NAS ASAS

SÃO PAULO (ah, não!) – As informações não foram confirmadas sequer pela Antonov, mas a boataria nos meios aeroviários dão conta de que o Antonov AN-225 foi destruído no aeroporto de Hostomel, a 40 km de Kiev. O Mriya (“sonho”, em ucraniano) é o maior e mais espetacular avião do mundo. Segundo a Ucrânia, ele foi atingido por bombardeios russos. Não há imagens conclusivas.

As versões sobre o fato ainda são muito desconexas, como sempre acontece em guerras. Uma delas, como esta aqui, dá conta de que o avião atingido num hangar foi o segundo exemplar, cuja construção nunca foi concluída. Só existe um AN-225 em operação no mundo.

Seguimos aguardando. Esse é o tipo de coisa que a gente só vai saber de verdade quando a guerra acabar e for possível ver o avião. Inteiro ou não.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Feito especificamente para levar o ônibus espacial soviético Buran. Como boa parte do que é feito em aviação, tecnologia dual. Pode (ou podia ) levar carga ou blindados, ou o Buran na parte superior da fuselagem entre as asas.
Ficou anos encostado depois do fim da URSS e foi reconstruido (literalmente do zero). Como foi feito uma vez não duvido que possa ser feito de novo. Fora o que estava em operação com a Antonov Airlines consta que existe uma segunda unidade que nunca foi completamente terminada e foi motivo de diversas especulações sobre seu futuro, incluindo transforma-lo em um uma versão evolutiva com participação chinesa.
Creio que apenas após o final das hostilidades saberemos qual destino das aeronaves.
E para aqueles que acham o An225 fantástico seu sucessor seria o Antonov AKS cuja a missão seria levar o novo shuttle projetado pela Tupolev e teria nada menos que 18 motors!

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
2 anos atrás

Manda a Fatura para o Biden. Desde que me conheço por gente, Americano faz guerra, Vietnã, Indochina, Camboja, Panamá, Cuba, etc etc etc. Essa conta, vai para o Biden.

Sandro
Sandro
2 anos atrás

Eu pensava que o B-2 era o avião mais caro do mundo: 2 bilhões de dólares! 😱 Aeronave militar sim!
Antonov AN-225 Myiria custa 3 bilhões de dólares! 😱 Uma unidade pronta apenas que estava em manutenção (infelizmente não existe mais). Aeronave civil mais caro do mundo. Tem outro modelo AN-225 sendo construído – começa e para – mas se já estava difícil finalizar agora que não termina mesmo por causa do conflito beligerante! ☹️

Sanzionovisk
2 anos atrás

Por todo lugar que eu procurei informações, só se lê “supostamente destruído”, “provavelmente destruído”. A única “prova” que se tem é uma foto tirada de um monitor de algo que parece um drone, mostrando um hangar em chamas.
Quem apareceu com essa imagem e cravou a informação foi o ministro de relações exteriores da Ucrânia.
Sendo assim, e vindo de onde veio, até que apareça uma foto do avião esbagaçado, pra mim não passa de fake news pra “comover” o ocidente.
Tô convivendo com esse tipo de manipulação desde 06/2013. Dessa conversa eu estou escaldado.

Eduardo L GArlet
Eduardo L GArlet
2 anos atrás

Estou com pena dos jovens mortos. Tudo garoto 18 19 anos que até ano passado estava com os pais jogando videogame. Não vejo bonzinhos nessa guerra. Presidente da Ucrania é um poste do dedinho podre USA. Estão pouco se lixando para o povo. Tem que fazer o que a OTAN manda. E os jovens morrem. O avião que se dane.

André
André
2 anos atrás

O trem de pouso parece uma centopeia. Essa guerra absurda precisa acabar. 2022 não poderia começar pior. Já não basta a pandemia?

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Se aconteceu é uma perda irreparável. Esse Putin é um idiota ao fazer toda essa bagunça. Cadê o posicionamento de nossos políticos? Todo mundo em baixo da mesa… tudo “Gabigol” na hora que o bicho pega… estamos roubados.

Paulo Leite
Paulo Leite
2 anos atrás

Vlad, jamais te perdoarei, que arda no fogo do inferno.

Heriank
Heriank
2 anos atrás

Sou piloto e nos grupos de aviação já está confirmado. Destruído! Uma tristeza sem fim!

Jeff Treviso
Jeff Treviso
2 anos atrás

Flavio escreva mais sobre o conflito na Ucrania, é dificil conseguir informações imparciais, seu texto anterior esclareceu muito, faça atualizações da situação por lá ok?

Irio alex
Irio alex
2 anos atrás

Não, aí não, o Antonov não….

Vinicius Vidal
Vinicius Vidal
2 anos atrás

https://youtu.be/7sZG0BmVxzI

Boa (?) tarde, Flavio. O vídeo acima é de um piloto ucraniano de 737. Seu nome é Denis e comecei a acompá-lo no youtube há cerca de três meses. Um rapaz simpático ele, que, inclusive, completa 35 anos hoje. Conforme vc poderá observar logo no início, ele conversou por telefone com Dmitri Antonov, que confirmou que o Mrya não existe mais. 😢

Nem sei mais o que dizer. Abraços.

Edson Melo
Edson Melo
2 anos atrás

Pelo menos o globo.com já confirmou a destruição …Infelizmente…