AMÉM

RIO (faz falta) – Recebi por e-mail as fotos acima, com a mensagem do blogueiro Paulo Leite, que coloca algumas perguntas. Espero que vocês respondam! Eis o que nosso amigo quer saber:

“Recebi de meu amigo Miguel Soares, de Campina Grande, cujo lazer é colecionar peças antigas. Diz a legenda das fotos:

14-07-1966 – Na inauguração da primeira fábrica da Willys do Nordeste, em Jaboatão (PE), entrega feita pela sra. Karola Pearce do primeiro Jeep Willys fabricado na linha de produção Chapéu de Couro para D. Hélder Câmara, em benefício das obras assistenciais Operação Esperança.

Fiquei surpreso de saber da notícia, que houve fábrica da Willys em Jaboatão, e também pagaria uma pequena fortuna para saber qual destino Dom Hélder deu ao automóvel. Fique à vontade para publicar! Abraços daquele que paraibano que dirige uma Belina 2003 em Vancouver”.

Fábrica da Willys em Jaboatão, sim, é também uma surpresa para mim. Contem, pernambucanos, o que foi feito dessa fábrica! Quanto ao jipe, putz… Também pagaria a mesma pequena fortuna, mas duvido que haja alguma pista desse carro.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
KARLO
KARLO
3 anos atrás

A Magneti Marelli não pertence mais ao grupo FCA e agora se chama só Marelli e pertence ao grupo Calsonic Kansei.

Walter Vieira
Walter Vieira
3 anos atrás

É fácil. Enquanto duraram os incentivos fiscais teve fábrica. Acabaram os incentivos fiscais, acabou a fábrica.

Alessandro
Alessandro
3 anos atrás

É importante ressaltar ainda que a TCA, fábrica localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, que na década de 1960 produzia veículos da marca Jeep, pertence hoje à FCA e fabrica componentes automotivos, mais especificamente chicotes elétricos. Em Glória de Goitá, Zona da Mata, a WHB Fundição, investiu R$ 110 milhões em uma unidade fabril e emprega 150 profissionais, para fabricar, inicialmente, peças automotivas para motores, transmissão, suspensão, freios, tais como blocos de motor, cabeçotes, caixa de câmbio, virabrequins e bielas.

http://www.addiper.pe.gov.br/index.php/na-rota-do-desenvolvimento-fiat-inaugura-sua-fabrica-da-jeep-em-goiana/

Ed Vieira
Ed Vieira
3 anos atrás

Flávio, a fábrica da Willys de Jaboatão ainda existe, chama-se agora TCA e, acredite, por essas voltas que o mundo dá, pertence a Magneti Marelli, que pertence ao Grupo FCA que… é dona da marca Jeep. A planta fabrica chicotes elétricos para os carros da FCA fabricados ali perto, em Goiana (Fiat Toro, Jeep Renegade e Compass). O Jeep da foto foi leiloado para ajudar nas obras assistenciais do grande D. Helder Câmara. O Jeep Willys,a Rural e a Picape F-75 que eram montados em Jaboatão (apenas montados, pois tudo, desde chassis, motor e lataria vinham da fábrica da Willys em São Paulo, só a capotaria dos bancos era feita aqui) recebiam um emblema com um desenho de um chapéu de couro (símbolo da valentia do vaqueiro nordestino) e a marca “Willys Nordeste”. Esses Jeeps “Chapéu de Couro” fabricados aqui na década de 70 são muito raros e, portanto, valiosos para os colecionadores da região. Curiosamente, 40 anos depois, a Jeep voltou a fabricar seus carros em Pernambuco, mas dessa vez não em uma simples montadora, mas na mais moderna fábrica do Grupo FCA no mundo. Só alguns números: 13 mil funcionários (incluindo os fornecedores de componentes), cerca de 500 robôs, três turnos de produção, 1000 carros fabricados por dia.

Ed Vieira
Ed Vieira
Reply to  Ed Vieira
3 anos atrás
José Vignoli
3 anos atrás

Os Jeeps lá produzidos traziam uma pequena plaqueta na lateral com um design estilizando um chapéu de couro, então é possível identificá-los.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
3 anos atrás

FG, sem Google (senão fica fácil…..kkkk) acho que esta fábrica durou pouco, logo depois (acho que 67) a Ford comprou a Willys, transferiu tudo para SBC e o prédio ficou abandonado…

Se não me engano é o mesmo local que anos depois a Ford vendeu para a Fiat que, por ironia do destino, hoje produz o Jeep por lá…..

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
Reply to  Marcelo Foresti
3 anos atrás

A fábrica da FCA é no município de Goiana. A Fábrica das fotos, segundo o Post é em Jaboatão dos Guararapes.

A. Chagas
A. Chagas
3 anos atrás

A fábrica está nas mãos do grupo FCA desde 2010. Parece que começou com a Magneti Marelli fabricando chicotes, mas não sei se mudou algo depois que a fábrica da FCA em Goiana foi inaugurada.

O local é esse: https://www.google.com/maps/@-8.1996073,-34.9590704,3a,82.9y,286.39h,95.95t/data=!3m7!1e1!3m5!1ssmXJqVshLIJy8E03EGA-MA!2e0!5s20190801T000000!7i13312!8i6656

paulo maia
paulo maia
3 anos atrás

Parabens pela excelente história. a belina merece um texto, com fotos claro, ou pelo menos uma exceção no legião urbana.

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  paulo maia
3 anos atrás

Chará, certa vez falei para Flávio do carro que passeio em Vancouver, uma linda perua de 4 portas adaptada ao frio cujas portas não são suicidas, como as daquela mais linda ainda Vemaguet 1967 de Pai, em Campina Grande. Enfim. Ele ficou tão curioso que, enfim de novo, enviei uma foto, inclusive eu apareci muito bem na chapa. Ele me pareceu tão entusiasmado que rapidamente respondeu através de outro cabograma, desta vez a cobrar: ´Paulo, apesar de não conhecer profundamente linhagem de carro Ford Canadense, esse carro da foto é um parente da Belina, com convicção´. Como ele digitou ´com certeza´ e ´convicção´ com muita certeza e convicção, eu humildemente aceitei o grau de parentesco. Torço para para que um dia ele venha passear em Vancouver, de modo que me dê uma chance de oferecer uma carona na Belina 2003, com foto e tudo, e convite para um chopp gelado em casa.
Sobre o primeiro Jeep de Dom Helder, acho que o carro realmente não existe mais. Mas, Dom Helder, quanta falta faz, nesses tempos sombrios. Dá saudade das palavras de sabedoria, humildade, amor ao próximo e compaixão aos que sofrem. Disse certa vez: `Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista`. Fosse hoje, seria escorraçado.

Paulo Vitorino dos Santos
Paulo Vitorino dos Santos
3 anos atrás

Matéria publicada sobre o assunto em 2011:
https://jc.ne10.uol.com.br/canal/veiculos/noticia/2011/11/12/amp/pernambuco-ja-produziu-veiculos-21978.php

No link abaixo, um trabalho acadêmico conta um pouco da história da fábrica em Jaboatão dos Guararapes (na verdade, uma montadora). Depois do encerramento da montadora, as instalações passaram a ser usadas pela TCA, fornecedoras de cabos elétricos, que ironicamente vendeu as instalações para a FIAT (que repassou para a Magneti Marelli, do mesmo grupo), FIAT que é dona da fábrica da JEEP em Goiana, PE. Coisas do destino.