SERÁ ASSIM

RIO (não é tão feio, afinal) – Será a Ferrari a testar amanhã em Silverstone o Shield, dispositivo de segurança para proteger as cabeças ocas dos pilotos. Vettel vai andar com a novidade, que a FIA pretende adotar para valer no ano que vem. Aí está como ficou. Sinceramente, diante da possibilidade de adoção daquela tira de chinelos Havaianas que foi testada inicialmente, acho que é o menor dos males.

shieldvettel

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Taccari
Fabio Taccari
7 anos atrás

Para nós fabricantes seria muito bom…
A proposito não é acrílico, mas policarbonato.

http://www.shortmotorsport.com/index.php?n=prod&id=112

Vai Vettel!
Vai Vettel!
7 anos atrás

Ninguém melhor que o melhor piloto do grid para testar novidades para a categoria. E essa novidade já foi condenada. Que partam para outra.

Alexandre
7 anos atrás

O Vettel no TL1 de hoje nem chegou a completar uma volta com o “shield” e os problemas que ele citou não são simples como a limpeza do “para-brisa”. E se fosse fácil desenvolver um produto que evitasse a sujeira nos carros da WEC, na parada para troca de pilotos, pneus e reabastecimento, não existiria um mecânico especialmente para limpar o para-brisa. Isso seria inviável na F1, com paradas de no máximo 3s para troca de pneus.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Esses posts são ótimos. Em seus comentários falamos como verdadeiros engenheiros, projetistas picas das galáxias. Eu morro de rir, mas nada melhor do que uma boa polêmica de mesa de boteco. Ainda bem que quem é do ramo F1 não nos ouve.

E por falar em “nada melhor”, nada melhor do que… peraí, peraí, me interpela alguém.

– Vc já ia dizer que nada melhor do que não estar com o rabo no banco de um F1 correndo o risco. Quanta bobagem. Ora, nada “melhor” do que estar com o rabo no banco de um F1 correndo o risco, vários riscos. Quem aqui não gostaria?
Eu concordo e agradeço a intervenção e, retomando, nada mais confortável do que falar daqui de onde falo, do outro lado da tela a pelo menos uns 10 mil quilômetros de onde estão os carros de F1 agora.

Quem é contra mais medidas de segurança nos carros de F1 se vir um carro da década de 90, antes de 1994, jamais assistirá uma corrida.

E os que tem “Medo da chuva” precisam ouvir Raul, porque “Eu perdi o meu medo, o meu medo da chuva…”, pois somos “pedras que sonham sozinhas no mesmo lugar…”.

Observei umas fotos de aviões caças e vi que eles não tem limpadores de parabrisas nem películas descartáveis. Não sei se aplicam dispersores de água na “bolha” ou ainda se quando chove os pilotos passam um pretinho nos pneus e os guardam em suas garagens. Se eu tivesse um é o que eu faria.

Bom, ainda bem que os projetistas da F1 ou de qualquer outra coisa não nos ouvem.

Abs,

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Vettel testando o “Shield”. DESAPROVOU.
“- Eu testei pela manhã e fiquei meio tonto. A visão frontal não é muito boa. Isso provavelmente tem a ver com a curvatura (do Shield), a visão fica distorcida, e o fluxo do ar puxa o capacete para frente nas retas. A gente planejava andar mais com isso, mas eu não gostei e optamos por tirar.”
É claro que esse projeto, (e todos os anteriores) do jeito que é apresentado, seria desaprovado pelos pilotos. Tem de fechar/cobrir completamente o cockpit ou não colocar nada. Entre outras dificuldades e desconfortos para o piloto, se colocar uma cobertura ou um ‘para-brisa’ desses, como será nos dias de corrida com chuva, por exemplo? Terão “shields” com limpadores de para-brisa?
Não é necessário ser nenhum engenheiro para ver que não funcionaria/funcionará. Isso é o que dá quando burocratas (que nunca foram esportistas) e empresários tomam decisões e criam regras para o esporte sem consultar os atletas.

João Paulo Toledo PIza
João Paulo Toledo PIza
7 anos atrás

Parece o F1 dos Jetsons ,ta até legal !!

VICTROR
VICTROR
7 anos atrás

Pô, vai dar para colocar um fumezão irado com detalhes nos laterais!
Show

mario
mario
7 anos atrás

Esteticamente ficou lindo ! Mas e como vão fazer pra tirar sujeira de óleo , pedaços de borracha , chuva , etc ? O piloto vai ter que carregar um “paninho” para fazer a limpeza enquanto dirige ? Vai ter limpador de para-brisas ? Ou vai ter várias camadas de plástico que o piloto vai tirando conforme vai sujando igual dos capacetes ?

czk
czk
7 anos atrás

Ficou a cara do Francesco Bernoulli

Pacheco
Pacheco
7 anos atrás

E se o vidro ficar sujo, vai ter aquela jato d’água e o para brisa para limpa?

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Acho que deixar de tomar uma medida de segurança por questão estética é de uma burrice terrível. Resta saber se não causaria mais problemas por questão de visibilidade. Isso sim um problema.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Gustavo
7 anos atrás

Exato.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
7 anos atrás

Deus meu.. o que essa categoria foi um dia e o que é hoje… com essa coisa pavorosa, agora é que os boys da F1 nunca mais correrão na chuva.

murilo medeiros
murilo medeiros
7 anos atrás

Faltou o limpador e desembaçador. Lembra as McLarens dos anos 70… M23, M24… até a M30 usava um acrílico similar (só que mais baixo).

murilo medeiros
murilo medeiros
Reply to  murilo medeiros
7 anos atrás

comment image

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

É melhor esses caras andarem de LMP1, pronto proteção completa.
Frescura!! Vão jogar tênis, mudem de esporte!

Helton Fernandes
Helton Fernandes
7 anos atrás

Essa proteção vai dar algum ganho aerodinâmico?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Helton Fernandes
7 anos atrás

O projetista tem ser muito mais do que burro se não tirar mais proveito aerodinâmico dessa peça que por si só já é, por ser inclinada e cortar o arrasto com a cabeça do piloto e a parte detrás da cabeça. No mínimo dá ainda para tirar proveito mecânico direcionando mais o ar para a grande entrada acima e atrás da cabeça do piloto.
Abs.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

Gostei! Esteticamente, muito melhor e mais fácil de se acostumar do que aquela tira de havaianas que tentaram e que com certeza teria um impacto extremamente negativo na audiência. Teria evitado os graves ferimentos em Felipe Massa e a morte de Justin Wilson – esse na Indy – dois pilotos que foram vítimas do acaso. Ser acertado por um destroço ou detrito exatamente na cabeça diferente de você se ferir ou morrer tentando uma ultrapassagem ou passando dos limites do carro e da pista. Portanto vejo com bons olhos o Shield.
Quanto à chuva, existem soluções e materiais hidro-repelentes. Tinha até um produto que vendiam antigamente no 011-1406 que você passava no para-brisa e jogava barro nele e escorria tudo! Incrível! Ligue já! E na compra do produto você ainda ganhava uma toalha super absorvente. Ideal para absorver.
Portanto se eles tiverem o produto lá e a toalha super absorvente tá tudo certo!

gabriel
gabriel
7 anos atrás

O mundo cada vez mais boiola, não tem jeito mesmo. Os carros já são super seguros, se o cara não que correr risco nenhum, que mude de profissão. Piloto de corrida não é contador.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
7 anos atrás

Quero ver no final da prova esse treco cheio de borracha e outras sujeiras. Vai ser engraçado na chuva, além da aguá vai rolar um “lamê” danado nesse negócio

No acidente do Jules Bianchi acho que esse troço não resolveria, no infeliz incidente com o filho do Surtess (coitado do menino quebrou o pescoço) acho que esse trem não funcionaria também.

Na boa, nada é seguro a 300km/h, nem um tanque de guerra. Os pilotos, correm o risco e ganham para isso.

Corridas são um esporte de risco, para quem esta dentro do carro e para quem esta no autódromo.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Problema vai ser quando um passarinho cagar no para-brisa e não poder limpar.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
7 anos atrás

Não é feio, mas pelo que vi no treino dá um baita reflexo!!

Renato F1
Renato F1
7 anos atrás

Shield? Desde quando “Os Vingadores” agora irão proteger pilotos?
Já vou logo avisando: Tony Stark não vai gostar da concorrência dos holofotes com Lewis Hamilton.

Estevão Busato
Estevão Busato
7 anos atrás

Pelo menos o carro, agora, ganhou um painel. Dá para o cabra jogar a carteira de cigarro ali.

Sheldon
Sheldon
7 anos atrás

Essa proteção vai desviar o fluxo de ar da entrada sobre a cabeça da mesma forma que o aeroscreen… não sei não…

Gus
Gus
7 anos atrás

Não ficou horrendo, no fragor da novidade, parece até legal, exótico – rsrsrsr

Douglas
Douglas
7 anos atrás

Provavelmente o desenvolvimento dos próximos carros vai deixar o desenho da carenagem e do shield mais uniforme, tirando esse aspecto de gambiarra.

Luiz Aguiar
7 anos atrás

Essa proteção ainda manteria o “velho” massa em atividade… E evitaria a morte do Senna, pois a suspensão entraria/desviaria nessa proteção, ao invés de entrar no capacete dele, fora que poderia ter evitado a morte de Justin Wilson, sem falar de outros pilotos que morreram por serem atingidos por objetos nessa direção(exceto certos casos como o de Pryce que aí não tinha jeito mesmo),.. Sem mais,..

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
Reply to  Luiz Aguiar
7 anos atrás

Tenho dúvidas quanto ao Senna, a peça não entroo pelo cockpit? Ou ela passou por cima da carenagem e acertou o Senna?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sergio Luis dos Santos
7 anos atrás

A peça que acertou Senna veio por fora e com certeza, resvalaria nessa proteção. O problema é a desaceleração brusca causada pela batida no muro, que afetou o cérebro do brasileiro (segundo os médicos) de forma irreversível.

Leo
Leo
Reply to  Sergio Luis dos Santos
7 anos atrás

Pois é, Paulo. Um vez li algum comentário de médicos dizendo que o Senna teve três ferimentos que sozinhos seriam fatais. O causado pela desaceleração, a peça que entrou pela viseira e um terceiro que não lembro. Essa proteção evitaria apenas um.

MARINO
MARINO
7 anos atrás

O do LOTUS49 era mais bonito (assim como o resto do carro)

Paulo
Paulo
7 anos atrás

E na chuva como vai ser ?

Tirando a mola na cabeça do Massa e já se vão 8 anos não houve nenhum acidente que justificasse o uso.

O acidente do Bianchi foi causado muito mais por falha de segurança do proprio autodromo do que pelo fato da cabeça dele estar exposta.

Douglas
Douglas
Reply to  Paulo
7 anos atrás

Teve o acidente do Justin Wilson na Indy que poderia facilmente acontecer na F1 também.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Douglas
7 anos atrás

E do filho do Surtees com o pneu que voou.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Paulo
7 anos atrás

O capacete do Bianchi não sofreu nem um risco. Ele morreu por concussão cerebral causada pela desaceleração brusca.
Abs.

Angelo
Angelo
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

O carro dele passou por baixo do trator, que é bem baixo, tirando-o do chão. O primeiro ponto elevado a tocar o trator foi o capacete, que pelo formato o achatou contra o banco. Depois dá uma conferida nas fotos do acidente, até os retrovisores foram arrancados quando ele passou por baixo do trator. Nada resistiria a esse impacto, foi uma fatalidade (misto de bobeada do pessoal do circuito e dos pilotos que tentam perder o mínimo de tempo numa bandeira amarela de somente um setor).

Pablo
Pablo
7 anos atrás

E como vai ser na chuva? Vai ter limpador? kkkkkkk

Rafael Friedrich
Rafael Friedrich
Reply to  Pablo
7 anos atrás

Meu carro usa um produto (cristalização) que faz a água escorrer e eu não ando a 300 km/h.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Rafael Friedrich
7 anos atrás

Water off. E é mto bom.
Soluções existem demais e outro tanto podem ser desenvolvidas, descobertas etc. Não está com o proprio rabo na reta é fácil criticar tudo a toda hora.
Abs.

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
Reply to  Pablo
7 anos atrás

Pensei isso também. Basta ver como ficam os vidros dos carros esporte fechados e nem sempre um limpador ajuda, se houver resíduos gordurosos, acaba sujando mais. Vão ter de colocar aqueles filmes transparentes que podem ser removidos nas paradas de box mas e durante a corrida?

Heverton Elias
Heverton Elias
7 anos atrás

“Tira de chinelos havaiana”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Bolando de rir aqui, jahuahhauhuhauha.

Saima
Saima
7 anos atrás

Sei lá, não me convenceu ainda. Não teria evitado a morte do Bianchi. Acho que já disse, a F-1 é um esporte com a excepcionalidade inevitável do risco de morte – isso foi dito por ninguém menos que Nelson Piquet. Para acabar com ele, só se literalmente robotizar a disputa.

Victor
Victor
7 anos atrás

Eventualmente vou me acostumar com o para-brisa, mas não consigo gostar da ideia

Marcos Soares
Marcos Soares
7 anos atrás

Ficou muito bom,mas assim como a capacete dos pilotos devera haver uma película para ser retirada nas paradas de box

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
7 anos atrás

Não achei tão feio também, mas continua a descaracterizar o carro. E é uma solução que só seria prática, mesmo, no acidente do Massa — que sei lá qual a chance de voltar a se repetir um dia. Prefiro que não adotem.

Victor
Victor
Reply to  Wanderson Marçal
7 anos atrás

Fora que parece dificultar o atendimento ao piloto.

Não duvido dos engenheiros da F-1, mas me parece mais um item aerodinâmico do que de segurança. Sem falar que o último acidente sério, o do Jules Bianchi, poderia ser evitado com políticas de segurança e treinamento dos fiscais.