MENU

Wednesday, 16 de July de 2014 - 19:38Automobilismo internacional

SÓ O VENTO

SÃO PAULO (e olhe lá) – O Renan do Couto, de onde chupinhei o vídeo, chama de “Fórmula Psiu”. É um ótimo apelido. O vídeo acima é do Lucas di Grassi andando com o Fórmula E nos testes de Donington. Só se escuta o vento na GoPro — o que, inclusive, é bem irritante.

Renan levanta interessante questão: o costume que qualquer piloto tem de escutar o carro, o motor, os ruídos todos, inclusive condicionando sua pilotagem — da óbvia troca de marchas a detalhes mais sutis, como alguma falha de motor, ignição, coisas desse tipo.

De novo, recorro aos universitários. E aí?

112 comentários

  1. Fabio Bonato says:

    Fórmula carrinho de lomba (ou rolimã, a gosto do freguês)! Taca-lhe páu! kkkkkk

  2. Farid Salim Junior says:

    O melhor foi o posicionamento da câmera. Parece que estamos no queixo do piloto! E, o carro não vibra… A imagem é nítida e de boa qualidade. Mas, que parece algo sem graça, parece. Talvez haja mais pegas do que a F1 atual, que está uma bosta!

  3. Marcos Paulo says:

    E ai que somos um bando de dinossauros num momento de transição no mundo. Hoje não conseguimos ler um livro num dispositivo pq bom mesmo é ter o papel entre os dedos. Daqui a um tempo vai ter gente que nunca vai ver um livro na vida.
    Esse mimimi por conta de barulho já deu no saco.
    O importante é o carro ser rápido. Se eu fosse fosse piloto iria preferir um carro rápido a um carro barulhento e lento.

  4. Elmo says:

    Hum. Agora vai dar pro piloto ouvir xingamentos vindos da arquibancada.
    Ouviremos o diálogo do piloto com a equipe pelo rádio em tempo real também.

  5. Anselmo Coyote says:

    Parece muito lento. Barulho simulando motor? Não creio que seja difícil fazer (amplificar, na verdade). Coisa nova. Muito a ser desenvolvido. Boa iniciativa.
    Atrativa para fãs do automobilismo? Creio que ainda não.
    O piloto do teste? Piloto? Motorista de aluguel, se tanto. Tão carismático quanto um poste sem luz.
    Abs.

  6. fabiogp5 says:

    Solução caseira: Adotar rodas raiadas na parte interna com um pendulo ou sei lá o quê, fixado na suspensão em contato com os raios das rodas. Na medida que a velocidade sobe, o som também cresce igual aquelas catraquinhas do rapaz que vendia beiju na rua da minha casa. Maravilha de engenho, não ?

  7. Andre says:

    Vamos apoiar, pessoal! Quando não fazem nada pelo automobilismo, todos reclamam. Fazem um negócio diferente e só recebem críticas
    O som dos motores é legal, mas não assisto às corridas somente pelo ronco dos motores.

  8. David Mattos says:

    Claro que não tem a mágica do barulho ensurdecedor da F1 (a atual já nem tanto). Mas acho SENSACIONAL esta Formula E e tudo o que ela pode trazer para nossos carros de passeio.

  9. É como se fizessem uma corrida de trolebus.

  10. Christian Alves (@chrisalves88) says:

    Um FVee elétrico.

  11. Glauco Tavares says:

    Ridículo!!!! Bizarro!!!
    Quem vai assistir isto??? Carro elétrico é coisa de quem NÃO gosta de carro, e quem NÃO gosta de carro obviamente NÃO gosta de automobilismo. Só os gênios da FIA não sabem disto….

  12. Giovanni says:

    Uma bosta! Brochante!!!!

  13. Paulo. says:

    Conseguiram criar uma categoria pra surdo nenhum botar defeito. Perfeito pra eles.

  14. Flavio says:

    Ué, se fizer barulho é que algo está errado!

  15. Simplesmente sem graça demais.

  16. Juca says:

    Senhores, a Formula E é interessante e pelos tempos de volta destes primeiros testes, não está tão longe assim das outras categorias. Torço para aumento de potência no futuro e pneus slick, o caminho natural que deixará muito interessante de assistir! Velocidade é velocidade, seja como e onde for!

  17. Seinfeld says:

    Quando furar um pneu o piloto vai poder ouvir o som do ar vazando do pneu…rs

    Que “vantagem” né?

  18. John Player says:

    Adoraria ouvir uma resposta do Nelson Piquet de 30 anos atrás (hoje está mas ‘calmo’, ‘contido’) sobre a Formula E sem som, toca ‘ecochata’…Vocês podem imaginar a “patada” sincera.

    Seria a mesma opinião que a minha hoje.

  19. Alex Santos says:

    É fazer a troca de marchas sem barulho, deve ser bem complicado! É um olho na pista e outro no volante. Realmente o que vai ter de troca errada, será uma grandeza!

    Acho que dará certo, não será uma categoria de topo, mas será legal, ainda mais que irão acontecer dentro das cidades, sempre chama publico e curiosos.

    Agora para entusiastas do automobilismo, realmente é uma corrida de fliperama.

  20. Carlos Trindade says:

    Deve haver como fazer algum software que emule um som pro piloto no fone que ele já utiliza, seria uma referência.

  21. Elton Medeiros says:

    Quanto ao barulho só o vento…… mas a posição da câmera é sensacional !!! muito próximo da realidade. Outra visão da pista!!

  22. Fernando Cruz says:

    O barulho é irritante mas o público não vai ouvi-lo e os pilotos também não. O importante é que as corridas sejam emotivas. O plantel é bastante bom, incluindo até muitos que passaram pela F1. Entre estes só Trulli e Heidfeld conseguiram pódios na categoria máxima (o Sato também conseguiu mas ainda não está confirmado na primeira temporada), mas não podemos falar de F1 como falamos de outros desportos. Pilotos como Senna, Di Grassi, Buemi ou Alguersuari tinham mais do que capacidade para conseguir pódios ou até vitórias na F1 se tivessem carro e condições para isso. Agora esta FE é completamente diferente e será muito interessante ver quem vai adaptar-se melhor. Claro que tudo depende também das equipas e nesse ponto a DAMS (com Buemi) e a ABT (com Di Grassi) parecem ser as mais fortes. Muita expectativa também pela presença de um jovem lobo como António Félix da Costa. E falta ainda saber quem vai preencher as quatro vagas em aberto. Kobayashi (que pode perder o lugar na Caterham ainda este ano) é uma possibilidade. Nelsinho Piquet é outra…

  23. Mauro Batera says:

    Fico imaginando o que o Senna, ou o Prost, Piquet, Emerson, Stewart, e tantas outras feras comentariam se isso acontece-se nos tempos deles na F1.

    Pra que Piloto!?

    Essa categoria pra mim é uma FRAUDE!!!

  24. Ricardo Linares says:

    Chato demais. O pessoal vai dormir na arquibancada…. isso se tiver alguém lá.

  25. Lucas Castro says:

    sem sal de tudo…..

  26. Leon Neto says:

    aí que vão ter que se adaptar; simples assim…

  27. Ricardo Bigliazzi says:

    Na boa… esse negocio vai fracassar.

    Quando ia na Sebring (faz tempo) o meu “Grupo 27” fazia mais barulho que essa bagaça.

    A Formula do bom automobilismo é:

    Automobilismo = Tudo o que possa imaginar + Barulho.

    Sem BARULHO ficará chato pacas.

  28. Abresser says:

    Que coisa horrivel. Concordo com a maioria. A quem empolgara essa categoria e quem assistira isso ?

    • João says:

      Todos os que comentam aqui, de uma forma ou de outra, vão assistir; principalmente os que criticam, porque, se não assistirem, não vão poder criticar. É igual narração do Galvão Bueno, para falar mal da narração dele, tem que escutar primeiro.

  29. Lucas S.A. says:

    Uma merda. Vão matar todo o automobilismo, sugar tudo e alguém vai ter de ressuscitar depois. Como vêm fazendo com o automobilismo no Brasil. E como provavelmente vai acontecer com o nosso futebol, também.

  30. Bruno Mantovanelli says:

    Não estou preparado pra isso.

  31. Speed Racer da Mooca says:

    Coisa mais sem graça, gente! Tivesse o piloto peidado, teríamos escutado o flato.

  32. Francis says:

    Nas reduzidas e retomadas dá para se ouvir o zunido do motor elétrico, o caso é que qualquer vento a qualquer velocidade em um microfone fica desse jeito e não se ouve nada mais. Se colocar um microfone dentro do cockpit, talvez se escute o som real do carro. Eu gostei. É mais uma categoria para se assistir. E, por serem todos pilotos que não tiveram sucesso em outras categorias pois sempre chegaram em uma época que haviam Shummis e Vettels e Alonzos tomando conta da parada, acho que o espetáculo será interessante com algumas disputas. Veremos…

  33. Daniel says:

    Achei meio sem emoção. Foda não escutar o ronco do motor, as trocas de marcha. Mas é a realidade, o futuro. Como será a curva de torque e potência? E o freio motor?
    Não importa! Enquanto houver um fómula, uma tração traseira, quatro pneus e discos de carbono, os melhores serão sempre os melhores!

  34. Fabio says:

    Flavio, o que você achou disso?

    “Qualquer uso não autorizado das marcas oficiais não só enfraquece a integridade da Copa do Mundo da Fifa e seu programa de marketing, como coloca os interesses do futebol mundial em jogo”.

    Trecho do pronunciamento da FIFA, no intuito de vetar as novas pinturas no capacete do piloto alemão, Nico Rosberg.

    Independentemente da Copa ter sido boa ou não, um pronunciamento deste dá nojo a qualquer ser humano normal.

    É muita caretice.

    Ponto para os engravatados que abdicam do bom senso para cumprir cláusulas mequetrefes.

    Enfim, arghhhh..

    Abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *