TEM BAR, HEIN?

hamiltonbah3SÃO PAULO (tem, é sexta) – Meio-dia, a Red Bull desligou o carro de Ricardão e lá do fundo dos boxes barenitas veio Andy Damerum. “Por hoje chega”, disse. Como assim, chega?, perguntou o parceiro do saudoso João Paulo. “Chega, problemas mecânicos”, falou Damerum, tirando o fone. “Já deu, 28 voltas, não precisa mais.” Aí veio Vettel, que estava assistindo ao treino, e avisou: “Hoje é sexta, tem bar, hein?”. Os mecânicos acharam ótimo, fecharam as portas e acabou o dia da Red Bull. Damerum esfregou as mãos e lambeu os beiços. “Vou de caipiríssima!”.

Problemas mecânicos. 28 voltas. 6s518 atrás de Hamilton, o mais rápido do dia. Vettel, que já não está nem aí, afinal é tetracampeão, nem reclamou. Abriu uma lata de Monster e falou bem alto, para quem quisesse ouvir: “Isso aqui com uísque é o capeta”.

Vejam que curioso. Das 11 equipes inscritas para o Mundial, a Red Bull só conseguiu mais quilometragem até agora que Marussia e Lotus, sendo que esta última não andou nos quatro dias de Jerez. Em ordem crescente, o ranking de rodagem na pré-temporada, depois de sete jornadas, é o seguinte, em km:

Marussia – 262,73
Lotus – 281,42
Red Bull – 639,60
Toro Rosso – 888,55
Caterham – 1.592,11
Force India – 1.696,42
Sauber – 1.982,76
Williams – 2.052,13
Ferrari – 2.220,89
McLaren – 2.329,62
Mercedes – 2.591,36

Pelas contas do Renan do Couto, os motores Mercedes já rodaram 8.658 km, contra 4.464 dos Ferrari e 3.400 dos Renault. Lembrando que são quatro times mercêdicos (Mercedes, Williams, McLaren e Force India), três ferráricos (Ferrari, Sauber e Marussia) e quatro renáulicos (Lotus, Toro Rosso, Caterham e Red Bull). E pelas contas que eu fiz, a Mercedes andou quatro vezes mais que a Red Bull. A segunda bateria da pré-temporada termina amanhã.

Hamilton virou 1min34s263 na melhor das suas 67 voltas. A Mercedes tentou simular uma corrida, mas aconteceu algo e o trabalho foi interrompido. Depois ele voltou à pista e mandou mais 22 voltas. Só para comparar, a pole barenita no ano passado foi de Rosberguinho com 1min32s330. “O carro se adapta ao meu estilo de pilotagem”, constatou o inglês, que é considerado um dos favoritos ao título, já — desde que o carro não quebre, que não desperdice seus melhores dias tocando rodas com adversários e que arrume uma namorada que também se adapte ao seu estilo.

Na McLaren, Button completou 103 voltas. E simulou corrida de tarde, sem quebra nenhuma. “Até meus engenheiros ficaram cansados [tadinhos]”, reportou o bonitão. Segundo ele, o lance de economizar gasolina foi a maior preocupação. Um bom vacuômetro, que nem o do meu Passat, deve resolver a parada. Jenson foi o segundo mais rápido do dia, como se vê aqui no relato completo do teste.

A Williams teve um dia esquisito. Foram 115 voltas no total, 60 para Massa e 55 para Bottas. O finlandês, no entanto, não cronometrou nenhuma. O time treinou muito os procedimentos de largada (“apagou, larga!”, gritava o engenheiro) e fez 43 pit stops. 43! Soube que Sapattos achou meio exagerado. “Não sei em qual corrida a gente vai ter de parar 43 vezes. Acho que só na Hungria”, disse. A Sauber também ficou treinando paradas com Gutierros. Pérez, na Force India, achou o carro muito diferente do que teve a chance de guiar em Jerez — aí alguém disse a ele que era um Seat alugado, e ele entendeu.

Raikkonen foi o sexto colocado com a Ferrari, depois de 44 voltas. Andou pouco, porque um problema de transmissão de dados do carro para o sistema de telemetria deu pau. “Tivemos de reiniciar”, explicou o cara de TI, que foi chamado quando mandava um pão de calabresa no meio da manhã. “Aí o computador perguntou se eu queria reiniciar em modo de segurança e não abria o fêice. Depois deu pau no tuíter. Só de tarde arrumamos tudo e fiquei sem almoço”, escreveu o rapaz em sua conta no insta, acompanhado da foto abaixo.

sicurezza

Kvyat conseguiu a proeza de completar 57 voltas com a Toro Rosso, ao que parece com um motor de Logan. “É 1.6, isso que importa”, falou. E teve estreia de Maldonado na Lotus, mas só 26 voltas lhe foram concedidas. “Problema no câmbio e no sistema de recuperação de energia”, informou o time. Ou seja: em tudo. Pastor, no entanto, ficou feliz com a primeira experiência na nova equipe. “Vai ser fácil trabalhar com eles neste ano”, disse, em espanhol. “Olha só: pessoal, quem foi o melhor presidente da história da Venezuela?”, perguntou, em voz alta, com seu inglês bolivariano. E os mecânicos, em coro, responderam: “Valderrama!”.

A Marussia danou-se, porque depois de quatro voltas o motor de Chilton quebrou. “Pedimos para o pessoal da Ferrari dar uma olhada, mas mandaram o cozinheiro. Pelo menos almoçamos bem”, contou um integrante do time, que aproveitou para ver o VT de um jogo de hóquei em Sochi. E Ericsson, da Caterham, fechou o dia com 98 voltas, comemorando ao final que tinha conseguido baixar o Tinder no seu celular novo durante o treino. “Mas as mina daqui tudo usa burca”, reclamou.

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Renato F1
Renato F1
10 anos atrás

Esse ano irei torcer para a Mercedes-Benz! Não a equipe; mas sim o motor (ou unidades de força). Isso porque:

1. Se o título ficar com a equipe Mercedes, ótimo: seria o primeiro depois da volta da equipe;
2. Se ficar com a Force Índia, ótimo: seria o primeiro da equipe;
3. Se ficar com a Williams, ótimo: seria o renascimento da equipe;
4. Se ficar com a McLaren, ótimo: pois vou secar muito o motor Honda no ano que vem! Corre e aproveita esse ano!

Mario Cordeiro de Menezes Neto
Mario Cordeiro de Menezes Neto
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

Concordo com o Renato
Quase certeza que o título de pilotos fica com um motor Mercedes, mas sempre tem o Alonso que não pode ser descartado (e olha que eu não simpatizo com ele, mas temos que admitir que o cara é bom!!) e o de construtores imagino que Ferrari (acho que essa dupla vai dividir os pontos individuais do time, e quando Montezzolo disse que não queria mais ser segundo ele estava falando do Mundial de Cosntrutores)
Pelo que eu tenho lido a McLaren é o carro mais “bem nascido” mas esse acordo da Honda em 2015, pode tirar um pouco a vantagem no meio da temporada para frente com a Mercedes focando energia na sua equipe e dando o título para Hamilton, mas eu torço para um novo campeão (Rosberg), a Williams certeza que vai ser uma surpresa mas vejo ela dando ótimas disputas com a Force India da segunda fila para trás.

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Flavio,
Os textos estão excelentes, como de praxe, MSS adoraria que você fizesse um “gira mondo, gira” sobre o que se passa na Venezuela. Apenas digo que, apesar de não ser lá muito fã dos bolivarianos, é uma vergonha a cobertura da imprensa em relação ao governo de turno na Venezuela. Acusam o presidente Maduro das maiores ignomínias e acham o máximo aquilo que a oposição, fascista e rancorosa, venezuelana está fazendo. Pronto. Falei. Já fiz o meu gira mondo.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás

Pra que esse preocupação com a Venezuela, amigo? Se preocupa um pouco com o Brasil.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Sim, preocupe com o Brasil porque, logo estaremos com aquêles problemas. Tal e qual aos da Venezuela!

Francis
Francis
10 anos atrás

Como sempre, seus textos são demais, muito bem bolados e lembrei que foi por isso que comecei a acompanhar seu blog. Continue assim.
Acho que do jeito que está, se a primeira corrida for nesse desenho, quem não quebrar vai ganhar a corrida, e não se espantem se for uma Force India ou até uma Marussia…

Diego Ernani
Diego Ernani
10 anos atrás

Tudo bem que muita coisa pode mudar (ata… sei que vai! quem sabe no meio do campeonato), mas a Caterham ando mais que a Red Bull, qual o orçamento da Caterham e qual o da Red Bull???

Caterham – 1.592,11
Red Bull – 639,60

Bom acho que a solução da Toro Rosso (motor de Logan. “É 1.6, isso que importa”), é uma boa para Red Bull, quem sabe anda mais que a nanica Caterham.

Ri muito aqui! Adoro sua colula da F1.

Obs: sou analista de sistemas e to rindo muito com seus textos!!! a F1 nunca esteve tão Inexata!

Catanho
Catanho
10 anos atrás

Mais uma vez Ilário os comentários.
Só por curiosidade a Force Índia’ rondou 16 mil km, com está no post.
Abraços, espero o post de amanhã, pois tbem vou pro bar….

Andre
Andre
10 anos atrás

FICO PENSANDO, em Pastor MALDONADO ter saido da Williams achando que 2014 o pacote fosse ruim..MASSA deu sorte, quem sabe esse carrinho com motor MERCEDES não ande na frente…vejam que toda equipe que tem motor RENAULT está com problema…eles podem ate conseguir ajeitar essa baranga, mas os carros estão ruins, inclusive a RED BULL. MASSA PODE TER MUITA SORTE e ao contrario de que muitos pensavam a WILLIAMS PODE APARECER NA PONTA ESSE ANO, bem no estilo da Brawm em 2009 qdo houve aquela mundanca maluca no regulamento..

VAMOS ESPERAR…MAS A PRÉ TEMPORADA TÁ MOSTRANDO SURPRESAS!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Andre
10 anos atrás

Vai ser impossível a Williams andar na frente da Mclaren ou da Mercedes.

Guzz
Guzz
10 anos atrás

A Red Bull vai acabar acertando a mão, mas tomara que o campeonato tenha graça e não monopólio…
Me lembro que nos anos 80/90 essa hegemonia não durava tanto…

Marcos Koga
Marcos Koga
10 anos atrás

Flavio, sua coluna eh demais! Abraço!

Tiago
Tiago
Reply to  Marcos Koga
10 anos atrás

Mas aposto que tem escoliose ou algum outro desvio de coluna, não conheço ninguém que não tenha desvio de coluna.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Boa, Tiago!
Eu tenho problema de coluna…

Murilo Camano
10 anos atrás

Gosto de F1 desde criancinha, e uma coisa que eu queria peguntar mas nunca perguntei: é por regulamento que cada equipe pode usar só 1 carro nos testes?? por que não usar 2??

É regulamento ou custos ou outra coisa ?

Pode soar ignorante, mas…. é uma dúvida!

Abração

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Murilo Camano
10 anos atrás

Custo e logística. Esse chassi é uma espécie de mula, provávelmente esse chassi do teste fica como reserva e estreiam os novos chassis para os dois pilotos em Melbourne.