PRENDE EU

O Fernando Zimmermann mandou. Alguém sabe de que Estado é? O ano é 1980, como se vê no canto da foto. Eu tinha escrito 1977 por ato falho. As outras fotos que o blogueiro mandou eram de 1977, mas escolhi justo essa aí. Sorry.

brasadesc

Comentários

  • Sobre a data na foto é a da copia para o papel e não a que a mesma foi efetivamente tirada. Como naquela época “revelar” fotos era caro muita gente após fotografar todo o rolo do filme mandava revelar ficando com o negativo e depois escolhia apenas as que realmente queriam e mandava para o papel. Portanto você podia tirar uma fotografia em 1977 e somente em 1980 fazer a copia para o papel, aparecendo então a última data. Se fosse copiada em 1983 a data seria a de 1983… Esta data na verdade era uma espécie de cortesia introduzida pelos laboratórios da Curt e depois copiada por quase todos laboratórios fotográficos.

  • Trata-se uma uma Brasília 77, modelo 78 com os dois frisos no capô e as polainas nos para-choques.

    A PRF adquiriu também esse modelo que se tornou padrão na frota naquele ano.

    Os equipamentos especiais acrescentaram por volta de 60 kg ao peso do veículo com 65HP (brutos) de potência mas uns 11,5 mkgf de torque e manutenção simples e barata.

    A estabilidade não era boa mas em desempenho concorria bem com a maioria dos carros da época: Chevette, Fusca, Fiat 147, Corcel e até os Opala 2.500 com 80HP poderiam ser perseguidos.

    Mas o objetivo era mais mostrar presença e fiscalizar.

    Antes dela compraram grandes Harley-Davidson 1200 para patrulhas e perseguições, ao estilo da CHIP’s. Depois vieram algumas Amazonas, motos ainda maiores e com motor VW a ar e 1.600cc.

  • A Policia Militar Rodoviária de Santa Catarina usa placas de Florianópolis no estado todo, então não se resume a ser uma localidade perto da Capital.
    Ao fundo tem uma plantação de arroz, eu chuto que é na região de Gravatal/SC, onde tem um posto da PMR/SC.

  • Quanto ao ano, no canto baixo direito da foto está escrito “Nov. 80”. O carro é da Polícia Militar Rodoviária de SC. O lugar me parece onde hoje fica o posto em Itoupava Central, na Rodovia Guilherme Jensen em Blumenau). Atrás tem uma baixada onde hoje tem um haras. Pelo menos é muuuito parecido.

    • Sobre a data na foto é a da copia para o papel e não a que a mesma foi efetivamente tirada. Como naquela época “revelar” fotos era caro muita gente após fotografar todo o rolo do filme mandava revelar ficando com o negativo e depois escolhia apenas as que realmente queriam e mandava para o papel. Portanto você podia tirar uma fotografia em 1977 e somente em 1980 fazer a copia para o papel, aparecendo então a última data. Se fosse copiada em 1983 a data seria a de 1983… Esta data na verdade era uma espécie de cortesia introduzida pelos laboratórios da Curt e depois copiada por quase todos laboratórios fotográficos.

    • Sobre a data na foto é a da copia para o papel e não a que a mesma foi efetivamente tirada. Como naquela época “revelar” fotos era caro muita gente após fotografar todo o rolo do filme mandava revelar ficando com o negativo e depois escolhia apenas as que realmente queriam e mandava para o papel. Portanto você podia tirar uma fotografia em 1977 e somente em 1980 fazer a copia para o papel, aparecendo então a última data. Se fosse copiada em 1983 a data seria a de 1983… Esta data na verdade era uma espécie de cortesia introduzida pelos laboratórios da Curt e depois copiada por quase todos laboratórios fotográficos.

  • Acho que o ano é 78. Os para choques com ponteira de plástico e dois frisos na tampa do porta malas saiu a partir de 78. 79 também não é pois o retrovisor que aparece (tipo raquetinha cromado) foi até 78. Em 79 saiu o retrovisor tipo bandeirinha de plástico preto.