SOBRE MOTORES

[bannergoogle]RIO (apelando total) – Já pensaram numa McLaren-Ferrari? Bem, parece que a McLaren está pensando, de acordo com a imprensa italiana. Eu, sinceramente, não acredito que isso vá adiante. Mas dá bem a medida do desespero da equipe com a Honda.

Honda que, segundo jornais alemães, ficou irritada com a mudança de direção na Sauber — leia-se demissão de Monisha Kaltenborn — e decidiu romper o contrato assinado algumas semanas atrás, que previa o fornecimento de seus motores para o time suíço a partir do ano que vem.

Ainda não há nenhum comunicado oficial. Aguardemos. Mas se se confirmar, a Sauber arruma um problema financeiro e se livra de um problema técnico.

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : a equipe Mclaren, já teve motores Alfa-Romeu, Peugeout,Porsche, e o tradicional Ford, com qual Emerson Fittipaldi foi o primeiro campeão da equipe, teve um vitorioso motor Honda, uma gama de motores e projetos,acho muito difícil fechar fornecimento com motores com a tradicional equipe Fiat-Ferrari. Como você mesmo disse ,para melhorar se faz necessário simplificar, motores aspirados ou turbos, de V-12-V-10,V8,ou V6, 4 em linha turbo, com todas as marcas de motores de montadoras, os novos investidores da F-1,já pensam assim, mais equipes nos estilo de garagistas clássicos.Porém a Mclaren vai sofrer um pouco com o motor Honda.

moisesimoes
moisesimoes
4 anos atrás

(horrível quarta-feira) – Nunca pensei que Mclaren-Fiat poderia soar melhor que Mclaren-Honda.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Caso a Honda realmente tenha quebrado o acordo com a Sauber, a Ferrari volta com a Sauber num piscar de olhos. Será muito rápido esse anúncio caso confirmem o rompimento com os japoneses.
A Mclaren fica com a Honda para 2018, sem dúvida alguma disso. Não tem opções. Simples assim.
Sobre pilotos talvez a única alteração seria o Kubica no lugar de Palmer para o ano que vem, de resto fica tudo como está.

Incrível a incompetência dos japoneses…que vergonha, que decepção.

jose goncalves
4 anos atrás

Penso que seria melhor dar liberdade de motores para as fabricas, como tinhamos antigamente, quer turbo, ok, quer aspirado, ok, quer eletrico, ok, quer 4 rodas, 6, tudo bem… sao construtores, liberdade de criacao, de projetos… Queria muito ver o Ron Dennis de volta, mas Sauber… acho que nao, acabou de ser comprada, queria muito ver e P4 no circo, mas acho que nao vou ter esta oportunidade, uma pena.

Fabio Silva Aguilar
Fabio Silva Aguilar
4 anos atrás

Bateu o desespero mesmo na McLaren.

murilo medeiros
murilo medeiros
4 anos atrás

Parece uma mistura improvável, soa estranha… mas a Willians já teve motores Renault, Honda, Judd… a McLaren já teve motor Peugeut! Sem falar nos Ford Cosworth que todo mundo já usou.

Teve até testes de uma McLaren Lamborguini em 93!

valter rodrigues
valter rodrigues
4 anos atrás

Motor Ferrari na McLaren??!!? Nunca. E mesmo que venha será com especificação inferior.

Luiz
Luiz
4 anos atrás

Sauber seria um bom ancoradouro para o Ron Dennis. Montaria novamente a Project 4 e investiria na Sauber.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
4 anos atrás

Fica difícil entender. Parece que a Fórmula 1 fica inventando notícias para manter-se na mídia.
No mesmo dia leio notícias que a McLaren resolveu “pegar leve” com a Honda, afirmando que daria mais tempo aos japoneses, e também a imprensa italiana dizendo que estão negociando com a Ferrari.
Muita fofoca para pouco fato.

Adilson
Adilson
Reply to  Ricardo Talarico
4 anos atrás

Exato. Notícias para vender-se. A grande questão, e aí não há muita movimentação da F1 e da imprensa especializada, é a sucessão de países proibindo, a partir de 2030, 2040, os motores á combustão. É isso que matará a F1, não a venda de motores entre equipes, circuitos ruins, Galvão Bueno, etc. Eu acredito (e é um achismo) que quem entende de mercado está migrando para o elétrico, mesmo que homeopaticamente. A F1 tentou, mas como tem uma essência calcada em valores seculares, vide os frequentadores deste blog (e o próprio blogueiro), que não admitem a inexorável mudança, fracassou, a ponto de começar a discutir a volta dos poluentes motores movidos somente a carbono.

Adilson
Adilson
Reply to  Adilson
4 anos atrás

Só complementando, já já vão descobrir que a centralina da McLaren é baseada em Raspberry Pi e Arduíno. Eu não duvido.

murilo medeiros
murilo medeiros
Reply to  Ricardo Talarico
4 anos atrás

Outro episódio suspeito foi o Halmilton não querer apertar a mão do Vettel na Áustria quando a câmara estava gravando… Mas existe uma foto (de outro momento) deles se cumprimentado! Puro marketing.

Luiz
Luiz
4 anos atrás

Sauber seria um bom lugar para o Ron Dennis ancorrar seu barco.

Luiz Carlos Barbosa
Luiz Carlos Barbosa
Reply to  Luiz
4 anos atrás

Sauber agora está com grana, e pode escolher coisa melhor que a Honda, foi isso que aconteceu, simples assim…

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

Motor Honda dado é caro!
Enquanto não calçarem as sandálias da humildade nada feito.
McLaren à beira de um ataque de nervos. Vão sentir muita falta do Ron Dennis!

Celso
Celso
4 anos atrás

E a Sauber ficou a pé. O que na prática não muda muita coisa.

Essa notícia tem muito a ver com a anterior (BMW na F-E). Porque não é possível que não exista uma só empresa disposta a se juntar com a McLaren para fornecer-lhe motores

Além de um complexidade maior, que não basta vc apenas fabricar motores, mas “unidades de potência”, o preço tá prá la das alturas. É como disse o pessoal da Lamborghini (acho). A formula 1 tem um custo que não lhe interessa.

Pra Audi e Toyota, não interessa, eles já estão com um pé no futuro. Ou adotam algo mais simples ou partem para a fabricação de um motor genérico, para atender principalmente os pobres. Do jeito que está, acaba.

leandro
leandro
4 anos atrás

SE A MCLAREN TIVER MOTORES FERRARI, SERÁ A MESMA COISA DE UM PADRE REZAR UM CULTO NUMA IGREJA PROTESTANTE.

Marcelo Silva
Marcelo Silva
4 anos atrás

Sorte da Sauber !! Se livrou de um abacaxi !!!