Uma vez li em uma coluna que era muito divertida na revista racing do Marcus Zamponi que nas corridas os dodge 1800 estavam perdendo para os passat na curva, pegaram o dodge 1800 amarraram ele em uma arvore deram tres trancos nele e com isto aumentou o entre eixos em alguns centimetros, começaram a ganhar corridas e os fiscais não descobriam , até que um esperto mediu o entre eixos e pegaram, rs, as materias do Zamponi já valiam a revista inteira, abraços Varlei Martines
ags
8 anos atrás
o Piru…em certas provas fazia milagre..viu.. até o Paulão pode dizer isso..rsss
Joca
8 anos atrás
É Dodge? pensei que era uma versão para o Brasil do Hillman Avenger.
Jean Rul
8 anos atrás
Seria o original ou uma réplica de promoção? Está com os bancos originais. Inclusive os traseiros.
Luiz
8 anos atrás
Eu só digo: que coisa mais linda!
alfredo
8 anos atrás
Um, hemorroida!!!
Eduardo Magnusson
8 anos atrás
Esse carro perteceu ao Fabio Sotto Mayor, prova de endurance
joao carlos de godoy
8 anos atrás
este carro foi pilotado pelo fabio souto maior e esta agencia era a autorizada crysler em riberao preto sp nao andou de ralli mas foi campeao da d1 em 1977 acho e deu muito pau nos passats ts
Gustavo
8 anos atrás
Por acaso foi este o Dodge pilotado por Fábio Sotto Mayor?
Sergio Milani
8 anos atrás
Se nao me engano, este foi o carro campeão do Grupo 1 de 75 disputando com os Passat. Um dos pilotos era o finado Fabio Sotto Mayor e ele admitiu que “marretou” o santoantonio, usando plastico…
Polara que andava na Divisão 1 e Mil Mllhas em 1976, pilotado pela dupla Fabio Sotto Mayor / João Aguiar. O carro era branco, com a faixa amarela. Mandei uma foto dele em ação para seu e-mail, FG.
MackRP
8 anos atrás
Me chamou a atenção o nome da minha cidade (Ribeirão Preto) pintado na porta. Mais atentamente percebe-se o nome do piloto Fabio Sotto Mayor que também é daqui. Foi campeão do brasileiro de marcas nos anos 70 com o Polara.
Eddy Bruno
8 anos atrás
Ai meu Deus do Céu das Corridas…..
Esse carro é lindo!
Elco
8 anos atrás
Dodge 1800, patrocinado pela Arumã, antiga concessionária Crysler de Ribeirão Preto. O piloto era o Fabio Sotto Mayor, no começo de carreira. A foto deve ser de meados dos anos 70, algo entre 1975 e 1977,
Dodge Polara da Equipe Arumã Veículos, cujos pilotos eram João Batista Aguiar e Fábio Sotto Mayor.
Conquistaram resultados expressivos com o “Dójinho”, como a 5ª posição nas “12 Horas de Goiânia” de 1976 (prova vencida pela dupla Edgard Mello Filho / Affonso Giaffone Jr., de Opala) e a 3ª posição nas “4 Horas de Tarumã” (que deveria ter sido de 12 Horas, mas foi só 4 por causa da crise do petróleo, e os vencedores foram Edison Graczyck / Dado Andrade de Opala) do mesmo ano.
Além disso, também venceram o Campeonato Brasileiro Divisão-1 (classe “A”) daquela temporada.
O carro era todo branco e a faixa no capô e teto era amarela.
Abraços empoeirados
Maeco Antonio P. Dias
8 anos atrás
Câmbio maravilhoso,carro muito bom,achava-se tudo para preparar,na Argentina
Robertom
8 anos atrás
Dodge Polara 76 da dupla Fabio Sotto Mayor/João Batista Aguiar, Campeão Brasileiro da Divisão 1, classe A (até 2000 cm3) depois rebatizado de Grupo 1) em 1976. Ao contrário do que afirmaram, não é carro de Rally, é de pista, esse campeonato era disputado em provas longas, como as 12 Horas de Goiânia, 1000 Km de Brasília, 12 Horas de Tarumã, 25 Horas de Interlagos, etc. (motivo dos faróis auxiliares)
Foi o ano da glória para o Polara, por que o Passat TS começou a ser produzido depois da data limite para homologação, os Passat competiram com motor 1500 cm3 do LS.
Em 77, com o TS, recomeçou o domínio dos Passat…
Campeonato Brasileiro Marcas
Divisão 1 turismo ( antiga divisão 3 )
classe A (veículos nacionais de produção em série)
Dodge Polara 1976 – Equipe Arumã (1º dodge com o sobrenome polara no brasil)
Pilotos – João Batista Aguiar/Fabio Sotto Mayor
Ganhou o Torneio Brasileiro de Turismo Nacional 1976, obtendo o 1°. lugar com João Batista Aguiar e o 2°. com Fábio Sotto Mayor.
Poderiam contar essa história para nosotros?
Gracias!
CLAUDIO O GRANDE
8 anos atrás
Doginho polara…..
Esse carro nao fez muito sucesso de vendas no Brasil mas,
…..dizem que era carro bom quando comparado aos da época!
Esse aí parece preparado para rallis em estrada nao pavimentada mas eu sei que o doginho não era bom no barro, palavra de quem tinha um, se alguem mijasse na estrada ele já patinava com seu motor dianteiro e tração traseia e se a mijada fosse grande chegava a atolar e essa ai com esse numero 13 não deve ter tido muita sorte… também a suspensão nao era boa pra estrada esburracada. Me parece que essa da foto ta com uns pneus misto ( no maximo), acho que ele nao era pareo prum passat na estrada de terra, Diz aí FG!
Meu pai tirou um desses 0km em 1980, numa concessionária na rua General Carneiro em Campinas, mas ele não gostou muito não. Dizia que bebia demais e não andava nada; também pudera, tinha um opala Comodoro 6cil com teto de vinil e 4100 vermelho e vai pro doginho, tem que ficar insatisfeito mesmo, não tem jeito.
v8_super
8 anos atrás
Um conhecido, proprietário de uma revenda Dodge, falou que qd iam entregar os 1800 no interior, eles iam rodando, e não raramente o motor quebrava antes de chegar…..
Paulo
8 anos atrás
Boa noite Flávio, não sei se já te indicaram esse vídeo do Jay Leno, Munch 1966 com motor NSU 4 cilindros.
victor freire
8 anos atrás
nunca tinha visto um dodginho de rally. ao que consta, nem os hillmans avengers tinham tradição disso lá na inglaterra. será que andava?
falei bobagem, desculpe. de acordo com a wikipedia, o avenger ganhou o grupo 1 do campeonato inglês de rally em 1975 e 1976, com o piloto irlandês robin eyre-maunsell. ganhou o rally da nova zelândia de 1976, inclusive utilizando o motor do nosso dodginho, com o piloto escocês andrew cowan. e venceu o btcc em 74, 76 e 77.
Samuel Romera
8 anos atrás
Nelson Piquet???
IRIO ALEX
8 anos atrás
Lindo Doginho…..mas Flãvio mudando um pouco de assunto…qual a categoria da sua CNH?Já renovou? A minha é “C” e fui no Poupatempo hoje para me informar. Sabia que quem tem C, D e E tem que fazer um tal de exame toxicológico?(R$ 300,00)Se não fizer,no meu caso, volto para a “B”…falei beleza pode voltar, mas na próxima renovação eu faço o exame se quiser e volto para a “C” correto?Não tem que procurar uma Auto-Escola,Autoescola, Auto Escola e fazer aulas e pagar tudo de novo simples assim,só que não.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Uma vez li em uma coluna que era muito divertida na revista racing do Marcus Zamponi que nas corridas os dodge 1800 estavam perdendo para os passat na curva, pegaram o dodge 1800 amarraram ele em uma arvore deram tres trancos nele e com isto aumentou o entre eixos em alguns centimetros, começaram a ganhar corridas e os fiscais não descobriam , até que um esperto mediu o entre eixos e pegaram, rs, as materias do Zamponi já valiam a revista inteira, abraços Varlei Martines
o Piru…em certas provas fazia milagre..viu.. até o Paulão pode dizer isso..rsss
É Dodge? pensei que era uma versão para o Brasil do Hillman Avenger.
Seria o original ou uma réplica de promoção? Está com os bancos originais. Inclusive os traseiros.
Eu só digo: que coisa mais linda!
Um, hemorroida!!!
Esse carro perteceu ao Fabio Sotto Mayor, prova de endurance
este carro foi pilotado pelo fabio souto maior e esta agencia era a autorizada crysler em riberao preto sp nao andou de ralli mas foi campeao da d1 em 1977 acho e deu muito pau nos passats ts
Por acaso foi este o Dodge pilotado por Fábio Sotto Mayor?
Se nao me engano, este foi o carro campeão do Grupo 1 de 75 disputando com os Passat. Um dos pilotos era o finado Fabio Sotto Mayor e ele admitiu que “marretou” o santoantonio, usando plastico…
Finado ?
Polara que andava na Divisão 1 e Mil Mllhas em 1976, pilotado pela dupla Fabio Sotto Mayor / João Aguiar. O carro era branco, com a faixa amarela. Mandei uma foto dele em ação para seu e-mail, FG.
Me chamou a atenção o nome da minha cidade (Ribeirão Preto) pintado na porta. Mais atentamente percebe-se o nome do piloto Fabio Sotto Mayor que também é daqui. Foi campeão do brasileiro de marcas nos anos 70 com o Polara.
Ai meu Deus do Céu das Corridas…..
Esse carro é lindo!
Dodge 1800, patrocinado pela Arumã, antiga concessionária Crysler de Ribeirão Preto. O piloto era o Fabio Sotto Mayor, no começo de carreira. A foto deve ser de meados dos anos 70, algo entre 1975 e 1977,
Dodge Polara da Equipe Arumã Veículos, cujos pilotos eram João Batista Aguiar e Fábio Sotto Mayor.
Conquistaram resultados expressivos com o “Dójinho”, como a 5ª posição nas “12 Horas de Goiânia” de 1976 (prova vencida pela dupla Edgard Mello Filho / Affonso Giaffone Jr., de Opala) e a 3ª posição nas “4 Horas de Tarumã” (que deveria ter sido de 12 Horas, mas foi só 4 por causa da crise do petróleo, e os vencedores foram Edison Graczyck / Dado Andrade de Opala) do mesmo ano.
Além disso, também venceram o Campeonato Brasileiro Divisão-1 (classe “A”) daquela temporada.
O carro era todo branco e a faixa no capô e teto era amarela.
Abraços empoeirados
Câmbio maravilhoso,carro muito bom,achava-se tudo para preparar,na Argentina
Dodge Polara 76 da dupla Fabio Sotto Mayor/João Batista Aguiar, Campeão Brasileiro da Divisão 1, classe A (até 2000 cm3) depois rebatizado de Grupo 1) em 1976. Ao contrário do que afirmaram, não é carro de Rally, é de pista, esse campeonato era disputado em provas longas, como as 12 Horas de Goiânia, 1000 Km de Brasília, 12 Horas de Tarumã, 25 Horas de Interlagos, etc. (motivo dos faróis auxiliares)
Foi o ano da glória para o Polara, por que o Passat TS começou a ser produzido depois da data limite para homologação, os Passat competiram com motor 1500 cm3 do LS.
Em 77, com o TS, recomeçou o domínio dos Passat…
Campeonato Brasileiro Marcas
Divisão 1 turismo ( antiga divisão 3 )
classe A (veículos nacionais de produção em série)
Dodge Polara 1976 – Equipe Arumã (1º dodge com o sobrenome polara no brasil)
Pilotos – João Batista Aguiar/Fabio Sotto Mayor
Ganhou o Torneio Brasileiro de Turismo Nacional 1976, obtendo o 1°. lugar com João Batista Aguiar e o 2°. com Fábio Sotto Mayor.
fontes:
http://www.autoserra.com.br/Artigo.asp?Id_Artigo=351&Id_Assunto=22
https://carlosdepaula.wordpress.com/tag/divisao-1/
http://www.brazilyellowpages.com/aultimacorrida.html
http://www.faspnet.com.br/noticia_exibe.php?noticia_id=5972
http://www.faspnet.com.br/noticia_exibe.php?noticia_id=493
http://www.dodgeclubecuritiba.com.br/h8.php
http://blogdosanco.blogspot.com.br/2010/12/desafio-da-semana.html
http://www.maxicar.com.br/2015/03/1800polara-o-pequeno-dodge-internacional/
http://conexaosaloma.com.br/2009/02/umas-outras-34/
http://carroslokoscarros.blogspot.com.br/2012/11/historia-dodge-polara-1800.html
http://museudodge.blogspot.com.br/2014/01/o-ultimo-dodge-polara.html
videos
1974 https://www.youtube.com/watch?v=b-5KK9m72_0
1976 https://www.youtube.com/watch?v=Elyw_W0KcOU
Documentário
O Automobilismo que Ninguém Vê!
https://www.youtube.com/watch?v=vRvG_JLQO_c
Valeu Flávio Gomes, deu trabalho mas acho que é isso ai. E ainda no Doc. responde a pergunta sobre o custo básico do automobilismo no Brasil..
Fábio Souto Maior “aprontou” muito com eles na pista. A lenda do Doginho esticado!
Exato, caro Dú.
Se não me engano, quem “inventou” a maracutaia de esticar o Doginho foi o Losacco.
Grande preparador e piloto.
Abraços.
Poderiam contar essa história para nosotros?
Gracias!
Doginho polara…..
Esse carro nao fez muito sucesso de vendas no Brasil mas,
…..dizem que era carro bom quando comparado aos da época!
Esse aí parece preparado para rallis em estrada nao pavimentada mas eu sei que o doginho não era bom no barro, palavra de quem tinha um, se alguem mijasse na estrada ele já patinava com seu motor dianteiro e tração traseia e se a mijada fosse grande chegava a atolar e essa ai com esse numero 13 não deve ter tido muita sorte… também a suspensão nao era boa pra estrada esburracada. Me parece que essa da foto ta com uns pneus misto ( no maximo), acho que ele nao era pareo prum passat na estrada de terra, Diz aí FG!
grupo 1 classe A, coisa especial, de primeira….
Não era páreo para o passat em estrada nenhuma.
Tamb[em acho!
Meu pai tirou um desses 0km em 1980, numa concessionária na rua General Carneiro em Campinas, mas ele não gostou muito não. Dizia que bebia demais e não andava nada; também pudera, tinha um opala Comodoro 6cil com teto de vinil e 4100 vermelho e vai pro doginho, tem que ficar insatisfeito mesmo, não tem jeito.
Um conhecido, proprietário de uma revenda Dodge, falou que qd iam entregar os 1800 no interior, eles iam rodando, e não raramente o motor quebrava antes de chegar…..
Boa noite Flávio, não sei se já te indicaram esse vídeo do Jay Leno, Munch 1966 com motor NSU 4 cilindros.
nunca tinha visto um dodginho de rally. ao que consta, nem os hillmans avengers tinham tradição disso lá na inglaterra. será que andava?
falei bobagem, desculpe. de acordo com a wikipedia, o avenger ganhou o grupo 1 do campeonato inglês de rally em 1975 e 1976, com o piloto irlandês robin eyre-maunsell. ganhou o rally da nova zelândia de 1976, inclusive utilizando o motor do nosso dodginho, com o piloto escocês andrew cowan. e venceu o btcc em 74, 76 e 77.
Nelson Piquet???
Lindo Doginho…..mas Flãvio mudando um pouco de assunto…qual a categoria da sua CNH?Já renovou? A minha é “C” e fui no Poupatempo hoje para me informar. Sabia que quem tem C, D e E tem que fazer um tal de exame toxicológico?(R$ 300,00)Se não fizer,no meu caso, volto para a “B”…falei beleza pode voltar, mas na próxima renovação eu faço o exame se quiser e volto para a “C” correto?Não tem que procurar uma Auto-Escola,Autoescola, Auto Escola e fazer aulas e pagar tudo de novo simples assim,só que não.
Hehe, acho que precisa do toxicológico sim…
Oi? acho bom fazer esse exame hein? kkkkk
Brincadeiras a parte, vamos a sua resposta: Sim, todos que tem C, D e E estão tendo que fazer esse exame.
Meu irmão e meu sócio tinham a categoria C na CNH. Meu irmão usa a categoria C, logo não viu problemas a realizar tal exame.
Se você não dirige caminhão bau e nem pretende dirigir não ha razões para manter a C, volte para a B mesmo.
abraços
Com esses farolões divergentes e dois bancos deve ser de Rali. Muito bacana.
Dodge 1800
Slogan-Na frente a figura de um leão, dentro o coração dele. Você não perde por esperar.
Uma vez,eu li sobre um que curvava muito. Passava por inúmeras vistorias e ninguém pegava a treta.