AUSTRÍACAS (1)
SÃO PAULO (que conversinha…) – Hamilton em primeiro, Bottas em segundo. E não deu nem uma semana da surra da Red Bull para cima da Mercedes na mesma pista. O que explica o resultado de hoje os treinos livres para o GP da Áustria?
Uma pequena melhora da Mercedes, sem dúvida. O trabalho de Hamilton no simulador, algo que ele odeia, deu algum resultado, aparentemente. Também está mais frio: 19°C hoje e asfalto a 32°C, contra 26°C/54°C na semana passada. A gama de pneus mais macios da Pirelli para esta prova, da mesma forma, ajudou — com temperaturas mais baixas, o funcionamento da borracha mais aderente é melhor.
Isso significa que Lewis fará a pole amanhã?
Nem ele acha isso. “A Red Bull tem coisa guardada, eles têm algum tipo de ‘modo de classificação’ como a gente tinha no passado”, falou o inglês. “A gente melhorou um pouco, sim, demos um pequeno passo à frente, mas não o bastante para tirar os dois décimos por volta que perdemos para eles, principalmente nas retas.”
Lewis fez 1min04s523 na sua melhor volta de tarde, em treino que terminou com pingos de chuva — não suficientes para molhar a pista. A previsão é de um sábado nublado e um domingo com fortes pancadas, algo que pode mudar a história da corrida. Bottas ficou em segundo hoje, 0s189 atrás do parceiro. Verstappen, o terceiro, fechou sua melhor volta 0s217 atrás do britânico.
A surpresa do dia foi a Aston Martin, com Stroll em quarto e Vettel em quinto. A AlphaTauri também andou bem e veio na sequência, com Tsunoda e Gasly. Alonso, Norris e Giovinazzi fecharam os dez primeiros. A Ferrari, destaque de manhã, foi mal à tarde: apenas 13º com Sainz e 16º com Leclerc.
O momento cômico do dia foi uma rodada de Lando Norris no final da segunda sessão, passeando na brita e voltando à pista. Pelo rádio, o engenheiro perguntou: “Danificou alguma coisa?”. E o piloto respondeu na hora: “Meu talento”. Norris é engraçado. E muito bom, também. É o único piloto que pontuou em todas as corridas deste ano.
Hoje à noite, às 19h, falamos do primeiro dia de atividades para o GP da Áustria no “Fórmula Gomes”, em meu canal no YouTube. Apareçam por lá!
Flavio, só para avisar sobre a última frase do 1o parágrafo. Esta escrito treinos livros. Seus textos são ótimos, só pra não ficar com um errinho.. E vc é muito carismático e engraçado, quando lembro daquele texto da abelha gigante batendo no capacete do Bottas ainda dou risada. Tambem assisto a todas as suas lives. Parabéns pelo trabalho que está fazendo.
Sobre PAItrocínio e a turma do fundão:
Após Roy Nissany chegar na frente de Nicholas Latifi, no 1º treino livre, precisamos encarar a verdade nua e crua: Nikita Mazepin é melhor que o Latifi. Depois desse vexame, Latifi é o pior piloto de 2021 da F-1.
Sobre a previsão de fortes pancadas de chuva para o próximo domingo, vale lembrar que domingo passado fomos informados – várias vezes – de que havia “90% de possibilidade de chuva”, mas não caiu um único pingo.
A verdade é que as Organizações Tabajara estão administrando o Instituto Nacional de Meteorologia da Áustria.
Mercedes ainda é mais carro que a Red Bull. Verstappen está na frente porque está pilotando muito nesta temorada.
Tá tudo muito estranho. Se Hamilton for pole amanhã vai ser uma surpresa pra mim. Veremos.