PAPO DE LOUCO

SÃO PAULO (eu, hein?) – Bernie Ecclestone é o dono da F-1. Nada acontece na categoria se não passar por seu crivo. Esses motores ridículos que são usados desde o ano passado não surgiram do nada. Bernie aprovou. Estimulou, até.

Agora, ele diz que precisa mudar tudo, que o ideal é voltar aos V8 barulhentos e que os homens da F-1 travam as discussões.

Bernie, não tem “homens da F-1”. Você manda. Sendo assim, manda e pronto.

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emerson57
emerson57
9 anos atrás

o problema não é v8, v6, v4.
o problema é a limitação de combustível.
se aumentar para 120 quilos, muda tudo, até o berro.
a um custo muito menor.

roberto
roberto
9 anos atrás

Bernie diz que precisa mudar tudo, Então, comece por ele mesmo. Entregue o cargo para uma liderança mais jovem e criativa. As outras categorias são muito mais organizadas que a F1 atual.

Daniela
Daniela
9 anos atrás

Esse velho falastrão! Agora saiu por aí declarando que o Vettel vai ser pai novamente e que esse é o motivo da felicidade dele. Que mania de falar dos outros.

PAULO F1
9 anos atrás

O problema do Bernie Eclestone em conjunto com a FIA, é o imediatismo. Se acham uma novidade,, saem implementando esta mudança como se fosse o máximo. Deveriam antes, testar exaustivamente os prós e os contras levando em conta as várias consequências que esta “mudança” traria para as equipes e para a F1 como um todo. Mas não fazem isto. Na ânsia por novidades para recuperar o interesse pela F1 e também com um “olho grande” (que cada vez fica maior) por recursos ($$$) impôe o que querem e foda-se o resto. Aí para o ano seguinte, arrumam outra novidade devido a outros interesses e segue assim a F1 cada vez mais descaracterizada.

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Primeiro, o velhinho tem que sair.
Deixem as montadoras (Mercedes, Ferrari e, provavelmente, Renault) com seus motores híbridos gastando a seu bel prazer.
Permitam que as outras equipes, garagistas, com o bom e velho Ford-Cosworth V8, com tanques de combustíveis com uma maior capacidade, com uma maior liberdade aerodinâmica na construção de seus carros, com a possibilidade de mudar a relação de marchas, com permissão de uso de pneus extra-macios na classificação.
Seria interessante um campeonato com motores turbo e aspirados. Lembro-me de que em 88 houve uma boa disputa de Capelli com sua March azul Judd com a todo-poderosa McLaren de Prost em Suzuka e também no mesmo ano em Paul Ricard.
Observem com que a Dorna fez com a MotoGP. Passou a tratar os desiguais de forma desigual. Equipes satélite correm com 4 litros a mais de combustível e têm à sua disposição pneus mais suaves. Com isso, a despeito da evolução natural da Ducati, temos corridas mais interessantes, mesmo com o domínio do Marquéz.

Razor
Razor
9 anos atrás

É muito maniqueísmo colocar a culpa de tudo nas costas do Tio Bernie.
Não, não é ele quem escreve os regulamentos técnicos.
É a FIA.

Bernie não tem nem a capacidade técnica (ele sempre foi dirigente) nem interesse em se meter nessas questões (porque não rendem a ele nenhuma grana adicional).
Quem pensou nessa maluquice idiota foi primeiro o Max Mosley e depois o Jean Todt – certamente seguindo orientações do Charlie Whiting e de um Grupo de Consulta formado pelos engenheiros das equipes, estes doidos para derrubar a Red Bull do pedestal depois de três (até então) humilhantes anos de domínio.

Aliás, Ecclestone foi um dos primeiros a detonar a falta de barulho dos engenhos atuais. Você já viu ele falar mal de algum filhote? Não, né. O cara é gênio de relações públicas!

roberto
roberto
Reply to  Razor
9 anos atrás

Muito boa sua observação

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Venho falando nos últimos dois anos, Bernie vai acabar com a F1. A culpa não é dele, ele está velho. Depois dos 80 a pessoa precisa passar o bastão (até antes). E a CVC deixa ele lá, fazendo besteira. Como disse, a culpa não é dele, não é intencional, ele não sabe que está errado. A CVC deveria colocar ele em um cargo de honra, mas para gerenciar alguém com mais capacidade

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Isso mesmo Ecclestone! Agora é o momento de colocar o exército (mst e a cut) na rua para defender a F1, não podemos deixar que “os homens da f1 que não passam de dois ou três” acabem com a categoria mais importante do mundo.

Paulo Barros
Paulo Barros
9 anos atrás

Esse cara tá com Alzheimer e ninguém percebeu. Só pode.
Interna, interdita, chama o geriatra, manda pro asilo, mas façam alguma coisa antes que ele acabe de vez com a F-1.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Bernie está apavorado com a péssima repercussão que a volta do turbos está tendo na F1. Eu vibrei quando soube que a F1 readotaria motores turbo a partir de 2014. Imaginei de imediato aquelas usinas de força dos anos 80, com BMW, Honda, Porsche et caterva disputando qual era a mais potente. Anos gloriosos, aqueles. Mas me dei mal. O resultado foi uma estrovenga que não anda, é caríssima, se estraga um parafuso demora horas para desmontar, descobrir onde está Wally, remontar e torcer para que volte a funcionar. Vejam o que aconteceu com a Manor em Melbourne. Os caras não conseguiam ligar o carro porque o software era outro! Loucura. Ridículo. Patético. Fora as demais viadagens de recuperação de energia do sol, da lua, de Vênus e de Urano. Uma porcaria completa, em suma. E, copmo disse, os verdadeiros fás da categoria estão fulos com tudo-isso-que-está-aí. Eu entre eles. Agora o velhino traquinas quer dar meia volta e reimplantar os velhos V8. Não passará. Gastaram muita grana nisso. E acho que a proposta do Arrivabene é, de longe, a melhor: biturbinar essas bagaças é o começo, embora não o fim, para melhorar esse negócio aí. Porque F1 andando como GP2 e fazendo menos barulho que uma enceradeira não dá.

roberto
roberto
Reply to  Fernando
9 anos atrás

O certo era voltar os garagistas. kkk Usar a indy como modelo.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Depois que as montadoras gastaram tubos de dinheiro, fazê-las voltar para o v8, Bernie só conseguiria mesmo é deixar todo mundo puto. Basta mudar o sistema de exaustão para que fique pelo menos igual ao motor da F-indy. Bi-turbo, no entanto.

André
André
9 anos atrás

Será que o velho vai finalmente criar juízo?

Marcelo Silva
Marcelo Silva
9 anos atrás

Tá uma m… mesmo !!! Se ñ mudar morre !!!

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Ufa!

RENATO
RENATO
9 anos atrás

Pura opinião.
Eu acho que acabou está coisa de que o automobilismo seja um laboratório para os carros de nosso uso do dia a dia, tamanho o nível de recursos tecnológicos que as montadoras tem hoje em dia, elas não precisam mais disso é sim ao contrário, os carros de competição que precisam da tecnologia dos carros de rua. O que o automobilismo precisa? Competição, fornecer propaganda, esportividade, interesse e acima de tudo, criar ídolos sejam eles carismáticos ou não. Temos que ver corridas com favoritos que podem não vencer e bons pilotos com condições de disputar mesmo sem uma equipe de ponta.

Fernando Monterio
Fernando Monterio
9 anos atrás

Sei que cada um tem as suas opiniões e respeito isso, mas essas novas unidades de força estão dando certo, e já no seu segundo ano estão chegando aos 900 hp, potencia similar aos motores v10 de 3 litros no seu auge em meados dos anos 2000, com uma economia de combustível nunca antes vista. Acho que esse é o caminho a ser seguido, pois não podemos “desinventar” as coisas. Acho que se voltarem esses V8 de 2,4 litros de 750 hp em média, será um tremendo retrocesso, sem contar que foi esse tipo configuração híbrida que despertou o interesse da Honda em retornar para a categoria para encarar tal desafio. A montadora japonesa teve sua época de oura na F1 com seus motores turbo, mas quando o regulamento instituiu os motores aspirados, os nipônicos tiveram um breve sucesso com seu motor normalmente aspirado com Senna na McLaren, mas logo depois sucumbiu aos Renault e Ferrari e numa tentativa como equipe própria seu motor foi um fiasco.

lincoln falcão
lincoln falcão
9 anos atrás

sempre tem alguém maior, flavio,, sempre tem…

Max
Max
9 anos atrás

Na verdade, quem define regulamentos, motores, a fórmula, enfim, é a FIA. Bernie não tem muita autonomia. Ele é dono da marca e dos direitos de transmissão da F1. Claro que a opinião dele é levada em conta, mas quem manda nisso, mesmo, é a FIA.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

O investimento nos atuais motores da F1 foi muito alto , acho que não
tem retorno. Vão dar um jeito de chegar aos 1000 cv , e pronto, é a F1
que vamos consumir .

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Ok, não é uma discussão, todos sabemos que o Bernie esta variando há uns 30 anos, por baixo, mas, e isso?

http://grandepremio.uol.com.br/endurance/noticias/na-guerra-tecnologica-do-wec-audi-e-porsche-aperfeicoam-sistemas-hibridos-para-desbancar-campea-toyota

Funciona lá e não na F1? Porque?

Desenvolvimento e orçamento nas alturas pode lá e não na F1?

Porque as grandes investem lá e não na F1?

Qual a solução, sem retrocesso tecnológico?

A F1 TEM que ser esporte e competitiva e “lá” não (só que é)?

Apenas questões. Abraços a todos.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

PQP, até que enfim esse decrépito fala algo que preste!

Renato Ariano
Renato Ariano
9 anos atrás

Você viu esse conceito de Red Bull para 2017 ? http://wtf1.co.uk/absolutely-epic-red-bull-2017-f1-concept/ . Se for esse layout de asa dianteira e um Vêoitão aspirado vai ficar bem bacana ! Abraço

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
9 anos atrás

Quando ele diz “egoísmo de alguns”, parece claramente estar alfinetando a Mercedes, já que a equipe recentemente defendeu, e muito, as unidades de força utilizadas hoje na F-1. E a Mercedes está dominando.

Alguém pode perguntar por que, então, Bernie não agiu assim com a Red Bull, que dominou nos últimos quatro anos. Muito simples. Quando a Red Bull estava ganhando tudo, não havia tamanha antipatia dos torcedores com o modelo da F-1, bem diferente do que acontece hoje. Hoje, o domínio da Mercedes aliado a um regulamento técnico incipiente e pouco empolgante, ameaça seriamente o seu negócio.

E quem tenta ameaçar os negócios de Bernie Ecclestone, via de regra, se dá muito mal.

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Sei não, mas acho que depois que a filha mostrou a perseguida na playboy esse velho gagá despirocou de vez, a única salvação da Fórmula 1 é a sua aposentadoria.