NAS ASAS

cadillacaereoChiques, os caças americanos na Segunda Guerra. Olha lá o motor que usavam. Americano faz qualquer coisa por uma propaganda. Foi o Ricardo Divila que mandou.

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Sabonete
Sabonete
10 anos atrás

O melhor de tudo é ali no cantinho, em cinza o discreto pedido: compre os títulos de guerra ou ‘war bonds’….

Saburo Sakai
Saburo Sakai
10 anos atrás

Esses aviões apanhavam que nem cachorro sem dono dos Mitsubishi A6M Zero japoneses. Ou seja, praticamente uma previsão do que aconteceria com a indústria automobilística norte-americana nos anos 80.

Apache
Apache
10 anos atrás

Esse avião não era usado pelo Tigres Voadores com aquela temerosa boca de tubarão?

Rafael
Rafael
Reply to  Apache
10 anos atrás

Exatamente!

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Que Mustang, que nada!

Esse aqui é um dos mais belos designs aeronáuticos:

http://images3.jetphotos.net/img/1/5/0/6/95240_1273870605.jpg

PS: Não é por causa das estrelinhas vermelhas não. Nem sou comunista. É por causa do design.

O Mustang teve mais publicidade.

Vagner Rangel
Vagner Rangel
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Com certeza. Menosprezam e muito a aviação soviética na 2ª guerra mundial. Ao contrário, não fica devendo nada em diversificação de modelos, potência e números.

A propaganda do pós-guerra literalmente “apagou” do conhecimento geral, não a participação da União Soviética, mas as armas desenvolvidas e utilizadas na guerra.

Os aviões soviéticos eram de construção muito mais simples, porém muito acrobáticos como os modelos da YAK. Ao final da guerra o modelo LA-7 possuía uma das melhores taxas em média e baixa alturas.

Rafael
Rafael
Reply to  Vagner Rangel
10 anos atrás

O Yak-3 era feito praticamente todo de madeira. Era pequeno e leve, conseguia um desempenho excepcional – principalmente em razão de subida – com um motor que não chegava a 1.300 hp.

Podiam alegar que seu armamento era fraco. Mas esquecem que as duas BS de 12,7 mm e o ShVAK de 20 mm possuíam maior cadência de tiro, e maior velocidade de boca que suas contrapartes ocidentais.

Para se ter uma idéia da letalidade da aeronave, basta dizer que a Luftwaffe em 1943 emitiu uma diretiva a seus pilotos: “Evitar combate com caças Yak-3 abaixo de 5.000 m”.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Prefiro o Pratt & Whitney R-2800 com Supercharger do P-47.

Chegava a 2.800 CV nas últimas versões.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Esse motor tinha uma horrenda mania de cuspir óleo contra a nacele do piloto quando acelerado a pleno. Os novatos ficavam apavorados com esse “defeito de projeto” quando saiam do treinamento dos P40 para os P47. Mas esses motores não quebravam.

Rafael
Rafael
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Aliás, esse era um defeito típico dos motores radiais desde os Gnome-Rhône e os Oberusal da I Guerra.

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Mas bem pior eram os Stuka que não raro o trem de pouso abria e os caras se estabacavam com a cara no chão !!!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Os Stukas ou Junkers Ju88 88 não eram caças, eram somente bombardeiros de mergulho e seu trem de pouso era externo e fixo, não recolhiam, acho que vc está confundindo com o Messerschmitt Bf 109 também conhecido como Me 109 que eram caças.

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Realmente confundi. Mas aqueles trem de pouso eram o terror dos pilotos…

petrafan
petrafan
10 anos atrás

intriga a ausência dos pistões e das válvulas nessa vista.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  petrafan
10 anos atrás

Eliminaram…é um motor de avião, tudo tem que ser o mais leve possível !!!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Pai Baô
10 anos atrás

Não meus amigos, esse motor tem pistões sim e são 12. Somente omitiram no desenho para que todas as bielas pudessem ser vistas, se não ia ficar muito confuso o desenho. Só isso.

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Motor sem pistão !!!

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Nelson
10 anos atrás

ELE ACREDITOUUUUUUUUUUU……

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Pai Baô
10 anos atrás

Você nunca ouviu falar em motores rotativos???? Motores ciclo otto sem pistões e sim dotados de rotores???

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Sim, mas a configuração é outra.

LHC
LHC
10 anos atrás

Sempre me intrigou o fato de vários caças antigos possuirem metralhadoras que cuspiam os projéteis ANTES da linha da hélice… Já vi vários desenhos explicativos dessa “tecnologia”, mas ainda acho um espanto…

LHC
LHC
Reply to  LHC
10 anos atrás

PS – Não é o caso do Kittyhawk, que, smj, as tinha no bordo de ataque.

Luiz
Luiz
Reply to  LHC
10 anos atrás

Caro LHC, os P-40 warhawk nas primeiras versões tinham apenas duas metralhadoras de 0.50pol montadas sobre o narz atirando sincronizadas com a hélice até a versão C. Depois passou a contar com 2 metralhadoras no nariz e mais 4 montadas nas asas. Somente na Versão F denominada Kittyhawk, quando o aparelho recebeu novo motor Allison com mais potência, aumento do comprimento da fuselagem para melhor base de tiro, finalmente montaram as 6 metralhadoras nas asas.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Luiz
10 anos atrás

Luiz, o primeiro P-40 com armamento exclusivamente nas asas (quatro .50) foi o D. O modelo E foi o primeiro a ter 6 metralhadoras .50 nas asas. O F tinha o mesmo armamento do E, mas com motor Packard Merlin, que faria história no P-51 Mustang.

O Modelo da propaganda lá em cima é o P-40F, que tinha motor Packard Merlin. A Cadillac fornecia peças para a Packard ou foi uma gafe do departamento de marketing da Cadillac?

David
David
10 anos atrás

Santo google (sic)… !!!!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

A propaganda era bem legal, mas em termos de motor de caças da segunda guerra mundial, mas os caças ingleses já usavam Rolls-Royce Merlin e mais tarde os modelos Rolls-Royce Griffon. Pelo lado dos tedescos tínhamos os famosos Mercedes Benz com injeção direta de combustível e água aspergida nas câmaras de combustão. O Império do Sol nascente tinha nos seus caças Zero os motores de 780 hp Mitsubishi Zuisei. Os americanos são muito bons em engambelar as pessoas com seus produtos , pregam uma falsa democracia e financiam ditaduras e golpes, vejam a situação do Egito, mas em matéria de carros os EUA não resistiram ao Império do Sol Nascente. Hoje Hiroshima e Nagasaki são cidades prósperas enquanto que Detroit é uma cidade fantasma.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Esqueci de mencionar o caça tedesco Focke-Wulf Fw-190A equipado com o motor radial BMW-801D-2 de 1700cv. Um dos caças convencionais mais temidos da guerra. Digo convencionais porque, depois dele, a Alemanha passou a utilizar no teatro de operações a novíssima tecnologia dos jatos com o prodigioso Messerschmitt Me 262 Schwalbe. Ao final da guerra a URSS e os EUA “confiscaram” toda essa tecnologia nazista para seus projetos de guerra fria. Em 1947 houve uma onda de aparições de ovnis nas proximidades da tal chamada área 51, assim como na URSS, queda de queda de suposto discos voadores e etc, mas tudo não passava de vários projetos alemães que estavam sendo testados. Seriam as “armas maravilhosas” que tanto Adolf Hitler dizia que iriam ganhar a guerra.

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Tem toda razão. Em matéria de bombardeiros então, os japas e russos estavam muito melhores na segunda guerra. Pelo amor…

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Se os carros de Cuba fossem japa, hoje em dia só circularia a Mercedes do EL CHEFON.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Provavelmente eram os componentes fabricados pela Cadillac para o motor Allison. Esse motor sempre foi alvo de criticas relativas a disponibilidade de potencia.

Agora, esse tipo de publicidade é o máximo, é realmente a marca registrada dessa época, o tipo de gráfico, cores e tudo o mais.

Os Americanos são muito melhores… rs rs rs

Imperador

victor freire
victor freire
10 anos atrás

não sabia que os p-40 warhawks usavam motores fabricados pela cadillac. bom, se bem que durante a segunda guerra até a goodyear fabricava aviões completos.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  victor freire
10 anos atrás

A Cadillac fabricava apenas algumas peças, exatamente as mostradas em 1º plano (virabrequim, bielas, comandos de válvulas, etc).
Esse foi um dos mais belos caças da WW2.

ECidade
ECidade
10 anos atrás

Os aviões que ilustram a propaganda são Curtiss P-40, equipados com motores Allison (Cadillac) V-12. Os P-40, embora brilhante e valentemente pilotados pelo pessoal do AVG (American Volunteers Group – “Flying Tigers”) na China e, nas Filipinas, pelas derradeiras linhas de defesa americanas do 1st Interceptor Group da USAAF, no início de 1942, eram belos aviões (tive oportunidade de ver dois, em perfeitas condições de vôo agora, no início de agosto, na Air Venture, em Oshkosh), mas com performance limitada, particularmente no que diz respeito a entrentar os Mitsubichi Zero-Zen. Também na campanha da África, com o Royal Army, tiveram muitas dificuldades em enfrentar os “Emil” e os “Gustav”. A propósito, os tanques M-4, que iniciaram sua campanha no Norte da África, em 1943 e prosseguiram como principal elemento da força blindada aliada na Batalha da Europa, também tinham motores Cadillac V-12 a gasolina (!?!?!?). Pegavam fogo como uma latinha de fluido de isqueiro, defeito sempre lembrado pelo General Patton. Tudo isso, é claro, sem desfazer da Cadillac, empresa pela qual, obrigatoriamente, todo apaixonado por máquinas em geral tem que ter o maior respeito.

Abraço a todos.

ECidade, Brasilia (DF).

Jose Brabham
Jose Brabham
10 anos atrás

Esse é um Mustang? É por isso que o chamavam “Cadillac of the Skies”?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jose Brabham
10 anos atrás

nops… é um P-40. O “Cadillac dos Ares” – Mustang P-51 – era equipado com uma versão licenciada do motor Rolls Royce Merlin. A fusão da aerodinamica americana com o motor inglês resultou no que a grande maioria afirma ser o melhor caça da II Guerra Mundial.

Imperador

Nelson
Nelson
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

É isso aí. Cadillac é Cadillac, mas Rolls é Rolls !!!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Aqui para nós, tudo que o americano faz é sempre o melhor do mundo…
O que me dizem dos Spitfire e dos Messerschmitt 109?
Um tinha mais potência, outro era mais veloz, já outro subia melhor, alguns eram mais bem armados…
Cada um tinha suas vantagens e desvantagens.
Cada um era o melhor para uma determinada missão.
Qual o melhor carro, um Audi Quattro, uma Ferrari F1 ou uma Kombi?
Bota a Ferrari ou o Audi para fazer uma entrega de uma geladeira em São Paulo ou no Rio de Janeiro – ou em qualquer lugar – e você vai ver…

Nelson
Nelson
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Desculpe, mas os Spitfire eram os melhores no princípio da guerra, depois os Zero se tornaram os melhores, mas no final o p-51 se tornou imbatível principalmente pela sua grande autonomia. Não é à toa que foi eleito por especialistas de todo o mundo como o melhor caça de todos os tempos.

Vagner Rangel
Vagner Rangel
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Esses modelos só constam como melhores do início da guerra até meados de 1941, aproximadamente. Foram batidos logo pelo Focke-Wulf Fw190 na Europa. As seguidas versões mantinham o modelo “vivo” para a produção, mas nunca voltaram a ser os melhores até o final da guerra.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Roberto, questionar a capacidade norte-americana de gerar técnologia é a mesma coisa de questionar a Lei da Gravidade. Não há como negar, os caras são referenciais em alguns setores, e em materia de aviação os caras estão a “anos luz” do resto. Em materia de aviação nunca penso no que está sendo divulgado, penso sempre no que ainda é “segredo”, se hoje podemos ver maravilhas como o B-2, F-22, F-35, F-18D, F-15 Silent Eagle, F-16 Block52 e tudo o mais fico apenas a imaginar o que ainda não foi divulgado pela imprensa.

Imperador

Nelson
Nelson
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Ricardo: sem mencionar os B17, B29, B52, X15. A ideologia cega as pessoas, a não ser na hora de tirar férias!!!

Barão Vermeio
Barão Vermeio
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

É porque você não sabe o que os alemón tinham na prancheta ou mesmo em testes. Mas o austríaco doido quis invadir o império vermeio e deu no que deu….

Fernando Vieira
10 anos atrás

Lembrei imediatamente do filme “Império do Sol” quando os americanos atacam no final do filme e o garotinho sai para ver os Mustang “Cadillac dos céus”

De fato o P-51 é lindo. Tenho uma foto de um: http://ftvieira.wordpress.com/page/2/#jp-carousel-1982

Mas no cartaz do post, os aviões se parecem mais com P-40

pc
pc
Reply to  Fernando Vieira
10 anos atrás

O garotinho é o Bale que fez Batman.

Aldo
Aldo
10 anos atrás

P51 Mustang usou Packard e Rolls Royce

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Aldo
10 anos atrás

Na verdade, o motor Packard era o mesmo Rolls-Royce Merlin fabricado nos USA sob licença.

PRNDSL
PRNDSL
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Na verdade, as versões A (e a versão bombardeiro A-36) dos P51 usavam motores Alisson e só a partir da B mudaram para os Packard/Merlin com melhoria absurda em performance. Também o projeto do aviao foi feito a pedido dos ingleses, no início da guerra na Europa.

Minoru
Minoru
10 anos atrás

Diziam também que os Shermans equipados com motores Cadillac eram melhores do que os demais.

Salatiel Miranda
Salatiel Miranda
Reply to  Minoru
10 anos atrás

Eram nada… os melhores eram os alemães Panther e Tiger, muito mais equipados que qualquer outro tanque (americano, britânico ou soviético). Só perdiam por causa da pouca quantidade disponível em campo de batalha, mas em confronto direto, por exemplo, um Panther tinha uma taxa de vitórias de 12:1 em cima dos Shermans. Não é papo furado, são fatos históricos.

Nelson
Nelson
Reply to  Salatiel Miranda
10 anos atrás

Os tiger realmente eram os melhores. Mas a grande sacada foi o dos russos com sua lateral blindada inclinada, o que dificultava a perfuração. O tanque em si era uma merda mas não era muito fácil furá-los pela lateral.

PRNDSL
PRNDSL
Reply to  Salatiel Miranda
10 anos atrás

A blilndagem dos Shermam não resistiam aos canhões alemães nas distâncias de tiro que seriam necessárias para canhão original do Sherman ter algum desempenho. Melhorou depois com a versão Firefly, com um canhão ingles de 17 libras. mdesmo assim era comum proteção extra na blindagem dos Shermans, algumas bizarras feitas com toras cortadas nas florestas próximas…

André Decourt
10 anos atrás

Mas o motor do melhor caça americano era inglês……..

Luiz
Luiz
Reply to  André Decourt
10 anos atrás

Naverdade o motor dos Mustangs era Inglês porque o projeto dos P-51 até a versão C foi feito para serem entregues à RAF, inclusive tendo a pintura no padrão Inglês para todas as unidades B produzidas. Os americanos chegaram a usá-lo nas versões B e C, porém, ficou famoso mesmo na versão D, usada exclusivamente pela USAAF.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Típica propaganda patriota.

A construção desses motores era espetacular.

Abs

Jaime Boueri
10 anos atrás

Curtiss P40, lindão!

Minha segunda paixão, depois do automobilismo é a aviação da Segunda Guerra como um todo. Claro, mulheres estão acima de qualquer paixão.

Agora, não lembrava que tinham motor Cadillac. Lembro que utilizavam os Allison V-1710, que nem eram tão rápidos assim…

Legal o poster! \o/