INHUMAS, 1969

SÃO PAULO (velhos tempos) – Fazia séculos que um de nossos matuzas originais não emitia sinais de vida. Hoje, Joaquim Lopes me manda o seguinte e-mail, com a foto:

Salve, FG! Tudo belo com sua pessoa? Vamos lá, caso interesse para o blog. Inhumas, interior de Goiás, março de 1969. O piloto goiano Neuder “Dezinho” Motta voa para a vitória a bordo do famoso Malzoni #22, ex-equipe oficial em 1966 e ex-campeão carioca de 1967 com Norman Casari. Essa pista tinha uma particularidade interessante: largava no asfalto, passava por um  trecho de paralelepípedos e acabava na terra. Praticamente um rali urbano… Dezinho Motta conseguiu três vitórias com este Malzoni-DKW, entre 1968 e 1969. Mas  o carro teve um fim trágico ao se envolver em um acidente com a Alfa GTA de Ubaldo Lolli nos 500 Km de Salvador de 1969. Mas bravos não se entregam facilmente; partes do Malzoni foram reaproveitadas num estranho protótipo feito pelo Dezinho, com motor VW instalado na frente e tração dianteira. Mas isso, obviamente, é outra história… Em tempo: a autoria da foto é de Marco Aurélio de Paoli e faz parte do arquivo pessoal do Augusto Sanchéz. Abraços fraternos.

Portanto, esse é o Malzoni originalmente #96 de Norman — que inspirou pintura e numeral do meu DKW de corrida. Quem já viu fotos dele identifica na hora a mesma cara, os pneus grandes na frente, o capô preto. Grande história, Joca!

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Que bom te ver por aqui, Joca.
Abraço

Antonio

Thiago Bosco
Thiago Bosco
2 anos atrás

Fiquei curioso pelo protótipo que veio depois disso. Alguém achou fotos?

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Depois dizem que foi o pessoal da Indy que inventou o “soft wall”. Éramos imortais!!!

Michael Schumacher
Michael Schumacher
2 anos atrás

Já andei um bom tanto em Inhumas (anos 2000).

Não imaginava que por lá já havia tido um evento desses.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Adoro essas fotos com “soft-rails”… éramos imortais!

Joaquim
2 anos atrás

Valeu o registro, FG. Esse Malzoni é a tua cara. Merecia ter um.