PENTELHÉSIMOS

SÃO PAULO (sigamos) – Muito legal este comparativo das voltas de Vettel e Button na classificação em Suzuka. A diferença para o alemão foi de 0s009. Seria bacana também se tivéssemos duas imagens de pilotos da mesma equipe, para que muita gente entendesse por que com carros iguais muitas vezes os tempos são tão distantes. E a resposta é tão simples… Porque não existem duas pessoas no mundo que guiem de forma idêntica. São raríssimas as ocasiões em que os mesmos tempos são registrados por pilotos diferentes. Lembro a mais célebre de todas, o empate tríplice ente Villeneuve, Schumacher e Frentzen no grid do GP da Europa de 1997, em Jerez. Aquilo sim foi raro.

Quem mandou o vídeo foi a blogueira Luciana Audrey Hepburn.

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Luís Felipe X-Burg
Luís Felipe X-Burg
12 anos atrás

“Lembro a mais célebre de todas, o empate tríplice ente Villeneuve, Schumacher e Frentzen no grid do GP da Europa de 1997, em Jerez.”

1m21s072! Inesquecível! Nem precisei pesquisar nem olhar vídeo nenhum na net! hehehe

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Daniel,

pachecadas a parte.. e claro que esta aqui é minha opinião pessoal, a impressão que dá é esta mesmo que vc afirma.. o Button firme limpo e treis em todas as tomadas e o Vettel não sendo preciso em duas tomadas de curva..

imagine então se tivessem com os carros trocados..

A diferença não teria sido tão pequena assim e daria Button de RBR claro.. porque este carro em matéria de retomadas em saida de curva é de outro planeta..

Fuiiiiii

Daniel Magnani
Daniel Magnani
12 anos atrás

O Vettel errou em todas as curvas. Mas o carro da Red Bull tem muito mais capacidade de aproximação e saída de curva. A pilotagem do Button é uma coisa que dá gosto de observar, muito limpa e precisa.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
12 anos atrás

Nitidamente, o Button tem a guiada mais suave. O carro da Maclaren sai de frente…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Muito legal. Os dois têm a tocada bastante limpa e são as sensações do campeonato. Pelos resultados deles, significativamente melhores do que no ano passado, será que esse difusor aquecido (novidade deste ano) não favorece essa tocada limpa?

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Triplo empate. E a narração deixa no chinelo os narradores tupiniquins.
http://www.youtube.com/watch?v=-v1M6EO9RnU

Simon
Simon
12 anos atrás

Caro Pedro Jungbluth, voltei o vídeo várias vezes e, a não ser que eu esteja doido, acredito que sincronizei o início da volta dos dois na mesma linha em que encerraram a volta (no início da volta está no 12º segundo do vídeo, apesar de que em 1 segundo percorrem um looongo caminho). Mas comparando o fim da volta com o início não tem como errar a faixa e, de novo, o Vettel está na frente; o vídeo do carro do Vettel está ligeiramente na frente do vídeo do Button.

Mas vale a comparação, que é sensacional.

Abraço.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
12 anos atrás

Estes videos comparativos dão uma nova dimensão e uma nova emoção para os viciados em automobilismo. As imagens congeladas mostrando os detalhes e as diferenças de tocada de cada piloto são demais.
Tem um video destes desta temporada comparando as voltas rápidas de classificação de Vettel e Webber. Muito bom.

Atayde Patreze "clone"
Atayde Patreze "clone"
12 anos atrás

Luciana Audrey Hepburn????

Esse nome é simplesmente um LUXO, poderia levar ela ao Ritz em Paris, para tomar uma champanhe Cristal de 200 dólares, ou levar ela a uma bela viagem a Luxemburgo, que é simplesmente um LUXO!!!

Dia de Tristeza com Atayde Patreze – Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=9IOKPue-Dzc&feature=related

Dia de Tristeza com Atayde Patreze – Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=g64hBR3BWTA&feature=related

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Por um Pentelhinho de nada, rs.

Mauricio
12 anos atrás

Bom dia FG.

Completando seu comentário sobre pilotos dirigindo carros da mesma equipe e as diferenças de tempos. Você lembrou bem o empate de tempo entre Villeneuve, Schumacher e Frentzen. Eu me lembro de mais um outro, mas durante as corridas, entre Prost e Senna dentro da MacLaren. E era incrivel pois se repetia por voltas e voltas durante uma mesma corrida, os dois andando iguaizinhos, um na cola do outro, com tempos idênticos até nos milésimos. O Reginaldo Leme ria e o Galvão babava, gritava mesmo no microfone. era engraçado.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Reparei que o mclaren tinha mais aceleração, e o red bull mais entrada de curva. Cabia ao vettel fazer ótimas saídas de curva para diminuir a diferença de motor

Justme
Justme
Reply to  Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Reparou errado, as saidas de curva da RBR são muito melhores, tanto que foi na saída da ultima curva que o vettel passou a frente do Button

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Desculpe Peter Losch,

Meu post claramente refere a Button a melhor pilotagen neste head to head, e a RBR fazer adiferença no final. Button esteve sempre aqueles pentelhesimos a frente tempo maior que o tradicional empate nos lugares restantes, e ambos entraram, na anti penultima cuva absolutamente iguais.. e aí a RBR “o carro” fez a diferença saiu melhor tradionada logo levou vantagem.

Valeu amigo

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
12 anos atrás

Vencer na F1 muitas vezes é uma questão de detalhe.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

São carros diferentes … a Mclaren parece melhor nas retas mas a tração da RBR é bizarra nas curvas …

Nenhuma das voltas é tão perfeitas assim … Vettel falha na 1 curva do início do 2 setor e depois um erro mais acentuado na subida da reta oposta.

Button é o de sempre ora pois … é um bom piloto, rápido, pilota de forma mais polida … mas ngn tem um Rubinho e uma Brawn juntas duas vezes na vida … é sério é impossível imaginá-lo campeão pela Mclaren e não Lewis … me parece tão óbvio … enfim …

Peter Losch
Peter Losch
12 anos atrás

Prova de que o piloto sempre faz a diferença, independente da época da F1.

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Esta diferença foi incrivel, percebo que o Button esteve pentelhésimos a frente em quase toda a volta, o Vettel se recuperou na nove e o Button ganha ligeira vantagem quando chega na Spoon.. mas se percebe que o excelente chassis e motor da Red Bull fez a diferença nas curvas finais 15 e 16.. pentelhésimos neste caso.. mas que fazem toda a diferença nos treinos válidos..

É por isso que sempre pondero e reitero que.. sem cambio manual.. sem embreagem.. pilotos com as mãos coladas 100% no volante.. é dificil de se errar bastando usar o talento apenas para manter a velocidade e contornar as curvas com o giro certo.. claro que isso também não é para qualquer piloto.. como o caso destes dois feras..

O que reclamo.. “e sou sempre criticado por aqui” é justamente a falta disso… as convenções básicas da pilotagem competiva dos ultimos 100 anos e suas dificuldades como trocar uma marcha com uma mão e domar o bolido com a outra entrando ek uma curva de baixa com os pés fazendo o punta taco etc… aí sim seria possivel avaliar as pilotagens de dois pilotos igualmente talentosos e as diferenças que o estilo pessoal de cada um poderia ser apreciado.. .

Porque neste vídeo o que se vê são dois profissionais aparentemente iguais.. e claro que isso não é verdade.. logo acho.. e esta é minha opinião pessoal.. que a F1 nivelou em demasia os talentos pessoais de cada um..se um piquet ou clark pilotassem estes carros com certeza teriam tempos e diferenças infimamente semelhantes aos de Vettel e Button.

E isso é muito chato diga-se de passagem

ratifico novamente antes das futuras ofensas.. é apenas minha opinião pessoal

valeu

nilton
nilton
Reply to  Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Vc se esquece que agora os caras tem 40 botões para apertar, ainda assim queria que tivessem o cambio manual? precisariam de 03 braços para guiar.
Hoje é muito mais difícil do que no passado, ainda tem de saber dosar um tal de Kers.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Nilton, essas variáveis de hoje são muito mais controladas.
Erre uma marcha num câmbio manual, pise no pedal da embreagem sem o devido sincronismo… o que eu já vi de neguinho saindo da pista por esses erros, com carros beeeeem mais lentos…

Kers? Apertar um botão na reta, normalmente com o engenheiro falando nos ouvidos, é tão difícil assim?

Os 40 botôes aumentam a complexidade, mas não necessariamente a dificuldade.

Joaq
Joaq
12 anos atrás

Excelente post!!! Ficou bem didatico para nos da turma do sofa vermos a diferenca de conducao entre os pilotos!

Etel-Orange-France
Etel-Orange-France
12 anos atrás

Bem eu achei..rs que o Button guiou muiiiito melhor, e o Vettel so chegou na frente porque tem o melhor carro! alias, ninguém soube mais nada a respeito das duvidas quanto ao assoalho da RB ser ilegal, naquelas partes que a FIA nao inspeciona e que apareceram depois do acidente com o Weber e no Japao o Vettel também deu um xilique para que o guincho nao levantasse o carro… sei nao, acho que tem falcatrua ai, e a RB so renovou com o Weber para ele nao contar pra ninguém…intuiçao feminina kkkkk

Anderson
Anderson
12 anos atrás

Flavio,

Como gosto de ver as voltas do Button, o rapaz guia muito limpo.

Posso estar falando besteira, mas ele é o cara que mais se aproxima do Professor Prost hoje?

O Vettel é fantástico… vai buscar na medida. Não à toa é bi!

Zacca
Zacca
Reply to  Anderson
12 anos atrás

O Button guiou mais, o carro do Vettel é melhor nas saídas de curva, por isso dá pra abusar mais. Meu palpite.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Anderson
12 anos atrás

Concordo. Button é um Prost melhorado.

hendrix
hendrix
12 anos atrás

coda:
1° grande diferença é o pneu raiado do massa em 2008, e do Button com o extrator traseiro duplo, webber pro vettel a diferença é o extrator soprado a frio, basicamente.

hendrix
hendrix
12 anos atrás

fui ver o video no site do “seu-tubo” pra poder baixa-lo na máxima qualidade pelo downloadHelper
ao terminar o site indicou esse, muito phoda, é a comparação das poles dos ultimos 4 anos em monaco
1° longa diferença é o pneu do massa em 2008, o resto são pentelhos.

http://www.youtube.com/watch?v=NxLIOnNLbWo&feature=related

Ronald Wolff
Ronald Wolff
12 anos atrás

A corrida de 97 em Jerez foi a corrida da conquista de Villeneuve no mundial e a primeira vitória de Hakkinen, que herdou a conquista pois o canadense já era campeão, com a saída do alemão.

renato
renato
Reply to  Ronald Wolff
12 anos atrás

nao foi schumacher e sim hill empatados…a trw com pneu michelan andava muito no calor(vide hungria-97),sem falar que hill estava no auge da pilotagem…a ordem foi definida por quem fez a volta primeiro…boas lembranças…

emulouco
emulouco
12 anos atrás

Eu diria que Vetel é barbeiro e Button é “medroso”!
E que tambem o carro faz a diferença!
Queria ver Button na mesma equipe de Vetel!
Alias queria ver é todos eles com o mesmo carro!

André
André
12 anos atrás

Poxa muito interessante essa perspectiva. No começo nota-se que os dois estão praticamente iguais. É interessante ver como os dois atacam as zebras. No hairpin, Button subiu mais na zebra, saindo mais forte, mas ainda assim com muito pouca vantagem. É incrível como Vettel, no triângulo, abusou da zebra, pra sair na frente, com essa incrível diferença de 0s009. Muito legal.

Eder Casagrande
Eder Casagrande
12 anos atrás

Sensacional!

0s009 na linha de chegada equivale à 1 metro mais ou menos? Caramba!!!!

Aí é que se nota que é bom ser um pouco mais agressivo na tocada as vezes… A falha do Massa é justamente essa, muito “bonzinho” no meu ponto de vista.

FTrack
FTrack
Reply to  Eder Casagrande
12 anos atrás

Não necessariamente. Depende da velocidade em que eles cruzam a linha de chegada, já que é nela onde abre e fecha a volta e são medidas as diferenças. Velocidade é distância dividido pelo tempo necessário para percorrê-la, então para percorrer 1 m em 0,009 s, a velocidade necessária é (1/0,009) x 3,6 = 400 km/h, impossível para um F1 naquele ponto. Supondo que a linha de chegada em Suzuka é cruzada a uns 240 km/h, temos a distância correspondente a (240/3,6) x 0,009 = 0,6 m, ou 60 cm, um pouco mais da metade. Ou seja, quase duas vezes caramba!

Simon
Simon
12 anos atrás

Flávio, sem querer ser chato, mas só para entender melhor, me parece que os vídeos não estão bem sincronizados… No início da volta, se pausarmos o vídeo quando o Vettel abre a volta, em cima da linha de chegada, o Button está atrás. Mas é certo que ao final, quando cruzam, o Vettel abriu um pouco a diferença.
De qualquer forma, o vídeo é sensacional e dá pra ter bem em conta a diferença de tocada. Seria legal ver a mesma comparação entre pilotos da mesma equipe, tipo Halmilton x Button ou Schumacher x Rosberg.
Abraço.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Simon
12 anos atrás

você sincronizou com a linha errada

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Na última curva! Eita, menino danado!

Justme
Justme
Reply to  Rodrigo
12 anos atrás

na verdade nem tão danado assim, contou muito com aquela saída de frente do Button.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
12 anos atrás

Caraca , quase não há diferença nenhuma , as placas para referência , as sombras no chão , muito parecido em tudo !!!

danilo
danilo
12 anos atrás

Muito bom!
da pra ver quanto vettel ‘e mais agressivo.
tb da pra, pelas linhas brancas na pista que at’e antes da reta final Button estava na frente.