QUE FUSCA É ESSE?

SÃO PAULO (por onde andava?) – Vejam que história maravilhosa, essa do EA48. Um protótipo desenvolvido na VW no início dos anos 50 que resultou nesse carrinho encantador, com motor dianteiro boxer de dois cilindros (alô, BR-800!), carroceria hatch e suspensão revolucionária. É tema de reportagem especial da revista eletrônica da VW e está exposto em Wolfsburg. O velhinho da matéria é um dos seus criadores, Gustav Mayer. Não foi adiante, pelo que entendi, porque poderia prejudicar as vendas do Fusca.

Agora olhem pela janela. Mais de 80% dos carros que você vê têm esse mesmo conceito: são compactos, com tração dianteira, traseira truncada, hatch. O pai de todos pode ser esse “fusquinha” de 1955. Coisa mais linda.

Ah, quem mandou a dica foi meu professor de alemão, Rogério Gonçalves.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rômulo Rostand
Rômulo Rostand
11 anos atrás

Flávio,

Até hoje só tinha ouvido rápidas referências sobre esse carrinho.
Visitei a revista com a matéria do EA-48. Bem legal eles terem resgatado a história do projeto. Só acho que o carro não foi tão revolucionário assim como a matéria da revista da VW enaltece, já que o Citroen 2CV é anterior e traz muitas das características como o motor boxer de dois cilindros e posicionamento frontal com tração dianteira.

Pena o EA-48 não ter sido produzido em série. O sucesso do Fusca tirou suas chances.
Mas, deixou créditos – a menos que tenha entendido errado – a suspensão dianteira foi patenteada e o sistema foi utilizada nos carros como Passat e Golf. Muito semelhante mesmo com a do nosso Gol. Valeu!

Carlos Malfitani
12 anos atrás

Bom dia Senhores.

Legal, conhecer o primeiro VW tração dianteira.

Não colocaria esse carro como o pai de todos que existem hoje. Apesar de terem antevido a tração dianteira num carro popular 2 volumes (notem que antes da 2ª guerra mundial, já existiam carros fwd, porém feitos em baixa escala, o Cord é um deles que me vem na cabeça agora), as semelhanças com os carros atuais param por aí.

O VW possui motor flat-2, arrefecido à água, disposto longitudinalmente, pouquissimo convensional,

Respeitando a importáncia desse protótipo VW dentro da história, e mesmo o BMC Mini sendo mais recente (1959), ainda o considero o pai dos carros contemporâneos, pois a maioria deles segue a arquitetura do carro popular britânico, criado por Sir Alec Issigonis: Tração dianteira, motor I4 (quatro cilindor em linha), arrefecido à água, montado transversalmente.

Flavio, achei outro dia aqui em sampa um Trabi de corrida, escala 1:32 de autorama… Super bem feito. Tens interesse? Se sim, te passo o contato.

Abraços à todos.

Paulo Barros
Paulo Barros
12 anos atrás

Não sei se tem muito a ver, mas dando uma pedalada com a esposa no fim de semana, passou por nós um Karmann Ghia TC amarelo, um beleza. Até ela parou para olhar.
Aí eu me pergunto? Como é que a VW faz um Fox, e quer vender a idéia que aquilo é bonito??? Onde foi que eles perderam a cabeça???

André Soler
André Soler
12 anos atrás

Pré GOLF!

Guest
Guest
12 anos atrás

Acho que o seu “alô, BR 800” procede: até mesmo o “conjunto mola+amortecedor” (vide galeria de fotos no link apontado) foi aplicado aqui pelo Gurgel que, provavelmente, teve conhecimento desse protótipo VW.

Allan
Allan
12 anos atrás

Motor dianteiro? E essa cambagem traseira de Fusca (ou típica de motores traseiros)? Estranho…

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Achei que o Mini fosse o grande inspirador dos carros atuais (de fato, acabou sendo). Vai ver os britânicos andaram fuçando nas coisas dos alemães… Pelo menos o motor do Mini é muito melhor do que um anêmico boxer de 2 cilindros.

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
12 anos atrás

É O A1…..DA ÉPOCA….

Helder Sobrêda
Helder Sobrêda
12 anos atrás

Lindo, lindo, lindo!!!

Zé Dirceu
Zé Dirceu
12 anos atrás

Acho o Audi A1 muito parecido com esse daí.

Alvaro
Alvaro
12 anos atrás

Trabant hatch

FG, nao ha pelo menos uma versao em ingles?

josé medeiros
Reply to  Alvaro
12 anos atrás

Bom dia amigo.
Baixe o google crhome e instale.
Após, habilite a tradução automática. Configure
para lingua de recebimento em portugues e está pronto.
Todo o site em portugues… e aliás.. todos os que vc entrar
serão traduzidos automaticamente. O a tradução não é das
melhores, mas dá pra entender tudo. Espero ter ajudado.

JOSÉ MEDEIROS
Reply to  Alvaro
12 anos atrás

Instale o google chrome… ele traduz automático.

Alvaro
Alvaro
Reply to  JOSÉ MEDEIROS
12 anos atrás

Amigo,

do jeito que estes tradutores ainda são precários, acho que terei de aprender alemão!… rsrsr

fabricio
fabricio
12 anos atrás

Será que já existiu um Trabant hatch? Pois se existisse, acho que seria parecido com esse, né não?

Fernando Esteves
12 anos atrás

alguém de vocês também também acha que a evolução desse carro não seria parecida com um Audi A1?

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/09/20/04-a1-2.jpg

Nelson
Nelson
12 anos atrás

legal flavio.Note que a traseira é bem parecida com o mini original.

Nelson
Nelson
Reply to  Nelson
12 anos atrás

esqueci: o mini veio depois……..

ags
ags
12 anos atrás

FG……Eu acho que era na hora de um jogo do Curinthias…rss e a massa dos operaririos…resolveram fazer de qq jeito..assim saiu esse trambolho..rss
..rsssss

Eric
Eric
12 anos atrás

Espetáculo.Os caras eram gênios mesmo.