NÃO, NÃO É

ITACARÉ (proa sul) – Não sei se foi com essas palavras exatamente, mas quando Vettel venceu seu primeiro GP, em 2008 pela Toro Rosso, escrevi algo na linha “já fez mais que Senna”, o que despertou o ódio, a ira e os chiliques costumeiros nas ainda precoces redes sociais — blogs entravam nessa categoria. Claro que naquele momento preciso eu me referia ao início da carreira, comparando seu resultado na Itália com as primeiras façanhas de Ayrton em times pequenos, sendo a maior delas um segundo lugar com a Toleman em Mônaco — menos que uma vitória em Monza, por óbvio. No fim das contas, com o passar dos anos, ele faria mais que Senna no geral, também.

Depois daquilo, Sebastian subiu para a Red Bull, deu à equipe sua primeira vitória (China/2009) e seus primeiros títulos, enfileirou quatro taças seguidas (2010 a 2013) e colocou o time no mui seleto grupo dos grandes da F-1. E que ninguém se engane: o alemão não chegou ao tetra chupando cana e assoviando com um carro dominante em todas essas temporadas. Em 2010, foi campeão com meros quatro pontos de vantagem sobre Alonso, então na Ferrari. Só liderou o campeonato em uma corrida, a última. Em 2011, sim, ele e a Red Bull nadaram de braçada. O menino ganhou 11 das 19 etapas e chegou em segundo cinco vezes. No ano seguinte, porém, nova batalha inesquecível com Alonso e o título conquistado na última etapa, em Interlagos, com uma atuação exuberante que lhe garantiu a vantagem de três pontos na classificação sobre o espanhol ainda ferrarista. Em 2013 foi fácil, todos se lembram. Mas na falta de outra coisa para fazer, Vettel foi atrás de recordes. O primeiro, 13 vitórias no ano. Número que só ele e Schumacher (em 2004) alcançaram. Com um detalhe: ganhou nove seguidas, marca que ninguém igualou até hoje.

Tem uma molecada que descobriu a F-1 na Netflix, só conhece Verstappen e Hamilton, tem faniquitos com Norris e Leclerc, acredita que Russell é um gênio e acha que o mundo começou na semana passada com um vídeo do Tik-Tok. Esses olham para Vettel e nada sentem. Além do mais, o cara não tem Twitter, não publica stories no Instagram e não faz dancinhas na frente do celular. Então, nem deve existir.

Incrível que Vettel, um menino, seja tratado como se fosse uma espécie de dinossauro pelas novas gerações de torcedores que não têm sequer o trabalho de ler sobre o cara. Cacete, ele ganhou sua primeira corrida apenas 13 anos atrás! É o terceiro maior vencedor da história, o terceiro maior detentor de troféus da categoria, está em quarto lugar na lista dos que mais fizeram pole-positions, o quinto em voltas mais rápidas, o terceiro em número de GPs e de voltas na liderança, o mais jovem campeão de todos os tempos.

Aí vem a besta do Helmut Marko dizer que Verstappen é melhor que ele.

O quê?

Max é bom. É ótimo, excepcional. O talento mais precoce que a F-1 já viu. Não se pode negar o óbvio. Mas melhor que Vettel? Calma lá, doktor Marko. Para poder afirmar isso, espere seu menino ganhar mais três títulos. E mais 33 GPs. E fazer mais 44 poles. Depois a gente conversa.

Enquanto isso, regozije-se por ter descoberto Sebastian, também. Não precisa diminuir o primeiro para exaltar o segundo. A Red Bull deve muito a Vettel. Ignorar o que ele fez outro dia é, no mínimo, deselegante. A marca de Marko, diga-se.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
2 anos atrás

Vettel eh tão bom que não ganhou nada depois de perder o melhor carro do grid. F1 morreu em meados dos anos 90 com a inserção da suspensão eletrônica willians/Benetton. De lá pra cá, qualquer “nocego” tendo o melhor carro, vencerá. Quer corrida de carro? Veja Nascar.

Ricardo Alves
Ricardo Alves
Reply to  Rafael
2 anos atrás

Desculpa, mas não concordo. Acho uma visão míope do esporte. Típico de quem pouco entende, provavelmente por não acompanhar o esporte. Se fosse assim, Mark Weber teria levado um ou outro caneco em seus anos de Rede Bull, assim como o Alonso que tinha um carrão da Ferrari não mãos naqueles anos. Mais recentemente teríamos tido um Bottas campeão, afinal ele tinha o melhor carro nas mãos. Vettel é um grande piloto e não ganhou mais porque de fato não teve mais carro vencedor não mãos (nisso concordamos), mas ignorar o talento dele relegando o mérito ao carro é, no mínimo, injusto.

Edissom
Edissom
Reply to  Rafael
10 meses atrás

nascar = corrida de carrinho bate-bate. tem quem goste

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Acho que o adjetivo para Vettel seria “maior” e não “melhor”. Apesar de não gostar do Max Dick Verstappen, acho que ele tem mais qualidade que Seb.

Lokaum
Lokaum
2 anos atrás

Ótima análise, parabéns.

André
André
2 anos atrás

Vettel é um piloto mediano, cobrar que Verstappen bata os numeros de Vettel pra conversar?? entrega um foguete na mão dele por 4 anos correndo contra Webber e ai conversamos tbm.
Vettel é e vai ser sempre o pior Tetra Campeão da F1.

Last edited 2 anos atrás by André
Claudio
Claudio
Reply to  André
2 anos atrás

escreveu pouco mas escreveu muita bosta

Carlos Sato
Carlos Sato
2 anos atrás

Essa moda pós moderna de relativizar tudo e qualquer coisa tem nos levado a alguns absurdos, não apenas nesse país, mas em geral. A carreira de Vettel fala por si só, não é preciso mais nada. Mas vá lá, vamos aos números. Quatro títulos consecutivos de pilotos, 53 vitórias, 3o voltas mais rápidas, 57 pole positions, 122 pódios. Não bastasse isso, foi vice campeão em 2017 e 2018. Colocou-se à frente da Mercedes de Bottas, e, competindo ferrenhamente com Hamilton pelo título nessas duas temporadas. 2019 falaram tanto da “surra” que ele levou do novato Leclerc, mas na realidade o desempenho dos pilotos ferraristas foi bem parecido. No final uma diferença de 24 pontos a favor de Leclerc. E em 2020 a scuderia naufragou. Veio a não renovação e a mudança para a Aston Martin. Período de transição, uma dinâmica toda nova, um projeto de carro todo novo, cópia da Mercedes, que teve vida curta, não repetindo o desempenho de 2020 da então Racing Point. O que esperar de Vettel em 2022? Sinceramente, que ele se divirta. Não tem mais nada a provar. A experiência dele contará e muito, se a equipe aproveitar, para o desenvolvimento do carro. Não apenas esse ano, mas para os próximos. E que ele continue atuante fora das pistas como tem sido nesses anos.

Vladimiro Golaprofonda
Vladimiro Golaprofonda
Reply to  Carlos Sato
1 ano atrás

Acredito que a Ferrari deu um jeito de anular o Vettel em 2019. Como? Fazendo um carro que não se adequava ao estilo de pilotagem dele. Dessa forma ele não teria os resultados e a equipe teria mais razões para não renovar seu contrato ou simplesmente demiti-lo. Com isso, teria menos uma despesa pesada com o salário do piloto e apostaria as fichas em pilotos jovens, talentosos e bem sedentos, que custam bem menos. Mas é uma aposta arriscada, porque Max Verstappen joga bem na pista e fora dela. Talvez fosse bom ter um piloto vencedor e experiente para lidar com isso.

Stephan
Stephan
2 anos atrás

Concordo plenamente. Aliás, na minha humilde opinião Helmut Marko fala muita besteira. Excelente post!

Everson
Everson
2 anos atrás

Descordo em gênero, número, grau, e whatever more!!!
Flávio, me desaponta um grande jornalista como você dizer que Seb é melhor que Max. Quando ele venceu em monza tinha o melhor carro do fds, tanto que ganhou de braçada… quando venceu Fernando na ultima corrida, ele já tinha o melhor carro, mas Alonso estava em fase estupenda… Lembre-se que ele só bateu Weber (um Bottas melhorado) e Kimi (já fazendo hora extra no grid), e quando teve um vizinho com talento(Riccardo), tomou pau bonito… Recentemente tem andado algo tipo 60/40 com Stroll
Mais impressionante que a vitoria de Seb em Monza, foi a de Max na Espanha, segurando uma ferrari pra vencer em sua PRIMEIRA corrida com a Red Bull… Sem dúvidas, Max é melhor que Seb.

Xyli
Xyli
Reply to  Everson
2 anos atrás

Ah claro! O Max teve muito trabalho na primeira vitória dele, basicamente viu as duas Mercedes baterem e depois disso foi levando o carro até a bandeirada. Verstappen tbm tomou tempo Ricciardo e até do Sainz nos tempos de toró Rosso. Não sei da onde tiram que o Max é o “novo Senna” … Sem o Michael Masi seria vice e teria perdido o título mais ganho de todos.

Ronaldo Miranda Ribeiro
Ronaldo Miranda Ribeiro
2 anos atrás

Concordo.

Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Hoje dia 13/01/2021, e a situação é a seguinte:
a) Lewis (com razão) de saco cheio com a tungada que levou por parte de Masi & Cia e da RB, que é pior que a Kaos, a arquirrival do agente 86 , grande Maxwell Smart!
b) Desta forma esta considerando tirar um aninho de folga e deixar os ignaros da RB falando sozinhos.
c) E agitam o mercado com a recomendação de ninguém menos que Sebastian Vettel, tetracampeão mundial para tocar o barco na MB.
d) E o Dr. No Austríaco (Marko) roí as unhas , pensando como pode proteger seu pupilo dileto, o Garoto Enxaqueca Laranja!
Seria divertido ver a MB fazer de novo um campeão alemão, pilotando um carro alemão, em cima dos chorões da RB , com o Russel em seu ano de aprendizado sendo vice campeão. O choro em Milton Keynes ia ser pungente!

Amaral
Amaral
2 anos atrás

Deselegância é a marca do dotô tranqueira.
Impressionante.
Além do menino prodígio e de Vettel, passaram por ele dois que hoje são campeões da F-E. Buemi e Vergne. E o véio caolho moeu os dois. Moeu um tetracampeão da Indy como se o cara fosse o Yuji Ide francês (Bourdais). E se o Verstappen entrasse numa má fase, seria moído também.
Só não moeu o Pérez (ainda) porque é um cara cascudo e, justiça seja feita, o multiverso inteiro sabia que ele não vinha pra disputar título, era pra comboiar o bigodinho de quermesse pro título inédito, tirando pontos do Sir Luís e juntando tacinhas pro repertório. Isso num carro que é feito sob medida pro menino prodígio, uma prima-dona arisca prum cara que tem um controle de carro absurdo.
E era um piloto sofrível, até onde eu sei. É o típico volante medíocre que depois vira técnico e passa a ser chamado de professor, gênio, craque dos bastidores.

Gus
Gus
2 anos atrás

Claro que Marko foi deselegante, mas imaginar que o Max precisa levantar mais três títulos para igualar ou superar o Vettel em qualidade soa esquisito. Desse modo, só poderemos julgar os pilotos baseados unicamente em números e estatísticas, torcendo para que uma nova conjunção planetária nutra novas hegemonias técnicas como a que Vettel viveu (Hamilton mais recentemente). Sebastian têm o seu valor imortalizado na F-1, mas se parece precoce eleger hoje o melhor piloto passou que pela Red Bull, é igualmente ingênuo determinar isso baseado em números – e épocas mais felizes – apenas.

Carlos
Carlos
Reply to  Gus
2 anos atrás

Pensei exatamente isso. Marko não é conhecido pela delicadeza das suas declarações. Mas como alguém que trabalhou por anos com os dois pilotos, Helmut tem direito a sua opinião, por quer não? Mesmo que ela esteja distante da maioria (creio eu). Eu mesmo não vejo Max superior a Sebastian (em seu pico).
No mais, que Vettel tenha a grandeza de não se importar com a opinião de Helmut e que Verstappen tenha a inteligência para não tomá-la como verdade.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Torcedor Tedesco
Torcedor Tedesco
2 anos atrás

Não podemos esquecer a ultrapassagem de Vettel em Hamilton na decisão do título em Interlagos, debaixo de chuva. O alemão com uma limitada Toro Rosso deu um “olé” no inglês com a potente McLaren.
Hamilton só foi campeão na última curva porque a chuva apertou e Glock teve que tirar o pé.

Jeferson
Jeferson
2 anos atrás

O Marko já tem tempo que está apresentando sinais de senilidade, Verstappen tem que remar muito para chegar nas sapatilhas do Vettel ainda, além do mais, se não fosse a batida do Latifi no muro e a intervenção desastrada do Masi na última corrida, sabemos que este título teria sido do comandante Hamilton.

Diogo Rocha
Diogo Rocha
2 anos atrás

É só o Marko fazer o seguinte: chama o Vettel de volta e coloca ali com o Verstappen para a gente ver uma coisinha

kkkkkkkkkkkk

Hoje (eu disse hoje) seria engolido. Não tem mais a fome que o Verstappen aparenta ter.

Parece que se jogou nas cordas.

Diogo Rocha
Diogo Rocha
2 anos atrás

Sei lá.

Nunca vi tanto brilho assim no Vettel. Questão de gosto, não sei.

Como disse o Alonso, uma vez (mais ou menos assim): “quando olho para a tv com os tempos é sempre o Hamilton que vejo fazendo algo diferente, a mais”.

Isso já na época do Vettel…

Mas vai ver ele queria diminuir o cara que competia contra ele, dando ênfase ao carro.

Robson
Robson
2 anos atrás

E ainda lhe tiraram uma vitória legítima nos tempos de Ferrari e a deram de graça pro Sr Amilton. Ali sim foi um roubo descarado.

Fabrício Barros
2 anos atrás

Acho graça dessa gente. E o mano ganhou seu primeiro campeonato apenas na sétima temporada e não conseguiu vencer pela Toro Rosso.

tonhão
tonhão
2 anos atrás

Vettel tem demonstrado ser tambem um cara excepcional, não faz discursos vazios tem atitude, piloto purista gosta de carros, pilotaço me fez voltar a gostar de f1 anos atraz

Bara
Bara
2 anos atrás

O sr Marko tem que puxar a sardinha para o lado dele, faz parte do jogo, além disso tem essa dor de corno, o Vettel trocou eles pela Ferrari…..é fato que Vettel é um monstro o Marko sabe disso e nós sabemos que ele sabe. Só teatro.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
2 anos atrás

Nítido, público e notório que Marko combinou com o Michael Masi só para depois dar uma declaração dessa.

Como dizemos aqui em Poços de Caldas, “Assim até eu que sou mais tonto.”

Ulrich Nielsen
Ulrich Nielsen
2 anos atrás

Marko tá batendo biela faz tempo, só fala asneira. Duvido muito que Garoto-Enxaqueca ganhe mais do que dois títulos, a situação dele me lembra muito o Alonso, panca de predestinado, de fenômeno e próximo megacampeão, ai a realidade chega e dá 11 tapas na cara – 4 de Vettel, 7 de Hamilton, que foi justamente quem fez o espanhol entender que o buraco era mais embaixo.

João Marcello
João Marcello
2 anos atrás

Que venha uma F1 mais equilibrada em 2022, com mais carros no mesmo nível. Se isso acontecer, Vettel virá muito forte! A Aston Martin tem tudo para ser uma das principais equipes nos próximos anos, com todo o investimento na contratação de pessoas e na construção da nova fábrica.

Ivens Alves
Ivens Alves
2 anos atrás

Muito bem colocado. Engraçado que na época do auge dele, ele era um menino chato mimado. Eu torcia para o Weber por causa disso.

Já hoje torço para o Vettel, por tudo que foi posto aqui, e pelo posicionamento dele em causas que nem se discutia amplamente há 10 anos.

E hoje não tenho apreço pelo Max. Será que ele, daqui a 12 anos, vai mudar da mesma forma? Repetir a história? Espero que sim. Mas hoje, acho que não!

Mauricio
Mauricio
2 anos atrás

Como é bom ler o texto de alguém que tem uma escrita limpa, equilibrada e, mais importante, entende do que fala. Vivemos num tempo de imediatismo e do que chamam de ” fim da memória”. Só o que vale é o hoje, o agora, tudo que aconteceu no passado, mesmo que esse passado seja recente, não tem importância. Rosenmayer, Fangio, Clarck, Hill, Stewart, Lauda, Piquet e tantos outros pilotos maravilhosos que corriam, como diria Jack Brabham, ” numa banheira de gasolina”, não são nada. Acompanhei a carreira de Vettel e posso afirmar, como você mesmo disse, que o cara remou muito para chegar onde chegou. Talentoso e agressivo, Vettel não teve vida fácil. Venceu porque foi o melhor e disputou com outros grandes pilotos. É lamentável que tratem um grande tetracampeão com tal descasso. Ele é grande e não precisa do Helmut Marko confirmar isso

Ivan Robertson
Ivan Robertson
2 anos atrás

Olá, Flávio!
Isso sem contar o GP do Japão de 2007 – outra tempestade. Estava em quarto quando do acidente com Webber. Liderou três voltas. E na China, aquela corrida seco-molhada que Hamilton errou a entrada dos boxes e perdeu o título provavelmente ali. Foi quarto. Na Itália, em 2008, não ficou só na vitória: também fez a pole em outra corrida com chuva forte e chegou 12,5 segundos na frente do segundo. E isso em uma pista de altíssima velocidade, onde frear meia dúzia de metros depois significa bye bye prova. Em nenhum momento por questões circunstanciais. Ah, tem também a corrida seca-molhada no Brasil em 2008, quando deu outro show e a esperança do título para Massa ao ultrapassar Hamilton no final. Quarto novamente.
Ninguém, em mais de 70 anos de Fórmula 1, conquistou tanto nos primeiros 6 anos. Foi 8º em 2008, vice em 2009 e enfileirou quatro títulos em sequência depois. E, como você bem disse, dois em cima do Alonso e na última corrida, por margem ínfima.
Sebastian não é “só” grande. É dos maiores e melhores de todos os tempos. É um caso raro de piloto que nasceu pronto. Para encontrá-lo na tabela é preciso olhar lá em cima. Bem lá em cima.
Abraço!

Abdul
Abdul
2 anos atrás

E fora isso tudo Vettel ainda da show nas atitudes fora da pista…. Já o outro….

RogerV
RogerV
2 anos atrás

Este ‘Dotôr Marko ‘ parece mulher chifruda…. só fala mal, mete lenha em fogueira… Fez lá um sucessinho no início da carreira e ficou com extirpe de ‘alguma coisa’, que só Don Giego de Marter sabe….

Jorge Luis
Jorge Luis
2 anos atrás

Perfeito !!!!!

Carlos Gil
Carlos Gil
2 anos atrás

Helmut Marko dizendo imbecilidades já não é notícia, bom seria se essa fosse a única característica besta que ele demonstra no circo, e infelizmente o HM não está só.
Bom Ano 2022 para si Flávio, e para todos vós aí no Brasil.

AIRTON MORAES
2 anos atrás

Excelente observação. Comentário técnico, vibrante e REAL. Parabéns pela matéria. Parabéns pelo conhecimento.

Cicero
Cicero
2 anos atrás

“a melhor banda de todos os tempos da última semana”. Isso não é falta de memória, é de respeito. Ah, mas eles também não sabem o que seria isso.

Paulo
2 anos atrás

Texto perfeito, racional, coerente e sem rompantes passionais, parabéns!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
2 anos atrás

Tem certas coisas que funcionam ao contrário. Ser diminuído por um cara como o esse Marko, deveria ser uma honra pra qualquer pessoa. Desde sempre se mostrou uma pessoas sem o menor apego por caráter ou qualquer coisa ligada a honra. É um boçal despido de quaisquer escrúpulos.

Fernando Feitosa
Fernando Feitosa
2 anos atrás

Flávio e sua recorrente necessidade de polemizar sobre o Senna é no mínimo curiosa…

A parte disso, de fato, Helmut falou pelo calor da emoçao. Ainda é cedo para comparar a era Vettel com a era Verstappen na Red Bull, embora eu acredite que, não havendo mudança no status quo das equipes, o holandês tenha condição de ultrapassá-lo! Mas até, muito pode (ou não) acontecer.

QWERTY
QWERTY
2 anos atrás

um dos problemas dos brasileiro é achar que a seleção brasileira é melhor do mundo; que Rio de Janeiro é a melhor cidade do mundo; que São Paulo é capital do mundo; que Flamengo é o melhor time do mundo; que Senna é imbatível e que sempre será o melhor do mundo; que os militares brasileiros são os melhores do mundo; que Lula é o melhor presidente do mundo; que é o povo mais honesto do mundo; etc. Vettel fez mais do que Senna nesta corrida? Sim, concordo com o blogueiro sem acrescentar uma letra sequer. Ainda que não concordasse, não é razão para sair por aí metralhando quem pensa diferente. Trata-se de uma opinião. Uma inofensiva opinião, afinal, pessoas podem ser substituíveis e records existem para ser batidos. A humanidade evolui a cada movimento de rotação e translação da Terra. Virou moda ser silvícola na internet. O mundo anda chato pra cacete.

Webler
Webler
2 anos atrás

Apesar de eu achar o Marko um idiota e, também, desnecessária a comparação, neste caso, acho que ele se refere à atualidade… Certeza que se colocassem ambos no mesmo carro, Verstappen andaria melhor. Não acho que ele quis comparar a carreira como um todo. Até porque, isso só será possível quando ambos tiverem concluído suas passagens pela f1. Além do mais, títulos e vitórias não são, necessariamente, parâmetros para definir quem foi melhor.

Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Andre
Mansell é melhor que Max. Pode ser que mude. Mas….
Na época a competição era feroz: lembre da foto com ele e Piquet e Senna e Prost juntos (http://s2.glbimg.com/B4-jcSoFySIBqbRM_pmPk6QLBQY=/smart/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/09/22/foto_historica_4_pilotos.jpg)
Fora os números.
E Nigel também foi campeão na Indy , onde competiu com Andretti, A.J. Foyt e Emerson, entre outros.
E foi o que eu me lembre o único a deter o título de campeão na Cart e na F1 no mesmo ano (93).

Fernando schumacher
Fernando schumacher
2 anos atrás

Sem dúvidas, verstappen precisa ganhar mais uns títulos pra se comparar em números,apesar de já ser um excelente piloto e campeão mundial!!

Filipe
Filipe
2 anos atrás

Vettel é um cara bacana e talvez seja um dos poucos cidadãos no grid com quem eu gostaria de tomar uma cerveja no bar. Mas não dá para dizer que seu talento está à altura dos seus números porque entregou a paçoca toda vez que encontrou um companheiro de equipe um pouco talentoso. Acho que entrou já no ocaso da carreira e dali não sai mais nada interessante, é figurante nos drive to survive da vida.

Mario Epifanio
Mario Epifanio
2 anos atrás

Sem falar na postura que Vettel tem hoje. Realmente FG, Max precisa suar muito para que a comparação entre os dois faça sentido.
Eu creio mesmo é que o Marko quer “vender” o Max como um produto visando somente a grana. Até ele sabe que esta afirmação não tem cabimento.

Simão
Simão
2 anos atrás

FELIZ ANO NOVO!

FG.
Esse velhinho só fala besteiras.

Abraço e se cuida.

Peixe
Peixe
2 anos atrás

O Helmut Marko parece que quer “dar” pro Max.., não é possível tanta babação de ovo assim…
Desde o começo fica levantando a bola do Max como se ele fosse o piloto perfeito, o melhor que já existiu!
Ridículo!
Na verdade, muitos fãs do Max fazem o mesmo…
O tratamento que dão pro Max parece como daquela criança riquinha mimada que pode fazer o que quiser, que os papais vão elogiar, sabe? Aquela criança que fica gritando em público e os pais dizem “Olha só como ele sabe gritar, que bonitinho!!!”
Ou que fica atazanando a vida da empregada, e os pais dizem “A Fulana, é que ele gosta muito de você!”.

O Max é um ótimo piloto, claro, mas não precisa ser colocado no pedestal a cada semana pra continuar sendo.., ele tem talento pra demonstrar na pista o quanto é bom.

É interessante que pelos comentários fica claro como uma parcela das pessoas não valoriza tudo que o Vettel já fez. Dizem que “desaprendeu a pilotar”….
Vamos lá então:
O Piquet foi campeão em 1987 e depois não foi mais, nada. Desaprendeu a pilotar.
O Senna ganhou o último título em 1991, e depois não ganhou mais. Desaprendeu a pilotar também.
O Alonso ganhou o último em 2006, e depois? Desaprendeu a pilotar também.
O Kimi nem se fala…

Como você diz, Flavio, começaram a assistir F1 ontem, pelo Drive to Survive e pelo TikTok.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Marko é um verdadeiro “bobo da corte”. Vettel é um dos grandes da F1. Um fenômeno que bateu recordes enfileirando campeonatos. Mas indiscutivelmente algo aconteceu com ele depois daquele fatídico GP da Alemanha em 2018. Aquele tetracampeão do passado hoje é um Stroll da vida. Lamentável.

Marcio de Paula
Marcio de Paula
2 anos atrás

Excelente post! Concordo com tudo, em número, gênero e grau. Parabéns!!!

Geraldo Flávio Chaves
Geraldo Flávio Chaves
2 anos atrás

Ótimo Texto!
Sempre quando aparecem pilotos com um talento diferenciado como é o caso de Verstappen, começam as comparações e a se desfazer de outros pilotos e suas conquistas, como no caso de Vettel, esquecendo no que já fez no passado . Acho, isso uma falta de respeito e deselegância muito grande. Principalmente vindo de uma pessoa que tirando o dono, deve ser o segundo na hierarquia dentro da equipe. Vettel foi o responsável, pela primeira vitória da marca e olha que foi pela equipe B, além da primeira vitória na equipe A. Então o sr Marko, deveria se desculpar publicamente , por mais essa bobagem. E olha que torci muito por sua equipe e por seu piloto ,para quebrar a dinastia do Zé Aparecido e da equipe Mercedes. Mesmo não ganhando mais corridas, torço muito por Vettel , além de achá-lo o piloto mais autêntico desta Fórmula-1 atual.

Edgar Silva
Edgar Silva
2 anos atrás

Concordo plenamente
Sou torcedor do #SEB5, assim como fui do Schumacher, vamos aguardar para ver, se o Max vai superar os números do Sebastian!
Doutor Marko, querendo puxar o saco do Max…

Jorge
Jorge
2 anos atrás

Concordo em gênero e número igual….

Kennedy
Kennedy
2 anos atrás

Concordo totalmente. Eu (e mais 2.936. 427 outros) ou tantos outros que estivessem no lugar do Vettel (ou na F1, mesmo não estando na Redbull) também faria o caminho para a Ferrari. A Ferrari se recuperaria de disputas não muito equilibradas, e tendo um compatriota histórico na Ferrari, o caminho foi natural. Porém, conhecemos o resultado. Se ele tivesse ficado na Redbull talvez tivesse ganho mais uns 3 campeonatos.
E se colocar ele na Mercedez hoje, ainda ganha uns 3 campeonatos.

Rubens Cardoso Filho
Rubens Cardoso Filho
2 anos atrás

Vettel teve uma carreira muito meteórica. E depois apagou, sumiu. Pior: virou decepção digna de um piloto medíocre. Apesar de ainda muito novo então. Lembra aquelas bandas de uma música só. Ou quatro, no caso. Por isto seu tetra nunca será muito valorizado.

Guilherme Zimermann
Guilherme Zimermann
2 anos atrás

Não tiro uma vírgula! Sebastian Vettel é um dos maiores da história e Verstappen vai chegar lá também, mas ainda falta muito…