MENU

segunda-feira, 21 de julho de 2014 - 15:17Arquitetura & urbanismo, Dica do dia, Imprensa

DICA DO DIA

capacropoleSÃO PAULO (viagem sem fim) – Espetacular, apenas. Foi o Jean Tosetto que mandou. Toda a coleção da inesquecível revista “Acrópole” (1938-1971), clássico do mercado editorial brasileiro sobre arquitetura, decoração e urbanismo, foi digitalizada pela FAU-USP. A consulta é fácil, por ano, e as capas são simplesmente maravilhosas (exceto entre 1939 e 1950, e aí recorro aos unversitários para explicações, em que todas eram iguais).

O projeto tem dono, claro, e reproduzo aqui os agradecimentos a quem de direito, feitos no texto de apresentação do site:

Este projeto foi possível graças ao apoio visionário da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Mas nada seria possível sem a generosidade das herdeiras do diretor-proprietário da Revista Acrópole e da Editora Max Gruenwald & Cia., Sr. Manfredo Gruenwald, ao gentilmente autorizarem a realização do website, cientes da importância do legado e da disponibilização digital para o crescimento da pesquisa científica. A empresa ANABASE Serviços Ltda., de maneira colaborativa e criativa, assegurou a implementação técnica do projeto. A Chefe Técnica da Biblioteca da FAUUSP, bibliotecária Dina Elisabete Uliana, não só viabilizou o desenvolvimento do trabalho como participou nas importantes etapas de concepção e execução da iniciativa. A bibliotecária Marcia Rosetto foi o coração e a mente do trabalho, sem a qual a Acrópole seria mais uma coleção na Seção de Obras Raras da Biblioteca da FAUUSP.

É um acervo de inestimável importância para arquitetos e amantes da arquitetura. Contam boa parte da nossa história visual do século passado, não só em termos de edificações, como de urbanismo, uso de materiais, comércio, logotipia, engenharia, artes plásticas e muito mais.

Foi difícil escolher uma única capa para ilustrar o post. São verdadeiras obras de arte. Só um passeio por elas vale por um curso de artes visuais e gráficas.

11 comentários

  1. Amarilis disse:

    Sem dúvidas que a digitalização amplia, consideravelmente, o acesso à revista. No entanto, vale constar que a Acrópole nunca esteve fechada na Sala de Obras Raras. Além da coleção nesta reserva, há vários exemplares disponíveis para consulta e empréstimo no acervo, tanto que até junho este sempre foi um dos títulos mais emprestados da FAU.

  2. Ney Freire Prates disse:

    Maravilhosa descoberta! Um acervo sensacional. Eu me lembro de várias edições, que possuía, e ao longo dos anos, foram se perdendo. Como arquiteto e amante de coisas belas, rendo-lhe meus agradecimentos, Flávio.

  3. gildo34 disse:

    Ao Jean e Flavio, muito obrigado pela indicação!
    Flavio, faço minhas suas palavras de agradecimento ao grupo que realizou este maravilhoso trabalho!
    Na medida de minhas possibilidades vou propagar também este trabalho aos amantes de nossa história e da arquitetura.
    Abraço!
    Gildo

  4. Celio Ferreira disse:

    Legal vou encaminhar para meu sobrinho que é arquiteto.

  5. ROBINSON disse:

    FG. Obrigado pela super dica. Havia tempos que procurava por este material.

  6. Eduardo_SC disse:

    Essa revista ilustra o que era o papel do arquiteto daquela época. O arquiteto era dotado de visão espacial e traços de desenho impecáveis. Atualmente muitos trabalham em funções burocráticas da cadeia da construção, entre elas qualidade e compatibilização de projetos alijando-os de qualquer criatividade.

  7. Eduardo Britto disse:

    Meu, é de babar!! Abri aleatoriamente uma revista e dei com o projeto detalhado da praça Roosevelt. Abri outra e dei com o projeto da garagem Alfredo Issa, aquela tampa de rosca na av. Ipiranga… Meu, eu não tenho tempo pra ficar me deliciando com isso!!!,,, rsrs

  8. Gus disse:

    Verdadeiro baú do tesouro que agrada do profissional ao neófito entusiasta….seria bacana uma listinha de publicações que a gente gostaria de ver digitalizada.

    Eu começo votando pela Motor 3!

  9. disse:

    A qualidade é sensacional. Show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>