AH, PAUL RICARD

franca2018

SÃO PAULO  (dá até vontade) – Acho que todos devem compreender o relativo sumiço deste que vos bloga nos últimos dias.

Mas vamos retomar.

Viram que hoje confirmaram a volta da F-1 à França? Que coisa boa! Paul Ricard, onde fiz mina primeira corrida fora do Brasil, em 1989. A prova foi disputada lá até 1990, sendo transferida para Magny-Cours em 1991. O último GP no país foi em 2008. Dá para acreditar que já faz oito anos que não tem corrida lá? É mesmo inacreditável.

Tem de ter França. Ponto.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

A política comercial da F1 é uma piada. Colocam Paul Ricard e tiram o GP da Alemanha. O que que adianta?

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Giovanni
7 anos atrás

Mas depois do que fizeram com Hockenheim, não vai fazer falta.

Fabricio_RC
Fabricio_RC
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

Concordo plenamente. Depois que acabou o setor da Floresta o autódromo ficou parecendo um Tilkodromo comum. Aquelas chicanes depois de retas monstruosas eram demais.

Fabricio_RC
Fabricio_RC
7 anos atrás

Dançamos turma… não vai ter retão Mistral. A organização escolheu o circuito longo, o que é bom, mas com a chicane na Mistral. Uma pena.

Leandro
Leandro
Reply to  Fabricio_RC
7 anos atrás

Simplesmente não entendo. Em vez de resgatar os circuitos antigos com as curvas de alta, retas longas e características que fazem os pilotos sentirem aquele frio na barriga e ainda dar aquela emoção para quem está assistindo, os caras “pasteurizam” os circuitos sem nenhuma vergonha.
Esses carros de hoje iriam chegar a quase 400 km/h no fim da reta e contornar a Sings perto dos 300 km/h. Seria show! E hoje, há condições de segurança nos autódromos para isso. O circuito de Paul Ricard é inteiramente asfaltado e com enormes áreas de escape. Não há razão para esse excesso de segurança.
Em vez de utilizar os pontos de ultrapassagem naturais da pista, tiram as retas e fazem os carros usar o DRS. Uma notícia ótima, seguida de outra broxante…

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
7 anos atrás

Dica: usando o Google Streetview dá pra “andar” pela pista.

Sérgio T.
Sérgio T.
7 anos atrás

Fico feliz pacas, o traçado de Paul Ricard é dez, mas vou me chatear se usarem as chicanes que colocaram na reta Mistral… Tem que liberar ela inteira!
Um abraço.

Charles
Charles
7 anos atrás

É simples o que está acontecendo: O Bernie está abrindo as pernas diante da debandada de pistas, ele está vendo que em pouco tempo vai faltar país disposto a aceitar as condições malucas dele para receber seu circo, e está indo atrás de pistas tradicionais que estão fora do calendário há muito tempo. A próxima iniciativa será rever a taxa multimilionária para sediar um GP (a Conmebol retirou a taxa bizarra de 10 ou 20 % da renda bruta de cada jogo da LIbertadores que os times tinham que pagar para ela)

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Tem que ter França… Alemanha, Bélgica, Itália e Inglaterra como berço esplendido da F-1.

Brasil, Japão, EUA, Canada, Argentina, Africa do Sul como países históricos na F-1.

O resto fica para quem pagar mais… inclusive o México.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Fantástica notícia! Só precisamos saber se será utilizado o circuito completo, utilizado pela F1 até 1986, ou o circuito curto, utilizado entre 1987 e 1990, após a morte do Élio de Angelis.
Como o circuito hoje é muito mais seguro e todo asfaltado, acho que será o circuito original.
Só espero que não inventem de usar uma das chicanes que construíram na reta Mistral, para diminuir a velocidade…

claudio conrak
claudio conrak
7 anos atrás

MICHAEL SCHUMACHER, REI DE FRANÇA!!!!!
ou melhor:
MICHAEL SCHUMACHER, IMPERADOR DE FRANÇA !!!!
ou melhor ainda:
MICHAEL SCHUMACHER, IMPERADOR DA FÓRMULA UM EM TODO O UNIVERSO!!!
Que ótimo a volta do circuito de estimação de nosso IMPERADOR !!!!!

João Paiva
João Paiva
7 anos atrás

Porra Flavio, fiquei feliz pra caralho com o retorno do GP da França a Paul Ricard. Como disseram companheiros de blog acima, falta Estoril, Ímola e, porque não, Jerez e Zandvoort. Esse último, se entendi bem, está negociando a volta também. Podiam para me fazer pensar em juntar uma grana pesada para um ” ano sabático” consertarem a cagada que fizeram em Hockenheim. 2018 promete!
Meus sentimentos pelas perdas da última semana! Abraços

Cláudio f1
Cláudio f1
7 anos atrás

Já estou até imaginado o título dos posts referentes ao GP, poderia ser algo do tipo “Paulo Ricardo” ou até mesmo “RPM”, no melhor estilo “Los Hermanos” utilizado aqui durante o GP do México!

Flavio Guerra
Flavio Guerra
7 anos atrás

Não só França, mas Alemanha, Portugal, Itália, Africa do Sul, Brasil, Inglaterra, Espanha, enfim, os tradicionais.

askjao
askjao
7 anos atrás

E entre os dois, acho Magny-Cours bem melhor que Paul Ricard.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  askjao
7 anos atrás

Esta coisa que vc esta usando esta estragada!
PelaamordeDeus!
Magny-Cours é soporífero!

askjao
askjao
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

Não me lembro de ter perguntado nada a você.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

Nem eu de ter pedido sua resposta!

Fabricio_RC
Fabricio_RC
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

O que cada um está usando eu não quero nem saber, mas que aquela pistinha é ruim demais, é. rsrsrs

Fernando
Fernando
Reply to  askjao
7 anos atrás

Só de ler “Magny-Cours” já me dá sono, troca de fornecedor.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  askjao
7 anos atrás

Desde quando? Vai ver mais videos no YouTube

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

Tem de ter França. Tem de ter Alemanha. Tem de ter Portugal. Tem de ter Ímola…

Leo
Leo
Reply to  Alessandro Silva
7 anos atrás

Isso mesmo. Mas para ser Ímola precisa ser o traçado de 1994 para trás. Eu acho.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Finalmente um circuito tradicional. Nada de Tilkodromos. É uma pena Magny-Cours ficar de fora. Jogaria a porcaria de Cingapura no lixo pra colocar esse outro belo circuito de volta.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Tilke já deve estar planejando alguma amputação no circuito pra se “adequar” a F1 atual, nos mesmos moldes daquela aberração que fizeram com Hockenheim.

Deni Williams
Reply to  Leandro
7 anos atrás

Paul Ricard já tem áreas de escape em excesso.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
7 anos atrás

Flávio, seria ótimo uma cobertura sua in loco em Paul Ricard para celebrar a volta da pista.

Aproveitando, minhas condolências por seus colegas e amigos perdidos recentemente.

Abraços

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Tem que ter França! Tem que ter a razão do nome “Grand Prix”!

Se dependesse de mim, Ímola sofreria uma bela reforma estrutural pra voltar com o traçado original!

atila
atila
Reply to  Leandro
7 anos atrás

O traçado atual, com uma reta bastante longa, que vai da Rivazza até a Tamburello está realmente bom. Não acho que haja motivos pra retornar ao traçado de usado até 1994 (lembrando que o traçado original mesmo nunca foi usado pela F1), já que o circuito retornou a sua característica de ser bastante veloz.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Je suis Paul Ricard…

Lucas
Lucas
7 anos atrás

Coisa boa!!! O retorno de um autódromo tradicional, nada destas coisas nababescas do Herr Tilke.
Sepang e Marina Bay com os dias contados… Baku e Sochi poderiam ser limadas sem dó também! E o Albert Park poderia dar lugar as ruas de Adelaide…
E o que foram as voltas das F60 com Vettel e Kimi em Daytona? Que coisa fantástica!!! Se querem mais uma corrida nos EUA, façam lá mesmo neste traçado misto que já será ótimo!

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Belo circuito com varios pontos de ultrapassagens, diferente do circuito travado de MC

José Luiz Pereira da Cruz
José Luiz Pereira da Cruz
7 anos atrás

Uma pena o Gp da Alemanha ter saído, pelo menos uma notícia boa a volta da França.

GArlet
GArlet
7 anos atrás

Assen – Verstappen
Russia – Kvyat
França – Ocon, Grosjean
Inglaterra – Hamilton
Australia – Ricciardo
Brasil – ?
? – Vettel , Hulckenberg, Wehrlein
????????????
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Felipe Veríssimo
Felipe Veríssimo
7 anos atrás

Pelo menos, não vai ser em Magny-Cours, só acho.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
7 anos atrás

Não deve ser o mesmo traçado, devem ter feito em Paul Ricard o mesmo que fizeram em Interlagos, uma mutilação. Como eu gostava dos circuitos antigos. Quem viu uma corrida no antigo Interlagos – eu tive o privilégio de assistir várias, inclusive testes de pneus, os meus preferidos, sempre no início do ano – acha o S do Senna broxante. Eu ficava fascinado vendo os carros saindo da antiga junção – as Ferraris com seus motores plano 12 era ´máximo – despejando toda potência que se dispunha na época, cerca de 450 HP’s nos motores V8 DFV e cerca de 500 HP’s no Ferraris, Renault Turbo 1,6 litro, Brabhan Alfa V12 e Matra v12, fazendo a subida dos boxes em alta velocidade, chegando na pequena curva das arquibancadas – uma reta torta diria Piquet – a quase 300 Km/h, em seguida entra na curva 1 com pé embaixo – Villeneuve, Arnoux e Pironi faziam de pé embaixo segundo reza a lenda – fazendo a curva 2 a pleno com o carro saindo nas quatro entrando no antigo retão com o motor em máxima rotação. Os carros chegavam na curva 3 a quase 350 Km/h. Aqueles carros e aqueles caras eram maravilhosos. Da junção até a curva 3 era pé embaixo. Interlagos era fantástico, uma mistura de um circuito oval muito bem feito com uma parte mista maravilhosa.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Fernando Monteiro
7 anos atrás

Assino embaixo!
O som dos Matra e das Alfa era uma sinfonia!

Luiz G
Luiz G
7 anos atrás

Concordo e completo:
Tem que ter França….e espanha, Portugal, Belgica, Alemanha, Inglaterra e Italia.

Esses países são parte do que se define como campeonato de F1.
É uma categoria Européia e há de se manter as tradições. :)

Heverton Elias
Heverton Elias
7 anos atrás

Paul Ricard ainda tem aquela reta obscena e politicamente incorreta, de 1,8km?

Fabricio_RC
Fabricio_RC
Reply to  Heverton Elias
7 anos atrás

Oui, ouuuuuuuuuuuuui mon ami.
Le Mistral!

https://www.youtube.com/watch?v=VgOUULXUnXI

BSLnew
BSLnew
Reply to  Heverton Elias
7 anos atrás

E será q não vão tirar para a corrida???
O circuito hoje tem opção para colocar chiquenes na reta oposta…
:(

Fabricio_RC
Fabricio_RC
Reply to  BSLnew
7 anos atrás

Na verdade a chicane foi criada para diminuir a reta porque os motores explodiam com tanto tempo girando em rotação máxima. Hoje em dia, depois da prova no Azerbaijão, com 2200m de pau dentro, não vejo nenhum motivo para que ela não seja percorrida na íntegra. Mas vai saber o que as equipes vão dizer…

Aqui tem um vídeo de uma Ferrari 2008 girando lá, mas passando pela chicane.
https://www.youtube.com/watch?v=mLyiXG-ZVC4
Serve como uma prévia para nós apreciarmos. rsrsrs

Fernando Linhares
Fernando Linhares
7 anos atrás

Concordo Flavio. Pena que perdemos a Alemanha, mesmo com Hockenhein mutilada.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Aguardemos, pois, até 2018. Tudo indica que a volta da F1 à França e em Paul Ricard será magnífica.

Breno Cabido
Breno Cabido
7 anos atrás

Flávio Gomes,
Primeiramente, força aí nesse momento complicado.
Bora falar de automobilismo!

2 perguntas: Magny-Cours X Paul Ricard?
Eu curto as duas. Gosto da Paul, mas aquela curva onde o Barrichello fez um X no Schumacher com uma Stewart é inesquecível…

Se a Mercedes colocar um piloto escudeiro na equipe, a temporada 2017 estará morta. Até mesmo pela alta probabilidade da permanência do domínio da Mercedes. Concorda?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
7 anos atrás

da até um alívio na alma!!!
espero que não façam nenhuma “tilkisse”

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
7 anos atrás

CONCORDO!
Pode ser Magny Cours, pode ser Paul Ricard, pode ser (por que não?) Le Mans.
O que não pode faltar é GP da França, o decano dos grandes premios.

Julio
Julio
7 anos atrás

Isso aí Flavio! bola pra frente! Apesar de tudo, dessa tristeza, a vida tem que seguir, não tem jeito. E quem vai para a Mercedes? algum palpite?