NO BAR, HEIN?

Motor Racing - Formula One Testing - Bahrain Test One - Day 1 - Sakhir, BahrainSÃO PAULO (sou um gênio) – A julgar por aquilo que a Red Bull fez até agora nos testes de pré-temporada, se conseguir tempo na casa dos 107% para largar na Austrália, já estará bom. O dia #1 dos treinos barenitas, hoje, voltou a mostrar a fragilidade das unidades de força Renault diante dos Mercedes.

(Quero ver quando vou mandar essas unidades de força à merda para falar apenas motor. Não vai demorar muito.)

Na tabela de tempos, três alemães entre os quatro mais rápidos: o Mercedes da Force India de Hülkenberg em primeiro, o Mercedes da Mercedes de Hamilton em terceiro e o Mercedes da McLaren de Magnussen em quarto. O segundo foi Alonso, da Ferrari, e desconfio que ele pediu um motor Mercedes emprestado.

O único Mercedes que não foi bem foi o da Williams. Massa completou apenas cinco voltas e teve algum problema que não sei ainda qual foi. Ops, acabo de ler o release do time, e o defeito foi no sistema de alimentação. Sabe como é, comeram mal, estômago vazio, rango esquisito das arábias, umas esfihas estranhas, e quando o sistema de alimentação não vai, ninguém trabalha direito.

Brincadeirinha, deve ter sido alguma coisa na bomba de combustível, ou na injeção, ou gasolina batizada.

Felipe passou, pois, por suas primeiras agruras na equipe. Em tempos de testes tão escassos, perder um dia inteiro é um desastre. No final da tarde, desolado, o brasileiro cruzou com Vettel, que deu 14 voltas e quebrou, e combinaram de encher a cara de noite. “No bar, hein?”, propôs Sebastian, que já jogou a toalha. Vai beber o ano inteiro e a equipe chamará Webber de volta. “Chama seu engenheiro pra conversar”, sugeriu Massa, ao que Seb respondeu: “Nada, ele só pede rum”.

A coisa está tão feia no time campeão do mundo, tetracampeão, sei lá, que o alemão, desolado, admitiu: tinha problema de Jerez, parece que arrumaram, mas quando arruma um, aparece outro.

A Red Bull está com síndrome de Ferrari.

A Lotus também mal andou. O carro de Grosejan teve “problemas de armazenamento de energia”. É uma forma tucana de dizer “arriou a bateria”. É Renault, também, como a Red Bull. E como a Toro Rosso, que conseguiu dar cinco voltas com Kvyat.

A Renault está em crise. Nem quis me ajudar com meu Twingo. Bem feito.

E vocês acham que a Force India vai entrar na briga por conta da Mercedes? “É cedo”, disse Hülkenberg. A assessora cochichou no seu ouvido que já passavam das seis da tarde. “É cedo na Califórnia”, corrigiu Nico, sem que as pessoas compreendessem direito. Eu não acho. Mas vai brigar por posições legais lá na frente, a dupla de pilotos é interessante.

A Sauber foi quem mais andou, 82 voltas com Sutil. E depois falo do resto que estão me chamando.

ATUALIZANDO…

Não faltou muito. Ferrari e Mercedes, talvez. Alonso gostou de tudo. Achou bom andar num clima mais parecido com o que será encontrado nas corridas. “A cada volta a gente aprende algo novo”, falou, depois de aprender, portanto, 64 coisas novas hoje. Na Mercedes, Paddy Lowe, o controlador do tempo, destacou que “terminamos ligeiramente antes do horário previsto por causa de um problema no freio”. Parece que, por conta disso, algo em torno de 17 segundos de treino foram desperdiçados. “Vamos estudar como repor isso”, disse.

A Marussia andou pouquinho com Bianchi. O time informou que houve um problema de TI. E a gente sabe que, em qualquer firma, quando tem problema de TI o cara de TI está sempre almoçando, e quando chega, vem com os dedos sujos de maionese. A Caterham conseguiu fazer 68 voltas com o reserva-meio-titular Frijns, nome impronunciável com consoantes demais. Por conta do espantoso número de voltas, o time está pleiteando ser equipe oficial da Renault. Parece que estão estudando o assunto.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walter
Walter
9 anos atrás

A Renault nunca teve bons motores turbos, na década de 80 faltava muita potência nos seus motores nas retas…Todos os pilotos que andaram de Renault turbo amaldiçoavam este motor, Prost acusou em 1983 de ser inferior ao BMW, De Angelis acusou de ser um motor não confiável, Mansell criticava a aceleração do EF-4 segundo ele muito inferior aos Ferrari, Tag, já Senna criticava o consumo, Ducarouge criticava a falta de velocidade nas retas, agora está acontecendo a mesma coisa os Renault estão levando 20 kms dos Mercedes nas retas…mas acredito em recuperação dos Renault em 2015, porque a pressão é baixa de apenas 1,5 bar e o giro é limitado em 15 mil…o segredo do sucesso da Renault nos aspirados é escolher os melhores pilotos e os melhores projetista…ela investe forte inclusive pagava o salário de vários deles…mas todos sabem que em 2014 os Mercedes aspirados com limitador de giro em 18 mil dava 25 cavalos a mais que o Renault. Os Renault se tornaram “bons motores” a partir deste limite de giro…e principalmente tendo Adrian Newey, mas o Newey deverá ir para a Mclaren, a Honda vai dar uma fortuna para ele. Triste fim da Renault.

Norson Botrel
10 anos atrás

FG, uma observação sobre seu texto:

“Pela ordem, Mercedes, McLaren, Ferrari, Force India e Williams. Oh, todos usam motores Mercedes!”.

Na verdade, são “unidades de força Mercedes”.

Abraços

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Manda logo. Tenho certeza que ninguém aqui vai notar.
A outra opção é bem pior. Imaginou chamar essa bagaça por UF?

leandro tullii
leandro tullii
10 anos atrás

esta historia de problema da renault ta parecendo quando a peugeot foi pra Jordan e alegavam que o motor (posso por motor pois em 1995 era chamado assim), era a valvula no cabeçote, logo logo eles vão nos arquivos da f1 e vão alegar isto qdo as desculpas acabarem, kkkk

Criolina
Criolina
Reply to  leandro tullii
10 anos atrás

Escrece ai, atiraram onde viram e acertaram onde jamais pensaram….
Essa regra de pontuação dobrada na ultima corrida salvará a temporada da Red Bull…

Marcos Bassi
Marcos Bassi
10 anos atrás

hoje você está atacado…rs…bom te ver de bom humor…ou não…

Gerson Treml
Gerson Treml
10 anos atrás

Excelente texto!

Aliás, uma dos melhores títulos de mensagem do blog. Tá no “top five”…

Torço que pela mudança de regulamento e pelo que os testes demonstram, a temporada será cheia de alternâncias, com mudanças entre as equipes praticamente de corrida a corrida, com mudança nos carros, testes de novas soluções etc.

Talvez um campeonato imprevisível, daqueles que dá gosto acompanhar!

Marcus
Marcus
10 anos atrás

Acho que esse ano vai ter muitas quebras!!!!!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcus
10 anos atrás

Só falaram prô cê.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Se fosse o Piquet tinha empurrado o carro pro pit e consertado tudo sozinho. Pq ele era acertador de carro, ele era tão foda que ele projetava e montava os carros sozinho também

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Thiago
10 anos atrás

Ele e o Lauda, dois gênios!

Rafa
Rafa
10 anos atrás

fala logo MOTOR, PORRA!

Rubem
Rubem
Reply to  Rafa
10 anos atrás

ui, santa.

Sanzio
10 anos atrás

“parece que arrumaram, mas quando arruma um, aparece outro”
Igual meu Corcel II.
Era motor CHT, que dizem ser Renault. Se precisarem de algumas dicas, é só ligar!

jivan
jivan
10 anos atrás

Newey confirmando que parte dos problemas da RB referem-se aos sistemas adotados visando otimização do fluxo de ar. (fico devendo o link, tá no grande prêmio).
O rum do engenheiro não passou batido, ok?

alan
alan
10 anos atrás

Provavelmente teremos um campeonato interessante, porque nos 4 ultimos VETTELL massaCROU a concorrencia, fernando alonzo que o diga, talvez o massa consiga algum resultado ja que todos parecem ter probremas……….

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  alan
10 anos atrás

Menos hein companheiro… Em 2011 e 2013 sim, de fato ele sobrou, mas em 2010 foi muito mais disputado, e em 2012, por pouco ele não perde o título pro Alonso com aquele carro medíocre que a Ferrari havia feito…

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  alan
10 anos atrás

Menos amigão… Em 2010 ele só ganhou o título na última corrida, e nem era o favorito. E em 2012, por muito pouco, e só na última corrida também, ele não perde o título pro Alonso com aquele carro medíocre que a Ferrari havia feito…

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Inacreditável hein…..que cagada que essa Renault aprontou. Se o problema for erro de projeto desde a concepção…ai vai ficar bem difícil.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Testes muito loucos, será que teremos essa F-1 maluca nesse ano????

Felipe S.
Felipe S.
10 anos atrás

Eu me divirto muito com seus comentários Flavio. Os comentários do problema no sistema de alimentação foram divertidos demais!

Agora, entre nós, “No, bar hein?” foi trocadilho no nível “A praça é nossa” e “Zorra Total”. rsrsrsrs. Abraços!

LucioSp
LucioSp
Reply to  Felipe S.
10 anos atrás

Poutz…..hoje eu to meio devagar….eu li o título e nao tinha visto o trocadilho…rsrs

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Vettel pode ficar uns dois anos sem título, tragédia mesmo será se Hamilton ou Alonso ficarem mais um ano na fila. O Regulamento tirou o alemão do campeonato, em compensação, Alonso vai ter que encarar os motores Mercedes contra Hamilton, Rosberg e até Button. Lembrando que, o espanhol agora tem Raikkonen no time, que não vai ficar entregando vitória, pódios, posições intermediárias valendo pontos importantes.

Presidente da Ferrari põe pressão e afirma que novo vice-campeonato será “uma tragédia”
http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/presidente-da-ferrari-poe-pressao-e-afirma-que-novo-vice-campeonato-sera-uma-tragedia

Montezemolo esta apostando pelo menos, no título de construtores, o de piloto, Kimi e Alonso que se virem para buscar. Acredito que a Ferrari vem forte em 2014, mas será tão forte quando a equipe Mercedes? Mclaren se acertar o carro também pode entrar na briga com Button, mas não vejo o inglês forte favorito ao título.

Outro detalhe, Alonso esta proibido de criticar a equipe em público, e não ficaria surpreso se a Ferrari puxasse a “sardinha” para o lado de Kimi, o mesmo fato com Rosberg na Mercedes. Lewis não pode contar mais com a proteção de Ross Brawn, imaginem um alemão sendo campeão em uma Mercerdes depois de Fangio 1955?

É a vez dos alemães se divertirem na Formula, e já estão fazendo isso merecidamente a muito tempo! Vettel pode beber a vontade, coisa que Massa não pode, ele tem que trabalhar duro para manter o emprego! Vettel pode bater na porta de qualquer equipe ao final de 2015, quem sabe a própria Mercedes, Mclaren(com motor Honda), e até Ferrari com a saída do espanhol. To achando que Alonso e Hamilton vão tomar pressão do companheiro e “explodir” na equipe. Imaginem Rosberg ou Raikkonen campeões, Vettel todo “mamado” iria dar boas risadas “chupa Alonso e Hamilton”.

Sem dramas, RBR pode se recuperar e voltar forte em 2015, aconteceu com Schumacher entre 2005/06.

Ferrari e Mercedes decidem os títulos, Mclaren vem mais atrás brigando por pódios e algumas vitórias. RBR e o resto brigam para chegar ao pódio e pontuar regularmente.

Williams tem um motor forte, contratou ótimos membros para equipe, trocou de piloto, mas será que vai conseguir ‘juntar tudo’ e voltar a ser uma equipe competitiva? Entre 2000 e 2005 ela bem que tentou contando com a BMW, foram altos e baixos, melhor temporada foi em 2003, o título de pilotos se perdeu por detalhes, uma dela, pixotadas de Montoya e equipe no GP do USA.

Vamos cair na real, Williams briga contra Force Índia, Toro-Rosso e Sauber. Mesmo que a RBR vire uma “carroça” nem tem como comemorar ver uma Williams andar na frente de uma RBR. Tiraram o time austríaco da jogada, facilitaram as coisas para Ferrari, Mercedes e Mclaren.

Bacana seria ver Vettel na briga, fica para o ano que vem…

Robertom
Robertom
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Calma, suas conclusões são precipitadas e a Red Bull pode reagir…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Quanta besteira. Deve estar sendo foda pra você, depois de falar tão mal dos motores Ferrari e contar vitoria do Vettel antes de 2014 começar. Depois de ter duas equipes trabalhando, fazer o carro vencedor da era do difusor na f1 foi fácil. Esse campeonato já era esperado, ninguém tirou nada da RBR. Tirar onda de trabalhador com um carro 2 segundos mais rápido por volta é fácil. Vamos ver se o Vettel é acertador, ou vai depender do carro como sempre. A Ferrari tem a melhor dupla de pilotos, pensar nos construtores é aposta mais que manjada. Tragédia vai ser constatar que the worker só ganha com carro bom, assim até o Button e Hill fizeram. Eu venho falando…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Não cante vitória antes do tempo, Vicellez.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Ferrari e Mercedes decidem o título? Pode até ser, mas até o momento no Barhein, quem tem monopolizou os melhores tempos dos dias foi a McLaren. E embora o problema da Red Bull / Renault aparentemente seja mais sério, já vimos que a capacidade de reação deles é grande. Hoje eles completaram 59 voltas sem problemas aparentes. Já avançaram.

Silvio
Silvio
10 anos atrás

Ri bastante aqui com “forma tucana de dizer”. Muito boa!

sandro
sandro
10 anos atrás

Finalmente alguem tocou nos 107%. Até agora só a catherman andou com o motor renaut(5s mais lento é verdade), se os outros carros não conseguiram andar são 6 pilotos a menos, só 15 no grid. Se esse pessoal não conseguir botar esses carros para andarem a F1 vai passar uma vergonha tão grande quanto foi em indianapolis que só ficaram uns 6 carros. Você já viu a regra em caso de menos pilotos terminarem a prova do que a quantidade que marca pontos?

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Ainda bem que haverá mais de uma equipe com motor Mercedes, garantia de pelo menos uns “sai pra lá” nas largadas. Se por enquanto a Ferrari treinou bem na Espanha e agora no Bahrein, resta ver até onde ela “guenta”, porquê a tradição ferrarista recente manda que até o meio do ano eles briguem no campeonato, na sequência se percam no desenvolvimento e por fim, abram mão da temporada. Tomara que seus tempos signifiquem um ano melhor. Quando à Red Bull, já vi esse filme e, se a Renault não alterou o roteiro, no final todos choram e só o Sebastião ri. Quanto à gasolina BR Podium batizada no carro do Massa, o Vanderclaysson do posto BR lá da Mooca falou que lá não tem disso não.

David Santos
David Santos
10 anos atrás

Só sei que as equipes com motores-Mercedes estão cada vez mais acumulando quilometragem e talvez, arrebatando da Renault, pelo menos neste início de campeonato a supremacia que, Red Bull & Renault demonstraram no ano passado especialmente após o GP da Hungria. Se este ano houver o pedromínio (leia-se Mercedes) de um único motor, pelo menos teremos uma briga ao que tudo indica, entre Mclaren e Mercedes com a Force India vindo logo atrás. Ah! Não se pode descartar em hipótese alguma a renovada-Ferrari de Alonso & Kimi.

Affonso
Affonso
10 anos atrás

“A Lotus também mal andou. O carro de Grosejan teve “problemas de armazenamento de energia”. É uma forma tucana de dizer “arriou a bateria”.”

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Essa foi a melhor do dia!

Marcio Rezende
Marcio Rezende
10 anos atrás

A chamada do post foi magnífica. coisa de gênio mesmo…

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Acho que ano que vem eles vão de Honda!
Eles = Red Bull

Joao paulo
Joao paulo
10 anos atrás

ae flaviooo

otimo o dialogo do massa e do vettel
esse ano vai ser uma prova de fogo para o vettel, fazer um carro que não se mostra bom ir a frente

Aliandro Miranda
10 anos atrás

Podia ter guardado o título para as corridas! Você deve passar horas para bolar isso, não é possível.

Felipe
Felipe
10 anos atrás

“problemas de armazenamento de energia”. É uma forma tucana de dizer “arriou a bateria”

AHAUHAUAHAUHAUHAUAHAUHAUAHUAHAUHA

Paulo Leite
Paulo Leite
10 anos atrás

Agora que Boullier finalmente mostrou a cara em campo, Ron Dennis vai poder decidir com calma o destino final do corpo de Martin Whitmarsh, ainda perdurado de cabeça-pra-baixo em uma ponte secreta do Thames.

Cleverson
Cleverson
10 anos atrás

Tudo que sobe, uma hora desce. A Renault e a Red Bull que o digam…

Leon Neto
Leon Neto
10 anos atrás

ha, ha, ha… essa foi otima; trocadalho do carilho.

Arturo
Arturo
10 anos atrás

É uma forma tucana de dizer “arriou a bateria”.

Quando perguntarem para o Diretor da Renault qual o problema com a unidade de força, a forma petista de responder talvez seja: “Não sei!”.

Luiz Fernando Niquet Gonçalves
Luiz Fernando Niquet Gonçalves
Reply to  Arturo
10 anos atrás

Que eu saiba, ontem foi a vez de um certo deputado tucano ficar falando que nao sabia de nada… E tambem de um tal de alckmin, numa historia aí de metro… Ouviu falar?

Arturo
Arturo
Reply to  Luiz Fernando Niquet Gonçalves
10 anos atrás

Ouvi sim. Copiou descaradamente o modo Estrelista! Deveriam prendê-lo por plágio…NOT!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Arturo
10 anos atrás

lol

Fábio
Fábio
10 anos atrás

“sou um gênio” foi engraçado,gostei do título.

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

Ma che cosa? Solo i motori tedeschi? Santo Dio!
Che cosa facciamo? Chiamamo la mafia? Il Berlusconi? Il Briatore? Il Duce? Che miseria…

Batista Lara
Batista Lara
10 anos atrás

Dei boas risadas. Texto super gostoso de ler. Valeu, Flavio!

Dú
10 anos atrás

Dos testes no Bahrein, o que mais chamou atenção foi a foto postada pelo Massa & Família no Emirates Airline A380. Aquilo não é 1ª classe, e sim um loft. Por sinal. o Massa andou postando umas fotos dos carros que andou, e no mesmo cenário. Nota 1.000 se for acervo.

askjao
askjao
10 anos atrás

pelos testes, deu para perceber que:
– as principais forças a principio serão Mclaren, Mercedes;
– as do meio serão: ferrari, force;
– as 3/4, digamos assim: willians, redbull, sauber
– E o resto que se lixe

o único senão é em relação a redbull. Como não andam, não dá para saber o potencial do carro. Mas creio que vettel terá que se acostumar a largar no meio da merda.

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Agora, cá entre nós, que coisa pavorosa, horrível, medonha, feia mesmo esse bilau que a Force India arranjou para os seus carros. Não dava para fazer algo minimamente menos terrível do que esse treco aí? Pelamor. Já pensou se a Force India ganha corrida? Aí sim é que isso vira tendência mesmo! Saravá, pé de pato, mangalô três vezes! Cruz credo! Neste ano, resolvi torcer apenas para os carros esteticamente bonitos, ou menos feios, porque bonitos mesmo nenhum é. Resolvi que, neste ano, vou de Williams-Martini. Não escrevi errado. Não é Mercedes. É Martini. Estou muito ansioso para ver como ficará a caranga do Massa com a pintura dos vermutes italianos e espero que a Williams, que tem um carrinho bastante bom, ponha no chinelo estas equipes pornográficas, como a Force India. A ver.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás

É verdade…rsrsrs…esse ano os carros estão caralhudos.

Glauco
Glauco
10 anos atrás

Williams assina com Petrobras e no dia seguinte tem problemas com “gasolina batizada” ??

Por favor, nos explique isso melhor FG !!!

Bart
Bart
10 anos atrás

Devia ter muito álcool na gasolina da Williams.

Fernando Silva
Fernando Silva
10 anos atrás

Dica. Chame-os de “Newton”, afinal Newton é uma unidade de força. Abraços.

Renann
Renann
10 anos atrás

Acho que o Alonso leva essa! vai parecer como 2012, mas com a mercedes na frente e ferrari logo atrás…na classificação… pq na corrida, quando começar a administração de pneu x combustível, o Alonso deve levar a melhor contra Hamilton e Rosberg… só não podemos esquecer do Button,… pode ser um perigo…