MENU

terça-feira, 22 de julho de 2014 - 13:41Automobilismo internacional

CORRIDAS, 120

lepetitSÃO PAULO (regressiva) – Julio Cesar Gaudioso mandou a efeméride. Hoje faz 120 anos da prova que alguns historiadores consideram a primeira corrida de automóveis de todos os tempos. Foi em 22 de julho de 1894, organizada pelo “Le Petit Journal”, entre Paris e Rouen.

Foram pouco mais de 120 km entre as duas cidades, e a primeira desclassificação da história: Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar, mas seu carro era movido a vapor, e não a gasolina. Parte dessa história está aqui, mas há muitas informações desencontradas. Depois pesquiso direito. Fica a lembrança.

E se alguém encontrar alguma fonte bem legal sobre a prova, com dados mais precisos, coloque nos comentários que depois atualizo o post. Estou meio enrolado agora para procurar.

14 comentários

  1. Ed disse:

    Pela distância percorrida pode-se dizer que a primeira corrida de carros do mundo foi então um rali. Mesmo porque ainda não havia sido inventado o autódromo. E mesmo com as disputas sendo levadas para um circuito fechado, alguém deve ter concluido que era chato carros dando voltas num mesmo lugar e então, voltaram as disputas de longa distancia ligando cidades, ou países. E viva o rali

  2. Robson Santos disse:

    FG, o @Speeder76 no seu blog (http://continental-circus.blogspot.com.br/) fez uma série interessantíssima sobre esse assunto.

    Caso interesse, acesse o blog ou consulte ele!

    Abss

  3. Jason Vôngoli disse:

    Voitures sans chevaux… Ótimo!

  4. Dino disse:

    Seguem links para duas fontes (uma em inglês e outra em francês) com muitas informações sobre a corrida. A programação, entre outras coisas, previa a parada dos participantes para refeição.

    Na página em francês, bacana demais a foto do carro de um dos concorrentes dividindo a rua com as carruagens…

    http://www.history.com/news/worlds-first-automotive-competition-held-120-years-ago

    http://www.cc-organisation.com/CC-Organisation.com/Course_Paris_-_Rouen.html

  5. gustavo maia disse:

    http://justacarguy.blogspot.com.br/2010/03/monument-to-emile-levassor.html

    é um linque para o momumento em homenagem ao vencedor da prova.

    Nesse elo abaixo tem uma foto do bólido:
    http://www.automag.be/1895-GRANDE-PREMIERE

    Constam, aliás, duas informações importantes: a telemetria, indicando que velocidade média foi de 20km/h. A outra, é a suposta mutreta do vencedor – furo de reportagem. O regulamento dizia que o veículo deveria carregar 4 pessoas durante todo o curso da prova. Entretanto, o vencedor guiou acompanhado apenas de um mecânico. Não aparece, contudo, qualquer informação acerca de alguém ter dito no rádio “Felipe, Levassor is faster than you”.

  6. Vitão disse:

    Pensei que fosse a Paris- Brussels em 1.896. O Mestre Joca sabe a calibragem dos pneus .

  7. Fernando Kesnault disse:

    _http://en.wikipedia.org/wiki/1894_Paris%E2%80%93Rouen
    _http://www.worldcarfans.com/104090110307/first-competition-of-the-vehicles-without-horses
    -FOTOS DOS VOITURES DA PROVA: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/book/images/1894%20Paris%20Rouen%20Trail%20images.pdf

  8. Nilton disse:

    Entra em contato com o mestre Carsughi, ele deve ter narrado a prova…

    • Rafael Mafra disse:

      E hoje é terça feira, era o dia de… programa Limite. : (

      Meeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuu que saudade. Ainda acredito na volta do Limite com outro nome talves. E é claro com o Indiana Gomes, álbum sobre rodas, montoyometro, os brindes, os carrinhos na mesa etc:

      Muito legal ler e ver as corridas antigas. Valeu galera.

  9. Ed disse:

    Curioso é que o automovel havia sido inventando há menos de dez anos!

  10. Geraldo disse:

    O primeiro brasileiro a participar de uma corrida de automóveis, provavelmente foi Santos Dumont … em 1899 … inclusive, chegou em 3º na corrida Nice – La Turbie (fonte: http://www.santos-dumont.net)….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>