É CHAMPANHE OU NÃO É?

SÃO PAULO (dia cheio demais!) – Aviso aos navegantes, e aos narradores, comentaristas e repórteres: não tem mais champanhe na F-1.

A categoria anunciou hoje um acordo com o Grupo Lunelli, que detém os direitos de fabricação do vinho frisante Ferrari Trento. Tecnicamente, embora seja da mesma, digamos, família de bebidas, não é champanhe — que vem a ser um vinho originário da região francesa de Champagne. É tipo um frisante. Ou espumante, como queiram. “Sparkling wine”, em inglês. O que não quer dizer que seja champanhe. Para ser mais claro: todo champanhe é espumante, mas nem todo espumante é champanhe, entenderam? Embora quase todo espumante, mesmo os que não são feitos em Champagne com seus métodos de fabricação e as uvas específicas da região, seja genericamente chamado de champanhe.

E é essa bebida que será usada nos próximos três anos nas cerimônias de pódio da F-1. A fábrica de Ferrari Trento fica na região do Trentino, nos Alpes Italianos. “Italian Art of Living” é seu slogan publicitário. Informa o press-release da Liberty que uma garrafa de Ferrari Trentodoc Jeroboam “apareceu num pódio da F-1 no passado”, sem informar quando.

Bom destacar: esse Ferrari do nome não tem nada a ver com a equipe. Ferrari é um sobrenome razoavelmente comum na Itália, e não significa que todos são parentes diretos de Enzo Ferrari. A vinícola foi fundada na cidade de Trento em 1902 por um certo Giulio Ferrari, e meio século depois o negócio foi assumido pela família Lunelli.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, Ferrari Trento foi premiada três vezes como “Sparkling Wine Producer of the Year” no “The Champagne and Sparkling Wine World Championships”, o que me faz acreditar que entrou no campeonato para brigar com outros frisantes, espumantes e champanhes, o que talvez coloque a bebida, afinal, na categoria cuja denominação que nos acostumamos a usar nas corridas. Afinal, o espumante que estará no pódio da F-1 também é feito com uvas chardonnay e pinot noir, como os vinhos de Champagne.

Quer saber?

Narradores, comentaristas e repórteres, podem continuar dizendo champanhe.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodolfo Goes
Rodolfo Goes
3 anos atrás

Piadinha pronta…

Agora os fãs verao sempre as/os Ferrari no pódio.

Acabou a fila !

Christiano Oliveira
Christiano Oliveira
3 anos atrás

Esse “champangne” foi ao pódio no GP da Itália de 1980, em Monza.

Andre
Andre
3 anos atrás

Ainda bem que não teremos o Galvão explicando isso durante todas as transmissões.

Mauricio Bumba
Mauricio Bumba
3 anos atrás

Algumas bebidas são muito sérias com relação a denominação de origem. A França define que apenas espumantes feitos na região de Champagne, na França, podem ter esse nome. Se usarem a mesma uva e mesmo processo fora da região, deixa de ser Champagne e passa a se chamar Vinho Espumante. E toda Champagne é um vinho espumante, mas nem todo vinho espumante é uma Champagne.
O mesmo vale para Congnac, que deve ser produzido na região de Cognag, na França. Fora da região, de novo com o mesmo processo e matéria prima ele deve ser chamado de Brandy.
Não, não sou amigo do Galvão Bueno.

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
3 anos atrás

Parece que você aprendeu algo naquela bebedeira com o Galvão…

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva

Paulo Moreira
3 anos atrás

Espumante ou champanhe é quase a mesma coisa e para nós que não o vamos beber, apenas vamos ver eles no pódio a estourar as garrafas, é igual, por isso siga.
Deviam era de beber dois copitos de Vinho do Porto antes das corridas para serem mais emocionantes. Estou a brincar, claro.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Anderson Leite de campos
Anderson Leite de campos
3 anos atrás

A boa e velha CIDRA que a gente estourava chamando de Champanhe.

Se a gente podia, lá nos anos 80/90, porque eles não ?!

Grande Abraço

JRG
JRG
3 anos atrás

Acho que será a única forma de ter Ferrari no podium

Lucas Orly
Lucas Orly
3 anos atrás

Maldosos dirão que é a única forma da Ferrari subir ao pódio ultimamente

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Peterlongo, Chuva de Prata, Cidra Cereser … são “xampanhe” aqui em casa

Roberto Caruso
Roberto Caruso
3 anos atrás

Bom, por 3 anos ao menos sempre teremos Ferrari no pódio.

Diogo Lima
Diogo Lima
3 anos atrás

Isso é “fichinha”, se pensarmos que os carros têm “unidades de potência” ao invés de motores.