Olá pessoal, essa foto da “Ferradura” é de 1974, Divisão 3 – CPVT
Essa curva é de um grau de dificuldade incomum (digo é, pois ela ainda está lá), você chega nela de D3, entre 160 e 170 km/h, tem somente 30 metros para fazer sua primeira “perna”, freando, acelerando (punta-taco), voltando marcha, equilibrando o carro e ao mesmo tempo evitando uma possível ultrapassagem pois com forte golpe de direção à direita, você a sacrifica na entrada (mata a curva) para, a partir daí, acelerar e contorna-la “cravado”, pé no fundo até a “Curva do Lago”! Quando você “mata” a entrada à direita, muitos pilotos imaginam que você está “desgarrando” e seguem reto para enfiar o bico, e pegam a falsa-tangência de uns 8 ou 10 metros (pegadinha), são obrigados a “telegrafar” e quando os carros apontam na reta você já livrou uns 10 ou 15 metros do seu concorrente!
Dificilmente você verá uma curva com grau de técnica e dificuldade igual a “Ferradura” em todos os autódromos do mundo!
Nessa foto, Ricardo Mallio Mansur, Luis André Ferreira e Junior Lara Campos! Bons tempos!
conde
10 anos atrás
O patrocinador no parabrisas PINHAL S/A era uma revenda VW de Santos – SP .
Divisão 3 e Curva da Ferradura! Ate hoje minha categoria predileta e a curva onde fui Bandeirinha Chefe, por mais de 6 anos, na decada de 1980! Bons tempos de Interlagos!
Talles Almeida
10 anos atrás
Queria ter feito ao menos uma vez essa curva. Mesmo que de bicicleta.
Sempre que vou para Interlagos lembro dela, e do Sargento. Que pista fantástica era Interlagos.
Lembro no início dos anos 80, com Interlagos em baixa – nessa época o GP Brasil de F1 era no Rio -, a Bandeirantes começou a transmitir a Opala Stock Cars da época. Nessa época eles colocaram um jornalista para dar uma volta em Interlagos – em um carro da escola de pilotagem – o cara veio bem na saida da 4 e, ao chegar na ferradura o instrutor disse: “Agora você vai ter que freiar fooooorte!” e o cara derrapou na entrada da primeira perna da ferradura – à esquerda… Rsrsrs.
FG, assisto F1 há anos, mas descobri seu blog recentemente há alguns meses. Desde então, leio diariamente. Parabéns pela qualidade, conteúdo, acertividade e humor dos seus comentários. Explicando meu nome: sou da Bulgária, diga-se de passagem terra de Trabants, Ladas, lindas garotas (lembro de um post seu com video de garotas fazendo derrapadas, é da Bulgária). Aprendi a dirigir num Lada igual ao seu. Queria te passer um link para uma propaganda da Volvo: http://www.youtube.com/watch?v=M7FIvfx5J10
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás
Que os que destruíram Interlagos fervam no mármore do inferno.
Imperador
Obs.: É bem provável que em todas essas fotos de Divisão 3, Eu, meu Pai e meu Irmão estivéssemos assistindo ao vivo nas gélidas tardes em Interlagos.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Olá pessoal, essa foto da “Ferradura” é de 1974, Divisão 3 – CPVT
Essa curva é de um grau de dificuldade incomum (digo é, pois ela ainda está lá), você chega nela de D3, entre 160 e 170 km/h, tem somente 30 metros para fazer sua primeira “perna”, freando, acelerando (punta-taco), voltando marcha, equilibrando o carro e ao mesmo tempo evitando uma possível ultrapassagem pois com forte golpe de direção à direita, você a sacrifica na entrada (mata a curva) para, a partir daí, acelerar e contorna-la “cravado”, pé no fundo até a “Curva do Lago”! Quando você “mata” a entrada à direita, muitos pilotos imaginam que você está “desgarrando” e seguem reto para enfiar o bico, e pegam a falsa-tangência de uns 8 ou 10 metros (pegadinha), são obrigados a “telegrafar” e quando os carros apontam na reta você já livrou uns 10 ou 15 metros do seu concorrente!
Dificilmente você verá uma curva com grau de técnica e dificuldade igual a “Ferradura” em todos os autódromos do mundo!
Nessa foto, Ricardo Mallio Mansur, Luis André Ferreira e Junior Lara Campos! Bons tempos!
O patrocinador no parabrisas PINHAL S/A era uma revenda VW de Santos – SP .
Acertou, Conde! Abs!
Divisão 3 e Curva da Ferradura! Ate hoje minha categoria predileta e a curva onde fui Bandeirinha Chefe, por mais de 6 anos, na decada de 1980! Bons tempos de Interlagos!
Queria ter feito ao menos uma vez essa curva. Mesmo que de bicicleta.
Sempre que vou para Interlagos lembro dela, e do Sargento. Que pista fantástica era Interlagos.
Não parece, Talles! Mas ela é bem íngreme, da sua primeira “perna” até o centro do “guard-rail” externo, são entre 15 e 17 metros de desnível!
1974: Ricardo Mansur, Luis André Ferreira e Lara Campos.
Grande Luiz Fabiano! Abs!
A Ferradura. Não tem hoje uma curva como essa…
Não tem mesmo!
A entrada dela era fantástica, para quem guiava e para quem assistia!
O contorno idem, só quem viu sabe!
Lembro no início dos anos 80, com Interlagos em baixa – nessa época o GP Brasil de F1 era no Rio -, a Bandeirantes começou a transmitir a Opala Stock Cars da época. Nessa época eles colocaram um jornalista para dar uma volta em Interlagos – em um carro da escola de pilotagem – o cara veio bem na saida da 4 e, ao chegar na ferradura o instrutor disse: “Agora você vai ter que freiar fooooorte!” e o cara derrapou na entrada da primeira perna da ferradura – à esquerda… Rsrsrs.
Não tem mesmo, Davi!
Fazê-la, todos faziam! Bem feita, poucos!
A Divisão 3 era algo de muito especial!
Quem teve a idéia imbecil de acabar com ela?
Americano faz réplica de Mustang 1969 todo em papel em tamanho real
http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/americano-faz-replica-de-mustang-1969-todo-em-papel#
FG, assisto F1 há anos, mas descobri seu blog recentemente há alguns meses. Desde então, leio diariamente. Parabéns pela qualidade, conteúdo, acertividade e humor dos seus comentários. Explicando meu nome: sou da Bulgária, diga-se de passagem terra de Trabants, Ladas, lindas garotas (lembro de um post seu com video de garotas fazendo derrapadas, é da Bulgária). Aprendi a dirigir num Lada igual ao seu. Queria te passer um link para uma propaganda da Volvo:
http://www.youtube.com/watch?v=M7FIvfx5J10
Que os que destruíram Interlagos fervam no mármore do inferno.
Imperador
Obs.: É bem provável que em todas essas fotos de Divisão 3, Eu, meu Pai e meu Irmão estivéssemos assistindo ao vivo nas gélidas tardes em Interlagos.
Um dos idealizadores da destruição arde desde maio/1994…
E como marqueteiro, para a mídia justificou que a curva chamaria Chico Landi.
http://www.youtube.com/watch?v=3p_u1KqvVsE
Pois é….
E além das arquibancadas, o velho morro da curva 3 que lotava.