FOTO DO DIA
Enviada pelo mestre e irmão Luiz Salomão. Legenda direta e reta: “Grande Prêmio IV Centenário no circuito da Barra no, 1965”. Caso não tenham percebido, é Norman Casari com o primeiro #96 de todos.
Enviada pelo mestre e irmão Luiz Salomão. Legenda direta e reta: “Grande Prêmio IV Centenário no circuito da Barra no, 1965”. Caso não tenham percebido, é Norman Casari com o primeiro #96 de todos.
Esse carro atras do DKW do Norman era um dos 3 Abarth da equipe oficial da Simca, mas que nesse dia estava equipado com o pequeno motor V8 Tufão, dos Simca brasieliros. Vejam que a entrada de ar dianteira estava muito aumentada em relação ao Abarth original, para atender a maior necessidade de refrigeração do motor Tufão (que andava bem menos que os 2.0 originais)
Se eu não estiver muito errado, quem pilotava era o Toco, e esse carro acabou capotando em função da perda de uma roda.
Atrás do segundo DKW vem uma Berlinetta, já bem atravessada desde a tomada de curva, forma que habitualmente era usada para pilotar esse delicioso carrinho, cortesia de ases da época como Bird Clemente, Luizinho e Wilsinho.
Pra quem não era da época, esse circuito era uma pista de rua, mas que possuía algumas curvas com super elevação, como na curva do S (que me parece a curva da foto) e numa outra curva de 90°, após uma parte reta na avenida da praia. As fotos não davam bem a ideia dessa super elevação (relèvè), que só se percebia quão inclinadas eram quando se passava no local em dias de transito normal. Curioso lembrar que essas curvas ficaram lá, no formato original, inclinadas, durante muitos anos após a inauguração do primeiro traçado do autódromo do Rio, com a pista conhecida como Nova Caledônia, em Jacarepaguá (antes, mas no mesmo local do circuito internacional, hoje destruido).
Ainda na base do “se a memoria não me trai”, quem venceu essa prova foi Lobo do Canindé, Camilo Christofaro, com uma Ferrari 250 GT Drogo, que emulava a 250 GTO. E deu a maior confusão, com o velho Landi, então chefe da equipe Simca pedindo a desclassificação do Camilo, por ter inscrito o carro como 250 GTO.
Você chegou a conhecer essas curvas super elevadas Flavio ?
Certamente o Sidney Cardoso tem boas fotos delas.
Atrás do 96 parece um Simca Abarth que andava muito. Se não me engano nesta prova a Equipe Simca tambem correu com o prototipo Perereca que merece um comentário mais detalhado algum dia. Fica a sugestão.
Rapaz, já ia perguntar sobre ele, pelas fotos que vi depois de sua indicação parece que é isso mesmo. Belo carro!
Para quem gosta de carros ” as joias do coroa” IMPERDIVEL coleção de Jay Leno !!! https://www.youtube.com/watch?v=uV2EM7zanyM
Com as normas de segurança atuais, os organizadores destas corridas de antigamente iriam pra execução sem piedade.