BUS STOP

Quem já viajou num desses levanta a mão! Rodrigo Mattar publicou a foto no Facebook.

busaomattarriosp

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano Silva
Juliano Silva
1 ano atrás

Olá, gostaria de informações sobre marcas e modelos de carrocerias destes antigos, muito top. Não é minha época, quando criança só viajei em monobloco, nielson e viaggio 4. Mas é um sonho dirigir um desses se ainda existir algum

Tiozão
Tiozão
8 anos atrás

Minha 1ª viagem ao Rio em 68 foi em um deles, mas era Scania.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Uau! A foto até parece que está espichada! Acho que saia ônibus da Única para o litoral paulista, da antiga praça Clóvis, no centro. Quem lembra disso?

Schmidt
Schmidt
8 anos atrás

Antes dos Mercedes eram Scania, motor dianteiro. Coma compra da Única RJ/SP pela Itapemirim, os Gaivotas foram repassados à subsidiária Penha (já então uma droga) e passaram a operar entre SP e Santa Catarina (Joinville, Itajaí e Florianópolis), substituindo (e mal) os Scania Marcopolo de então. Que substituíram (e mal) os Eliziário, de saudosa memória.

Jonathas Lima do Nascimento
Jonathas Lima do Nascimento
8 anos atrás

Eu viajei… Puxa vida, já faz tempo! Rio – São Paulo, pegamos um temporal daqueles, mas era tudo muito divertido… Bons tempos né!!!

Marcos Ramacciotti
Marcos Ramacciotti
8 anos atrás

Se todos forem para a parte de trás será que a frente levanta?

marco Cordobê
marco Cordobê
8 anos atrás

Flavio:
Estes ônibus da Viação Única faziam Rio-SP e vice-versa rapidíssimo…e as carrocerias Carcará eram muito confortáveis. Meu pai fez várias vezes o percurso e lembro muito bem das histórias que contava desta companhia.
Abraços e sorte

Roberto Martinez
Roberto Martinez
8 anos atrás

Nossa….lindo mesmo…nem lembrava mais desse modelo….

Carlos Mora
Carlos Mora
8 anos atrás

apreciei todos os comentários que transmitem a oportunidade que todos tivemos em viajar nesses ônibus e cias citados. Muito bom o comentário da parada Tamborindeguy e como sou de Petrópolis acho que ele também tinha um stop no Belvedere não me lembro bem.

conrado
conrado
8 anos atrás

eu andei…… para usar o banheiro tinha que ficar torto……. e a parada era no “clube dos 500″….

Jose Ernesto Perez
Jose Ernesto Perez
Reply to  conrado
8 anos atrás

Tinha também uma parada em Resende acessada por um viaduto para quem vem se SP. Próxima à fábrica da Ovomaltine.

Jaime Boueri
8 anos atrás

Que troço esquisito!

Orlando Castilho
Orlando Castilho
8 anos atrás

Pessoal, vcs me fizeram voltar no tempo, Meu pai trabalhou na Unica aqui em Sao Paulo ate ela ser vendida e fechada. Meu pai era o responsavel pela montagem das escalas dos motoristas, e ele dizia que tinha uns cariocas que chegavam na garagem, trocavam de onibus e ja voltavam para o Rio. Ate pouco tempo, na casa da minha mae tinha um macacao de mecanico da empresa, era todo azul, vou ver se encontro e tiro uma foto para postar aqui. Lembro tambem da epoca que eu ia na garagem com ele e pegava carona com os onibus ate a porta de casa. Isso foi no final dos anos 70.
Abs.

jose carlos
jose carlos
8 anos atrás

o charme era a parada em um lugar se nao falho a memoria era da familia da narcisa tamborindeguy em guaratingueta com um asseio e uma lanchonete do cacete,este motor era mercedes e o carro subia muito a serra das araras mas os dinossauros de um andar e meio era os meus preferidos

Carlo
Carlo
8 anos atrás

\o.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
8 anos atrás

Mesmo eu sendo de Petrópolis, sede da Única, eu não sabia que a mesma fazia a rota Rio-São Paulo. Linda foto!

Nelson
Nelson
Reply to  Rafael Ribeiro
8 anos atrás

Você que é de Petrópolis não precisa babar neste. Talvez não se lembre dos ônibus da mesma Única que faziam Rio-Petrópolis e tinham motores Buick de 12 cilindros. Cortavam todos os carros na serra. Eram lindos e quase voavam!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Nelson
8 anos atrás

Completando: você que é daí, quem sabe não conseguiria uma fotos destes que falei. Eram charutinho e americanos. Lindos.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Nelson
8 anos atrás

Não sabia disso. Esse motor devias ter um som lindo!

Luca Bastos
Luca Bastos
Reply to  Nelson
8 anos atrás

Eu lembro deles.

A única foto que achei mais parecida com eles foi esta comment image

Wallace
Wallace
8 anos atrás

Eram belos estes Únicos… Mas, o emocionante da história eram os pegas de madrugada pela Dutra afora entre Única, Expresso Brasileiro e os Turbos Jumbos da Cometa. Doideira eram quando ficavam emparelhados com as luzes apagadas….. Sabe lá Deus a quanto por hora. Mas na maioria das vezes a gente chagava vivo.

Rodrigo Mattar
8 anos atrás

Tinha certeza absoluta que você ia se amarrar nesse busão, FG!

Luiz
Luiz
8 anos atrás

Ônibus Caio de 1967, modelo Gaivota, tinha um modelo em que o embarque era feito através de uma porta parecida a uma porta traseira de carro (mais alta) em que para embarcar precisava de uma escada semelhante a escadas para embarcar em avião (guardando as devidas proporções, evidentemente). Em outro modelo a porta de emergência era na traseira, já mencionado anteriormente, entre dois vidros um de cada lado acompanhando a curvatura da carroceria. No ônibus da foto seria (+ -) na parte branca até metade da faixa vermelha. Na época os ônibus tinha uma outra porta para emergência, ainda não existia as “janelas de emergência”. Era tido como a carroceria mais aerodinâmica para ônibus daqueles tempos. Coloque no Google (em imagens) – Caio Gaivota – e se deliciem!

Luiz
Luiz
Reply to  Luiz
8 anos atrás

…os ônibus tinham…

Felipe Gaya
8 anos atrás

O formato das janelas, a fonte da letras, a traseira “caída”, as linhas horizontais na lateral… mesmo parado parece que está correndo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
8 anos atrás

Tinha um outro modelo, na década de 60, que a porta de segurança era na traseira…alguem tem foto

Cláudio Orestes do Nascimento
Cláudio Orestes do Nascimento
Reply to  Fernando Carvalho
8 anos atrás

Aí Fernando estou contigo, também me amarrava nestes modelos e acho que eram os GM-Coach(?!). Infelizmente, ainda não tenho fotos.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Cláudio Orestes do Nascimento
8 anos atrás

Claúdio, b.tarde! O Alvaro (post abaixo ao seu ) nos forneceu um link.. achei o “busão” lá…abs

Cláudio Orestes do Nascimento
Cláudio Orestes do Nascimento
Reply to  Fernando Carvalho
8 anos atrás

Fernando,

Muito obrigado, já fui no post do Alvaro e revi o saudoso “Tatuzinho”.

Nelson
Nelson
Reply to  Cláudio Orestes do Nascimento
8 anos atrás

Os motores com quase certeza eram Buick.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Nelson
8 anos atrás

Não eram Detroit Diesel não?

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Fernando Carvalho
8 anos atrás

Era o tatuzinho, que fazia Rio-Petrópolis. Esse aqui:

http://petropolisnoseculoxx.zip.net/arch2007-06-01_2007-06-30.html

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Alvaro amigo, é isto mesmo valeu !!… saudades de menino de 57 anos…

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Fernando Carvalho
8 anos atrás

Tô com 61, quando era garoto peguei muita neblina a bordo deles na serra, Fernando…

Nelson
Nelson
Reply to  Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Eu comentei sobre estes em uma resposta acima. Eram os mais lindos e rápidos. Como subia a serra. E como deveria beber uma gasolina!!!

Tiozão
Tiozão
Reply to  Nelson
8 anos atrás

Amigo, éram diesel, gasolina só nos anos 40

Nelson
Nelson
Reply to  Tiozão
8 anos atrás

Confirmei. Os primeiros da Unica eram gasolina e motor Buick. Aliás, sempre soube diferenciar um som do outro….