DICA DO DIA

RIO (fica mais bonito!) – Oxe que não lembro quem me mandou isso. Acho que foi pelo Instagram, mas não tenho certeza. Tudo bem. O que vale é o conteúdo.

Esse filme foi inteiramente feito em Super-8 num evento da Ferrari em Mugello no ano passado. Super-8, Gomes? Eram câmeras que rodavam filmes de 8 mm cuja maior novidade era seu acondicionamento em cartuchos em vez de rolos. Por isso elas eram muito compactas, e ganharam enorme popularidade na medida em que os preços iam caindo. Os primeiros “vídeos” caseiros da humanidade foram feitos nelas.

O formato Super-8 foi desenvolvido pela Kodak nos anos 60. Em 1973, as câmeras passaram a registrar sons, também. O maior barato. Cada cartucho gravava 2min30s de imagens a 24 quadros por segundo. Com qualidade um pouco pior, 18 quadros por segundo, a “capacidade” dos cartuchos subia para 3min20s.

O resultado ficou maravilhoso. Vocês aí, têm filmes em Super-8 ainda? Parece que a Kodak ia relançar o equipamento com novas bossas, oferecendo a possibilidade de gravação digital também. Não sei se isso foi adiante. Alguém sabe se rolou?

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gino Brasil
Gino Brasil
4 anos atrás

Tem um filme recente de enredo bobinho, mas que é uma delícia de assistir pois retrata bem nos anos 70 e essas cameras. Se chama… Super 8. É uma historinha besta, mas que tem papo de fundo a produção de um filme por uma molecada que adorava filmes e usa Super 8 para fazer seus filmes. O mais legal de ver é a ambientação… bicicletas, roupas, brinquedos… Uma volta à infância…

LEONARDO B KOERICH
LEONARDO B KOERICH
4 anos atrás

Muito maneiro.

Meu pai tinha muitos rolos de super-8 da minha infância. Mas no fim da década de 90 ele enviou todo a material para São Paulo para uma empresa digitalizar os mesmos em DVD. Só que a empresa faliu e sumiu com tudo!!!! FDP!!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G : Sim lembra muito as reportagens de documentários, a formatação da narrativa, ficou muito legal, também me fez recordar dos moldes dos documentários e noticiários nos cinemas quando passava noticiário sobre futebol o tradicional canal 100.

Cesar Augusto
Cesar Augusto
4 anos atrás

Flavio é fora desse assunto, mas não encontrei outro meio de te mostrar…
Existem umas coleções de “banca de jornal” de carros (opala, mustang, fusca, kombi), carros de competição (MP4/4), de filmes (delorean), tudo em escala 1/8.
Fiz alguns anos atrás do MP4/4, ficou lindo, riquíssimo em detalhes, e ano passado iniciei a montagem da kombi, muito bonita e detalhada também.
Trabalhei uma época na argentina e lá tinha a coleção do Renault R8, mas como eu não tinha garantia de que ia ficar o tempo suficiente lá, não iniciei a coleção.
Sigo alguns sites e canais europeus, e essa semana apareceu mais uma jóia para montar…
Cara, se tivesse seu numero de telefone, te ligaria gritando!!!!
Começou a distribuição da coleção para ter uma “miniatura” (pequeno não é) em escala 1/8 do Gerd, ou melhor do Trabant… até a cor é igual!
Só que lá na Europa. Veja com seus contatos europeus se não tem como te mandarem pra cá.
Link de um canal alemão que iniciou a montagem dessa coleção.
https://www.youtube.com/watch?v=bOYmG8kQciE

Até mais!

Cesar Augusto
Cesar Augusto
Reply to  Cesar Augusto
4 anos atrás

Site da coleção:
https://trabi-bauen.de/
Vem também um trailer pra ser rebocado pelo Gerd…

manuel gerardo via
manuel gerardo via
4 anos atrás

Desculpe Flavio mas ta horrivel de visualizar seu site , nao tem como voltar a maneira anterior enquanto corrige essa nova?

Tiago Nobre
Tiago Nobre
4 anos atrás

E Flavio, no instagram do rapaz (@filmgrainandoctane), tem muito mais coisa, inclusive uma etapa da Indy e umas fotos com a Leica dele (e acho que uns quadros dos filmes tb).

Abraço!

Andre
Andre
4 anos atrás

Flavio,

Ha um ditado.. time que esta ganhando nao se mexe.
Sabe esses carros antigos que apreciamos… estas belezuras… como alguns que voce tem… nao sente que deveriam estar ai ate hoje?
E assim que me sinto com as mudancas de visual e um click burocratico a mais pra ler suas boas materias..
Nao estraga o conteudo mas tambem sinto que o mundo esta acabando… de forma triste.

Abraco.
Andre

Jair
4 anos atrás

Flavim, fáz um vídeo falando sobre a licença ambiental – e suas consequências , futuro do autódromo – que foi concedida ao fake autodormo de Deodoro.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jair
4 anos atrás

Jair, nem precisa se preocupar com isso.

Não haverá dinheiro para fazer essa “bagaça”. Ninguém seria louco de se aventurar num lodaçal como esse… como se já não bastasse uma construção que nunca antes na historia desse Pais foi erguida e que virou um mico… ou melhor… um “King Kong bilhardário”… chamado Itaquerão.