NAS ASAS
SÃO PAULO (duas belezas) – Reproduzo a legenda original, de foto enviada por… por… Apaguei!
O G-APWA, nas cores da Sadia e com tanques subalares de 1.250 litros de combustível, aguarda em Congonhas o retorno à Inglaterra, após vencido o prazo de arrendamento. Notar a DKW Vemaguet sob a asa e, ao fundo, um Viscount da VASP decolando. Foto: Fernando Tibiriçá, via Mário Vinagre.
Não sei o ano, e a aeronave é com vocês. Sobre Vemaguet, aconteceu um negócio legal umas semanas atrás. Um cara comprou uma 1964 e achava que era Caiçara. Vai restaurar e tal, e quer fazer como ela era quando nasceu. Me mandou o número do chassi e consegui levantar alguns dados sobre a peruinha. Possivelmente Caiçara, sim, designada como “standard” nas listagens da Vemag. Com algumas características como a porta única atrás e a cor original cinza, embora com um incomum estofamento preto. Mas o mais legal: ela teve como primeiro proprietário a Panair do Brasil, que comprou na ocasião, abril de 1964, um lote de 17 Vemaguets. Não é demais? Será que pode ser essa aí, fazendo um frila pra Sadia?
Amigo Flávio, boa tarde!
Então, o sonho é grande e as ações já estão em andamento..rs..rs.. Estamos montando toda a parte mecânica, já revisada, colocando os detalhes perdidos pelo tempo e toda a ajuda dos amigos, dos familiares são bem vindas,…agradeço o espaço nesse post e novidades sobre o andamento do carrinho vou lhe passando. Novamente muito obrigado pela atenção e pelo apoio que você me deu em conseguir toda essa história desse carrinho. Um grande abraço. Claiton Alvetti.
caro claiton;
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu site [email protected]
grato
walter cardoso assis
HPR7 Dart Herald. E tem mais…esse aí foi trasladado da fábrica da Handley Page por um dos pilotos da então SADIA, para o Brasil, que mora perto da Paulista e ainda guarda o plano de voo. Vou te falar, esse pessoal tinha coragem…
Tom, bom dia!
sou o Claiton, proprietário da DKW – Caiçara da Panair, será que conseguimos uma cópia desse plano de voo?
vamos conversando.
e-mail: [email protected]
Os Dart vieram com a ingrata missão de substituir os insubstituíveis DC 3. SAO / LDB SAO / CWA foram duas das primeiras rotas que eles cumpriram, decolando de Congonhas com proa PR. O som das turbinas era maravilhoso, um silvo estridente que ia ganhando volume e subindo de tom. O cheiro do combusta também. Querozene.
Como já disseram, é o glorioso Dart Herald da Sadia… Voei inúmeras vezes nele na rota MCZ/SSA, com escala na tranquila e pacata cidade de Penedo, nas margens do Rio São Francisco, cujo aeroporto tinha pista de brita (!!!!).
O que eu mais gostava nesse avião era a possibilidade de acompanhar o movimento do mecanismo dos trens-de-pouso “subalares” durante as manobras de pouso e decolagem.
Lembro que fiquei frustrado quando percebi que são poucos os aviões que nos dão essa visão. Credito a esses valorosos turbo-hélices minha paixão eterna por aviões
caro josé;
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis
José, bom dia!
Sou o Claiton Alvetti, proprietário da DKW – Caiçara da Panair descrita pelo Flavio acima. por acaso, você não teria alguma foto desses DKW´s em sua atividade?
um grande abraço.
FG,
Dart Herald certo???
Se o avião é esse (da Sadia do velho Fontana……) foi meu primeiro SDU/SAO (sim SAO, não existia GRU e CGH…..), é faz tempo…..
Abs,
Marcelo Foresti
Quando eu era criança meu pai, ao volante de uma Vemaguet, pecorria todo o campo de pouso para retirar bois e cavalos da pista, além de pessoas que insistiam em utilizar a mesma como atalho para suas casas. Minutos depois descia um Dart Herals levantando poeira com seu seu inesquecível odor de querosene queimando. Bons tempos os anos 60.
Acho que já ¨mataram¨a respeito do avião. Mas ja que estou aqui, mudando de alhos para bugalhos, e o programa LIMITE? Mudou de dia ou horário? Você tambem escreveu sobre uma nova coleção de NACIONAIS ANTIGOS em miniatura. Falei com vários jornaleiros( quase que escrevos jornalistas), e nenhum deles sabe a respeito. Tens alguma novidade? Abraço e bom feriado.
Julio, São Jose dos Campos.
julio, eu tambem estou com o mesmo problema, até agora aquela editora safa nãoenviou nada pm ara os jornaleiros aqui da capital, venho propcurando em grandes bancas e ninguem nunca sequer ouviu falar.
não compro mais nada desses picaretas e aconselho meus amigos a não comprar também, falta de respeito tem limite.
uma dica
a jada toys lançou uma coleção com os 8 carros da série sppeed racer, tem no carrefour a 6,90 cada, são muito bem feitos como tudo o que a jada faz.
Mais sensacional que a Guete é o acesso aos arquivos do DOI-CODI, KGB e CIA que você tem.. hahahaha
Acho que é um Dart Herald.
Dart Herald
Dart Herald
Flávio,
Bom dia.
Você sabe de algum site ou alguém onde consigo descobrir a origem do meu Fusca 1966?
Um abraço.
Moacyr
Caro Flávio, a beleza com asas e em primeiro plano é o Handley Page Dart Herald, durante certo tempo utilizado em linhas para o interior. Eu cheguei a voar em um desses quando era pequeno, para Londrina. O visual era o máximo, devido às asas altas e janelas grandes, alegria de qualquer criança.
Tem uma foto de um deles neste link http://fotolog.terra.com.br/jcct6:190
caro roberto
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis
O avião eu sei porque me lembro de uma reportagem antiga de uma revista sobre as frotas das companhias extintas, entre elas a SAdia.
O avião é um Handley Page HPR-7 “Dart Herald”.
Os tanque sub alares provavelmente foram instalados para o translado à Inglaterra…não encontrei fotos de aviões com esse dispositivo operando no Brasil.
T+
A Sadia não foi extinta. Em 1973 quando o capital foi aberto (virou uma S.A) o nome mudou de Sadia Transportes Aéreos para Transbrail S.A. Linhas Aéreas.
Enviei mas nao publicaram, aqui vai de novo: è um Dart-Herald e foi um dos primeiros avioes em q voei…
É um Dart Herald, conforme indicado em http://www.airport-data.com/aircraft/G-APWA.html
O aviao è um Dart-Herald
Flávio, tanques “subalares” presumo ser o que parece, sob as asas, esnobou hein!
Seria um Dart Herald?
Em tempo:
http://www.jetsite.com.br/2008_v35/ShowImage.aspx?img=PP-SDM.jpg
O avião é o famoso Dart-Herald, que serviu por anos, e com muito sucesso, a Sadia.
Voei neles, como passageiro…
Link para a foto: http://www.airliners.net/photo/822725/M/
Este é um Handley-Page HPR.7 (Dart) Herald – 100.
No Brasil este foi inscrito como PP-ASV e depois como PP-SDM.
Aqui tem uma foto dele com a inscrição G-APWA. Parou de voar em 1982.
Dos tempos em que avião fazia barulho de avião!
é um saab scandia
opa, desculpe o erro
é um dart herald, Handley Page Dart Herald
Tenho uma foto identica , com o Belcar também cinza e também 64, do meu querido e inesquecível amigo Nísio Horta Mattos, produzida no Museu Aero Espacial , durante as filmagens de JK.
É uma foto emblemática, e se voce quiser te envio. Seria um linda homenagem ao amigo Nisio.
abs
Luiz, bom dia!
Com certeza, eu gostaria muito de uma cópia da sua foto.
por favor, me envia no email: [email protected]
Muito obrigado e um grande abraço.
O avião é um dos dez Dart Herald operados pela Sadia de 1963 a 1976. Para quem não sabe, a Transbrasil no início de suas operações se chamava Sadia, e foi fundada por Omar Fontana, filho de Attilio Fontana, fundador da Sadia(a empresa do presunto) para transportar carne fresca, por isso a coincidência nos nomes. Bons tempos…
Dart Herald – O famoso CORUJÃO da Sadia
Viajei nele algumas vezes pro Rio de madrugada
´´E um Handley Page HPR-7 Herald 100 aircraft, no BRASIL mais conhecido como DART HERALD. O aviao da foto está exposto desde 1997 restaurado. Pode ser visto no seguinte link:
http://www.airliners.net/photo/BEA—British/Handley-Page-HPR-7/1904519/&sid=db690e0ffc8a64c7f59fa91550b2aa4b
Eu que enviei a fota… tava procurando aviões da sadia…
até!
caro camilo
sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais grandes,novos e antigos.peço entrar no meu site walte-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis
Flavio, não sei se você já leu a Classic Show desse mês. Tem uma reportagem sobre Trabis, mas, vou te falar, que vontade de vomitar…
Li e tive a mesma vontade.
É um Dart Herald. Esses aviões foram utilizados pela SADIA em sua ousada aventura como empresa aérea.
Lembro que era pequeno e o pessoal da Sucrilhos dava miniaturas de aviões em cada uma de suas embalagens. Ganhei uma que era num “marrom metalizado” que era um Dart Herald… era uma das minhas preferidas.
Lembro deles na “Praia de Congonhas”… tempo bom… cheirinho de querosena de aviação ainda vivo nas narinas.
Imperador
A propósito 3: ele deveria ter participado desse filme: http://sobreixos.blogspot.com/2011/10/avionicos-5.html
O avião é um Handley Page Dart Herald, propulsado por um dos primeiros turboélices – uma hélice convencional acionada não por um motor alternativo de combustão interna, mas por uma turbina a jato, o Rolls-Royce Dart. No Brasil foi utilizado pela Sadia, futura Transbrasil (10 aviões entre 1963 e 1976), e pela TABA – Transportes Aéreos da Bacia Amazônica.
Sobre a Vemaguet, é possível ser a da Panair, pois a própria empresa se desfez rapidamente de patrimônio a fim de pagar a suposta dívida (provada indevida somente em 1984) ao Estado. Mas muito provavelmente não era a única Pracinha ou Caiçara a rodar em Congonhas. A propósito, esses tanques subalares eram “plugáveis”, justamente para vôos transatlânticos. Para uso doméstico era um fiasco.
A garça é um HPR7 Dart Herald, fabricado pela Handley Page Aircraft Company.
Este é um Handley Page HPR-7 Herald 100 ou simplesmente Dart Herald 100. Esse mesmo avião chegou a ser pintado com as cores da Transbrasil do começo da década de 1970. Pouco antes dela ter se tornado sociedade anônima com a maioria das ações compradas pelos próprios funcionários: uma verdadeira cooperativa de trabalho. Os BAC One-Eleven substituíram os Herald 100 na Transbrasil. Recentemente ele foi 100% restaurado pelo Museum of Berkshire Aviation. Havia sido vendido da Transbrasil para a British Air Ferries-BAF e havia sido comprado antes da Britsh European Airways-BEA.