Olá, gostaria de informações sobre marcas e modelos de carrocerias destes antigos, muito top. Não é minha época, quando criança só viajei em monobloco, nielson e viaggio 4. Mas é um sonho dirigir um desses se ainda existir algum
Tiozão
10 anos atrás
Minha 1ª viagem ao Rio em 68 foi em um deles, mas era Scania.
Eduardo Britto
10 anos atrás
Uau! A foto até parece que está espichada! Acho que saia ônibus da Única para o litoral paulista, da antiga praça Clóvis, no centro. Quem lembra disso?
Schmidt
10 anos atrás
Antes dos Mercedes eram Scania, motor dianteiro. Coma compra da Única RJ/SP pela Itapemirim, os Gaivotas foram repassados à subsidiária Penha (já então uma droga) e passaram a operar entre SP e Santa Catarina (Joinville, Itajaí e Florianópolis), substituindo (e mal) os Scania Marcopolo de então. Que substituíram (e mal) os Eliziário, de saudosa memória.
Jonathas Lima do Nascimento
10 anos atrás
Eu viajei… Puxa vida, já faz tempo! Rio – São Paulo, pegamos um temporal daqueles, mas era tudo muito divertido… Bons tempos né!!!
Marcos Ramacciotti
10 anos atrás
Se todos forem para a parte de trás será que a frente levanta?
marco Cordobê
10 anos atrás
Flavio:
Estes ônibus da Viação Única faziam Rio-SP e vice-versa rapidíssimo…e as carrocerias Carcará eram muito confortáveis. Meu pai fez várias vezes o percurso e lembro muito bem das histórias que contava desta companhia.
Abraços e sorte
Roberto Martinez
10 anos atrás
Nossa….lindo mesmo…nem lembrava mais desse modelo….
Carlos Mora
10 anos atrás
apreciei todos os comentários que transmitem a oportunidade que todos tivemos em viajar nesses ônibus e cias citados. Muito bom o comentário da parada Tamborindeguy e como sou de Petrópolis acho que ele também tinha um stop no Belvedere não me lembro bem.
conrado
10 anos atrás
eu andei…… para usar o banheiro tinha que ficar torto……. e a parada era no “clube dos 500″….
Pessoal, vcs me fizeram voltar no tempo, Meu pai trabalhou na Unica aqui em Sao Paulo ate ela ser vendida e fechada. Meu pai era o responsavel pela montagem das escalas dos motoristas, e ele dizia que tinha uns cariocas que chegavam na garagem, trocavam de onibus e ja voltavam para o Rio. Ate pouco tempo, na casa da minha mae tinha um macacao de mecanico da empresa, era todo azul, vou ver se encontro e tiro uma foto para postar aqui. Lembro tambem da epoca que eu ia na garagem com ele e pegava carona com os onibus ate a porta de casa. Isso foi no final dos anos 70.
Abs.
jose carlos
10 anos atrás
o charme era a parada em um lugar se nao falho a memoria era da familia da narcisa tamborindeguy em guaratingueta com um asseio e uma lanchonete do cacete,este motor era mercedes e o carro subia muito a serra das araras mas os dinossauros de um andar e meio era os meus preferidos
Carlo
10 anos atrás
\o.
Rafael Ribeiro
10 anos atrás
Mesmo eu sendo de Petrópolis, sede da Única, eu não sabia que a mesma fazia a rota Rio-São Paulo. Linda foto!
Você que é de Petrópolis não precisa babar neste. Talvez não se lembre dos ônibus da mesma Única que faziam Rio-Petrópolis e tinham motores Buick de 12 cilindros. Cortavam todos os carros na serra. Eram lindos e quase voavam!!!
A única foto que achei mais parecida com eles foi esta
Wallace
10 anos atrás
Eram belos estes Únicos… Mas, o emocionante da história eram os pegas de madrugada pela Dutra afora entre Única, Expresso Brasileiro e os Turbos Jumbos da Cometa. Doideira eram quando ficavam emparelhados com as luzes apagadas….. Sabe lá Deus a quanto por hora. Mas na maioria das vezes a gente chagava vivo.
Tinha certeza absoluta que você ia se amarrar nesse busão, FG!
Luiz
10 anos atrás
Ônibus Caio de 1967, modelo Gaivota, tinha um modelo em que o embarque era feito através de uma porta parecida a uma porta traseira de carro (mais alta) em que para embarcar precisava de uma escada semelhante a escadas para embarcar em avião (guardando as devidas proporções, evidentemente). Em outro modelo a porta de emergência era na traseira, já mencionado anteriormente, entre dois vidros um de cada lado acompanhando a curvatura da carroceria. No ônibus da foto seria (+ -) na parte branca até metade da faixa vermelha. Na época os ônibus tinha uma outra porta para emergência, ainda não existia as “janelas de emergência”. Era tido como a carroceria mais aerodinâmica para ônibus daqueles tempos. Coloque no Google (em imagens) – Caio Gaivota – e se deliciem!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Olá, gostaria de informações sobre marcas e modelos de carrocerias destes antigos, muito top. Não é minha época, quando criança só viajei em monobloco, nielson e viaggio 4. Mas é um sonho dirigir um desses se ainda existir algum
Minha 1ª viagem ao Rio em 68 foi em um deles, mas era Scania.
Uau! A foto até parece que está espichada! Acho que saia ônibus da Única para o litoral paulista, da antiga praça Clóvis, no centro. Quem lembra disso?
Antes dos Mercedes eram Scania, motor dianteiro. Coma compra da Única RJ/SP pela Itapemirim, os Gaivotas foram repassados à subsidiária Penha (já então uma droga) e passaram a operar entre SP e Santa Catarina (Joinville, Itajaí e Florianópolis), substituindo (e mal) os Scania Marcopolo de então. Que substituíram (e mal) os Eliziário, de saudosa memória.
Eu viajei… Puxa vida, já faz tempo! Rio – São Paulo, pegamos um temporal daqueles, mas era tudo muito divertido… Bons tempos né!!!
Se todos forem para a parte de trás será que a frente levanta?
Flavio:
Estes ônibus da Viação Única faziam Rio-SP e vice-versa rapidíssimo…e as carrocerias Carcará eram muito confortáveis. Meu pai fez várias vezes o percurso e lembro muito bem das histórias que contava desta companhia.
Abraços e sorte
Nossa….lindo mesmo…nem lembrava mais desse modelo….
apreciei todos os comentários que transmitem a oportunidade que todos tivemos em viajar nesses ônibus e cias citados. Muito bom o comentário da parada Tamborindeguy e como sou de Petrópolis acho que ele também tinha um stop no Belvedere não me lembro bem.
eu andei…… para usar o banheiro tinha que ficar torto……. e a parada era no “clube dos 500″….
Tinha também uma parada em Resende acessada por um viaduto para quem vem se SP. Próxima à fábrica da Ovomaltine.
Que troço esquisito!
Pessoal, vcs me fizeram voltar no tempo, Meu pai trabalhou na Unica aqui em Sao Paulo ate ela ser vendida e fechada. Meu pai era o responsavel pela montagem das escalas dos motoristas, e ele dizia que tinha uns cariocas que chegavam na garagem, trocavam de onibus e ja voltavam para o Rio. Ate pouco tempo, na casa da minha mae tinha um macacao de mecanico da empresa, era todo azul, vou ver se encontro e tiro uma foto para postar aqui. Lembro tambem da epoca que eu ia na garagem com ele e pegava carona com os onibus ate a porta de casa. Isso foi no final dos anos 70.
Abs.
o charme era a parada em um lugar se nao falho a memoria era da familia da narcisa tamborindeguy em guaratingueta com um asseio e uma lanchonete do cacete,este motor era mercedes e o carro subia muito a serra das araras mas os dinossauros de um andar e meio era os meus preferidos
\o.
Mesmo eu sendo de Petrópolis, sede da Única, eu não sabia que a mesma fazia a rota Rio-São Paulo. Linda foto!
Você que é de Petrópolis não precisa babar neste. Talvez não se lembre dos ônibus da mesma Única que faziam Rio-Petrópolis e tinham motores Buick de 12 cilindros. Cortavam todos os carros na serra. Eram lindos e quase voavam!!!
Completando: você que é daí, quem sabe não conseguiria uma fotos destes que falei. Eram charutinho e americanos. Lindos.
Não sabia disso. Esse motor devias ter um som lindo!
Eu lembro deles.
A única foto que achei mais parecida com eles foi esta
Eram belos estes Únicos… Mas, o emocionante da história eram os pegas de madrugada pela Dutra afora entre Única, Expresso Brasileiro e os Turbos Jumbos da Cometa. Doideira eram quando ficavam emparelhados com as luzes apagadas….. Sabe lá Deus a quanto por hora. Mas na maioria das vezes a gente chagava vivo.
Tinha certeza absoluta que você ia se amarrar nesse busão, FG!
Ônibus Caio de 1967, modelo Gaivota, tinha um modelo em que o embarque era feito através de uma porta parecida a uma porta traseira de carro (mais alta) em que para embarcar precisava de uma escada semelhante a escadas para embarcar em avião (guardando as devidas proporções, evidentemente). Em outro modelo a porta de emergência era na traseira, já mencionado anteriormente, entre dois vidros um de cada lado acompanhando a curvatura da carroceria. No ônibus da foto seria (+ -) na parte branca até metade da faixa vermelha. Na época os ônibus tinha uma outra porta para emergência, ainda não existia as “janelas de emergência”. Era tido como a carroceria mais aerodinâmica para ônibus daqueles tempos. Coloque no Google (em imagens) – Caio Gaivota – e se deliciem!
…os ônibus tinham…
O formato das janelas, a fonte da letras, a traseira “caída”, as linhas horizontais na lateral… mesmo parado parece que está correndo.
Tinha um outro modelo, na década de 60, que a porta de segurança era na traseira…alguem tem foto
Aí Fernando estou contigo, também me amarrava nestes modelos e acho que eram os GM-Coach(?!). Infelizmente, ainda não tenho fotos.
Claúdio, b.tarde! O Alvaro (post abaixo ao seu ) nos forneceu um link.. achei o “busão” lá…abs
Fernando,
Muito obrigado, já fui no post do Alvaro e revi o saudoso “Tatuzinho”.
Os motores com quase certeza eram Buick.
Não eram Detroit Diesel não?
Era o tatuzinho, que fazia Rio-Petrópolis. Esse aqui:
http://petropolisnoseculoxx.zip.net/arch2007-06-01_2007-06-30.html
Alvaro amigo, é isto mesmo valeu !!… saudades de menino de 57 anos…
Tô com 61, quando era garoto peguei muita neblina a bordo deles na serra, Fernando…
Eu comentei sobre estes em uma resposta acima. Eram os mais lindos e rápidos. Como subia a serra. E como deveria beber uma gasolina!!!
Amigo, éram diesel, gasolina só nos anos 40
Confirmei. Os primeiros da Unica eram gasolina e motor Buick. Aliás, sempre soube diferenciar um som do outro….