Não sei quem é mais corajoso, se é o piloto, o navegador ou as pessoas que ficam na beira da pista.. kkkkkkk!!!
GuilCaRos
12 anos atrás
Lá pelos 5:30 eu comecei a ficar tonto e lembrei que eu precisava respirar!!!
Anselmo
12 anos atrás
Aaaaaffffff…o navegador tem que ser macho e confiar demais no piloto.
Os caras pilotam demais, no pau, de lado.
E os caras reclamam de ondulação na F1.
Rally , coisa para macho.
Romerito
12 anos atrás
Incrivel mesmo, imagina fazer isso nos estágios noturnos!!! Ele era mestre, assim como Loeb, mas nao nos esqueçamos tambem dos monstros dos anos 70/80 como Ari Vatanen, Juha Kankunen, Walter Rohl, etc.(desculpem as grafias erradas, nao to no pc, rs). Entre o final de 84 e a metade da temporada de 86, eles pilotaram maquinas q chegavam a absurdos 600cv!!!! Walter Rohl disse em uma entrevista q nao dava nem tempo pra pensar, a conducao era puramente instintiva. Detalhe: nao havia nem direção hidráulica!
Sou fã da f1 desse tempo também, 1200cv em treino de classificação, cambio manual, direção mecânica… Uau! Era muito mais difícil nao errar, e andar no limite era mto mais perigoso (mesmo considerando q já era bem mais seguro q nos anos 70).
Cardoso Filho
12 anos atrás
O cara faz a curva 50 metros antes e depois sai corrigindo a derrapagem, troca marcha freia ,acelera, tudo ao mesmo tempo e ainda ouve o ‘sem amor a vida” ou navegador, do lado. Sensacional. Faz F1 parecer lenta.
Kennedy Vitorette
12 anos atrás
Gênio. Simples assim.
Rafael Licursi
12 anos atrás
Adoro automobilismo, fui piloto de kart na infância/adolescência, quase não perco corridas de F1 e outras categorias de autódromo, mas nada se compara a arte dos pilotos de Rally. Os pilotos são monstros, a confiança e entrosamento entre piloto e co-piloto são impressionantes e o despeendimento com a vida também… porque andar perto daqueles troncos e árvores à beira do caminho naquela velocidade, os caras realmente não têm medo de morrer…
Não tem como não incluir os melhores pilotos de ralis entre os melhores pilotos do mundo, eles realmente estão no topo da “pirâmide”.
Jaison
12 anos atrás
O cara é um monstro!!! E bão também o cara do caderno que da as informações sobre a curva, porque aquela arte ali é bem pensada, ele já entra com a marcha certa pra contornar a curva para ter a velocidade e torque necessário. impressionante.
Francisco Aldo Gomes
12 anos atrás
Uma arte!
rafa
12 anos atrás
O vídeo bem que poderia se chamar Bolas e braço!
O “Scandinavian flick” que ele mandou aos 3 e 05 é de arrepiar…sensacional
Fabiano Carvalho
12 anos atrás
As imagens são incríveis: Colin era o cara, mas ninguém fala do navegador – imagina ficar ao lado do piloto, tendo que ler os planos naquela velocidade… Flavio, acompanho tanto o GP quanto o seu blog há anos e mesmo agora, que vivo a trabalho em Madri, não deixo de segui-los…parabéns!
ANTONIO JUNIOR
12 anos atrás
Queria ver um piloto de F1 fazendo isso !
Batista Lara
12 anos atrás
Esses carros são todos 4X4?
alessandro Neri
12 anos atrás
F1? Lixo . Isso sim é automobilismo. Isso sim é a arte de pilotar no seu estado mais puro e belo. Nada , nada no esporte a motor se compara com o WRC. Disparado o melhor e mais emocionante campeonato de automobilismo existente.
Franco
12 anos atrás
Colin Mcrae foi espetacular no seu estilo de pilotar, agressivo e quase sem nenhuma técnica. Instinto puro. Fazendo um paralelo com a F1, seria o Gilles Villeneuve. Coração puro.
O rally, das categorias do automobilismo, é a mais magnífica de todas. Nada se compara ao que esses malucos fazem em todos os tipos de estradas. Carros lindos, paisagens belas, tudo sensacional. Tem a essência das origens do automobilismo. Pena que o WRC vem enfrentando tantas dificuldades de um tempo para cá.
Mas Flavio, com essas palhaçadas no automobilismo nacional, tabelas de preços de Interlagos “mal compreendidas”, você não anima em colocar o #69 num rally? Quando você aposentou o DKW e estava preparando outro carro imaginei que seria para rally. E olha que o #69 deve se sair bem, pois tração traseira põe muito carro novo metido à besta no chinelo. Deve ser muito mais divertido correr num rally do que numa pista normal.
Franco, corro o Campeonato Paulista de Rally de Velocidade e convido voce e o Flavio a conhecer, os custos são baixo se comparando as demais categorias de pista como Kart, Stock, etc, fora que a galera se ajuda muito para fazer acontecer um grid de 15 a 20 carros por prova.
A primeira prova será dias 24 e 25 de Março em Bragança Paulista com especial noturna no sabado…
Espetacular. as maos parecem coladas ao volante.precisao fantastica. tenho o jogo dele para pc e recomendo. e igualzinho isso ai. o som principalmente.
Ia dizer o mesmo… assisti e lembrei do jogo também, ótima sensação por sinal!
Bacana o video, embora goste de rali nunca fui atrás de videos das pilotagens… maravilhoso!
BK
12 anos atrás
Video do teste do McRae em uma Jordan em 96. http://www.youtube.com/watch?v=DnZMMQsYcFE
E o cara foi rápido pra caramba para alguém que nunca guiou um carro de formula antes.
Ooo rapaz, mais respeito com o Seb….Tive os dois como pilotos, o McRae no Dakar e o Loeb em Lemans…
O Colin tinh um controle de carro incrivel, fizemos um recce do Dakar e posso dizer que quase fiquei careca como copila..O Seb e tao bom como ralizeiro e em Lemans chegamos em segundo em 2006…Chapeu pros dois..
Fico pensando na motivação que impulsiona um cidadão normal a se tornar navegador de rali. Definitivamente não há explicação para uma escolha como essa. Sugere inclusive uma séria tendência ao masoquismo extremo.
enko
12 anos atrás
coisa para gênio mesmo como foi comentado acima
no limite o tempo todo, vindo em contra-esterço nas curvas e ouvindo as instruções do navegador requer uma dose enorme de sangue frio e auto confiança, alem da confiança no carro e no navegador que se der uma passagem errada compromete a vida dos dois.
por isso duplas de rally, (piloto e navegador), duram uma eternidade, é como,um casamento,
tem que haver confiança.
o sucesso está no sincronismo entre os dois, mas a habilidade do piloto é fundamental.
esses são os melhores pilotos do mundo.
Fico imaginando esse cara num F1 ou em qualquer outra merda qualquer, porque fodon é o F. Focus beijando toros de madeira, rochas e árvores, o resto é uma merda. Haja bolas!
Alex Bertuol
12 anos atrás
Três coisas sobre Colin McRae:
1 – Ele fazia isso como a gente faz prá ir no supermercado de carro.
2 – Se ele não fosse piloto de rally, seria o motorista do Chuck Norris.
3 – Como eu queria estar no lugar do navegador.
Esse cara tem três bolas dentro do saco e sangue nos “zóio”.
Ronald Wolff
12 anos atrás
O impressionante não é o Colin “Mcrash” pilotando…o impressionante mesmo é ver o cidadão ao lado dele lendo o caderninho(e ainda passando as informações) como se estivesse lendo um jornal na varanda de sua casa…
O navegador demonstrava total confiança no piloto. Estava totalmente relaxado!
Takawara Nashiota
12 anos atrás
Eu gosto mais de corrida em Autódromo, pela velocidade pura, mas não tem como negar que o McRae é um tremendo de um PICA GROSSA! Andou COM A MÃE NA ZONA o tempo todo!
Depois de ver isso eu concluo que correr de F1 é a maneira mais segura de fazer automobilismo…!
Edu Rodrigues
12 anos atrás
O cara não tem um mínimo senso de autopreservação. As nossas mentes nos dizem até onde ir com segurança, mas a de um cara como ele sempre diz: “Vai mais um pouquinho” e, quando ele acha esse extra, ela continua empurrando ele mais ainda para ultrapassar o limite. Impressionante. Talento puro e muita coragem pra se arriscar no meio das árvores, em curvas cegas, acelerando tudo o que o carro aguenta (e mais um pouco), apenas confiando na habilidade (que ele tinha) e na voz do navegador.
Taffa 2CV
12 anos atrás
Balls of steel deeply required…
ags
12 anos atrás
FG..Boas noites,,,,Meu..eu fico pensando…será que ele reclama de pneus como o Amassa barro/;??será que não dá vergonha um sujeito ser tão farsante como o pigmeu da SF….O EL Fodon esse ano vai acabar de enterrar o pobre dolingua presa..quem sabe, se ele ver esse video muda de ideia e larga. e pra de correr esse ano……e pra fazer dupla com ele.. teremos o mais famoso driver of Wallmarts carts. o piloto que não sabe o que ´ser piloto……A F1 de 2012,,,vai ser o mico dos brazucas,,acabados.bye bye brasil f1…….
Ele não reclama, pois faleceu em um acidente de helicóptero…
Samuel Cunha
12 anos atrás
Muito loco, não sei como ele consegue fazer aquelas manobras ” tirando fina de tudo , fazendo as curvas a milhão, em velocidade máxima” e também não sei como o carro aguenta pois ele não tem dó nenhuma. Agora fala sério , o que o Kimi foi fazer ao tentar correr de rali é óbvio que ele tomar um pau pois os caras estão a muito tempo correndo disso e num nível altíssimo, uma pessoa que está acostumada a correr no melhor asfalto possível, bem liso na maioria das pistas , é difícil se acostumar só se tiver o dom mesmo.
E vejam só o cara acelerava demais no Rali correndo um risco danado e morreu em um acidente de helicóptero.
Mas o cara era muito bom mesmo.
Carlão
12 anos atrás
A busca e o gosto de aventura pelo homem no automobilismo cria belíssimas imagens e fortes emoções, não é ??? O alto nível do talento do piloto em um ambiente difícil mostra claramente como é muito bom o Rally. Creio, que alem de um grande talento, o cara tem que ter um grande sangue frio, porque deve ser muito mais complicado pilotar assim do que pilotar em um Formula.
Neto Brucutu
12 anos atrás
FG e a todos boa noite !!
Me corrijam se eu estiver enganado, mas parece que foi o Emerson Fittipaldi que certa vez falou que os melhores pilotos de carro do mundo, são os de Rally. Tai uma prova de que é verdade.
Eu cheguei a comprar o DIRT (1) e achei meio fraquinho. Talvez o 3 seja mais realista, tenho que experimentar.
Marcelo Araujo
12 anos atrás
Simplesmente um monstro!!!
BK
12 anos atrás
Toda vez que me perguntam quem foi o melhor piloto, Senna ou Schumi, eu falo que é o McRae. Já era fã dele enquanto era vivo, e até hoje considero ele um dos melhores pilotos que eu pude ver guiar. Aqui outro video interessante do McRae http://www.youtube.com/watch?v=QrcvG23uJew
Alexandre
12 anos atrás
Animal!!!!
Hugo
12 anos atrás
Tenso…..
Marcelo Granzotto
12 anos atrás
Pilotagem de rally neste nível é coisa para gênios biologicamente privilegiados. Fantástico.
Perdoem os pilotos de F1 mas esta é a pilotagem mais arrojada que existe.
E, copiloto de rally definitivamente precisa de altas doses de masoquismo.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Não sei quem é mais corajoso, se é o piloto, o navegador ou as pessoas que ficam na beira da pista.. kkkkkkk!!!
Lá pelos 5:30 eu comecei a ficar tonto e lembrei que eu precisava respirar!!!
Aaaaaffffff…o navegador tem que ser macho e confiar demais no piloto.
Os caras pilotam demais, no pau, de lado.
E os caras reclamam de ondulação na F1.
Rally , coisa para macho.
Incrivel mesmo, imagina fazer isso nos estágios noturnos!!! Ele era mestre, assim como Loeb, mas nao nos esqueçamos tambem dos monstros dos anos 70/80 como Ari Vatanen, Juha Kankunen, Walter Rohl, etc.(desculpem as grafias erradas, nao to no pc, rs). Entre o final de 84 e a metade da temporada de 86, eles pilotaram maquinas q chegavam a absurdos 600cv!!!! Walter Rohl disse em uma entrevista q nao dava nem tempo pra pensar, a conducao era puramente instintiva. Detalhe: nao havia nem direção hidráulica!
Sou fã da f1 desse tempo também, 1200cv em treino de classificação, cambio manual, direção mecânica… Uau! Era muito mais difícil nao errar, e andar no limite era mto mais perigoso (mesmo considerando q já era bem mais seguro q nos anos 70).
O cara faz a curva 50 metros antes e depois sai corrigindo a derrapagem, troca marcha freia ,acelera, tudo ao mesmo tempo e ainda ouve o ‘sem amor a vida” ou navegador, do lado. Sensacional. Faz F1 parecer lenta.
Gênio. Simples assim.
Adoro automobilismo, fui piloto de kart na infância/adolescência, quase não perco corridas de F1 e outras categorias de autódromo, mas nada se compara a arte dos pilotos de Rally. Os pilotos são monstros, a confiança e entrosamento entre piloto e co-piloto são impressionantes e o despeendimento com a vida também… porque andar perto daqueles troncos e árvores à beira do caminho naquela velocidade, os caras realmente não têm medo de morrer…
Só um detalhe, esse estágio mostrado no vídeo ele completou, mas abandou a prova por causa de um acidente….
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Resultados_do_57%C2%BA_Rali_da_Gr%C3%A3-Bretanha
Carro instável ou pilto fantástico? Ou ambos?
Colin, guiava muito mesmo.
F1 perto disto aqui é joguinho “arcade” ;)
Não tem como não incluir os melhores pilotos de ralis entre os melhores pilotos do mundo, eles realmente estão no topo da “pirâmide”.
O cara é um monstro!!! E bão também o cara do caderno que da as informações sobre a curva, porque aquela arte ali é bem pensada, ele já entra com a marcha certa pra contornar a curva para ter a velocidade e torque necessário. impressionante.
Uma arte!
O vídeo bem que poderia se chamar Bolas e braço!
O “Scandinavian flick” que ele mandou aos 3 e 05 é de arrepiar…sensacional
As imagens são incríveis: Colin era o cara, mas ninguém fala do navegador – imagina ficar ao lado do piloto, tendo que ler os planos naquela velocidade… Flavio, acompanho tanto o GP quanto o seu blog há anos e mesmo agora, que vivo a trabalho em Madri, não deixo de segui-los…parabéns!
Queria ver um piloto de F1 fazendo isso !
Esses carros são todos 4X4?
F1? Lixo . Isso sim é automobilismo. Isso sim é a arte de pilotar no seu estado mais puro e belo. Nada , nada no esporte a motor se compara com o WRC. Disparado o melhor e mais emocionante campeonato de automobilismo existente.
Colin Mcrae foi espetacular no seu estilo de pilotar, agressivo e quase sem nenhuma técnica. Instinto puro. Fazendo um paralelo com a F1, seria o Gilles Villeneuve. Coração puro.
O rally, das categorias do automobilismo, é a mais magnífica de todas. Nada se compara ao que esses malucos fazem em todos os tipos de estradas. Carros lindos, paisagens belas, tudo sensacional. Tem a essência das origens do automobilismo. Pena que o WRC vem enfrentando tantas dificuldades de um tempo para cá.
Mas Flavio, com essas palhaçadas no automobilismo nacional, tabelas de preços de Interlagos “mal compreendidas”, você não anima em colocar o #69 num rally? Quando você aposentou o DKW e estava preparando outro carro imaginei que seria para rally. E olha que o #69 deve se sair bem, pois tração traseira põe muito carro novo metido à besta no chinelo. Deve ser muito mais divertido correr num rally do que numa pista normal.
Abs.
É…realmente o cara tem pouca técnica !
Franco, corro o Campeonato Paulista de Rally de Velocidade e convido voce e o Flavio a conhecer, os custos são baixo se comparando as demais categorias de pista como Kart, Stock, etc, fora que a galera se ajuda muito para fazer acontecer um grid de 15 a 20 carros por prova.
A primeira prova será dias 24 e 25 de Março em Bragança Paulista com especial noturna no sabado…
Para conhecer mais do Campeonato temos um site.. http://www.velocidadesp.com.br
Espetacular. as maos parecem coladas ao volante.precisao fantastica. tenho o jogo dele para pc e recomendo. e igualzinho isso ai. o som principalmente.
Ia dizer o mesmo… assisti e lembrei do jogo também, ótima sensação por sinal!
Bacana o video, embora goste de rali nunca fui atrás de videos das pilotagens… maravilhoso!
Video do teste do McRae em uma Jordan em 96.
http://www.youtube.com/watch?v=DnZMMQsYcFE
E o cara foi rápido pra caramba para alguém que nunca guiou um carro de formula antes.
Sebastien Loeb who?
Ooo rapaz, mais respeito com o Seb….Tive os dois como pilotos, o McRae no Dakar e o Loeb em Lemans…
O Colin tinh um controle de carro incrivel, fizemos um recce do Dakar e posso dizer que quase fiquei careca como copila..O Seb e tao bom como ralizeiro e em Lemans chegamos em segundo em 2006…Chapeu pros dois..
Falou quem entende.
Opa.apareceu uma fera aqui.Meus respeitos a voce,grande cara.Realmente o loeb,solberg e outros mais são excepcionais.
Alguém sabe me informar se quando do seu falecimento ele ainda participava de rally e era competitivo ou já estava aposentado?
Pica das galáxias esse McRae…
Fantástico, fora de série, haja perícia, nervos e sangue frio para dirigir assim! E a adrenalina? Deve chegar na estratosfera…
É “só” pensar que o carro é um videogame e que as pessoas são arvores! Moleza!
Baita vídeo! passarei a acompanhar o off-road com mais frequencia.
Abraço!
this is real life ???
Fico pensando na motivação que impulsiona um cidadão normal a se tornar navegador de rali. Definitivamente não há explicação para uma escolha como essa. Sugere inclusive uma séria tendência ao masoquismo extremo.
coisa para gênio mesmo como foi comentado acima
no limite o tempo todo, vindo em contra-esterço nas curvas e ouvindo as instruções do navegador requer uma dose enorme de sangue frio e auto confiança, alem da confiança no carro e no navegador que se der uma passagem errada compromete a vida dos dois.
por isso duplas de rally, (piloto e navegador), duram uma eternidade, é como,um casamento,
tem que haver confiança.
o sucesso está no sincronismo entre os dois, mas a habilidade do piloto é fundamental.
esses são os melhores pilotos do mundo.
Fico imaginando esse cara num F1 ou em qualquer outra merda qualquer, porque fodon é o F. Focus beijando toros de madeira, rochas e árvores, o resto é uma merda. Haja bolas!
Três coisas sobre Colin McRae:
1 – Ele fazia isso como a gente faz prá ir no supermercado de carro.
2 – Se ele não fosse piloto de rally, seria o motorista do Chuck Norris.
3 – Como eu queria estar no lugar do navegador.
Esse cara tem três bolas dentro do saco e sangue nos “zóio”.
O impressionante não é o Colin “Mcrash” pilotando…o impressionante mesmo é ver o cidadão ao lado dele lendo o caderninho(e ainda passando as informações) como se estivesse lendo um jornal na varanda de sua casa…
Eu ia postar o mesmo que vc. Parecia que ele estava lendo o caderno de cultura de algum jornal. Impressionante!
O navegador demonstrava total confiança no piloto. Estava totalmente relaxado!
Eu gosto mais de corrida em Autódromo, pela velocidade pura, mas não tem como negar que o McRae é um tremendo de um PICA GROSSA! Andou COM A MÃE NA ZONA o tempo todo!
Era…era…RIP
Depois de ver isso eu concluo que correr de F1 é a maneira mais segura de fazer automobilismo…!
O cara não tem um mínimo senso de autopreservação. As nossas mentes nos dizem até onde ir com segurança, mas a de um cara como ele sempre diz: “Vai mais um pouquinho” e, quando ele acha esse extra, ela continua empurrando ele mais ainda para ultrapassar o limite. Impressionante. Talento puro e muita coragem pra se arriscar no meio das árvores, em curvas cegas, acelerando tudo o que o carro aguenta (e mais um pouco), apenas confiando na habilidade (que ele tinha) e na voz do navegador.
Balls of steel deeply required…
FG..Boas noites,,,,Meu..eu fico pensando…será que ele reclama de pneus como o Amassa barro/;??será que não dá vergonha um sujeito ser tão farsante como o pigmeu da SF….O EL Fodon esse ano vai acabar de enterrar o pobre dolingua presa..quem sabe, se ele ver esse video muda de ideia e larga. e pra de correr esse ano……e pra fazer dupla com ele.. teremos o mais famoso driver of Wallmarts carts. o piloto que não sabe o que ´ser piloto……A F1 de 2012,,,vai ser o mico dos brazucas,,acabados.bye bye brasil f1…….
Ele não reclama, pois faleceu em um acidente de helicóptero…
Muito loco, não sei como ele consegue fazer aquelas manobras ” tirando fina de tudo , fazendo as curvas a milhão, em velocidade máxima” e também não sei como o carro aguenta pois ele não tem dó nenhuma. Agora fala sério , o que o Kimi foi fazer ao tentar correr de rali é óbvio que ele tomar um pau pois os caras estão a muito tempo correndo disso e num nível altíssimo, uma pessoa que está acostumada a correr no melhor asfalto possível, bem liso na maioria das pistas , é difícil se acostumar só se tiver o dom mesmo.
E vejam só o cara acelerava demais no Rali correndo um risco danado e morreu em um acidente de helicóptero.
Mas o cara era muito bom mesmo.
A busca e o gosto de aventura pelo homem no automobilismo cria belíssimas imagens e fortes emoções, não é ??? O alto nível do talento do piloto em um ambiente difícil mostra claramente como é muito bom o Rally. Creio, que alem de um grande talento, o cara tem que ter um grande sangue frio, porque deve ser muito mais complicado pilotar assim do que pilotar em um Formula.
FG e a todos boa noite !!
Me corrijam se eu estiver enganado, mas parece que foi o Emerson Fittipaldi que certa vez falou que os melhores pilotos de carro do mundo, são os de Rally. Tai uma prova de que é verdade.
Não sei se ele disse, mas mesmo se não dissesse, acabamos de ver quem são os melhores do mundo. E os sem mãe também. Que coragem!
gora eu entendo pq não consigo nem fazer a primeira curva quando jogo Dirt 3. E eu achando que era bug do jogo… o carro tem sabão nos pneus!!!!!!!
Eu jogo Dirt 3, o pessoal tem mania de pisar fundo e esquecer do freio e das reduzidas…
Eu cheguei a comprar o DIRT (1) e achei meio fraquinho. Talvez o 3 seja mais realista, tenho que experimentar.
Simplesmente um monstro!!!
Toda vez que me perguntam quem foi o melhor piloto, Senna ou Schumi, eu falo que é o McRae. Já era fã dele enquanto era vivo, e até hoje considero ele um dos melhores pilotos que eu pude ver guiar. Aqui outro video interessante do McRae
http://www.youtube.com/watch?v=QrcvG23uJew
Animal!!!!
Tenso…..
Pilotagem de rally neste nível é coisa para gênios biologicamente privilegiados. Fantástico.
Perdoem os pilotos de F1 mas esta é a pilotagem mais arrojada que existe.
E, copiloto de rally definitivamente precisa de altas doses de masoquismo.
PELAMORDEDEEEEEUUUUUS
É aquela história.. senna ou schumacher…. McRae ou Loeb… Pelé ou Maradona?….. Zico ou Platini…. ???????? rsrsrsrs
Senna, McRae, Pelé e Zico.
shummy,solberg,pelé e platini
Mas o que que é isso? Eu já tinha posto os bofes pra fora.
E a gente pensava que era boy chamando uns cavalo-de-pau aqui na vila. Coitado de nóis.
Foi o primeiro post do ano no meu blog macambúzio (http://bit.ly/wqGhop). Sinal que estou aprendendo direitinho.