2021 TÁ AÍ

2018913637967_CarroConceito2021_II

RIO (passando o trator) – Pneus maiores, aerodinâmica simplificada, visual mais agressivo e futurista. Ross Brawn mostrou a que deve ser a cara da F-1 em 2021 num seminário que se supunha fechado em Singapura, mas obviamente vazou.

A questão estética é, sempre, discutível. Vai ter quem goste, vai ter quem não goste. No fim todo mundo se acostuma. Nos acostumamos com asas grandes, asas pequenas, degrau no bico, barbatana, halo, o diabo a quatro. Olhando assim, esta que é apenas uma projeção, até parece bacaninha, mais limpo e descomplicado.

O que é essencial, e isso falei no vídeo abaixo, é mexer na composição financeira das equipes e trabalhar loucamente para simplificar a parte técnica, que reduz os custos e atrai mais gente para a categoria. Tomara que estejam pensando seriamente nisso.

Quanto ao carro, digam aí o que acharam!

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CRSJ
5 anos atrás

O carro é bonito, mas a F-1 tem que ser bonita por dentro também em 2021 e não só por fora.

Arthur
Arthur
5 anos atrás

Concordo em se acostumar. Até achei OK…mas não gosto como fórmula 1…muito hot wheels. Sinceramente, não há problemas com o visual dos carros da F1 (salvo halo), acho bem mais bonitos que os da indy e da f-e.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
5 anos atrás

Gostei. Acho que o halo fica mais discreto. Importante que seja mais simples, mais limpo na aerodinâmica, sem aquelas coisas bizarras. Entendo que um design mais limpo tende a valorizar o braço do piloto.

Henrique Reis
Henrique Reis
5 anos atrás

Eu gostei. Até o halo não deixou o carro tão feio neste desenho conceitual.

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

Feio . Demais.
Ainda cheio de penduricalhos aerodinâmicos.
Dá uma olha em um BT52. Aquilo é um F1!

Frederico
Frederico
Reply to  Paulo F.
5 anos atrás

O BT52 e o Jordan 191 pra mim são os mais belos carros da F1… pena que não dá pra voltar pra traz. Abs.

Frederico
Frederico
5 anos atrás

No geral, achei lindo… fora essa porra de halo… Ainda acho os designs do Andries Van Overbeeke mais bonitos., mas tá valendo qualquer coisa pra melhorar esses desenhos horrorosos de hoje.

Christian - Do niva
Christian - Do niva
5 anos atrás

Não gostei.

Para começar as rodas “Manolo” com pneus “fita isolante”. Quanto ao desenho básico concordo com o colocado acima parece um carro em itálico.

Prefiro regulamentos mais livres onde as equipes e projetistas tem liberdade para criar, motores com configurações variadas, aerodinâmica livre, treinos ilimitados, quem pode mais, faz mais, como já reclamava o Schumacher, dizendo que a F1 é o único esporte onde o atleta não pode treinar.

Numa analogia vamos limitar o número de jogadores “estrelares” no Barcelona, no Real Madrid, no Manchester para “equilibrar os jogos”.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Bonito mesmo. A questão é o que se promete e o que se comete. Vamos ver o quanto dessa imagem aí se atenua até lá.

Renê Fernandes
Renê Fernandes
5 anos atrás

Belíssimo! Chega de fatiadores da POLIS… na F1!
O conceito por trás da mudança é super válido! Espanar o pó do Bernie…

Eugênio
Eugênio
5 anos atrás

Simplesmente lindo!

Robson
5 anos atrás

Achei muito bonito, tomara que a parte mecânica equilibre um pouco mais as coisas!

IVAN DRUMOND
IVAN DRUMOND
5 anos atrás

Ficou massa!

Marcelo Silva
Marcelo Silva
5 anos atrás

Falta combinar com os projetistas ! Ou vai ser feito um pacote único só mudando o motor , como é na Indy ?

Egberto Pulino Mascarenhas
Egberto Pulino Mascarenhas
5 anos atrás

Fecho com o comentário do “Carlos” acima: o mais belo carro desde 2006.
Esses ultimos anos os carros tem muita frescura e penduricalhos.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Vejo muita gente gerando polêmica, sua pergunta foi objetiva, o carro ficou du caraleo, lindo, agressivo, da vontade de assistir as corridas só para ver este belo carro.
Da vontade de gastar uma grana para ir assistir as corridas ao vivo!!!!!

felipe
felipe
5 anos atrás

ola flavio,

queria apenas saber oq e estetica apenas e oq de fato e funcional num design desse da projecao utilizada pelo Ross Brawn.

imagino que ate hoje o desenho de um f1 foi extremamente funcional – no que diz respeito a aerodinâmica e todo o package tecnico do carro – e voltado a performance do carro.

entretanto e aparentemente a Liberty Media esta preocupado com a geracao mais nova de consumidores… que aparentemente gostam mesmo de aeronaves de video games que voam na tela de tv… ou no monitor do computador.

assim sendo, seria esse design pela primeira vez orientado por um apelo estetico exigido pelos padroes atuais em detrimento de uma estetica gerada 100% pela funcionalidade do negocio…

se bem que, partindo do princípio que a funcao de um produto e gerar lucro ao seu desenvolvedor, entao ainda que seja – somente – desenhado pelas exigencias esteticas do mundo dos gamers (por exemplo) e isso venha a tornar o negocio mais rentavel, entao ainda seria 100% funcional o design, nao do ponto de vista da performance do produto mas sim do ponto de vista financeiro.

ainda assim… o quanto desenho desenho deixa a performance de lado, isso eu gostaria de saber.

valeu, abraco!

Amaral
Amaral
5 anos atrás

Eu gostei. Um quê de F-E, um pouquinho de simplicidade estilo Indy, um pouco mais de agressividade nas linhas, halo menos pronunciado e parecendo fazer “mais parte” do carro… Se fazer com que o carro fique menos caro e que as equipes menores fiquem com um abismo menor, as corridas ficarão mais interessantes. Como na Indy, em que sabemos bem quais são as grandes, mas onde uma outra equipe ter condições eventuais de vencer ou andar bem não é algo tão inverossímil como é na F-1 hoje…
Mas não adianta fazer isso e colocar gasolina alienígena, que só as grandes poderão pagar, ou pintura multiepóxi nanomolecular microaerodinâmica que vai dar meio segundo pra quem gastar um milhão de doletas a 4,20 temerosos, por um quarto de galão. Tem que simplificar em todos os aspectos. Vai até ajudar no fato de que as equipes poderão pensar nos seus pilotos mais pelo seu desempenho do que pelo extrato da conta bancária…

Carlos
Carlos
5 anos atrás

Sinceramente, o mais belo carro desde 2006 …

marcio rezende
marcio rezende
5 anos atrás

Gostei muito!
Linhas agressivsa e simples, sem frescura nas asas dianteiras que mais parecem um livro aberto de tantas lâminas. Aliás, de funcionamento discutível, pois em várias ocasiões acontecem toques estre os carros e quebram uma ou mais aletas que não interferem em absolutamente nada no desempenho do carro…
Mas o que importa no meu modesto palpite, é mais equipes interessadas, maior paridade na distribuição de recursos e carros mais baratos, para ter mais competitividade

Rodrigo Borges
5 anos atrás

Parece um carro em itálico. E me lembra mais um Indy do que um F-1. Mas gostei :)

Amaral
Amaral
Reply to  Rodrigo Borges
5 anos atrás

“Carro em itálico” foi ótimo. Muito bem pensado! kkkk…

BJERGET
BJERGET
5 anos atrás

Design evoluiu, porém estes apetrechos aerodinÂmicos deveriam ser mais resistentes. Hoje, encostou voa pedaço para todo lado. Acho que esporte a motor, dve-se levar em conta o contato, para ficar mais emocionante. Nesse ponto não gosto da F1 atual, muita delicadeza.

Marlo Lemos
Marlo Lemos
5 anos atrás

Lindo.

Gerson Vecchi
Gerson Vecchi
5 anos atrás

Esse conceito é lindo demais, Pena que depois vira um juntado qualquer e não sai nem parecido com isso

joao
5 anos atrás

Bonito, beeeeem bonito !!

Rodas “18
Asas frontais mais simples, porém agressivas.
Ausência de sidepods exagerados.
Poucos elementos aerodinâmicos.

Mas o que importa mesmo é a fatia do bolo para todas as equipes serem mais justas.

Abraço, meianove !!

KeepPushing !!

Elaine Cristina
Elaine Cristina
5 anos atrás

Achei bonito.

Adriano Silva
Adriano Silva
5 anos atrás

Fórmula- E. Tá igualzinho.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
5 anos atrás

Agora sim muito bom!
Até la deve mudar muito, mas é o que precisa. linhas simples, funcionais, motor aspirado (seria sonho)

Alessandro Silva
Alessandro Silva
5 anos atrás

Não me acostumei com o tal Halo, com os bicos bizarros, nem com o comprimento exagerado dos carros e muito menos com a tal “barbatana de tubarão” reduzida. Por essas e outras abominações me despedi da Formula 1 no ano passado.
Mas o modelo da imagem acima me agradou mais do que os atuais. Se for mesmo respeitada a ideia inicial, os carros com certeza ficarão melhores que os atuais. Só o que não entendo é que se estão zerando tudo, porque insistir no bico bizarro e na maldita barbatana na tampa do motor? Se vai começar do zero e fazer tudo novo, faz direito porra!!!
Resumindo, gostei do carro do futuro. Vai ficar melhor que o lixo de hoje.

rogerV
5 anos atrás

Formula E largou na frente….

Aliandro Miranda
5 anos atrás

Para você ter ideia, estamos nos acostumando até com o outrora feioso halo.