CURTIRAM

SÃO PAULO (e vocês?) – Pelo jeito, a Sprint agradou. Stefano Domenicali informou que sete ou oito etapas do ano que vem terão o formato testado neste ano, até agora, em Silverstone e Monza. Interlagos também terá a minicorrida.

O calendário de 2022 terá 23 provas, com a chegada de Miami. No dia 15 deste mês deverá ser divulgado em Paris.

Até agora, as duas Sprint embaralharam os grids na Inglaterra e na Itália, mudando bem o cenário que se previa para esses GPs depois da classificação na sexta-feira. De acordo com a Liberty, o retorno do público foi altamente positivo.

Era esperado. Todo mundo quer novidades. Ampliar de três para sete ou oito nesse formato vai ao encontro daquilo que venho dizendo: dá para fazer, desde que não em todas as provas. Como o campeonato será muito longo, acho que tudo bem. Vocês gostaram?

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario
Mario
3 anos atrás

Não gostei. Tira a emoção da definição da pole. Treino é muito melhor do que essas corridas.

Luiz Gomes
Luiz Gomes
3 anos atrás

Não gostei. Horrível.
Pilotos rápidos em classificação perdem essa vantagem. A pole deixa de ser pole. Faz o grid se acomodar a condições mais próximas de corrida, então perde um pouco sentido a classificação. Só vi desvantagens, achei ruim demais.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G: A F-1, precisa inovar, sim sou favorável da pre – bateria de classificação e prova sprint, bem como precisa baratear mais os custos operacionais, e convidar outras montadoras para participar da F-1.

Roberto Borges
Roberto Borges
3 anos atrás

Concordo com o Valmir, meio exagerado!
Umas 5 estaria de bom tamanho. De preferência nenhuma no último quarto do campeonato, pois já levantaram a lebre de possibilidade de interferência de terceiros em disputa de título. Meio maquiavélico, mas em se tratando de F1, tudo é possível e este ano já vimos acusações e suspeitas a respeito de acidentes em corrida.

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Acho 8 um pouco exagerado. Além dos riscos envolvidos em caso de dano de equipamentos, corre o risco de ficar meio banal. Mas, é diferente mesmo. Que venham.

Sandro
Sandro
3 anos atrás

Acho válido, mas mantendo no próximo ano ainda como um formato teste e ver como vai ser a dinâmica das corridas com os novos carros, que em teoria vão permitir mais ultrapassagens.

Arnilha
Arnilha
3 anos atrás

Gostei. Apesar de duas provas burocráticas, o saldo do final de semana aumenta: temos 3 dias de atrações interessantes e ainda essa embaralhada no grid que ajuda a deixar o campeonato com mais possibilidades.

Ricardo
Ricardo
3 anos atrás

Gostei! Espero que escolham somente pistas com diversos pontos de ultrapassagem. Ah, poderiam aumentar a quantidade de pilotos a pontuarem, iria estimular mais os pilotos a tentarem algo mais ousado no sábado.
Parabéns pelo blog!

João Paiva
João Paiva
3 anos atrás

Eu não gostei. Acho que há um formato para as competições estabelecido. Acho que tem uma graça e uma competição nos treinos. Sou um tanto conservador nessa parte. Para mim, a pontuação atual já é esquisita. Fora que abre-se possibilidades não discutidas ainda (eu, pelo menos, não vi) como acidentes entre companheiro de um postulante ao título com o rival.
Ah, eu ainda leio blogs.

Andre
Andre
3 anos atrás

Não vi muita contribuição ao espetáculo. Talvez botar uma pimenta a mais e fazer os tempos de volta valerem pra formação do grid no dia seguinte, seria interessante. Daria mais opções de estratégia para as equipes.

Cristiano
Cristiano
3 anos atrás

A primeira até foi interessante, a segunda mais ou menos. Podiam obrigar a utilizar pneus usados, quem sabe lá pro final da corridinha dava uma movimentada também.

guest
guest
3 anos atrás

Não gostei: salvo a disputa nas largadas, todos poupam o equipamento para a corrida.

Repito: deixaria apenas os atuais Q3 e Q1, rifando o Q2 (obviamente, no Q1 10 carros seriam eliminados).

Juruna
Juruna
3 anos atrás

Não vejo muito sentido do ponto de vista esportivo. Pode valer como novidade e entretenimento, tão somente. Afinal, se o “espírito” da classificação é premiar os mais rápidos, o formato não pode ser o de uma corrida, na qual vários outros fatores além da velocidade pura interferem no resultado final. E a “coisa” é tão estranha que a posição de largada na sprint race é obtida por meio da volta mais rápida… No fundo, a sprint é feita para aumentar a probabilidade de erro dos favoritos para que o grid final de largada seja mais aleatório e, assim, a corrida de verdade fique mais emocionante.

CHAGAS
CHAGAS
3 anos atrás

Só o fato do mais rápido do fim de semana não ser considerado o pole position, já me coloca contra essa ridícula corridinha.

Jader
Jader
3 anos atrás

Eu gostei. Única coisa ruim é que os treinos da sexta não tenho como ver, porque tenho de trabalhar.
:-p

Fabio
Fabio
3 anos atrás

Gostei. Da uma diversão no sábado. Acho bacana o aumento para 7-8 corridas.

Max PS
Max PS
3 anos atrás

Achei muito ruim esse formato.
Cada piloto deveria sair sozinho (por sorteio, pela ordem de chegada da última corrida ou pelo tempo do último treino livre) e ter direito a três voltas seguidas onde ele poderia livremente usar uma para aquecimento e as duas seguintes para marcar o tempo e/ou melhorar na terceira volta. Errou, dançou. Daria pra ver quem tem nervos de aço e estaria disposto a arriscar, e ainda teria a questão da sorte em situações meteorológicas adversas.

MATEUS STURMER DAITX
MATEUS STURMER DAITX
3 anos atrás

Eu gostei, a Sprint serviu ao seu propósito de embaralhar alguma coisa no grid. Sei que a galera esperava mais competitividade e ultrapassagens na própria Sprint, mas talvez consigam isso dando mais pontos e outros bônus (melhor volta, quem mais progrediu, etc).

Celio Ferreira
Celio Ferreira
3 anos atrás

É muito legal, mas depende da pista, tem que dar para ultrapassar, pista travada vira trenzinho.

Fábio Lima
Fábio Lima
3 anos atrás

Eu gostei, mas que o formato precisa ser aprimorado. Poderiam dar uma pontuação maior para os dez primeiros colocados, não apenas os três primeiros, talvez metade dos pontos validos em uma corrida. Concordo, também, que adotar a ‘sprint race’ em todos os circuitos não faz sentido.

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Sinceramente não gostei. Devem existir ideias melhores para dar mais emoção para as provas. Como alguns chefões de equipe não aprovaram estas provas sprint me surpreendeu a posição do SD.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
3 anos atrás

Aprovei as duas etapas. Tem espaço para tudo na “nova F-1”.

Obs.: Só fiquei preocupado com o horário que marcaram a sprint race em São Paulo, se não me engano será as 16:30 horas… achei meio tarde para uma época de chuvas mais presentes na cidade.

Webler
Webler
3 anos atrás

O nome deveria mudar para sprint race. Mantendo, desta forma, o mais rápido em volta lançada como pole ( para a sprint race ) para efeito estatísticos. O resultado da sprint race define o grid para a corrida principal. Já que quiseram inventar moda, que seja com um pouco mais de lógica! No mais, não achei a mínima graça nesse formato! Poderiam simplificar e utilizar um formato que agradaria a maioria: uma hora de classificação, limite de 12 voltas, sem restrição de pneus, e a sexta-feira valendo como um pré qualify; como era nos 80-90!! Simples, justo, e interessante para o público.

Pedro
Pedro
3 anos atrás

Sim.

Lucas Orly
Lucas Orly
3 anos atrás

Se é pra fazer algo diferente, é melhor inverter o grid do Q3 pra corrida sprint, mandando quem estiver devagar de propósito pro fundo do grid. Do contrário vai ser uma procissão

Paulo Mendes
Paulo Mendes
3 anos atrás

Sinceramente, não gostei das duas que aconteceram. Vamos ver as próximas (este ano e próximo)

Victor Penteado
Victor Penteado
3 anos atrás

Achei um saco, e só houveram mudanças quando Hamilton e Perez erraram. Ninguém brigou por posições, ninguém ganhou a pole “no braço”. Bem sonolento.

Imagino isso em Monaco a tragédia que seria.

Preferia muito mais uma ou duas voltas lançadas pra cada piloto dar sozinho na pista.

PEDRO MORAL
PEDRO MORAL
3 anos atrás

Não gostei! Os Sprints, de sprint mesmo têm só as 3 primeiras voltas. Até aí, quem fez cagada já fez e os demais não arriscam mais nada. Vira uma procissão (grupo de pessoas caminhando em coluna; cortejo, séquito)

Rafael
Rafael
3 anos atrás

Não gostei, acho que não melhora nada e é chato porque não há corrida somente um desfile de carro. So se ganha algumas posições na largada.

João Luiz marques Guimarães
João Luiz marques Guimarães
3 anos atrás

è novidade, dá um tempero a mais para as corridas, não altera a essência, e também não é nenhuma artificialidade, então, está mais que aprovado, só acho que podia valer mais pontos, embora eu ache que valer mais pontos pode fazer com que os líderes se distanciarem ainda mais dos outros

Jonatas
Jonatas
3 anos atrás

Eu não gostei. Cada vez mais a F1 se afasta de ser um esporte a motor para se tornar entretenimento envolvendo carros de corrida. Mesmo o atual formato de definição do grid é enfadonho. Acho que o formato usado pela Indy em Indianápolis interessante. Também gostava do formato usado pela F1 no início dos anos 90, onde cada piloto tinha 12 voltas para conseguir encaixar uma volta mais rápida. Na prática eram só 4 voltas rápidas, pois havia a volta de aquecimento e a volta de retorno aos boxes. Abaixo há um link do site da F1 contando um pouco de cada formato usado pela categoria ao longo dos anos.

https://www.formula1.com/en/latest/features/2016/3/deciding-the-grid-a-history-of-f1-qualifying-formats.html

Felipe Reis
Felipe Reis
3 anos atrás

Acho que há pistas onde o formato pode funcionar melhor (pistas rápidas com boas chances de ultrapassagem são ideais para a sprint). Se escolherem as provas certas, acho válido. Também deveria ser mais atrativo em termos de pontuação, de repente dando pontos para os 5 ou 6 primeiros

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Sim e não.
achei o treino em si chato, mas a imprevisibilidade da sprint provocar surpresas no grid da corrida principal é interessante. Poderia valer mais pontos para acirrar a disputa.

Renato
Renato
3 anos atrás

Não sei se é viável, gostaria da sua opinião. Que acha do grid de domingo ser formado pela melhor volta no sprint, sem direito a troca de pneus durante a mini corrida?