Dá pra sentir o tamanho da encrenca logo de cara, avião batendo asa feito beija-flor… :O) #caraca!
Shoemaker
10 anos atrás
Na época das monções na Ásia, você vê pousos como esse o dia inteiro. Alguns mais suaves, outros semelhantes. Avião voando como caranguejo e quicando na pista é a coisa mais normal do mundo em certas épocas do ano.
Já passei por algo bem parecido num voo da Varig em 2001. E o pior, foi a primeira vez que andei de avião na minha vida.
Fiz um voo Porto Alegre – Rio – Salvador – Maceió. Tudo tranquilo nos primeiros trechos, mas ao chegar em Maceió aconteceu o problema. Meu irmão até hoje tem medo de voar por causa disto. Lembro até o nome do comandante: Moraes.
Guri bom esse ai. Tem pé e mão!
A configuração de pouso e decolagem (flaps set incluso) é dada pelo tamanho da pista , peso da aeronave, altitude da pista , componente de vento de proa e temperatura externa. Outra limitação é a componente máxima de vento transversal (observada). Por exemplo no 777 , 38kts (pista seca) e 20kts (pista molhada ou contaminada), no 757 e 767-300 a maximum demonstrated takeoff and landing crosswind component é 29kts, pista seca, todos os motores operando. Nada impede que, por conta e risco do operador , ela seja excedida. Mas como dizia o velho Roca: velocidade e altura conserva a dentadura….
Paulo Andrade
10 anos atrás
Eu voaria com este piloto!
John Player
10 anos atrás
Desesperador!
Jeff
10 anos atrás
Pousou “like a boss”…
Edson Luis de Paula
10 anos atrás
Entre Full Flaps e amortecedores dos trens de pouso imagino que em matéria de elasticidade aquele onde “não bate sol” deve ter se contraído um tanto considerável.
Julio Cesar Fabio
10 anos atrás
Por acaso era o Sebastian Loeb pilotando? Parece raly. Mas o cara mandou muito bem na manobra, imagina o quanto deve ser complicado de fazer o que ele fez.
Paulo Z
10 anos atrás
Parece eu no flight simulator….kkkkk
Felipe Garcia - F2G
10 anos atrás
Me parece um 737-800
Uma queda elegante…. rsrs
Joca
10 anos atrás
Foi submetido ao teste de bafômetro? Qual a marca dos pneus? O amortecedor é Cofap?
Felipe
10 anos atrás
Como diria a molecada do meu tempo: “Esse é piloto!”
joao
10 anos atrás
Pô queria uma suspensão dessa no meu carro.
Marcio
10 anos atrás
Esse avião é aquele Boeing Dreamline de fibra de carbono?
Não, esse é Boeing 767, feito de forma tradicional. Isso aí é um tanque de guerra voador, não quebra nunca, aguenta tudo e tá voando firme e forte. O 767 é o modelo de avião que mais atravessou e atravessa o Atlântico. Em qualquer momento pelo menos um deles está fazendo esta travessia.
O Boeing 787 Dreamliner foi concebido para, aos poucos substituir os 767. Mas atualmente ambos ainda estão em produção
É B737, provavelmente -800. O 767 não tem winglets (aquelas pontas dobradas pra cima na extremidade das asas). :-)
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás
Não sei quanto um piloto desses ganha, mas se for algo abaixo de neuro-cirurgião é uma injustiça. O cara é foda.
YPVS
10 anos atrás
Nao sei em que pista ele estava descendo, mas só justifica descer convento assim full flap estando numa pista curta demais. Nessas condições é melhor flap parcial, mais velocidade, mesmo que a custo de espaço de parada maior. Nessas condições o flap “trabalha” contra. Te arrasta. Fora que com essa condição vc ja pousa pensando numa possível arremetida.
Posso estar errado, mas aprendi assim…
Me lembro já ter escutado isso também. Mas o flap aumenta a área alar, menor velocidade de stol, maior arrasto, se toca o solo mais devagar, minha dúvida é que ficaria mais sensível às quinadas de vento. Faz sentido, tendo bastante pista, aproximar mais rápido. Como disseram abaixo, tem que ser bom de pé e mão!
Veja que nesse vídeo, a maioria deve estar full flap, ou bem próximo disso: http://youtu.be/lLmZ5jcQPYE
Pelo trem que passa atrás no momento do pouso, tenho 95% de certeza que o aeroporto em questão é o O. R. Tambo International, em Johannesburgo, Africa do Sul.
Fascinante a robustez dos trens de pouso, não? Começa-se a projetar um avião a partir deles. E quanto aos tripulantes, vento cruzado sempre é o divisor entre pilotos e Aviadores.
Lucas Albuquerque
10 anos atrás
Full flap nunca, num vento desse é bom vir mais veloz, melhora a “passagem do ar” pelas superfícies de comando
Rodrigo Lombardi
10 anos atrás
Esse é bota.
Rafael Rodrigues
10 anos atrás
Piloto das antigas, tipo “pé e mão”. Com esse vento de través não tem sistema automatizado que consiga pousar.
alan
10 anos atrás
Como dizia meu velho amigo Laury: “Very dificult!” muito vento que muda de direcao e simplismente a aeronave desaba!!!! PILOTO E CINEGRAFISTA MUITO BONS !!!!!!!
Allez Alonso!
10 anos atrás
Aos 00:25, puta susto!! Pareceu um mini stol, foi o vento?? Numa aproximação dessa você vem full flap pro toque bem mais rápido que numa aproximação normal, né? Impressionante!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Susto por susto… http://www.youtube.com/watch?v=eS-S6ELv3OI
helicóptero
ou mirage
Eu me cago só de imaginar…
Parece um fusca com os 4 campeão supremo
Dá pra sentir o tamanho da encrenca logo de cara, avião batendo asa feito beija-flor… :O) #caraca!
Na época das monções na Ásia, você vê pousos como esse o dia inteiro. Alguns mais suaves, outros semelhantes. Avião voando como caranguejo e quicando na pista é a coisa mais normal do mundo em certas épocas do ano.
Nesse pouso até ateu deve ter rezado…
Se eu fosse passageiro teria descido todo cagado!
Já passei por algo bem parecido num voo da Varig em 2001. E o pior, foi a primeira vez que andei de avião na minha vida.
Fiz um voo Porto Alegre – Rio – Salvador – Maceió. Tudo tranquilo nos primeiros trechos, mas ao chegar em Maceió aconteceu o problema. Meu irmão até hoje tem medo de voar por causa disto. Lembro até o nome do comandante: Moraes.
Fernando
http://www.twitter.com/fp2tecnologia
Guri bom esse ai. Tem pé e mão!
A configuração de pouso e decolagem (flaps set incluso) é dada pelo tamanho da pista , peso da aeronave, altitude da pista , componente de vento de proa e temperatura externa. Outra limitação é a componente máxima de vento transversal (observada). Por exemplo no 777 , 38kts (pista seca) e 20kts (pista molhada ou contaminada), no 757 e 767-300 a maximum demonstrated takeoff and landing crosswind component é 29kts, pista seca, todos os motores operando. Nada impede que, por conta e risco do operador , ela seja excedida. Mas como dizia o velho Roca: velocidade e altura conserva a dentadura….
Eu voaria com este piloto!
Desesperador!
Pousou “like a boss”…
Entre Full Flaps e amortecedores dos trens de pouso imagino que em matéria de elasticidade aquele onde “não bate sol” deve ter se contraído um tanto considerável.
Por acaso era o Sebastian Loeb pilotando? Parece raly. Mas o cara mandou muito bem na manobra, imagina o quanto deve ser complicado de fazer o que ele fez.
Parece eu no flight simulator….kkkkk
Me parece um 737-800
Uma queda elegante…. rsrs
Foi submetido ao teste de bafômetro? Qual a marca dos pneus? O amortecedor é Cofap?
Como diria a molecada do meu tempo: “Esse é piloto!”
Pô queria uma suspensão dessa no meu carro.
Esse avião é aquele Boeing Dreamline de fibra de carbono?
Não. É um bom e velho Boeing 767.
Não, esse é Boeing 767, feito de forma tradicional. Isso aí é um tanque de guerra voador, não quebra nunca, aguenta tudo e tá voando firme e forte. O 767 é o modelo de avião que mais atravessou e atravessa o Atlântico. Em qualquer momento pelo menos um deles está fazendo esta travessia.
O Boeing 787 Dreamliner foi concebido para, aos poucos substituir os 767. Mas atualmente ambos ainda estão em produção
Não, esse é o bom e velho Boeing 767, o de fibra de carbono é o Dreamliner 787.
não, é um 767
É B737, provavelmente -800. O 767 não tem winglets (aquelas pontas dobradas pra cima na extremidade das asas). :-)
Não sei quanto um piloto desses ganha, mas se for algo abaixo de neuro-cirurgião é uma injustiça. O cara é foda.
Nao sei em que pista ele estava descendo, mas só justifica descer convento assim full flap estando numa pista curta demais. Nessas condições é melhor flap parcial, mais velocidade, mesmo que a custo de espaço de parada maior. Nessas condições o flap “trabalha” contra. Te arrasta. Fora que com essa condição vc ja pousa pensando numa possível arremetida.
Posso estar errado, mas aprendi assim…
Me lembro já ter escutado isso também. Mas o flap aumenta a área alar, menor velocidade de stol, maior arrasto, se toca o solo mais devagar, minha dúvida é que ficaria mais sensível às quinadas de vento. Faz sentido, tendo bastante pista, aproximar mais rápido. Como disseram abaixo, tem que ser bom de pé e mão!
Veja que nesse vídeo, a maioria deve estar full flap, ou bem próximo disso:
http://youtu.be/lLmZ5jcQPYE
Pelo trem que passa atrás no momento do pouso, tenho 95% de certeza que o aeroporto em questão é o O. R. Tambo International, em Johannesburgo, Africa do Sul.
Pelo Google Maps deu pra confirmar que os trilhos passam exatamente depois da cabeceira da pista. É isso mesmo.
Nossa! Parecia os aviões dos antigos “Comandos em ação” que pousavam como helicópteros. Não queria estar neste voo nem FOD…
Teve uma hora que achei que era um Harrier disfarçado!
Verdade! Ficou bem legal o ângulo da câmera, porque parece mesmo que ele tá descendo na vertical (VTOL)! :-)
Tem como pousar assim com chuva?
Destroços de aviões da 2° Guerra Mundial
http://www.yourepeat.com/watch/?v=ZYzfnFDutZE
Descoberta de um avião nazista no mar da Noruega
http://www.yourepeat.com/watch/?v=HVVxDSemtvw
Fascinante a robustez dos trens de pouso, não? Começa-se a projetar um avião a partir deles. E quanto aos tripulantes, vento cruzado sempre é o divisor entre pilotos e Aviadores.
Full flap nunca, num vento desse é bom vir mais veloz, melhora a “passagem do ar” pelas superfícies de comando
Esse é bota.
Piloto das antigas, tipo “pé e mão”. Com esse vento de través não tem sistema automatizado que consiga pousar.
Como dizia meu velho amigo Laury: “Very dificult!” muito vento que muda de direcao e simplismente a aeronave desaba!!!! PILOTO E CINEGRAFISTA MUITO BONS !!!!!!!
Aos 00:25, puta susto!! Pareceu um mini stol, foi o vento?? Numa aproximação dessa você vem full flap pro toque bem mais rápido que numa aproximação normal, né? Impressionante!
Cara, não entendo nada dessa parte técnica, mas que o piloto deve ter jogado a cueca fora depois desse pouso, isso eu tenho certeza…
FULL FLAP SEMPRE!!!!!