ser a da Panair, pois a própria empresa se desfez rapidamente de patrimônio a fim de pagar a suposta dívida (provada indevida somente em 1984) ao Estado. Mas muito provavelmente não era a única Pracinha ou Caiçara a rodar em Congonhas. A propósito, esses tanques subalares eram “plugáveis”, justamente para vôos transatlânticos. Para uso doméstico era um fiasco.

Ricardo - Londrina
Ricardo - Londrina
12 anos atrás

A garça é um HPR7 Dart Herald, fabricado pela Handley Page Aircraft Company.

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
12 anos atrás

Este é um Handley Page HPR-7 Herald 100 ou simplesmente Dart Herald 100. Esse mesmo avião chegou a ser pintado com as cores da Transbrasil do começo da década de 1970. Pouco antes dela ter se tornado sociedade anônima com a maioria das ações compradas pelos próprios funcionários: uma verdadeira cooperativa de trabalho. Os BAC One-Eleven substituíram os Herald 100 na Transbrasil. Recentemente ele foi 100% restaurado pelo Museum of Berkshire Aviation. Havia sido vendido da Transbrasil para a British Air Ferries-BAF e havia sido comprado antes da Britsh European Airways-BEA.