UKIKO? (4)

kiko4444RIO(ninguém sacou a genialidade do título dos posts, desisto) – Me corrijam se eu escrever alguma besteira, porque, acreditem ou não, vi a corrida de dentro do estúdio, num monitor instalado especialmente para meus belos olhos azuis. Pode ser que tenha escapado algo.

E gostei bastante do que vi. Se o GP da Inglaterra não foi nenhum thriller, foi muito movimentado. Com algumas atuações que vou te dizer… A saber, pela ordem de espetáculo: Bottas, Ricciardo, Button, Vettel, Alonso e Hamilton, claro.

O Comandante Amilton viveu aquilo que a gente que é do samba, aqui no Rio, chama de “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. No sábado, saiu de Silverstone deprimido, pensando em formas não muito dolorosas de suicídio, por ter abortado sua volta quando achava que a pole estava garantida. Não só não estava, como viu Rosberguinho ficar em primeiro e mais quatro superarem seu tempo. Largou em sexto.

Mas ganhou. Ganhou pela quinta vez no ano, graças ao primeiro abandono de seu companheiro, que pelas minhas anotações parou na volta 30 com o câmbio travado em sexta. “Ah, mas o Senna ganhou uma corrida só em sexta!” Lembro, no Brasil, nas últimas seis voltas, com um minuto de vantagem para o segundo colocado tirar. No caso de hoje, Nico estava uns 7s na frente de Hamilton. E tinha ainda 32 voltas pela frente. Convenhamos que não seria uma tarefa muito fácil.

E assim Hamilton pôde sorrir, depois de uma classificação desastrosa. A diferença de pontos para Rosberg, que era de 29 e poderia se ampliar se o parceiro vencesse de novo, caiu para quatro, agora. É um Senna x Prost do século 21. Aí sim, um thriller.

Lewis fez por merecer, afinal. Largou bem e já ganhou duas posições de cara. A prova foi interrompida na segunda volta com bandeira vermelha por conta de um acidente violento de Raikkonen. Ele deu uma ligeira escapada na curva 5, mas quando voltou para o leito da pista pegou um degrau, possivelmente a zebra, perdeu o controle do carro e bateu de frente num guard-rail. A pancada foi muito forte e o carro voltou para o meio da pista. Massa, que tinha empacado na largada e caído para último (pelotão da merda, lembram?), desviou para não bater mas acabou acertando a roda traseira esquerda na Ferrari do finlandês.

Felipe foi muito hábil para não encher Kimi em T, na perpendicular. Conseguiu levar o carro de volta ao grid para a nova largada, mas não tinha mais jeito. Abandonou seu 200° GP. E para sua desgraça pessoal, Bottas fez uma corrida extraordinária, a começar pela largada. Saiu de 14° para nono logo na primeira volta, e uma hora depois, quando a prova foi reiniciada (o tempo gasto para arrumar o guard-rail de Raikkonen), veio jantando todo mundo com uma autoridade de veterano. Goste-se ou não do tema, é preciso que ele seja colocado à mesa: Sapattos já é o primeiro piloto da Williams, e justifica isso com grandes atuações. Terminou em segundo, e subiu ao pódio pela segunda vez consecutiva. Massa vai ter de remar muito para recuperar a autoestima e a confiança do time.

Quanto a Raikkonen, saiu manquitolando do carro, foi para o posto médico, o tornozelo ficou inchado, mas nada de mais grave. Corre normalmente na Alemanha.

A relargada, como eu dizia, ajudou Hamilton, que na quinta volta já estava em segundo, a 5s de Rosberg. A diferença seria mantida mesmo depois dos pit stops (19ª volta para o alemão, 24ª para o inglês), mas sempre com a perspectiva de um ataque a qualquer momento. O que acabou não rolando porque Nico quebrou.

Ricciardo foi outro que não economizou no quesito ultrapassagens e logo depois da metade da prova, com estratégia de apenas um pit stop, já era o terceiro. Ali terminou. Largou em oitavo e decidiu, ele mesmo, ficar na pista com apenas uma parada. “Foi o melhor terceiro lugar da minha vida em todos os tempos do universo!”, vibrou, com seus 64 dentes escancarados. Vou repetir: largou em oitavo e chegou em terceiro. Vettel largou em segundo e chegou em quinto, mas fez duas paradas. Só para constar.

Alonso e o já mencionado Vettel batalharam por umas dez voltas pelo também já mencionado quinto lugar, num duelo, como dizer, incrível, até o alemão passar. Ambos ficaram se xingando pelo rádio o tempo todo. O ideal seria que um pudesse ouvir o que o outro dizia. Estava bem divertido. Pode ser, não está confirmado, que tenham trocado mensagens pelo Whatsapp nesse tempo. ¡Hijo de puta!, teria escrito Alonso, com aquela carinha vermelha de raiva. Hurensohn, Querfotze!, teria respondido Sebastian, com um emoticon que mostra o dedo do meio, não sei onde ele conseguiu isso. Não é difícil mandar Whatsapp dirigindo um F-1, tem botão para isso no volante.

Deve-se lembrar aqui que Alonso, que parou apenas uma vez nos boxes, teve de ficar 5s esperando além do normal porque na largada colocou seu carro no lugar errado. Foi a punição estabelecida pelos comissários, algo como pit stop+5. Ele tinha parado o carro lá na Abbey, achando que ninguém ia ver. “Era minha única chance de chegar no pódio”, teria choramingado. Estou usando muitas frases no condicional porque, como disse, algumas coisas carecem de confirmação.

Button, com sua elegância discreta, fechou a prova em quarto. Hamilton ainda teria tempo para uma segunda parada, sem ninguém que ameaçasse sua vitória. Ele recebeu a bandeirada 30s na frente de Bottas, 46 antes que Ricciardo. Este ainda sofreu uma certa pressão do Bonitton. Tião, El Fodón de la Sexta Posición, Magnólia, Hulk (que já voltou à Granja Comary), K-Viado e Verme fecharam os dez primeiros.

Lewis fez muita festa, o que é compreensível. Ele já tinha vencido em casa em 2008. O público britânico delirou, até porque se dependesse de sua seleção para comemorar alguma coisa, teria de esperar pelo menos mais quatro anos. E não iria comemorar nada de novo.

Agora vou ler tudo que puder sobre a corrida no Grande Prêmio. Se algo mais merecer a atenção deste vosso anjinho, volto aqui para acrescentar.

Comentários

  • O massa é o companheiro de equipe que todos os pilotos pediram a Deus. Ao lado dele qualquer um vira lenda. Quanto a fantástica batalha entre alonso e vettel só tenho a dizer que teria sido ainda melhor se eles não tivessem agido como dois bebes choroes idiotas.

  • A lambança não foi por causa de um degrau da zebra, mas por uma VALETA ao lado da pista, onde o Kimi pulou para voltar, como foi na Englande, passou batido, imagina se é no brazil !!

    • Se fosse aqui no Brasil, a FIA iria soltar os cachorros, criticar, multar, ameaçar, impor um milhão de alterações, etc, etc.
      Só para se ter uma ideia, vão fazer uma reforma no autódromo de Brasília e vão mexer no traçado para poder atender a exigências de segurança, pois, alegam que o autódromo é deficiente em termos de área de escape. O mais interessante nisso tudo é que, DIVERSOS AUTÓDROMOS NO MUNDO, INCLUSIVE AUTÓDROMOS NOVOS onde correm F1, Fórmula Indy, WTCC e outras categorias consideradas importantes, SÃO INFINITAMENTE PIORES QUE O AUTÓDROMO DE BRASÍLIA, NO QUE DIZ RESPEITO A ÁREAS DE ESCAPE. Só como um simples exemplo, o autódromo de Montreal teve seu contrato renovado por mais 10 anos e, não fizeram nenhuma exigência na mudança do traçado e nem nas áreas de escapes onde o muro fica colado com a pista. Mas, por traz dessa reforma do autódromo de Brasília estão envolvidos interesses escusos, inclusive, nada menos do que o VICTOR MEIRA (cujo a pai possui forte ligação com o governo do Distrito Federal e teve a carreira do filho bancada pela empresa de energia elétrica de Brasília – CEB e usando o erário) está envolvido no assunto para que as exigências da Fórmula Indy sejam atendidas. Ou seja, aqui no Brasil, quem manda nos nossos autódromos são as entidades internacionais. Qualquer besteira é motivo para reformar, mudar traçado, condenar e até eliminar os autódromos brasileiros de eventos internacionais, sob a alegações que não são justificadas.

  • Esqueci do rádio do Veteleisbein com Alonsolé……touro!!! ,Eisbein: esse bobo chato cara de meleca do carro vermelho ta empurrando de fora da pista , Olétouro: Esse menino com cara de hamburguer ta me passando por fora no meu autorama ,não deixa ele brnica mais , o do carro azul de chifre , #foiridiculobagarai hehe

  • ÔÔÔÔ Vice de Novo!!!! a cantoria inventada de uma torcida para o time rival serve para o Massa, tá sentindo a pressão, agora nessa altura do campeonato em que ele está bem atrás do seu companheiro, adivinhem quem vai testar as mudanças duvidosas, aquilo q eventualmente não der certo nos carros e quem vai ceder para o reserva o carro na Sexta ???, tá no contrato ??? Rubinho sempre citou os tais contratos, mas o Montezemolo muitas vezes usou os contratos do Rubinho como papel higiênico quando o assunto era favorecer o Schumi!

  • Os Deuses da Velocidade amaram o ímpeto do seu mais jovem Guerreiro.
    Caprichosos, como sempre, os Deuses (reconhecendo a dedicação e humildade) retribuirão o talento e a competência do Herdeiro, presenteando-o com mais um “foguete” a ser criado pelo Mago.

    O tempo mostrará.

  • Felipe Massa já deve ter se conformado, seu papel na F-1 desde o acidente e provavelmente o cumprirá até o fim da carreira. O de segundo piloto. Olha como o Bottas já atingiu maturidade, velocidade e consistência e está entregando em um curto espaço de tempo muito mais que o veterano “estrela-decadente” com seus 200 Gps. O Brasileiro não parece ter mais recursos técnicos para equilibrar e que dirá virar o jogo. Seu grande feito ontem foi não ter partido Kimi ao meio com uma bela manobra evasiva. Hey Hamilton, aproveite a baforada de sorte e se ajude, chega de pequenas bobagens, foco e pé no fundo. Alonso e Vettel, o chorôrô via rádio em nada combinou com o lindo duelo roda a roda de dois talentosos campeõs mundiais : Pareciam mais garotos de 8 anos resmungando em uma disputa de video game qualquer !

  • O Amiilton é muito bom. Rosberg não merece ser campeão. Tem bem menos braço. O Amilton será o campeão, merecido..! E o Massa..e o Botas….não quero fazer nenhum trocadilho jocoso com nosso aspirante a campeão. O campeão por uma curva., ai, ai, ai. Tadinho do Zaca!

  • Gente… o que o Vettel que largou em 2o estava fazendo brigando com o Alonso pelo 5o com aquela Ferrari bichada, sem pneus e sem poder acionar o DRS?
    Porque não passou logo e foi brigar com o Ricciardo que largou lá no 8o dos infernos e depois de deixá-lo (Vettel) para trás estava lá na frente disputando a 2a posição com o Bottas, indo ambos para o pódio?
    Não sei fazer leituras de corridas, Se a Red Bull é pior do que a Ferrari, porque o Riccardo está sempre aparecendo na frente enquanto a Ferrari se arrasta lá atrás com o Alonso e nem anda com o Kimi?
    Abs..

  • Por isso que gosto do Lauda! Além do aval para que seus dois pilotos briguem na pista, ele promove a disputa sem frescura! A F1 pune demais por pouca coisa!
    Gosto de ambos os pilotos (Alonso/Vettel). Mas foi patética as lamentações no rádio e isso acontece com a maioria dos pilotos no grid, sejamos justos!!
    Vejo que muita gente estas a criticar o Felipe Massa, que tem a sua cota de azar, mas também nenhuma consistência na pista. Quando tem um piloto mais forte no time, desmotiva muito rápido, porém, convenhamos que sua habilidade em desviar do carro de Kimi foi muito impressionante!
    Apesar da crítica negativa, a temporada está bem atrativa com esse duelo interno da Mercedes!

  • Eu tinha sacado… Na primeira… Mas estou a dias sem internet por conta dessa Copa… Correria do cão!!! Ajudando turistas e fazendo a farra…

    Até desviciei do Facebook e Top Eleven rsrsrs

    E Vou assisitr a disputa do terceiro lugar aqui em Brasília, seja quem for UHUHUHUH

    Ah. United Kingdom para UKiko foi interessante rsrsrs

  • Massa teve muita sorte em sair da corrida cedo devido a um suposto azar.

    Assim preserva um minimo de dignidade.

    Bem melhor do que ficar na pista e ter que explicar o porquê de ter ficado a corrida inteira atrás de uma STR ou Force Índia da vida (o que certamente teria acontecido) e terminado em décimo segundo ou décimo terceiro vendo seu companheiro no pódio.

    Bottas foi para cima e ultrapassou vários carros rápidos que ainda estavam com pneus novos.

    Coisa que Massa, desde que se recuperou (?) da mola, jamais fez uma vez sequer. Aliás, Felipe mal consegue entrar na zona do DRS mesmo que o carro da frente esteja um pouco mais lento.

    É muito constrangedor.

    Ele precisa urgentemente preparar uma aposentadoria digna.

  • já no final do regime militar se falava de uma abertura lenta, gradual e segura……em relação a Felipe Massa pode-se falar de uma decadência, lenta, gradual e irreversível…..Afinal, o que Felipe está esperando pra cair fora? chegar ao fundo do poço? a realidade que está a sua frente é duríssima, mas deve ser encarada de frente! ele bem que tentou se refazer, reconstruir sua carreira mas sequer conseguiu se aproximar do patamar que um dia alcançou na f1, como vice campeão mundial! caia fora Felipe! e faça isso em respeito e consideração a sua pessoa e a toda sua trajetória no automobilismo que apesar de todos percalços teve belíssimos momentos (a disputa com Kubica debaixo daquela tempestade foi antológica e já entrou pro acervo dos mais belos momentos da F1) e isso que vou escrever, embora duro, é a pura e cruel realidade (sua): O circo da F1 já carimbou em sua testa a palavra decadente

  • É , não dá nem pra dizer que a Williams favoreça o Bottas, porquê esse negócio de prioridade de equipe se conquista. E me parece ser o caso na Williams, o finlandês acelera e acelera mais que o Massa. Quanto à Ferrari, será que colocaram naftalina no tanque? Quando eu era moleque os “rachadores” do bairro faziam isso dizendo que o Dojão corria um pouco mais, o que me pareceu ser o caso da Ferrari em Silverstone. O campeonato está aberto. Pros mercêdicos, claro.

  • Caramba, o Massa está precisando de um descarrego” mízífio”. Arrumem uma mãe de santo, um pai de santo, um avô de santo, uma tia de santo…. qualquer coisa é bem recebida! E uma chupeta para o Tião….

  • O Bo77as sai de 14 e vai para nono lugar na primeira volta e o Massa sai em 15 e vai para último. esta é a diferença! O Massa tem que se cuidar para não perder o emprego! Alonso deu show com pneus mais gastos do que o Vettel chorão!! o Kimi tb tá dando show de horror!!

  • Acho engraçado que EMERSON FITTIPALDI e outros ex-pilotos colocam o Alonso como o melhor piloto de F1 atualmente (e faz tempo que dizem isso) e os “entendidos” que aqui comentam dizem que o cara é marqueteiro, chorão…

    Quando não é com Alonso, é com Vettel, Hamilton ou até mesmo o Rosberg.

    Pois é Alonso é “mau perdedor”.

    “Vencedores e entendidos de F1, de pilotos de F1” são vocês…

    Parabéns.

  • Goste-se ou não do tema, é preciso que ele seja colocado à mesa: ALONSO já é o primeiro piloto da FERRARI, e justifica isso com grandes atuações. (…) RAIKKONEN vai ter de remar muito para recuperar a autoestima e a confiança do time.

    Quanto a Raikkonen, JÁ PASSOU DA HORA DE APOSENTAR.

    Vettel e Alonso brigando por um quarto, quinto lugares, sexto lugares é um desperdício. Bem atrás dos carros com motor Mercedes, inclusive do “morno” Jenson Button.

    Isso mostra a diferença do motor Mercedes para o Ferrari e o Renault.

    Uma vergonha para esses dois fabricantes de motores.

    Mesmo assim a disputa Alonso x Vettel foi sensacional, para desgosto dos ‘haters’ do talento destes dois.

    Essa rivalidade entre os 2 pilotos vem desde a declaração dando entender que Vettle só foi campeão porque a RBR era um carro perfeito e ele não precisava ter nenhum talento acima da média.

    Ontem Vettel mostrou a Alonso. Deu a resposta na pista.

    PS. Mais uma vez, a transmissão da emissora “oficial” foi MUITO BOA, bem melhor que ao comando de GB e Luis Roberto ou Cleber Machado. Só falta gora tirar a insossa Mariana ‘não sei o que lá’, que tem o ‘dom’ de atropelar comentários e/ou a transmissão de alguma parte interessante da corrida, para entrevistar piloto justificando quebra de carro…)

    PS 2. Eric Clapton circulando pelo pit lane e sendo entrevistado feliz não como estrela, apenas como um fã de F1 ‘comum’ é muito bem de ver.

    • Acho que voce não viu a corrida ,o Lauda falou tudo do menino mimado Vettel que possuia pneus melhores e carro idem,veja onde chegou o Ricardo?? e qual a sua posição de largada?,na verdade não entendi a dificuldade em ultrapassar o Alonso,tem medo de ultrapassar por fora??

  • Lá veio a Ferrari com suas “sacanagens” de novo.
    Nunca vi na F1 alguém fazer isso, aproveitar a punição para trocar pneus.
    Ora, a punição conta desde a entrada do carro no box até a saída.
    Ele teria que pagar a punição e depois voltar para trocar os pneus como todo mundo faz ou deveria fazer
    Isso me lembrou Schumacher que ganhou uma corrida pagando uma punição passando pelo box na ultima volta.
    O é punição ou não é.

    • A regra mudou. Antes o stop & go não podia ser junto com o pitstop. Hoje em dia é permitido que o pitstop seja junto, de forma que a punição seja de fato de 5 segundos (caso tivesse que entrar nos boxes só para fazer o S&G, a punição seria de mais tempo).
      Então não teve sujeira da ferrari

    • Eu também nunca vi. Em contra-partida, é a primeira punição que vejo por posicionamento irregular na largada.
      Para cada falta, o regulamento possui uma sanção. Pode ser (desconheço o regulamento em sua maior parte) que, para esse tipo de irregularidade, a punição permita, após cumprida, os serviços no box.

    • Mas a punição dele foi justamente os cinco segundos durante a parada nos boxes. Quando o carro parar para seu pitstop deverá ficar cinco segundos sem ser tocado. Não era um drive through ou um stop & go que o carro não pode fazer nada nos boxes além de cumprir a punição.

    • Cara vai se informar melhor antes de falar! Caso você não saiba agora a punição é cumprida acrescentando o tempo da punição ao pit stop( por sinal muito mais justo do que antes). Não sou defensor do Alonso ou da Ferrari mas a punição pro que ocorreu foi justa!

    • Meu caro, o Burti falou sobre isso durante a prova. A regra agora permite que a punição seja cumprida durante o pit stop, por isso o Alonso demorou tanto para ir aos boxes. Parem de implicar com o homem e sua equipe.

    • Lembrando que esta “sacanagem” faz parte do novo regulamento da FIA, quando a punição é de 5seg pode ser cumprida na próxima parada de box, o carro fica parado 5seg e, após este tempo, pode-se fazer os procedimentos normais. Foi explicado pelos narradores quando da punição e depois durante o pit… a mas, para entender isso tem que assistir a corrida!

    • A direção da prova determinou que agora é assim. O piloto para nos boxes, aguarda o tempo da punição e a partir daí está livre. Não há proibição de “mexer” no carro. Foi o que aconteceu no caso em questão. Ninguém nunca aproveitou uma punição para trocar pneus porque não podia. Agora pode.
      Abs.

    • Cara, a regra mudou pra esse ano e não é a primeira vez que isso acontece, veja que ele cumpriu a punição na parada de boxe e não mais no intervalo máximo de 3 voltas como era antigamente, veja que que não houve reclamações dos adversários, e imagina se ele fizesse algo fora do regulamento do jeito que estava apertado a corrida??ainda mais na F1 que tem um monte de gente só espionando a concorrência!!!!

    • A regra mudou agora esta punição é paga desta forma, não existe mais volta limite para pagar a punição e o piloto pode entrar nos boxes na hora do pit stop e por 5 ou 10 segundos os mecânicos não mexem no carro, após o tempo da punição os mecânicos podem fazer a troca de pneus e ajustes, se fosse ilegal a FIA teria punido o Alonso novamente, antes mesmo de Alonso pagar a punição Burti e Rubinho haviam comentado sobre a mudança de regra, e até faz sentido pois em um stop-go o piloto paga mais q o tempo de punição pois há limite de velocidade nos Boxes e se perde mais que os 5 segundos, desta vez a Ferrari não fez nenhuma sacanagem! como diz o Arnaldo a regra é clara!

  • E o Hamilton meteu o pau no cocozinho do Santander que deram pra ele como “troféu” kkkk…..Tá certo ele, embora certamente vá levar um pito de algum babaca “politicamente correto”…

    E precisam urgente internar o Bernie em uma clínica de repouso, antes que ele substitua Monza por mais algum lixo saído da cloaca do Tilke…

  • Aquele mola além de marcas na cabeça, deixou uma zica desgraçada. Ai junta com a zica que o Massa já tinha antes, e as patoladas que ele levou da Ferrari/Choronso ai resulta nessa zica fora comum do Massa.

  • Tava muito facil e divertida a deixa do título….UK + Ioquico eu tenho a ver com isso? Não é porque não comentamos que deixamos de entender.
    muito boa sacada por sinal. Quanto ao Massa, alguèm peça para ele parar de abraçar o Barrichelo antes das largadas, pois a urucubaca toda está sendo transmitida. Eitcha peste!!!

  • E o que eu tenho com isso?!
    Realmente apesar de alguns pequenos deslizes, o narrador substituto bem que poderia ficar mais tempo para uma melhor avaliação e o Galvão tirar umas férias após o fim da Copa.
    Se não fosse a quebra do Rosberg, o Hamilton, caso chegasse em segundo de novo, “soltaria os cachorros” na equipe de pit stop no pós-corrida.
    Para não dizer que o Massa só se dá mal (ainda bem que não houve nada mais sério hoje), basta dizer que o Bottas “está numa boa”, aproveitando a maré.
    Alonso e Vettel na pista, dois leões. Já no rádio: dois meninos brigando (“Não pode me passar porque o meu carro é melhor!”, “É não!”, “É sim”, “É não e você está saindo da pista!”, “Tô não. É você que está. O tio do box que disse”, “O meu tio do box diz que foi você.”, “Tio Horner, olha o Fernando não me deixando passar! Buááááá!”, “Tio Stella, o Sebastian me passou mas não valeu! Buááááá!”)

    • kkkkkkkk. A melhor tradução que vi para a disputa dos dois bebês chorões da F1. Começo a imaginar que os títulos do Vettel são uma fralde, já que nunca teve adversário, aliado às constantes aulas de pilotagem que tem levado do Ricciardo.
      Abç

  • Olha, já disse que oMassa foi um piloto muito bom e que depois da molada não foi mais o mesmo, quando teve oportunidade de mostrar resultado fracassou por vários motivos, o principal é o azar!!
    Vai ser azarado assim lá na pqp!!!
    Se eu encontrar o Massa um dia, só aceno de longe, cumprimenta-lo com um aperto de mãos nem pensar, vai que o azar pega!!!

  • O pessoal que critica o Alonso devem ser um bando de viuvinhas mal comidas do Senna….. Ridículos vocês. O cara é “o cara”, show de perícia, técnica, garra.

  • Ainda penso que o Bottas é mais um Sérgio Perez ou Maldonado da vida. Um piloto novato, com as costas muito quentes$$$ e uma faca finlandesa nos dentes. Provou que pode ser um bom piloto – ponto
    Além disso, será mesmo que basta o cara fazer algumas corridas boas para virar piloto de ponta, engolidor de Massa etc ???
    E o pior: Essa é majoritariamente a chorosa e incompreensível mania dos próprios brasileiros de não reconhecer ninguém que não seja Senna ( O Deus) , Pelé ( O Rei) ou, agora, em tempos de Copa, o Neymar ( O arqui-rival do Laerte).

    Ps: Flávio Gomes coloca um link do The Finlândia Times para a gente saber o que estão falando da temporada do Kimi por lá….