Não sei nem porque a discussão sobre a tal punição se estendeu pela semana toda, porque não faz nenhum sentido. Das últimas 18 investigações sobre o corte da linha na entrada no box, apenas quatro resultaram em punição. Não tem cabimento pegar as punições dadas ao Kimi em Baku 2016, e Massa em Interlagos 2013, porque a entrada do box nessas pistas são muito mais perigosas do que a de Hockenheim. Foram punidos porque foram alertados no briefing, antes das corridas em questão, que os comissários não tolerariam o corte na linha em hipótese nenhuma. A FIA foi coerente com a postura que ela adotou ao menos nos últimos cinco anos. E se a regra nesse caso é mal redigida, que mudem a regra. Mas falar em decisão política beira o absurdo, pois dá a impressão que a FIA quer manipular os resultados e fabricar o campeão.
E, passando os olhos nos comentários, me deparo com algo pior: pessoas falando que as entradas do SC em Silverstone também foram políticas. Pelo amor de Deus…. as duas entradas do SC em Silverstone foram motivadas por acidentes e carros abandonados em áreas de escape em pontos perigosos, com tratores precisando fazer a remoção dos carros batidos. Queriam o quê? Que a prova seguisse em bandeira verde? Da última vez que um trator entrou em uma área de escape pra tirar um carro batido, tivemos um acidente fatal. Querem correr o risco de mais uma morte besta?
Ufa, enfim lucidez. E além disso tudo que você diz, há um monte de decisões que os comissários tomam antes das provas, e que variam muito em cada corrida, em função da pista, etc., e que nós não sabemos. A telemetria comprovou que se Hamilton passasse pelos pits sem parar ganharia prova do mesmo jeito. E mais. Nenhum piloto reclamou de absolutamente nada. Nenhuma equipe chiou ou fez alguma reclamação oficial, convenhamos, se a punição foi branda, a Ferrari – no mínimo ela -, maior interessada, entraria com algum recurso. É quase triste, haters de Hamilton e da Mercedes desinformados tentando formar opinião por aqui.
Alfredinho
6 anos atrás
Hamilton escapou da punição porque o carro dele não era vermelho.
Brabham-5
6 anos atrás
– Ele (Hamiton) confunde Fórmula 1 com Hollywood. Tudo que ele faz é encenado. O jeito que ele se mostra nas redes sociais é como se fosse Jesus. O jeito que ele se ajoelha perto do carro após o problema na classificação (no GP da Alemanha) parecia o sofrimento de Cristo. E o que ele disse para os depois foi o Sermão da Montanha. E depois os gestos dele foram tão dramáticos no pódio que todos puderam ver quem mandou a chuva inesperada.” – ironizou Jacques Villeneuve.
Lewis Hamilton é o Neymar Jr. da F1. Só está repetindo a mesma fórmula de “herói-mártir messiânico perseguido escolhido por Deus” de seu grande ídolo e exemplo, Ayrton Senna.
#prontofalei
No momento em que o Hamilton desistiu de ir pro boxe o GP estava confuso com a chuva, ele não prejudicou ninguém e não ganhou nenhuma vantagem saindo da entrada do boxe, agora teve sim o jogo de equipe em que o Bottas lançado na relargada passaria, mas aí veio a ordem de equipe pra ele tirar o pé.
Segafredo
6 anos atrás
O problema dos chilikes do Victor Martins é um só:
Eu compreendo teu ódio pelo Vettel, afinal, foi ele que enterrou de vez a carreira de Alonso. Só não compreendo o porquê de estender esse ódio aos fãs do alemãozinho.
Não odeio ninguém, caro colega. Apenas não compartilho da mesma opinião, da grande maioria aqui do blog, sobre alguns pilotos. E sendo assim me manifesto da forma que acho que esses colegas merecem. Uma pena que alguns só consigam mensurar a qualidade de pilotos com uma planilha estatística do lado, o que na grande maioria das vezes encobre o verdadeiro valor do piloto!
Você não gosta de números, Sennafredo, porque o teu idolatrado morreu antes de batê-los.
E os pouquíssimos que ele bateu, como o de poles, já foram pro saco!
Clayton Araujo
6 anos atrás
Absurdo o Hamilton não ser punido. Está parecendo até futebol brasileiro onde os “árbitros” só favorecem o corinthians.
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás
O Hamilton é muito bom, todos questionam sempre sobre o poder de decisão do piloto no cockpit, que na maioria das vezes não passam de cumpridores de ordens. A corrida da Alemanha é uma demonstração que o piloto campeão ainda é aquele que assume riscos.
Segue a torcida para que a Ferrari e o Vettel se superem a cada prova, essa é a unica receita para confrontar o Hamilton.
Concordo com o Victor Martins e com o Ulisses, foi beneficiado sim, se entrou e desistiu da parada, deveria seguir, passar pelo pit e nao parar, mas nao poderia fazer o que fez. Decisao politica ridicula da FIA, que, claro, podemos ver em varios episodios, nao foi a 1a. vez e nao sera a ultima…
Ulisses
6 anos atrás
Não dá pra dizer que não levou vantagem!!! Ele ganhou a corrida e se tivesse entrado nos boxes chegaria em quinto. Naquele ponto onde ele virou o volante para voltar para a pista, na minha opinião já não podia mais, ele já havia entrado… lembro de coisa similar com o Massa nos anos de Ferrari… ele ameacou entrar mas mudou de ideia bem antes de pegar a entrada do s boxes, não cruzou por cima de grama…
Cenzi
6 anos atrás
Flavio, respeito muito sua opinião, mas entendo que o Hamilton deveria ter sido punido. Se há punição SEMPRE que um piloto ultrapassa a faixa da saída dos boxes, por que tem que ser diferente com relação às entrada? Essas punições não levam em conta se houve ou não vantagem do piloto, ou prejuízo a um adversário. Elas existem por razões de segurança. E se existem por essa razão, não pode haver margem para interpretação, a não ser que haja motivo de força maior, sei lá, no caso do cara chegar na entrada dos boxes e ter um carro atravessado lá. Dizer que o Hamilton não teve vantagem não é verdade. Se ele tivesse feito a parada dele, ele certamente não teria vencido a corrida. A Mercedes estava perdida, marcando o Kimi e não perceberam que ele não parou. Aí o Hamilton percebeu e abortou o pit stop. É evidente que teve vantagem sim. Hoje em dia não é mais tão comum, mas há alguns anos nós víamos sempre aqueles blefes das equipes, que colocavam os mecânicos a postos, para induzir uma rival a fazer o pit stop. Se a moda pega, vai ter muita gente usando esse expediente do Hamilton.
Giuliano
6 anos atrás
O Áudio continua oscilando, e nesse caso…como você disse ninguém reclamou ao menos publicamente, e eu acho sinceramente que a Liberty Midia entrou na parada também, pra manter a competitividade e a atração do campeonato, assim como eu acho que eles deixaram algumas cagadas de Max Verstapen sem punição ora chamar atenção da mídia e atrair atenção a categoria.
Fernando
6 anos atrás
Absolvendo não. Hamilton foi punido. Se o grau não agrada a alguns, paciência.
Lucas
6 anos atrás
O que eu acho exagero é essa regra. Deveria serem menos flexíveis nela.
Se existe a regra, que seja cumprida. Se acharem exagero, que alterem ela para o próximo ano.
Luis Marsala
6 anos atrás
Boa tarde.
Existe uma regra, ela é injusta, mas tem que ser cumprida. E a respeito do seu áudio, continua oscilando.
Abraço.
Thiago Moyses
6 anos atrás
O melhor foi o encerramento falando do áudio e dizendo “espero ter resOLVIDO esse problema”, hehehe
É, não resolveu, mas está menos pior que antes, que dava uma variação bizarra no meu som, tão alta que ou incomodava meus vizinhos ou não ouvia o que estava sendo dito.
Thiago
6 anos atrás
Bom, entendo seu argumento. Também acho que em muitos casos é excessivo, mas nesse caso específico me parece muito simples. Existe um regulamento base, onde uma ou outra exceção é informada anteriormente. Não foi o caso do domingo. Nesse caso, deveria sim existir punição pois no regulamento diz que o piloto não pode cruzar a linha branca dos boxes.
A anos a FIA pune quem ultrapassa a linha branca dos boxes. Lembraram do Raikkonen, mas poderíamos citar o Massa em Interlagos 2 anos atrás, se não me engano. Isso puxando de cabeça, mas certamente se fossemos atrás encontraríamos muitas outras.
Rafael Chinini
6 anos atrás
eu sou contra essas regras abertas e interpretativas.
a regra de saída do boxes é bem clara, NÃO PODE de jeito nenhum sair da linha.
pra entrada nos boxes não tem essa regra, e dai fica a vontade dos caras na hora.
o problema de ser flexível é isso, que vai ficar na discussão, as vezes é melhor uma regra clara e rígida e fica igual pra todos.
Celso Okubaro
6 anos atrás
O som ainda continua oscilando.
Sobre o site, ao que parece agora está normal. Faz 2 dias que entro e consigo ler os posts sem ser redirecionado para o Grande Prêmio.
Obrigado!
Celso Okubaro
6 anos atrás
A explicação dos comissários para a decisão dizia: “ficou claro que houve uma violação da regra acima mencionada – o piloto cruzou claramente a linha que separa a entrada do pit da pista”.
*****************************
Se houve uma violação, tem que haver a punição de 5 segundos. Não iria alterar em nada para a Mercedes no Campeonato de Construtores, somente no de pilotos a diferença seria menor entre Hamilton e Vettel…
Irinaldo Barros
6 anos atrás
Eu acho que devemos sempre ponderar mesmo essas decisões, afinal são decisões que afetam a vida de algumas empresas responsáveis pelo espetáculo (ruim ainda).. Ainda acho que Hamilton foi beneficiado com o tal “safety car” na Inglaterra – mas que a decisão é politica (tanto Inglaterra como Alemanha), isso foi.
E vamos opinar enquanto podemos… afinal estamos em estado de exceção…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Não sei nem porque a discussão sobre a tal punição se estendeu pela semana toda, porque não faz nenhum sentido. Das últimas 18 investigações sobre o corte da linha na entrada no box, apenas quatro resultaram em punição. Não tem cabimento pegar as punições dadas ao Kimi em Baku 2016, e Massa em Interlagos 2013, porque a entrada do box nessas pistas são muito mais perigosas do que a de Hockenheim. Foram punidos porque foram alertados no briefing, antes das corridas em questão, que os comissários não tolerariam o corte na linha em hipótese nenhuma. A FIA foi coerente com a postura que ela adotou ao menos nos últimos cinco anos. E se a regra nesse caso é mal redigida, que mudem a regra. Mas falar em decisão política beira o absurdo, pois dá a impressão que a FIA quer manipular os resultados e fabricar o campeão.
E, passando os olhos nos comentários, me deparo com algo pior: pessoas falando que as entradas do SC em Silverstone também foram políticas. Pelo amor de Deus…. as duas entradas do SC em Silverstone foram motivadas por acidentes e carros abandonados em áreas de escape em pontos perigosos, com tratores precisando fazer a remoção dos carros batidos. Queriam o quê? Que a prova seguisse em bandeira verde? Da última vez que um trator entrou em uma área de escape pra tirar um carro batido, tivemos um acidente fatal. Querem correr o risco de mais uma morte besta?
Ufa, enfim lucidez. E além disso tudo que você diz, há um monte de decisões que os comissários tomam antes das provas, e que variam muito em cada corrida, em função da pista, etc., e que nós não sabemos. A telemetria comprovou que se Hamilton passasse pelos pits sem parar ganharia prova do mesmo jeito. E mais. Nenhum piloto reclamou de absolutamente nada. Nenhuma equipe chiou ou fez alguma reclamação oficial, convenhamos, se a punição foi branda, a Ferrari – no mínimo ela -, maior interessada, entraria com algum recurso. É quase triste, haters de Hamilton e da Mercedes desinformados tentando formar opinião por aqui.
Hamilton escapou da punição porque o carro dele não era vermelho.
– Ele (Hamiton) confunde Fórmula 1 com Hollywood. Tudo que ele faz é encenado. O jeito que ele se mostra nas redes sociais é como se fosse Jesus. O jeito que ele se ajoelha perto do carro após o problema na classificação (no GP da Alemanha) parecia o sofrimento de Cristo. E o que ele disse para os depois foi o Sermão da Montanha. E depois os gestos dele foram tão dramáticos no pódio que todos puderam ver quem mandou a chuva inesperada.” – ironizou Jacques Villeneuve.
Lewis Hamilton é o Neymar Jr. da F1. Só está repetindo a mesma fórmula de “herói-mártir messiânico perseguido escolhido por Deus” de seu grande ídolo e exemplo, Ayrton Senna.
#prontofalei
No momento em que o Hamilton desistiu de ir pro boxe o GP estava confuso com a chuva, ele não prejudicou ninguém e não ganhou nenhuma vantagem saindo da entrada do boxe, agora teve sim o jogo de equipe em que o Bottas lançado na relargada passaria, mas aí veio a ordem de equipe pra ele tirar o pé.
O problema dos chilikes do Victor Martins é um só:
………………..Schukruzete assumida, kkkkkkkkkkkkkk!!!
#LógicoquenãocabiapuniçãoàHamilton
Eu compreendo teu ódio pelo Vettel, afinal, foi ele que enterrou de vez a carreira de Alonso. Só não compreendo o porquê de estender esse ódio aos fãs do alemãozinho.
Não odeio ninguém, caro colega. Apenas não compartilho da mesma opinião, da grande maioria aqui do blog, sobre alguns pilotos. E sendo assim me manifesto da forma que acho que esses colegas merecem. Uma pena que alguns só consigam mensurar a qualidade de pilotos com uma planilha estatística do lado, o que na grande maioria das vezes encobre o verdadeiro valor do piloto!
Você não gosta de números, Sennafredo, porque o teu idolatrado morreu antes de batê-los.
E os pouquíssimos que ele bateu, como o de poles, já foram pro saco!
Absurdo o Hamilton não ser punido. Está parecendo até futebol brasileiro onde os “árbitros” só favorecem o corinthians.
O Hamilton é muito bom, todos questionam sempre sobre o poder de decisão do piloto no cockpit, que na maioria das vezes não passam de cumpridores de ordens. A corrida da Alemanha é uma demonstração que o piloto campeão ainda é aquele que assume riscos.
Segue a torcida para que a Ferrari e o Vettel se superem a cada prova, essa é a unica receita para confrontar o Hamilton.
Esses dois caras estão muito acima do resto.
Concordo com o Victor Martins e com o Ulisses, foi beneficiado sim, se entrou e desistiu da parada, deveria seguir, passar pelo pit e nao parar, mas nao poderia fazer o que fez. Decisao politica ridicula da FIA, que, claro, podemos ver em varios episodios, nao foi a 1a. vez e nao sera a ultima…
Não dá pra dizer que não levou vantagem!!! Ele ganhou a corrida e se tivesse entrado nos boxes chegaria em quinto. Naquele ponto onde ele virou o volante para voltar para a pista, na minha opinião já não podia mais, ele já havia entrado… lembro de coisa similar com o Massa nos anos de Ferrari… ele ameacou entrar mas mudou de ideia bem antes de pegar a entrada do s boxes, não cruzou por cima de grama…
Flavio, respeito muito sua opinião, mas entendo que o Hamilton deveria ter sido punido. Se há punição SEMPRE que um piloto ultrapassa a faixa da saída dos boxes, por que tem que ser diferente com relação às entrada? Essas punições não levam em conta se houve ou não vantagem do piloto, ou prejuízo a um adversário. Elas existem por razões de segurança. E se existem por essa razão, não pode haver margem para interpretação, a não ser que haja motivo de força maior, sei lá, no caso do cara chegar na entrada dos boxes e ter um carro atravessado lá. Dizer que o Hamilton não teve vantagem não é verdade. Se ele tivesse feito a parada dele, ele certamente não teria vencido a corrida. A Mercedes estava perdida, marcando o Kimi e não perceberam que ele não parou. Aí o Hamilton percebeu e abortou o pit stop. É evidente que teve vantagem sim. Hoje em dia não é mais tão comum, mas há alguns anos nós víamos sempre aqueles blefes das equipes, que colocavam os mecânicos a postos, para induzir uma rival a fazer o pit stop. Se a moda pega, vai ter muita gente usando esse expediente do Hamilton.
O Áudio continua oscilando, e nesse caso…como você disse ninguém reclamou ao menos publicamente, e eu acho sinceramente que a Liberty Midia entrou na parada também, pra manter a competitividade e a atração do campeonato, assim como eu acho que eles deixaram algumas cagadas de Max Verstapen sem punição ora chamar atenção da mídia e atrair atenção a categoria.
Absolvendo não. Hamilton foi punido. Se o grau não agrada a alguns, paciência.
O que eu acho exagero é essa regra. Deveria serem menos flexíveis nela.
Se existe a regra, que seja cumprida. Se acharem exagero, que alterem ela para o próximo ano.
Boa tarde.
Existe uma regra, ela é injusta, mas tem que ser cumprida. E a respeito do seu áudio, continua oscilando.
Abraço.
O melhor foi o encerramento falando do áudio e dizendo “espero ter resOLVIDO esse problema”, hehehe
É, não resolveu, mas está menos pior que antes, que dava uma variação bizarra no meu som, tão alta que ou incomodava meus vizinhos ou não ouvia o que estava sendo dito.
Bom, entendo seu argumento. Também acho que em muitos casos é excessivo, mas nesse caso específico me parece muito simples. Existe um regulamento base, onde uma ou outra exceção é informada anteriormente. Não foi o caso do domingo. Nesse caso, deveria sim existir punição pois no regulamento diz que o piloto não pode cruzar a linha branca dos boxes.
A anos a FIA pune quem ultrapassa a linha branca dos boxes. Lembraram do Raikkonen, mas poderíamos citar o Massa em Interlagos 2 anos atrás, se não me engano. Isso puxando de cabeça, mas certamente se fossemos atrás encontraríamos muitas outras.
eu sou contra essas regras abertas e interpretativas.
a regra de saída do boxes é bem clara, NÃO PODE de jeito nenhum sair da linha.
pra entrada nos boxes não tem essa regra, e dai fica a vontade dos caras na hora.
o problema de ser flexível é isso, que vai ficar na discussão, as vezes é melhor uma regra clara e rígida e fica igual pra todos.
O som ainda continua oscilando.
Sobre o site, ao que parece agora está normal. Faz 2 dias que entro e consigo ler os posts sem ser redirecionado para o Grande Prêmio.
Obrigado!
A explicação dos comissários para a decisão dizia: “ficou claro que houve uma violação da regra acima mencionada – o piloto cruzou claramente a linha que separa a entrada do pit da pista”.
*****************************
Se houve uma violação, tem que haver a punição de 5 segundos. Não iria alterar em nada para a Mercedes no Campeonato de Construtores, somente no de pilotos a diferença seria menor entre Hamilton e Vettel…
Eu acho que devemos sempre ponderar mesmo essas decisões, afinal são decisões que afetam a vida de algumas empresas responsáveis pelo espetáculo (ruim ainda).. Ainda acho que Hamilton foi beneficiado com o tal “safety car” na Inglaterra – mas que a decisão é politica (tanto Inglaterra como Alemanha), isso foi.
E vamos opinar enquanto podemos… afinal estamos em estado de exceção…