MISTÉRIO

PUNTA DEL ESTE (brava e mansa) – Antes de partir para a quina do continente, uma constatação feita pelos Gominhos. Neste balneário chique e bonito, quase todos os carros têm seus vidros traseiros coalhados de adesivos. Vidros, lataria, para-choques. Adesivos de bancos, de marcas esportivas, de rádios FM, de hotéis, cassinos, restaurantes, bares, baladas. Quase todos mesmo. Raríssimo é um automóvel sem nada colado no vidro traseiro. Há alguns desses adesivos, como o do Citi, o banco, onipresentes. Exércitos de meninas passam o dia percorrendo a orla e espetando seus adesivos nos carros estacionados. Sempre atrás — um curioso pudor, só se violenta a traseira; as janelas laterais, jamais. E ninguém arranca, ninguém fica puto. Aos poucos, o vidro vai ficando tomado, bancos disputam espaço com rádios, um cantinho vago aqui logo estará preenchido ali e assim vamos.

Não se trata propriamente de um fenômeno uruguaio. Eu teria notado, em outras plagas. É aqui, pelo que notei. Coisa de veraneio, sei lá. Bem esquisito. E os carros argentinos recebem privilégios da Guerrilha Adesivadora Universal. Pode ser que seja algum sinal de status voltar para a Argentina com essas coisas pregadas no vidro.

As pessoas são bem esquisitas.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo
marcelo
12 anos atrás

Pelo que sei é para ostentar status, pois mostra-se ao outro que ele encarou a estrada e fez pela primeira vez uma viagem ao exterior, e qual a forma de demontrar isso e mantendo os adesivos colados no vidro trazeiro, e isso é bem comum aqui em pOrto Alegre, pois é so andar pela rua Padre Chagas, e nota-se varios carros, não carrinhos mil, mas carros com os ditos adesivos, é até legal, porem nota-se perfeitamente que eles estão ostentando os mesmos para que vejam que eles fizeram sim sua viagem internacional, putz não gosto desse nome não sei porque, kkkkkkkkkkk sendo assim é sim uma forma de status, e isso tem gente que ainda pensa assim status, mas deixa pra la gente pequena e assim mesmo, se viajar ao Uruguai e ostentar então vou começar a ser assim tambem pequeno pois quase semanalmente vou pra la.

sergio castro
sergio castro
12 anos atrás

Flávio, não se esqueça de visitar alguns ferros-velhos aí na região de Punta, e dar uma cheirada dentro de uns antigos e sentir aquele cheiro levemente adocicado da mistura de gasolina, óleo e forrações com mais de quarenta anos de histórias pra contar…

Pedro Navalha
Pedro Navalha
12 anos atrás

Ainda bem que por aqui não colam esse lixo nos carros, mas pelo menos em São Paulo a moda agora é colar adesivos de serviços sexuais nos telefones públicos. Só dá telefone de puta e travesti, prometendo mil maravilhas a quem ligar…

GFera
GFera
12 anos atrás

ei FG e as férias?? kkkk saudades dos manes que escreve no seu Blog.. rsss pois vai ai mai polemioca pra vc colcar esses manes para escrever..!!! hee ante me responde ja pegou a EX la do Eike?? ´po me conta ai meu!!
Vai o que pintou ontem na BBC.. é mesmo o Sobrinho que vai pilotar la no Grove….. hehehe publica ai pra gente ver as viuvas do Piquet e do Senna (tio) se degladiarem

hugo
hugo
12 anos atrás

Em maio estarei lá… ô ansiedade….

MNM
MNM
12 anos atrás

Os adesivos que eu mais constatei lá são : Nike – Rebook – Puma
Estes sempre no centro do vidro.

Rodolffo GF
Rodolffo GF
12 anos atrás

Flávio, Colônia del Sacramento é obrigatória. Cidadezinha colonial muito bonita e com vários carros antigos pelas ruas, incluindo alguns utilizados como floreiras, hehehe!. Fiz em 2010 uma viagem de 14.400 Km (Curitiba-Ushuaia-Santiago-Mendoza-Curitiba), passando pelo Uruguai (Punta del Este, Montevidéo, Colônia del Sacramento). Grande país (apesar do tamanho diminuto territorialmente falando).Aproveite a viagem. Indo até a Argentina, e dando tempo, tem a Península Valdez, na Argentina, coms seus pinguins, baleias, leões e lobos marinhos! Aproveite a viagem!

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Gosto muito do Uruguay e de sua cultura ( meu avô era Uruguaio ).
Mas dessa história de adesivar carro alheio não gosto não…
Coisa sem graça.
Pior que isso só os adesivos família feliz que são moda aqui no Sul.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
12 anos atrás

Quem gostar da moda, deve tomar cuidado, pois a sanha dos marronzinhos pode se apegar ao Codígo Nacional de Trânsito. Vejam:

“Art. 111. É vedado, nas áreas envidraçadas do veículo:

I – (VETADO)

II – o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados.

III – aposição de inscrições, películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando comprometer a segurança do veículo, na forma de regulamentação do CONTRAN. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)

Parágrafo único. É proibido o uso de inscrição de caráter publicitário ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores em toda a extensão do pára-brisa e da traseira dos veículos, salvo se não colocar em risco a segurança do trânsito.

Os “zelosos agentes de trânsito” poderão interpretar que a visibilidade para trás fica prejudicada com a quantidade de adesivos e isso coloca em risco a segurança…

Fernando Stickel
12 anos atrás

Acabei de voltar de Punta, e reparei a mesma coisa… além da enorme quantidade de carros clássicos e simplesmente velhos…

Guinter Braun
Guinter Braun
12 anos atrás

Tchê, para quem não gosta dos adesivos, há uma solução.
Com o vidro traseiro estava extremamente sujo, não “ganhei” nenhum adesivo, fiquei satisfeito, mas senti um certo preconceito!

Emiliano M. Missio
Emiliano M. Missio
12 anos atrás

Boa noite Flávio e omentaristas,

Não sei se alguém já explicou o dito fenômeno mas em todo caso vou responder. O que acontece é que no Uruguay, pelo menos nessa parte é meio comum que simplesmente do nada se cole um adesivo no seu vidro traseiro de qualquer coisa que a pessoa encarregada esteja anunciando. Parece muito estranho para nós, mas é meio comum para eles.

Em Outubro do ano passado estive em Montevideo e Punta e aluguei um carro. Em uma dos dias estacionei para visitar alguma coisa e quando volto para o carro tinham colado uns 5 ou 6 adesivos. Quando pedi se era normal me disseram que é assim mesmo. A pessoa que esta “distribuindo” os adesivos cola, e se você não quiser tira quando chega.

Abraço!!

Valente
Valente
12 anos atrás

Estive em Punta Del Este em 1997 e esse fenômeno já ocorria. Tradição local.

Dario Monteiro
Dario Monteiro
12 anos atrás

Caras, eu ia ficar muito puto da minha vida, se estes filh*$ de umas pu¨$ colassem estas adesivos no meu Passatinho ou no meu Verona, dá um trabalho desgraçado tirar toda a cola. Cuida pra caramba do carro, lava, encara, tira as manchinas, etc. E vem um imbecil e mete um adesivo no MEU CARRO sem a minha autorização. VÃO PRO INFERNO !

Rovilson
Rovilson
Reply to  Dario Monteiro
12 anos atrás

Ui! Que bravinho…

hugo
hugo
Reply to  Rovilson
12 anos atrás

pois, é…
vai pra Praia Grande que isso não acontece

Lucas S.A.
Lucas S.A.
12 anos atrás

São esquisitas, mesmo. Estou passando férias na Cidade do Panamá, e táxi que nem aqui nunca vi igual. Além do motorista fazer uma verdadeira lotação, pegando até três pessoas diferentes, te levam pra tudo que é canto antes de deixar no destino. Teve um que até na lavanderia eu tive que ir, porque era caminho pro hostel. E tudo numa boa, porque não tem taxímetro. O preço é baixo (raras são as corridas de mais de 10 reais), e fixo de acordo com a distância entre os bairros.

Dú
12 anos atrás

Fica dando idéia.

Rafa Balneário
Rafa Balneário
12 anos atrás

Aqui em Balneário eu já vi Sportage da Mitsubichi a gasolina e com gnv, Ford Falcon, Chevrolet Cruze já no final de 2010 todos eles Argentinos. Mas não reparei nos adesivos.

ronalddi
ronalddi
Reply to  Rafa Balneário
12 anos atrás

Que balneário?

Rafael Balneário
Rafael Balneário
Reply to  ronalddi
12 anos atrás

Balneário Camboriú SC

mario aquino
mario aquino
Reply to  Rafa Balneário
12 anos atrás

Sportage é Kia não Mitsubishi

Rafael Balneário
Rafael Balneário
Reply to  mario aquino
12 anos atrás

Por isso mesmo! mas lá é diferente, assim como nome de outros carros ou o cara fez besteira no carro.

Valesca
Valesca
12 anos atrás

Nunca fui ao Uruguai,mas já me deu vontade de um dia ir pelo que vcs comentaram..sobre os adesivos,lembro que já foi moda termos alguns por aqui,achava bacana. Hoje o que temos são carros com insulfilm totalmente preto até na frente(como enxergam a noite?)som no grave e tocando o maldito funk..será que é fácil ir morar no Uruguai?

Vilson
12 anos atrás

Ae Flávio.

Faz um post sobre a situação do Sutil com esse vídeo: “The BESTA of Sutil” http://www.youtube.com/watch?v=-hkjHanP6U0

Dá uma olhada.
Abs e boa sorte com o GOGOOL!

Alexandre - BH
Alexandre - BH
12 anos atrás

Aqui no Brasil, quem anda onipresente nos vidros traseiros é Jesus. Pipocam por aí frases do tipo “Rastreado por Jesus”, “Presente de Jesus”, “Foi Jesus quem me deu”, “Protegido por Jesus”, “Jesus me deu porque mereci” etc. Coitado. Além da difícil missão de salvar a humanidade, agora estão lhe dando atribuições bem mundanas, não remuneradas e até mesmo onerosas. Não deve ser fácil fazer papel de rastreador e ainda satisfazer os desejos de novos ricos, emergentes e endividados – que nem poderiam ter carro – com uma gama tão variada de marcas e modelos. Se bobear, daqui a pouco vão jogar a culpa em Jesus por tantos carros nas ruas. E alguns caras de pau ainda vão mandar a conta do IPVA pra Ele pagar…

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Alexandre - BH
12 anos atrás

Deus lhe pague, Deus lhe guie, Deus o abençoe.
Tudo que se faz na Terra se coloca Deus no meio.
Deus já deve estar de saco cheio!

hugo
hugo
Reply to  Banana Joe
12 anos atrás

Será que ele paga IPVA?

Fabio
Fabio
Reply to  Banana Joe
12 anos atrás

Não. De saco cheio está o Papai Noel.

Penataba
Penataba
12 anos atrás

chama-se “chinfra”.
Significado de chinfra no Dicionário inFormal de Português. O que é chinfra: Gíria gaúcha para estilo, manha, pose, enfim, o supra-sumo do fodão.

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

É verdade Flávio, estive em Punta no verão passado e voltei com vários adesivos no carro, todos colocados em Punta, apesar de eu ter percorrido todo o litoral. Aproveito para dar algumas dicas,não perca a Cerimônia do Sol en Casa Pueblo, o melhor por do sol, próximo ao Chuí, há o balneário de Punta del Diablo, é muito legal. Cabo Polônio, é imperdível, deixa-se o carro num vilarejo e se atravessam as dunas num caminhão 4×4 (estilo Exército) chega-se a uma praia deserta com uma colônia de lobos marinhos e um farol. Mas o melhor dos melhores é Colônia del Sacramento, de Punta dá mais ou menos uns 300 km, passando por Montevideo é uma antiga cidade que foi disputada por portugueses e espanhóis por 200 anos, é simplesmente demais, um museu ao céu aberto, sem contar que de hora em hora sai um ferry que te leva a Buenos Aires, de carro ou a pé vale muito a viagem.

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
12 anos atrás

Olá

Esta é uma pratica antiga em Punta del Este,

Nas vezes em que fui lembro que ficavamos curiosos para saber quais os novos adesivos.

Nunca colavam na lataria e não arrancavam os dos correntes, eu achava legal.

Na volta ia tirando aos poucos, deixando os mais bonitos.

Aqui em Porto Alegre durante o verão e logo após muitos carros apareciam adesivados.

Ultimamente não tenho visto mais, eu achava que não estavam mais fazendo este tipo de publicidade e agora com esta notícia acho que não tem muito gaúcho indo para lá.

Boa estada e boa viagem pela “plagas del sur”

BullittKowalski
BullittKowalski
12 anos atrás

Quando viajei de carro pra Montevideo, eu vi muitos desses.

Eu pensei em adquirir só uma bandeirinha do Uruguai pra colocar atrás do carro, apenas como homenagem. Acabei esquecendo durante a viagem. Gostei muito do país. Não é lligada a exageros e imediatismos como São Paulo. Talvez eles fiquem-se demais no passado como Buenos Aires, mas no geral prefiro o país com o melhor futebol latino-americano da atualidade.

Alguém conhece uma uruguaia solteira pra eu casar e morar lá?

Rafa Balneário
Rafa Balneário
12 anos atrás

O Indiana Gomes iria fazer umas matérias bem legais na Argentina,Uruguai,Paraguai etc: Pois existem nesses países um monte de carros ou versões diferentes das nossas que entram pelo porto do Chile e que não temos no Brasil.

Com certeza o Flávio viu ou clicou alguma raridade no Uruguai. Até década de 30 o Uruguai era mão inglesa, no blog carros inuteis tem um post de um carro assim.

professor
professor
12 anos atrás

Quando era garoto era pirado em adesivos, a gente ia nas lojas para comprar roupas e sempre pedia adesivos, marcas antigas como K&K, PIER, COMPANY etc…colávamos nas janelas de casa e até no carro…até hoje meu carro sempre tem um pequeno adesivo, o último foi um desenho de um aluno meu, uma coisa doida (uma vaca em linhas geométricas), mas pelo menos é diferente e engraçado…bons tempos aqueles que eu queria adesivos para colar na janela….acho que hoje a mulecada (mulekada) cola nos notebooks…

gilberto
gilberto
12 anos atrás

Vi um carro igual em Petrópolis ontem. Mas tinha adesivo também nos vidros laterais e eram todos adesivos de clubes de motoqueiros. TInha um clube com nome ótimo, aliás: “pregos do asfalto”…

Dino Dragone
Dino Dragone
12 anos atrás

Vida boa, hein, tiuzinhu??? Aproveite!!! Abração

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Putz, que saudade que deu agora do Uruguai. Tirando um problema que tive com uma pessoa mal intencionada (poderia acontecer em qualquer lugar do mundo, diga-se), um país muito legal.

O cheiro de churrasco que domina as cidades ao meio-dia, a tranquilidade mesmo no horário comercial, o jeito meio “brontollo”, mas solícito e hospitaleiro do povo. Os NSU’s, fiats, hillmans e toyotinhas 700 pra lá e pra cá. As famílias e grupos de jovens passeando na beira-rio e se divertindo nas imediações do yacht club uruguayo…

Vou caçar passagens baratas na Pluna e voltar a Montevideo esse ano novamente. Está decidido!

Vinicius Araujo
Vinicius Araujo
12 anos atrás

Gomes, acabo de chegar do Uruguai com minha namorada… Também percebemos a febre de adesivos nos carros, mesmo não tendo entrado em Punta del Este. Se passar por Piriapolis, vai ver que é uma febre litorânea… Mas quer uma dica? Largue tudo isso aí e vá para Colônia do Sacramento. Lugar muito mais aconchegante para quem gosta de arquitetura portuguesa e carros antigos! (E sem adesivos…) Não estou com as fotos aqui, mas vou tentar enviá-las para ti depois, via Twitter. Boa viagem!

Carlos
Carlos
Reply to  Vinicius Araujo
12 anos atrás

Colônia é a cidadezinha mais bonita que eu já vi. Absolutamente encantadora!

Rovilson
Rovilson
12 anos atrás

Olá FG. Estive aí dias atrás. Notei esse negócio dos adesivos…
Uma dica: visite um lugar chamado Cabo Polônio. Uma maravilha da natureza, aonde só pode se chegar em uns enormes caminhões. E é claro, de niva. O dono da única venda do lugarejo, tem um…
Abraços

cbridi
cbridi
12 anos atrás

É sinal de “status”, aqui no RS é “chique no úrtimo” voltar de Punta com o carro coalhado de adesivos… bleargh!

tuta
tuta
12 anos atrás

TA ONDE PRA INDO, GOMALDINO?

Guto
Guto
12 anos atrás

Huahua
quando fui a Punta Del Este ficamos loucos com esses adesivos tb!
ganhamos um no carro do “Mr Potato”.
voltamos pro Brasil mostrando o adesivo como se fosse um troféu!!
depois de alguns anos, veio um espirito de porco e catou nosso adesivo…

Fábio Bertoldi
Fábio Bertoldi
12 anos atrás

Para os hermanos, não sei, mas o pessoal do sul do estado (RS) deixa os adesivos por séculos colados na traseira do carro. Estive em punta… status…

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Estive em Punta há 2 meses…ainda não estava iniciada a guerrilha colante, mas os argentinos serem os alvos preferidos deve ser algum tipo de intriga porteña deles….
Acho muito justo avacalhar os hermanos, só para esquentar as coisas nestes tempos de sentimentos frios….

Pedro Navalha
Pedro Navalha
12 anos atrás

Que lixo!

Capelli
Capelli
12 anos atrás

Isso é sinal de status aqui no RS, Flávio. É comum ver em PoA diversos carros (geralmente SUVs) com a traseira cheia desses adesivos de Punta. Ficam o ano inteiro assim. Patético. Brega.

Bernardo
Bernardo
Reply to  Capelli
12 anos atrás

Isso aí mesmo….

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Aqui em São Paulo os únicos adesivos que proliferam em traseiras são aqueles (ridículos) de membros da família, cachorro, gato, papagaio, etc…
Brega.
O mistério, neste caso, consiste no que se passa na cabeça da pessoa que resolve infestar a lataria do carro com eles.

Fabio
Fabio
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

Aqui vai em exemplo do adesivo da família feliz.

http://clubinhoblumenau.blogspot.com/2011/07/adesivo-familia-feliz.html

Askjao
Askjao
12 anos atrás

FG, eu arrancaria todos, mas pelo que você falou, seriam dois trabalhos.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Adesivos são uma merda. Eu não ia tolerar isso aí não. Já fico puto com adesivo de concessionária! Você pega o carro 0km e já vem com um adesivo ridículo, sem a sua autorização! Na última vez, fiz o vendedor da VW tirar.

Estevão
12 anos atrás

Espetáculo essa Punta del Este! Fui em 2004, em lua-de-mel, com meu fiel Megane Egeus 001. Saímos de Curitiba e fizemos uma parada estratégica em Floripa (recém-casado, né?). Depois tomamos rumo pela Rota do Sol até Lages/SC e de lá, pela BR-116, até Porto Alegre. No mesmo dia seguimos o trecho até Pelotas, onde dormimos. Dia seguinte atravessamos a Reserva do Taim (“trocentos” quilômetros sem um posto de gasosa) rumo ao Chuí e de lá para Punta, Montevidéo e Colônia del Sacramento.
Para quem não tem muito tempo para fazer uma viagem muito longa de carro (Chile, Sul da Argentina, etc.), taí uma boa opção.

E o Uruguai, hein? Que paisinho formidável. Pelo menos à época em que fui tudo era limpo e as pessoas muito bem-educadas (apenas em Montevidéo havia muitos mendigos na rua).

Espero que aproveite bem sua temporada por aí.
Abraços,
Estevão.