¡MEXICO!


SÃO PAULO (quero ir!) – Como não comemorar a volta do México ao calendário da F-1 no ano que vem? Será que teremos momentos como este que meu amigo colombiano Diego Mejía postou no Twitter? Mansell por fora em Berger na Peraltada, 1990…

O circuito será Hermanos Rodriguez, claro. Dá para chegar de metrô. Fiz as duas últimas provas lá, em 1991 e 1992. Cidade e povo encantadores, comida maravilhosa, alegria o tempo todo. Fiquei perto do Zócalo, no coração da metrópole recheada de Fuscas verdes de táxi. Eles já não existem mais, estão sendo retirados de circulação faz alguns anos.

Foi, a de 1991, minha primeira corrida usando computador em vez de telex. Tinha um Toshiba T1000 espetacular e alguns números da Infonet para conectar com o Brasil. O fuso horário era desfavorável e era preciso escrever e transmitir rápido por causa do fechamento do jornal.

Foi o que fiz, no primeiro dia. Pauleira pura. Não tínhamos linha privada, porque custava caro. Então o jeito era conectar o laptop numa das cabines telefônicas da sala de imprensa, selecionar “tom” ou “pulse” e rezar para todos os deuses astecas ajudarem.

Quando entrei na sala de comunicações, toda revestida de madeira escura, havia uma daquelas mesas de telefonia dos anos 40, com duas senhoras puxando e conectando plugues ligados a cabos elásticos. Uma zona federal, a imprensa europeia enlouquecida porque as duas telefonistas não conseguiam dar conta da demanda, claro.

Desisti do computador, arrumei um telefone público na rua, liguei a cobrar, cobro revertido devidamente solicitado à telefonista que me atendeu, abri a máquina com sua tela de cristal líquido e um restinho de bateria e ditei as matérias. O trauma foi tão grande com aquela bagunça e com a dificuldade de conectar um laptop numa linha telefônica que durante todo aquele ano resisti aos novos tempos e fui o último jornalista da F-1 a usar máquinas de telex nos autódromos. No ano seguinte elas foram extintas das salas de imprensa.

México na F-1 é uma grande notícia, como foi a Áustria. Algo de bom, enfim.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandro
Sandro
9 anos atrás

Infelizmente a Curva Peraltada (“Inclinada”) num existe mais!
Mansell fez uma ultrapassagem por fora na Peraltada! Impressionante! Berger deu uma “erradinha” uma curva antes! Azar dele! E Mansell foi que foi!
Eu lembro que a corrida foi no mesmo dia de Brasil 0x1 Argentina e Alemanha Ocidental 2×1 Holanda. Num lembro direito mas o GP Mexicano num foi na integra!
Em 1991 Senna tentou fazer a Peraltada em sexta marcha e capotou!
Melhor México que as corridas no Oriente Médio! Falta Portugal, por exemplo!

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Sandro
9 anos atrás

Não foi na íntegra mesmo! Globo só passou a transmitir depois do fim do jogo da Copa ALE x HOL. Mas a Jovem Pan transmitiu a corrida na íntegra,.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Ótima notícia, não sendo mais um oásis no meio do nada! Já está valendo!

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Published on Jul 23, 2014
CIE – Remodelación del Autódromo Hermanos Rodríguez
http://youtu.be/IurJ28NMdcg

mas poderia ser pior:
The guy who designed that corner should be taken into a dark room and be beaten
http://youtu.be/QdCDkfEKkUI

Nico
Nico
9 anos atrás

Noooossa! Como era fraquinho este Berger. Com aquela McLaren Honda, carro de outro planeta, tomar um passão destes do desajeitado Nêgo Manso…

Paulo Pinto
Reply to  Nico
9 anos atrás

Essa história de “carro de outro planeta” não valia para Nigel Mansell. Da mesma forma que o “futebol das estrelas” não valeu para Paolo Rossi.

Adriano Reis
Adriano Reis
9 anos atrás

O desenho não corresponde ao que é apresentado no vídeo. No desenho, a modificação na Peraltada (modificação para não dizer assassinato…) é a que foi adotada pela ChampCar… no vídeo, a situação é pior, um trecho superapertado, onde o público nas arquibancadas terá a oportunidade gloriosa de ver os F1 passarem a 70 km/h…
Será que uma chicana antes da Peraltada – solução similar à adotada para a A1GP (http://www.youtube.com/watch?v=qFnpROWNL4Y ver 1’18”) não seria menos pior?

GUSTAVO RANGEL
GUSTAVO RANGEL
9 anos atrás

Só pra lembrar aos saudosistas de plantão, esse trecho onde o Mansell bota do lado do Berger antes da Peraltada, não existe mais. Fizeram um miolinho ali e não se chega mais na Peraltada a pleno como era antigamente

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Grande Toshiba T-1000, com seus disquetes e tela de cristal líquido azul. E o T1200 então? Era coisa finíssima, tinha RAM estendida, e winchester de 20 MB! Bons tempos, boas máquinas.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
9 anos atrás

Vai voltar tilkado, provavelmente, mas é bom ver essas pistas voltando ao calendário.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
9 anos atrás

Puta que pariu…..

Pelo lado bom, o puta-que-pariu representa a volta do México, autódromo histórico…

Pelo lado ruim, o puta-que-pariu vai pela mutilação da “peraltada”….

A 90 GRAUS ainda….. ahhhh, …..

Somos saudosistas pra caralho, e não vimos o óbvio, embriagados pela nostalgia: Vocês acham (incluo-me) que a gente ia ver uma curva de alta dessas, em plena F-1-coxinha dos anos 2014?

Ondulações, só as da testa do Bernie….

No saldo final, pelo conjunto da obra, é uma boa notícia mesmo.

E que aproveitem o vácuo, e risquem do mapa, aqueles mastodontes feéricos onde as arquibancadas só recebem o vazio em sua forma mais plena.

Em tempo: tá faltando Portugal! (Foda é a crise dos portugas, sem grana, fica difícil mesmo…)

Clayton Araujo
Clayton Araujo
9 anos atrás

Belíssima ultrapassagem, que saudades do Mansell

Luciano
Luciano
9 anos atrás

O Tilke vai defecar (ou já defecou) na pista?

José Renato Capellini
José Renato Capellini
9 anos atrás

Caro Flávio,
obrigado por ter “reabilitado” esse vídeo, pois eu sempre comento sobre essa ultrapassagem com os meus amigos. Vê se você agora consegue o vídeo da ultrapassagem do Jacques Villeneuve sobre o Schumacher na curva parabólica no circuito de Estoril em Portugal em 1997.

Abraço

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  José Renato Capellini
9 anos atrás
Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

ainda bem!!! mais um dos bons de volta!!

Fernando Linhares
9 anos atrás

Ai ai. Espetacular. Carros chacoalhando. Câmbios manuais. Barulho de verdade…

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
9 anos atrás

Ainda faltam França, Argentina e Portugal regressarem

Fernando Passos
9 anos atrás

Muito legal voltar o México!

Anos atrás vi uma corrida da Nascar México e percebi que o circuito mudou um pouco desde a época da F1. Nem tanto no traçado, mas, por exemplo, no anel interno da “Peraltada” fizeram um estádio, acho que de baseball. Isso infelizmente atrapalha aquela visão ampla da curva que tínhamos.

Outra coisa que percebi é que são poucas as áreas de escape, não sei como a F1 vai se adaptar a isso… Bom, grana eles têm, então vão dar um jeito.

Bacana mais um tradicional voltar!

Fernando Passos
Reply to  Fernando Passos
9 anos atrás

Dêem uma olhada no Google Earth nestas coordenadas: 19.403487° -99.087397° . Vejam quantos campos de futebol têm em seu interior. Muito legal!

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

No dia que o velho esclerosado conseguir tirar Spa e Monza do calendário, é bem capaz de eu desistir da F1, após 30 anos.

Norson Botrel
9 anos atrás

Falei para um amigo meu ontem, brincando, que iam colocar uma chincane no meio da Peraltada. Agora o Vitor confirma minha boca de sapo.
F1 já era. #vempraNascar.

Vitor
Vitor
9 anos atrás

Parece que esse momento aí não vai se repetir não. A princípio a primeira metade da peraltada não vai ser utilizada para que a pista passe por dentro de um estádio que tem alí e seja possível usar suas arquibancadas.

O traçado da pista deve ser esse aqui: http://wtf1.co.uk/mexico-circuit-layout/

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Vitor
9 anos atrás

O Hermann Tilke deve ter visto esse vídeo do Berger e Mansell e dito: “isto não pode acontecer! Nenhuma reclamação no rádio! Vou colocar uma chicane ali para facilitar o mimimi” E Pelo visto foi só a Peraltada. Está todo mundo cansado de ver que é impossível ultrapassar depois de uma saída de curva de baixa. Os carros saem colados e durante a aceleração ganha-se espaço dificultando a manobra. Não fiz as contas, mas 0.2s à 80km/h são 50cm de distância entre os carros e se eles tiverem a mesma arancada, a 300km/h esses mesmos 0.2s sem transformam em quase 200m! Bota esse arquiteto para fazer conta!

JackSpeed
JackSpeed
9 anos atrás

das mais belas ultrapassagens da F1, essa de verdade, não a de hoje. conheci o Zócalo em duas viagens à Mexico-DF, de metro se chega em todos lugares, o metro dessa cidade usa pneus de borracha e entra cada figura no trem! os Fuscas verdes são chamados de “Bochos” se não me engano,mas não gostei da comida.

Felipe
Felipe
Reply to  JackSpeed
9 anos atrás

Na verdade os Fuscas são chamados de “Vochos” no México.

Tom
Tom
9 anos atrás

Esta ultrapassagem é só para os grandes…muito arrojo

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

As ondulações da época desmanchariam os carros de hoje.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Avisem a Interpol caso Hermann Tilke queira visitar o México.

Robertom
Robertom
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Parece que ele já foi lá, pois a curva Peraltada é morta.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

no site oficial não tem nada (cedo ainda).
mas no link que passaram ai em cima, já cagaram na curva mesmo.