DICA DO DIA

SÃO PAULO (é só dizer!) – Vou abrindo janelas a partir de e-mails, tuitadas e feicebucadas, e no fim não sei direito quem mandou. Paciência. Isso aqui vale muito a pena. Nos anos 50, Oscar Niemeyer projetou um restaurante e drive in na Raposo Tavares chamado Bon Voyage. Arquitetura modernista pura, uma coisa linda. Que segundo o Vitruvius, talvez o melhor site de arquitetura do Brasil, ainda existe. Mas é uma escola, cercada de muros e escondida da estrada. Uma pena, por um lado. Um alento, por outro. Saber que não virou pó já é alguma coisa.

E a matéria do Vitruvius traz um trecho de “Moral em Concordata”, filme de 1959 dirigido por Fernando de Barros, com cenas gravadas no Bon Voyage. Olhem o tanto de DKW!

Aí, buscando mais informaçõe sobre o Bon Voyage me dou com este cardápio à venda no Mercado Livre. Ilustrado por Aldemir Martins.

São Paulo era uma cidade muito habitável nos anos 50…

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
10 anos atrás

Flávio, falando em Arquitetura, estão reformando o Belvedere da Rio-Petrópolis. Passei outro dia desses por lá e estava em obras.

Quem tiver mais info, mande por favor!

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Salve FG! Sou vizinho dele! Aliás, na voltinha que deu com o XR3, você deve ter passado bem perto, quiçá em frente. Hoje é uma escola, mas vindo com cuidado pela Raposo sentido Cotia, logo após o “S” do parque da Previdência, é possível vê-lo. Eu sempre me perguntei qual foi a inspiração do arquiteto. Agora tá tudo explicado! Obrigado!

Alex Couri
10 anos atrás

Boa Flávio.. eu q sou fã de carteirinha do mestre não tinha conhecimento desse projeto, sem dúvida o Vitruvius comandado pelo Abilio Guerra é um dos melhores.. abcs e parabéns pelos posts sobre arq & urb!

antonio edson
antonio edson
10 anos atrás

Maria Della Costa era uma gatona, para não dizer uma gostosa. Ah, já disse, pronto…

celso
celso
10 anos atrás

Inveja das pessoas que viveram nesta época.
O Brasil era um lugar que poderia dar muito certo, não fosse a escrota “revolução” de 64.
Paciência.

Abraço!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

O Brasil o era, FG.

eduardo costa
eduardo costa
10 anos atrás

Moral em concordata… Isso se aplica muito bem para os dias de hoje.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
10 anos atrás

E o casalzinho dando um amasso na Romi-Isetta? Deviam ser contorcionistas!