UKIKO? (1)

ukiko1RIO (sempre genial, eu) – Entre um jogo e outro, tendo visto o primeiro treino ao vivo e apenas alguns estratos do segundo, vamos falar de Silverstone. Mas vai ser tudo em tópicos, porque estou meio sem tempo de fazer literatura hoje. A eles.

– Começamos com o anúncio feito pela Pirelli de que na semana que vem, nos testes agendados para a pista inglesa, será feita uma experiência com pneus de 18 polegadas. Aro 18, para vocês entenderem. Hoje, os pneus da F-1 são enfiados em rodas de aro 13, como meu Twingo. Ou meu Trabant, não sei direito. Aí tem uma maçaroca de borracha e eles ficam grandões. Aro 18 é aquela coisa patética de carro tunado e pneu de perfil baixo. Mais ou menos o que vai usar a Fórmula E. Mais ou menos, não. Exatamente. As paredes dos pneus praticamente inexistem e eles serão duros como pau. Mas a Pirelli alega que se a F-1 pode servir para alguma coisa no desenvolvimento de pneus, tem de ser para algo que se usa na rua. Os carrões usam rodas enormes, hoje em dia. É o que a fábrica italiana chama de pneus “premium”. Tipo cartão de crédito, plano de saúde e camarote. Acho um horror.

Hamilton foi o mais rápido, mas seu treino acabou cedo e ele deu apenas 14 voltas. Parou na saída dos boxes e lá ficou. Seu motor, ou talvez câmbio, é dúvida para amanhã. Vamos ver que tipo de impacto terá na clasificação. Perder posições no grid será uma tragédia para quem já tem sofrido tanto como nas últimas corridas. Além do mais, a Inglaterra já foi eliminada da Copa. E a Alemanha de Rosberguinho segue firme e forte. Muito forte. Nico ficou a 0s2 do comandante Amilton. É a briga do fim de semana. O susto da pole que Massa fez na Áustria não se repetirá.

– Alonso foi o melhor dos outros. O que não significa que está saltitante de alegria. Ficou em terceiro a 0s7 de Hamilton. A equipe acha que vai chover amanhã. Todos acham, é o que diz a meteorologia. E sabe o que vai acontecer com a Ferrari se chover? Nada.

– A Red Bull ficou em quarto e quinto. Adivinha quem na frente? Ricardão, claro. Tiãozinho está em baixa nesta temporada. Tem sido um ano de provações para alguém que ganhou os últimos quatro títulos mundiais. Não está fácil para ninguém, como se diz. “A primeira fila já está definida”, falou Vettel, muito otimista. Que fase.

– Na Williams, a pobre da Susie Wolff conseguiu dar uma volta e meia, se tanto. O carro pifou. Ela volta em Hockenheim. Deve ser praga de Sapattos, que perde alguns treinos livres de sexta por força de contrato. Quando andou, o finlandês foi bem, de tarde. Sexto tempo. Mas a 1s5 da ponta. É muita coisa. Massa bateu forte de manhã. “Coloquei a roda na grama artificial e rodei”, explicou. A panca foi razoável, mas deu para andar de tarde. Ficou em 11°. Não se deve esperar muito do brasileiro neste fim de semana. Pena, porque ele está completando 200 GPs. Seria bom para ele comemorar com um resultado bom. Mas, para isso, terá de virar o jogo, já que o fim de semana começou muito mal.

– A Force India, cujo desempenho lembra um eletrocardiograma, está num daqueles finais de semana em que a pista não lhe favorece. Vai tentar algo na estratégia, porque gasta pouco pneu. A tendência é andar atrás. Mas parando menos que os rivais, pode sonhar com alguma coisinha. Lembrando que duros e médios são os pneus escolhidos para esta corrida. A Pirelli calcula duas ou três paradas. Duas será a tática mais adotada, em caso de pista seca.

– Outra que vai brigar só por pontos, e de sexto para trás, é a McLaren. Os dois pilotos reclamaram do vento. O carro parece a Jabulani nas retas.

E basicamente é isso. Vivi finais de semana em Silverstone durante Copas do Mundo muitas vezes. O mais marcante foi em 1998. Era dia da final da Copa, entre França e Brasil, ali pertinho, em Paris. Preparamos uma festança na casa que alugávamos em Towcester, ao lado do circuito. Fui ao autódromo todos os dias com a camisa da seleção brasileira, para zoar os franceses. Trabalhamos rápido para poder ver o jogo. Não deu tem para cozinhar as salsichas do cachorro-quente. O Zidane acabou com a festa antes de a água ferver.

Na prova seguinte, acho que na Áustria, cheguei ao autódromo com a camisa da França cantando “allez les bleus”. Não adiantou muito e os franceses me encheram o saco o fim de semana todo.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomitão
9 anos atrás

Afinal, porque Ukiko?

Boca
Boca
9 anos atrás

Como ainda não tem post pro treino, falo aqui mesmo:
Hamilton enterrou sua carreira hoje, dia 07/05/2014.

Boca
Boca
Reply to  Boca
9 anos atrás

Corrigindo: 05/07/2014

Luiz
Luiz
Reply to  Boca
9 anos atrás

Corrigindo: 06/07/2014, Hamilton vence em Silverstone e será campeão.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Boca
9 anos atrás

Foi?

bruno taddei
bruno taddei
9 anos atrás

Qual automovel de competição usa ainda rodas de 13″? Somente a F1. Ou alguns Lada do tempo em que se amarrava cachorrro com linguiça. Comercialmente estes pneus não tem retorno algum. Não servem praticamente para nada!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

“- Alonso foi o melhor dos outros.”
– Que bom! – Dirão as “alonsetes”, felizinhas.
– Há oito anos, que o espanhol só consegue vencer “os outros”… – digo eu, mais feliz ainda.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Não entendo esse rancor todo por Fernando Alonso, acho ele ótimo piloto, Vettel também, Hamilton e Raikkonen indem. E com um carro ruim ele ainda é melhor que os “os outros”.

Realmente não entendo tanta raiva, parece até que ele pegou a mulher de alguém…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Giovani Jardim
9 anos atrás

Rancor? Raiva? Você leu o comentário errado.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

kkkkkkkkkk

Paul D
Paul D
9 anos atrás

“Não se deve esperar muito do brasileiro neste fim de semana”
Eu diria que não se deve esperar muito dele em nenhum fim de semana. E digo mais, é pior que o Rubens.

Robertom
Robertom
Reply to  Paul D
9 anos atrás

Jamais poderemos esperar alguma coisa, tanto de um ufanista, quanto do seu oposto, o “CONTRA” movido por seu complexo de vira-lata turbinado pela sua frustração.
Esqueça o mundo das corridas e se inscreva na torcida organizada do seu time do coração.

thiago
thiago
Reply to  Paul D
9 anos atrás

Como você é original!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

– Vai ser interessante ver os f1 com aro 18, grande parte do amortecimento é feito nos pneus;
– Não é fácil correr em equipes que tem em um de seus pilotos a mesma nacionalidade, vide Alonso em 2007 e Rubinho em 2009, contra o mesmo Hamilton e Button em equipes inglesas. Mas não há má fé da equipe, assim como não há má fé da RedBull nas quebras do Vettel.
– A Ferrari fez um bom carro, mas uma merda de motor;
– Torcendo para um dia sem problemas para o Vettel e o Kimi em uma pista onde todos os pilotos conhecem bem, culpar o carro é fácil.
– Massa não anda bem em Silverstone, show de rodadas em 2008 e bateu hoje igual a 2013;
– A Pirelli foi conservadora esse ano pra Silverstone, ano passado vários pneus rasgaram e a FIA quase deu bandeira preta, depois culparam a zebra, ordem de rotação, calibragem… Como os compostos são mais duros esse ano, vai ter gente fazendo só uma parada.
– Se não tiver chuva ou safety car, o combustível vai ser problema, quase não há freadas fortes.
– Kvyat é um fenômeno.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Ve44el hoje não teve problemas.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Vai comentar em outro ligar chupisco.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Magoou a mocinha que coleciona posters do Viceonso!?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Vicellez, neste domingo, já pode aumentar sua coleção. É só comprar um poster da ultrapassagem do Herdeiro em cima do “Choronso”.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Chorando?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Vamos melhorar o nível dos comentários? Todos temos a ganhar, que tal apenas ficar nas corridas?
Olha o que eu escrevi e o que vocês comentaram abaixo, não agregam absolutamente nada, já estou ficando de saco de cheio. Ficar nessa de chupez e vicelllez é babaquice, foquem na pista, corridaaaaça do Alonso. E bela disputa com o Vettel.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Disputa perdida, diga-se de passagem. Passagem? É, o Herdeiro passou de passagem…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Quem perdeu a disputa, foi o Vettel com seu companheiro de equipe, que largou atrás e chegou na frente do seu alemão fake. Demorar 15 voltas para passar o Alonso? Tenha do!

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Hummm, perfil baixo, aquela coisa patética de carro tunado, e dos protótipos de Le Mans….. Indiferente prá mim. Já a largura 18″ com era antes de 1993, acho, é legal, andaram falando em mudar isso também. Eu achava que os F1 usavam aro 15″.