ONE COMMENT

Se sair do papel, mesmo, muito legal a tecnologia. Nunca tinha visto nada parecido. Márcio Valente mandou.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
8 anos atrás

Que computação gráfica mais linda. Só achei que faltaram alguns marginais do lado do Guarujá para recepcionarem os turistas com seus revólveres. Só lembrando que hoje não podemos usar o túnel, aquele que já existe, o da Vila Zilda.

pedro
pedro
10 anos atrás

Piada velha: Tratativas entre governador e empreiteiros : Custo desse projeto de tunel pelos Chineses? 10 Bi. Americanos por 24 Bi, Japoneses 32 Bi. Mas vai sair por 310 Bi por aqui? Por que? Ora, meus caros, e o custo Brasil? Serao 150 pra mim, 150 proceis e 10 pros Chineses fazerem a obra……. Beijo nas criancas………………

pedro
pedro
10 anos atrás

Boa essa. Faz uns 51 anos que escuto essa comedia de Santos-Guaruja ha ha ha…. Essa tecnologia eh nova em terras tupiniquins, Hong Kong fez coisa assim ha uns 20 ou 25 anos. Daqui a uns 387 anos deve ficar pronto aqui, se nao atrasar. Pais rico eh pais sem miseria intelectual e politica, parodiando Dilma. Beijos nas criancas.

Alberto Durand
Alberto Durand
10 anos atrás

Agora voltando ao Vettel sabe por que ninguém segura o piloto da Red Bull? “a Red Bull te dar asas!”

Alberto Durand
Alberto Durand
10 anos atrás

Agora voltando ao Vettel sabe por que ninguém segura o piloto da Red Bull? “a Red Bull te dar assas!”

Alberto Durand
Alberto Durand
Reply to  Alberto Durand
10 anos atrás

te dar asas! consertando…!

TheoCampos
TheoCampos
10 anos atrás

Não acredito, Flávio, que até aqui chegou a enxurrada de propaganda para tentar salvar o Governo Alckmin.

Essa tecnologia já foi usada no Metrô da Baia de São Francisco e em túneis em NY.

Duvido que no final das contas deixem ser apto à VLTs, clicistas, pedestres, o pedágio uma facada e não seja um terço superfaturado…

Eles tem nojo a pedestres, VLTs e ciclistas.

morpetx
morpetx
10 anos atrás

Bom seria se fizessem de verdade. Túnel ou ponte. E sem pedágio extorsivo…

Márcio Jap
Márcio Jap
10 anos atrás

Projeto começado tem um monte espalhado por aí. Quero ver terminar…

Rodrigo Mendes
Rodrigo Mendes
10 anos atrás

Acho que o vídeo quiz dizer que a tecnologia nunca foi feita bo Brasil, por isso o inédito….cuidado com o telefone sem fio…torço que seja verdade…abraços

Martinho
Martinho
10 anos atrás

São Paulo já tem o minhocão, vem aí o tatuzão….

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Flávio, copio comentário meu feito em outro blog a mais ou menso dois anos sobre o mesmo assunto…

“Esta é uma discussão interessante.

Sabiam que antes da construção da ponte Rio-Niterói foram estudadas outras possibilidades de ligação entre as cidades?

E uma delas seria a construção de um túnel sob a Baía de Guanabara.

Sim, um túnel ao invés da ponte… Pouca gente sabe disso. Mas, acreditem, existe até um ante projeto com desenhos e um memorial detalhado de como seria executada a obra, envolvendo custos e perspectivas de uso. O túnel teria também, vejam só, um corredor central exclusivo para trens! Este estudo fora feito ainda no governo Vargas, não me lembro qual a data e em qual governo, mas consultarei os documentos e informarei posteriormente.

Pois bem, eu tenho o original deste Estudo de Viabilidade. Não sei bem como o projeto chegou às mãos de meu avô, mas creio que era pela amizade com os engenheiros. Mas está (quase) em perfeito estado. Há tempos procuro uma forma de disponibilizar os desenhos e o memorial descritivo para consultas pública. Ainda farei isto pois creio na importância histórica para entendimento da evolução da engenharia e de estudos urbanísticos no Brasil visto que a solução de túnel para ligar cidades ou até mesmo países fora largamente empregada em várias partes do mundo muito tempo depois. Quem sabe o Brasi não teria sido um dos pioneiros nesta forma de ligação de extremos…”

Zé
Reply to  Rafael
8 anos atrás

No RJ em um trecho de 15km a ponte era mais viável.
Já num trecho de poucos metros, enfim…. deixa pra lá, faltam noções elementares!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
10 anos atrás

KKKK!!!!! No Brasil? Uma obra desse porte? KKKK. Só se chamarem os chineses para fazer. E gastariam uns trezentos bilhões de dinheiros americanos pra pagar a obra. Não acredito. Não é pessimismo não, mas uma obra dessa magnitude onde os políticos levam anos brigando por causa de mensalão, é impossível de acreditar. Um abraço a todos.

Marcelo Melo
Marcelo Melo
10 anos atrás

Se sair do papel, do verbo “Brasil il il!!!!”, será maravilhoso.

Ray J
Ray J
10 anos atrás

Existem projetos e mais projetos sobre uma ligação Santos-Guarujá e nunca sairam do papél pois as balsas da Dersa são uma máquina de imprimir dinheiro.
Os mais famosos são uma ponte que, pasmem, saíria do Canal 4 (Longe pra caramba) e terminaria em Vicente de Carvalho. O projeto é da época que Maluf era governador.
Depois tivemos dois ou três projetos de túnel e uma ponte “inaugurada” pelo Jose Serra que sairia da famosa avenida Afonso Pena.
Travessia por cima oferece um risco devido ao tamanho dos grandes cargueiros, mas isso é contornável, agora um túnel vai diminuir o já pequeno calado do porto.
Hoje o custo da “praticagem”, responsável por atracar o navio é altíssimo, pois levar o navio até o porto é quase o mesmo que passar um barbante em uma agulha, na primeira tentativa. Calado baixo e extreito, e que vai diminuir mais com a presença do túnel.
Torço mesmo para que dê certo, pois hoje o desenvolvimendo das duas cidades é barrado pela falta de mobilidade.
Mas só acredito vendo.
E, por favor, não me venham com discussões partidárias. O problema é e sempre foi complexo e já esteve no colo de esquerda, direita, centro e por aí vai. Tomara que saia e pronto.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Vai sair sim, e vai melhorar bastante a vida do pessoal da Baixada.

Segue o jogo, nos últimos 10 anos perdemos muito tempo.

Imperador

Assis
Assis
10 anos atrás

É muito bom pra ser verdade, ou pra alguém querer fazer . E o transito está sempre livre ….

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
10 anos atrás

Esta é uma obra, assim como qualquer obra de mobilidade urbana no Brasil, que tem muito mais serventia do que um trem-bala.

Mas sem o mesmo ibope, é claro.

Aliás, esta solução de túnel submerso também é aplicável para a ligação entre Niterói e Rio de Janeiro, o metrô poderia interligar as duas cidades. Acabaria de vez com o congestionamento na Ponte e na BR-101, e o cruzamento sob a Baía não duraria mais do que três minutos. As barcas ficariam para os turistas.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
10 anos atrás

Projeto muito similar ao do túnel sob o rio Paraná, na Argentina, ligando as cidades Paraná e Santa Fé. Pedágio: R$ 5,00. Aceitam reais. Ótimo passeio.

Orlando
Orlando
10 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=PA_XpA2vTDI

Marmaray es el nombre que recibe el proyecto de construcción de un túnel ferroviario submarino que cruzará el Estrecho del Bósforo y unirá la parte europea y la asiática de la ciudad de Estambul. Con un presupuesto de alrededor de 2.5 billones de euros, el túnel tendrá una longitud de 13.6 kilómetros, de los cuales 1.4 kilómetros serán submarinos (formado por 11 segmentos prefabricados y ensamblados de unos 135 metros de longitud y 18.000 toneladas de peso, a prueba de terremotos), y conectará Yenikap? (en la parte europea) con Sögütlüçesme (en la parte asiática), con paradas intermedias en Sirkeci y en Üsküdar. Cuando las obras finalicen, será el túnel más profundo del mundo, al situarse a 56 metros de profundidad.

macario
macario
10 anos atrás

Anúncio de projeto pelo Governo do Estado tucano não quer dizer absolutamente nada. Basta lembrar que em 2002 e em 2003 Alckmin anunciou o Metropass, que seria um cartão eletrônico para ser usado em metrôs e em ônibus. A incrível agilidade do governo do PSDB fez com que a ideia fosse atropelada pelo Bilhete Único, implementado pela Marta Suplicy em 2004.

Segundo Alckmin afirmou em 2006, a linha amarela estaria pronta em 2010. Estamos em 2013 e ela não está pronta, visto que foi inaugurada faltando várias estações, como Fradique, Oscar Freire, Higienópolis etc.

O próprio Serra anunciou em 2010, de olho na sucessão presidencial, uma ponte para este trecho entre Santos e Guarujá. Confira no próprio site do Governo do Estado. http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208306

Agora, seu sucessor, do mesmo partido, o que deveria indicar continuidade administrativa, anuncia um túnel. Só acredito quando começarem as obras. Por enquanto, não passa de ‘simulação do fura-fila’…

É por essa e outras que depois de 20 anos no poder o estado não aguenta mais ser governado pelo PSDB.

Macario
Macario
Reply to  macario
10 anos atrás

E vale lembrar que quando a tal ponte foi anunciada, Serra disse dispor de estudos que mostravam que a construção da ponte seria mais vantajosa do que fazer um túnel. Agora Alckmin anuncia um túnel.

Das duas uma: ou Alckmin desconhece os estudos citados por Serra ou ele achou que a animação do túnel seria mais impactante que requentar a já conhecida maquete da ponte…

daniel
daniel
10 anos atrás

Para quem não mora na Baixada Santista, não sabe como esta noticia é velha. O 1° projeto de ligação surgiu em 1927, posteriormente um trabalho mais aprofundado foi realizado em 1950 pelo Eng Prestes Maia, bem conhecido dos paulistanos. Ao longo dos anos muitos outros surgiram, mas talvez o de maior visibilidade tenha a sido a ponte estaiada que o então governador José Serra anunciou dias antes de se desligar do cargo para concorrer a presidência. Era a maquete de um belo projeto, mas inviável a realidade do Porto de Santos, pois seria construída na Ponta da Praia, ou seja, na entrada do porto.
A ponte seria um limitador da entrada de futuros navios, posto que cada vez estão maiores.
O túnel realmente parece a melhor ideia, contudo há de lembrar que cada vez mais os navios precisam de um grande calado para atracar nos portos, e o Santos já enfrenta este problema, muitos entram ou saem apenas na maré alta. O aprofundamento do calado é uma necessidade urgente, uma vez que hoje a profundidade máxima é de 17 metros. O belo vídeo só esqueceu de abordar sobre as centenas de imóveis que terão de ser desapropriados nas duas cidades.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  daniel
10 anos atrás

Pois é na véspera das eleições os tucanos vão apresentando suas grandes realizações.

Primeiro inauguram uma maquete, depois inauguram um vídeo da ligação entre Guarujá e Santos.

Gastão
Gastão
10 anos atrás

A tecnologia pode ser inédita no Brasil, mas há varias obras similares pelo mundo, prontas dentro dos prazos e orçamentos….

Por exemplo, esta que é um pouquinho mais complicada, que une a Suécia à Dinamarca (ponte e túnel):
http://www.autoevolution.com/news/oresund-bridge-half-tunnel-half-bridge-and-a-bonus-artificial-island-41655.html

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
Reply to  Gastão
10 anos atrás

Isso mesmo, já fizeram um túnel assim bem mais longo em 1999, e ficam se gabando que é inovador!!
Moro em Santos a 15 anos, trabalho em Bertioga, uso a balsa todo santo dia, não é mole. Meu sogro é nascido em Santos, tem 65 anos e sempre me fala que desde garoto tem projeto de ponte e túnel que nunca saíram do papel e das maquetes, e não vai sair agora. Uma pena!!!

Marcos bolinha
Marcos bolinha
10 anos atrás

quase igual ao Euro tunel…..

L.A.Pandini
10 anos atrás

Mais uma perguntinha. Por que será que o “filminho” omitiu a praça de pedágio? Quem sai de Santos e vai para Guarujá, por balsa ou estrada, não paga nada. Mas, para sair, tem que deixar nove reais para fazer a travessia de 500 metros até Santos (ou acessar a estrada). Repito: nove reais por 500 metros de travessia na ida e 500 de travessia na volta.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  L.A.Pandini
10 anos atrás

Nesse fim de semana peguei a Fernão Dias de Atibaia até Pouso Alegre.
Passei por duas praças de pedágio e paguei a bagatela de 1,40 em cada, ou seja 2,80 pra ir e mais 2,80 pra voltar.
Paguei 5,60 para rodar 300km.

E paulista paga 20,00 pra rodar 100km de São Paulo a Santos.
Tem mais é que se foder mesmo…

Hector Brenta
Hector Brenta
10 anos atrás

Nada de nova tecnologia, sò precisa de vontade dos politicos!! Quanto tempo vai levar?? è sò o que preocupa, espero que nao seja uma obra eterna, nao è nada de outro mundo!!

Pavarotti
Pavarotti
10 anos atrás

Como nunca viu nada? E o Eurotunnel?

rcastro
rcastro
10 anos atrás

eleições em 2014?

Luis Ramos
Luis Ramos
10 anos atrás

Foi feita uma ponte entre e Dinamarca e a Suecia onde em uma das pontas era proximo ao aeroporto e o final da ponte é “enterrada” no mar com essa tecnologia atingindo continente.

Nelson
Nelson
Reply to  Luis Ramos
10 anos atrás

Exato. É a mesma tecnologia que usaram no estreito de bósforo.

L.A.Pandini
10 anos atrás

Só espero que não acabem com as balsas. Se fizerem isso, vou sentir muita saudade de fazer a travessia fora do carro, olhando o mar e as orlas das cidades.

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
Reply to  L.A.Pandini
10 anos atrás

Para o turismo pode ser, mas quem usa todo dia pagando 9,10 pilas para atravessar 500m e uma espera de 40 minutos em média não vai querer nem passar perto da balsa!!!

Pedro Filipak
10 anos atrás

Acho que é a mesma tecnologia da ponte Oresund, entre Dinamarca e Suécia…

Paulo Sousa
Paulo Sousa
Reply to  Pedro Filipak
10 anos atrás

Isso mesmo, vi no NatGeo ou Discovery.

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
10 anos atrás

O que vai ter de assalto a pedestres nessas vias ae não tá escrito no gibi!

Marcos
Marcos
Reply to  Ricaçoaço2
10 anos atrás

Pensei na mesma coisa…

Assis
Assis
Reply to  Marcos
10 anos atrás

Eu pensei no xixi …

Luckybr
Luckybr
10 anos atrás

Ah ta… Se estivéssemos na China, Japão já teriam uns 12 deste aí por 1/5 do valor com certeza

Tulio Menegoni
Tulio Menegoni
10 anos atrás

Quer uma solução bem mais barata e garantida? Contrata alguma multinacional expert no assunto para projetar e construir. (Menos a Siemens…)
Antes que os pachecos comecem a jogar pedras: tudo que tentam desenvolver por aqui acaba custando várias vezes mais e normalmente não funciona ou funciona muito mal.
Tipo a transposição do São Chico ou o VLS-1 que explodiu lá na terra do Sarney. E levou junto
21 técnicos e engenheiros além muitos milhões de dólares.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Tulio Menegoni
10 anos atrás

Por esse pensamento tacanha e imbecil igual o seu é que nós continuamos nessa merda !!!

Foda-se se custa mais caro fazer, se demora mais, etc, etc… o importante é fomentar a tecnologia e o desenvolvimento do país.

Nelson
Nelson
Reply to  Fabiano
10 anos atrás

Apesar da engenharia e arquitetura chinesas serem tão desenvolvidas, não se pode esquecer da maravilha da barragem que estão fazendo, porque será que contrataram a empresa alemã para fazer o trem bala entre o aeroporto e o centro de Shangai? Quem sabe faz, se não sabe,
procure quem saiba e aproveita para aprender.

jose carlos
jose carlos
10 anos atrás

esta igual aqui em minas,fazem filminhos mostrando as benesses mas a obra que e bom e necessario nada.agora o que se gasta com aluguel de jatinhos e helicopteros pelos politicos da pra tocar um montao de obras deste naipe
precisamos mudar ja pois do jeito que esta, esta uma merda

jc

D.Pierotti
D.Pierotti
10 anos atrás

Projeto similar já existe, e esta para ser inaugurado. A tecnologia já existe,

http://webrails.tv/tv/?p=7049

Valente
Valente
Reply to  D.Pierotti
10 anos atrás

E nesse caso aqui vão cavar o buraco, no estilo metrô:
http://www.portofmiamitunnel.com/home/

Dú
10 anos atrás

Nem no virtual conseguem fazer certo. Sem bolsões de acostamento, extintores e afins. Foram barrados estudos de hovercraft Santos>Guarujá-Bertioga>São Sebastião>Ilha Bela, afinal a CCR não possuem tecnologia pronta para tal. A mesma CCR da linha 4 do Metrô que leva do Butantã a Paulista em 7 minutos com Duas cabines de bilheteria. CCR e Baixada Santista, um caso de amor.

Paulo Roberto Peralta
10 anos atrás

Maravilha, mas eu só acho que três vias apenas é pouco, e deviam prever uma via central para um futuro Metro ou coisa parecida.
Mas realmente é ótimo, melhor que ponte.

Coisinha
Coisinha
10 anos atrás

Legal, nada contra o tunel mas porque não se fez uma ponte até hoje? Eu sei que passam barcos por baixo, mas imagino que uma ponte “alta” daria conta.

Seja ponte ou tunel, é incrivel que ainda não foi feito nada nesse sentido até hoje.