SOBRE ONTEM DE MANHÃ

Hamilton, 100: maior que o drama de Norris

SÃO PAULO (histórico) – Como vai ser lembrado, daqui a alguns anos, o GP da Rússia? Como a corrida em que Lewis Hamilton chegou a 100 vitórias ou pelo drama juvenil de Lando Norris?

Entendo que, num primeiro momento, a derrota do jovem piloto da McLaren possa causar um pouco mais de comoção. Afinal seria sua primeira vitória, muita gente torcendo por ele, é uma simpatia, talentosíssimo, e a maneira pela qual perdeu a corrida foi triste, sim. É só ver a carinha sempre sorridente do menino tomada pela decepção.

Mas 100 vitórias, meninas e meninos, é mais importante. Por isso, a foto da corrida fica sendo essa aí em cima. Depois, Norris vencerá na F-1, claro. Terá seus números para ostentar com orgulho quando parar de correr. E a lembrança de Sóchi/2021 será apenas isso: a memória de uma prova que fez parte de seu processo de crescimento. Mal comparando, porque não dá para adivinhar com exatidão o que o futuro lhe reserva, o GP da Rússia entrará para sua história como Mônaco/1984 ficou inscrito na trajetória de Ayrton Senna. A “quase-vitória” que faz parte de sua história, mas não é a mais relevante.

RÚSSIA BY MASILI

É isso: paciência e saber esperar o momento da chamada de sua senha. Marcelo Masili, nosso cartunista oficial, desenhou o GP da Rússia para nós. Uma hora chega.

Apesar de espetacular, o GP da Rússia não teve uma audiência estrepitosa na Bandeirantes. Na média, da abertura da transmissão até o encerramento, foram 3,3 pontos, contra 7,8 da Globo, que liderou o horário com três programas: “Globo Rural”, “Auto Esporte” e “Esporte Espetacular”. A emissora do Morumbi comemorou ontem outro índice: os 5,2 de média da transmissão da final do Brasileiro de Futebol Feminino, de noite, entre Corinthians e Palmeiras.

Continuo achando pouco, apesar da vice-liderança no horário. Para a Bandeirantes, a F-1 é um presente. Evento bom, importante, global. Para a F-1, sair da Globo foi ruim. Perder a F-1, para a Globo, idem.

A FRASE DE SÓCHI

“Você não quis parar? Eu também não!”

Hamilton para Norris, depois da corrida

O diálogo foi captado pela Sky inglesa quando Norris e Hamilton se encontraram assim que saíram de seus carros. Lewis sorrindo, aliviado e feliz pela 100ª vitória. Lando, ainda de capacete, macambúzio e decepcionado. O piloto da Mercedes perguntou ao novato da McLaren sobre a decisão de não trocar os pneus, e Norris respondeu que não quis parar. Hamilton respondeu que também não queria, como se dissesse: não se culpe, pode acontecer com qualquer um.

Agora se sabe que a Mercedes foi dura com Lewis na segunda chamada: vem pro box e não reclama! Obedece quem tem juízo. A equipe tinha visto que Verstappen havia colocado intermediários uma volta antes. Sua disputa é com a Red Bull, não com a McLaren. A marcação tem sido forte entre as duas equipes, e assim será até o fim do ano.

A tristeza de Norris: passa logo

É importante dizer que para a McLaren o mais difícil, neste ano, já aconteceu: ganhou corrida e fez pole-position. Ricciardo, em Monza, acabou com o jejum de nove anos sem vitórias. Norris, no sábado, fez o mesmo em relação à primeira posição no grid.

Claro que a equipe ainda não está de volta à briga por títulos, mas a recuperação é clara. A última taça já tem 13 anos, foi a de 2008 com Hamilton, numa disputa ferrenha com Felipe Massa na Ferrari. Depois vieram a Brawn, os anos Red Bull e a hegemonia da Mercedes desde 2014. Assim, não é só a McLaren que amarga uma seca de conquistas. O time passou por maus bocados na transição necessária após a saída de Ron Dennis, na tentativa de parceria com a Honda, no rápido casamento com a Renault. Mas a perspectiva para o futuro, agora, é alvissareira.

A derrota de ontem não deve abalar ninguém. Ao contrário, a turma papaia precisa, sim, se debruçar sobre os fatos verificados em Sóchi para não repetir os mesmos erros. Ricciardo foi um dos primeiros a colocar intermediários e deu certo. Por que não foi feito o mesmo com Norris? Faltou comando? Confiou-se demais na opinião do garoto?

LH100: Mercedes foi dura no rádio, ao contrário da McLaren

Na hora, é muito difícil emitir sentenças definitivas. Tudo acontece em questão de segundos e as decisões têm de ser tomadas a toque de caixa. Ao final, sabe-se se foram corretas ou não. Mas a McLaren não foi a única a errar — parcialmente, porque acertou com o australiano. AlphaTauri (manteve Gasly na pista e chamou Tsunoda para colocar pneus macios!), Aston Martin e Alpine fizeram o mesmo. A Ferrari acertou com Sainz e errou com Leclerc. E a Mercedes matou a charada chamando Bottas rapidinho, mas quase pôs tudo a perder com Hamilton.

Em algum momento, porém, o time foi assertivo e, como disse Pebolim Wolff, “inflexível”. Faltou pulso ao pitwall mclariano. Mas, de novo, é fácil julgar agora. Na hora fica todo mundo que nem barata tonta. Como contei no textão de ontem, até a Red Bull empurrou a escolha para seus pilotos. Verstappen acertou. Pérez errou.

O NÚMERO DA RÚSSIA

120

…vitórias tem a Mercedes agora na F-1, sendo 79 delas de Hamilton. A equipe alemã só perde para Ferrari (238) e McLaren (183). Lewis, se fosse uma equipe, estaria em quinto lugar no ranking com seus 100 triunfos. À frente dele ainda teria a Williams, com 114. Com mais uma, Hamilton iguala as 101 vitórias de pilotos brasileiros na categoria.

Outro número que merece um registro é a quebra da barreira dos 4 mil pontos por Hamilton, o primeiro a conseguir isso na F-1. Ele chegou a 4.024,5 com a vitória em Sochi. Mas como o sistema de pontuação mudou muito ao longo dos anos, essa estatística é apenas uma curiosidade. Em todo caso, só para constar, no top-5 temos, atrás do inglês, Vettel (3.053), Alonso (1.957), Raikkonen (1.869) e Bottas (1.663).

Antes de encerrar, pequenas notícias irrelevantes, apenas para não deixar nenhuma ponta solta:

Stroll foi punido em 10s no seu tempo total de prova por ter batido em Gasly no fim.

Mick Schumacher não terminou uma corrida pela primeira vez no ano, com problemas técnicos que fizeram a Haas retirar seu carro da prova.

Giovinazzi correu o tempo inteiro sem rádio, que quebrou na primeira volta.

Norris foi investigado por cortar a linha branca da entrada dos boxes quando parou no fim, e chegou a correr o risco de perder o sétimo lugar. Recebeu apenas uma reprimenda.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da persistência de Carlos Sainz, que liderou a primeira parte da prova, despencou no pelotão depois do pit stop (eu disse sábado que o ritmo de corrida da Ferrari é uma bomba), sofreu muito com os pneus duros, mas na hora H tomou a decisão de parar e pulou de oitavo para terceiro, para chegar ao quinto pódio de sua carreira, terceiro no ano de estreia pelo time italiano.

NÃO GOSTAMOS da pífia apresentação da Aston Martin, inclusive com uma confusão entre Vettel e Stroll, que se tocaram no fim da prova. A equipe não aproveitou a boa posição de largada do canadense e no momento em que alguém precisava decidir no pitwall, nada foi feito e os dois se estreparam no asfalto molhado com pneus slicks. Nas últimas cinco corridas, o time marcou apenas 11 pontos. A Williams, no mesmo período, fez 23. A AlphaTauri, 35.

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CS
CS
2 anos atrás

Se o Hamilton não parasse entregaria o ouro ao bandido Verstappen que venceria depois de largar em último, a vitória bateu na trave do Verstappen que chegou em segundo.

CRSJ
2 anos atrás

O Brasil tem 101 vitórias e Hamilton agora 100, o Brasil inteiro vai ficar atrás do Hamilton em vitórias por muito tempo, uma próxima vitória do Brasil na F-1 vai demorar bastante superando até uns 15 anos de seca.
Ross Brawn fez uma comparação com Barrichello na chuva na Alemanha 2000 em relação ao Norris na Rússia, se fosse com essa chuva mais intensa no final da corrida na Rússia com Norris na Alemanha 2000 o Barrichello perderia sua primeira vitória tendo que parar para fazer a troca.
Se Norris e McLaren erraram na Rússia, algo parecido aconteceu com Hamilton de McLaren na China 2007 onde não houve a troca na chuva como deveria, e quando chamaram Hamilton para troca já era tarde demais não conseguindo nem entrar nos Boxes.
Gostamos: Carlos Sainz salvou a Ferrari com seu terceiro lugar, mas quem fez bonito foi Verstappen que chegaria em sétimo e subiu para segundo no finalzinho da corrida.
Não Gostamos: A Aston Martin ficou em baixa principalmente depois do segundo lugar cassado do Vettel na Hungria, tomara que dias melhores não demorem muito a voltar.

Carlos Sato
Carlos Sato
2 anos atrás

Para Verstappen essa chuva nas voltas finais do GP da Rússia, literalmente, caiu do céu.. O piloto holandês largou com os compostos mais duros do final de semana. Mas parou para trocar pneus na volta 27, a mesma em que Hamilton fez a troca dos pneus médios para o composto mais duro. Nesse momento, Hamilton era o segundo, enquanto Verstappen era o sexto. Mas os pneus da piloto holandês não tiveram um bom rendimento por muito tempo. Na volta 38, Alonso ultrapassou o carro da Red Bull e foi aumentando a diferença, até que na volta 48, quando a chuva começou a se tornar mais intensas, era de 8 segundos. Erro crasso da equipe dos energéticos. Só não seria pior, pois Stroll, que vinha em oitavo não era uma ameaça a Verstappen. Perez que tinha largado com os compostos mais duros, a exemplo de Verstappen, parou apenas na volta 37, chegando a liderar a prova entre as voltas 30 e 36, voltando em 5º lugar. Mas ai veio a chuva, e Verstappen foi uns dos primeiros a parar e após a indecisão da dupla Mclaren-Norris, chegou ao segundo lugar. Bendita chuva.
Hamilton fez uma largada conservadora e cautelosa. Muitos carros disputando a primeira curva e ele não quis arriscar. Mas tanto ele, como Norris, levaram os pneus médios com muito cuidado e foram além do limite estabelecido pela Pirelli. Após a troca para duros, a Mercedes, mesmo com um motor com uma alta quilometragem, impôs um ritmo forte para diminuir a diferença para o carro laranja., sendo que na volta 47 tal diferença era de 0,996s. Hamilon teria seis voltas para tentar a ultrapassagem, podendo utilizar o DRS. Mas ai veio a chuva. Norris insistiu nos slicks, Hamilton idem, mas a Mercedes, na segunda vez em que chamou seu piloto para o box, foi taxativa. O resultado já sabemos.
Entre pilotos campeonato está praticamente empatado. Nas equipes Mercedes lidera com certa folga.
Red Bull agora tem que se preocupar não apenas com a Mercedes, mas também com a Mclaren. Boa notícia para quem gosta da F1.

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
2 anos atrás

Segue vídeo da F-1 com as discussões pelos rádios de Norris e Hamilton nas últimas voltas. Bastante elucidativo. Não podemos censurar o jovem inglês…

https://www.youtube.com/watch?v=MJU-K_ZrujA

Roberto Borges
Roberto Borges
2 anos atrás

Olá Flávio,
a escorregada da McLaren foi no final da corrida, desculpável, Ross Brawn e você já disseram tudo.
Feia foi a escorregada da Mercedes, ao mandar Bottas para o fundo. Certamente fariam 1-2.
Sobre a audiência, muitos já falaram, a preguiça de mudar de canal pega e forte, mas também tem o fato de não ter brasileiro brilhando. Típico daqui.

Valmir Passos
Valmir Passos
2 anos atrás

Lewis é o cara!! 100 vitórias não se vê todo dia. Presenciar a história do esporte sendo escrita é sensacional.
Lando é muuuuito bom. Aliás, que geração: Lando, Max, Gasly, Leclerc, Russell. Gênios.
Também espero que a F1 nunca mais volte para a Globo. A Band está dando um show!!

Reinaldo D.
Reinaldo D.
2 anos atrás

Para os amantes da F1 está muito legal a transmissão pela Band e os extras na Band news, tomara que os envolvidos olhem com bons olhos essa audiência, pois parece que o pessoal deixa na Globo por costume e preguiça de olhar outros canais e não por programação.

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

A escapada de Norris que lhe custou a vitória me lembrou instantaneamente a escapada de Hamilton na entrada dos boxes, ficando atolado na brita, o que lhe custou o título daquele ano, se não me falhe a memória.

Paulo Figueiredo
Paulo Figueiredo
2 anos atrás

A transmissão da Band é anos luz melhor que quando a Globo transmitia. Hamilton além de ser o melhor piloto de todos os tempos (pra mim já passou o Shumi), leva sorte quando precisa. O Flávio escreve pra c…

Bruno
Bruno
2 anos atrás

Bom dia Flávio,

Preocupante esses números de audiência. Preocupante para a Band, lógico ! Em relação ao app F1 não dá para entender o porquê da narração ser a mesma da Band. Estou me acostumando a colocar a legenda no modo FX e acompanhar os comentários pelo grande prêmio.com.br
É um porre aguentar Reginaldo Leme e companhia. Lembro que no início dos anos 2000, Regi levava calculadora para a transmissão e calcular a quantidade de combustível que entrou no tanque. Hoje com todos os recursos que AWS levou para o assinante, o comentarista estacionou no tempo. O que sobra para a equipe é discutir frivolidades.
Grande abraço.

Andre BENEVIDES
Andre BENEVIDES
2 anos atrás

Sobre a audiência da Band, a falta de um piloto brasileiro também contribuiu.

Andre BENEVIDES
Andre BENEVIDES
2 anos atrás

Hamilton e Schumacher são os dois monstros da F1. O inglês chegará ao oitavo título. No ano que vem, caso a Mercedes mantenha a hegemonia, ele conquistará o nono. Marca que demorará séculos para ser alcançada.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Hamilton : o maior de todos …assim diz os numeros
Mas que péssimo desempenho dos numeros dois …Peres e Bottas
Grande corrida de Verstapinho…..Red bull …voando baixo

guest
guest
2 anos atrás

“Não gostamos” com Aston Martin? Só se considerar como hors concours o Sergio Perez… há anos disse que era um embusteiro, o que se comprova a cada corrida.

José Carlos
José Carlos
2 anos atrás

Ok. Hamilton venceu sua centésima corrida, estava feliz pra caramba e blá blá blá. Mas a equipe Mercedes estava com uma cara amarrada, com um sorriso muito amarelo. Será que foi pelo segundo lugar do Verstapen? Pois não estava em hipótese alguma a segunda colocação dele.

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Sobre a F1 na band. Eu estou sempre ligado entao nao perco uma. Meu irmao, que gosta de corridas mas nao como eu, disse que simplesmente esquece que tem corridas no domingo de manha pela Band. O que e uma pena, ja que o trabalho da Band tem sido bom.
(desculpe pela falta de acentuacao)

Heisenberg
Heisenberg
2 anos atrás

A alphatauri fez 35 pontos nas últimas cinco corridas com um carro só, imagine se eles tivessem dois pilotos.

Fabio Ribeiro
Fabio Ribeiro
2 anos atrás

Flavio, sobre esses dados de audiência… existe alguma estimativa de quantas pessoas assistem às corridas pela F1TV? Tendo em vista que fãs de F1 tendem a ser mais velhos e com maior poder aquisitivo, eu não me surpreenderia se já tivesse uma fatia considerável passando para o streaming e ignorando a televisão.

Marcos de Crato
Marcos de Crato
2 anos atrás

E ainda tem babaca que vira a cara para o Comandantes Amilton ai eu digo 100 Comentários (kkkkkkkkk)

CARLOS
CARLOS
2 anos atrás

Lewis Hamilton sempre foi um piloto combativo na F1, o que ficou claro desde a primeira corrida na categoria. Para mim, esse o critério que adoto para colocá-lo junto aos maiores da história.

Mas o número 100, em si, não diz tudo.
Para produzir esse número, foi necessário um piloto extremamente talentoso (e que se relaciona bem com o time), uma equipe dominante por muito tempo e, finalmente, uma era que os carros são muito confiáveis e na qual os pilotos tem carreiras longas.

Será que Alonso ou Vettel (para me limitar aos seus contemporâneos) no mesmo lugar poderiam ter o mesmo sucesso? Provavelmente sim, embora coloque o inglês acima desses dois.

O fato que ficará marcado é que foi Lewis Hamilton quem conquistou o feito de ser o primeiro a alcançar 100 vitórias. Então, parabéns e que aproveite.

Victor Cotrim
Victor Cotrim
2 anos atrás

A quase vitória do Leclerc no Bahrein 2019 é mais triste que essa

flavio cavaleiro
flavio cavaleiro
2 anos atrás

Da minha parte, e pelo que vi até agora, espero que a F1 NUNCA MAIS volte pra Globo.

Edson
Edson
2 anos atrás

Analisando friamente, a escolha de parar era muito mais fácil para a Mercedes do que para a McLaren. Hamilton estava em segundo com quase um minuto de vantagem sobre o terceiro.
Ou seja, voltaria na mesma posição, e o mais importante, na frente do Verstapen.
Já o Norris tinha passado direto quando o Hamilton parou, se ele parasse na volta seguinte certamente tomaria o undercut. Logo, partiu para o tudo ou nada.
Deu nada… paciência, vida que segue.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Tudo dito…

Que venha a proxima etapa… estaremos por aqui a acompanhar.

felipe
felipe
2 anos atrás

o pessoal tem falado em erro do Norris, seja por falta de experiência, por a ou por b…
ainda prefiro pensar que ele apenas optou por uma das duas possibilidades que tinha, parar ou não.

em 2000, na Alemanha, Rubinho fez o mesmo, enquanto todos paravam para colocar pneus para chuva, ele, contrariando Ross Brawn, permaneceu. Venceu aquela que foi sua primeira de 11 vitórias.

ou estou enganado com os dados/informações?

oq quero dizer, é que;

por causa de uns 5 minutos as manchetes de hoje não são sobre o brilhantismo, ousadia, coragem, oi seja la oque for, de Norris.

releiam os jornais/notícias sobre a primeira vitória de Rubinho… Seria algo parecido não sendo o fato (também se não me engano) ter sido piloto que mais tempo levou a vencer (à época). Oque obviamente não seria o caso de Norris.

é isso ai… fico com o lado positivo sobre a atitude de Norris; que pra mim é; mostrou personalidade ao decidir oque fazer.