EM DILMUM (2)

Pole para Leclerc: Ferrari confirma boa fase

SÃO PAULO (diferentinho) – Charles Leclerc fez a pole para o GP do Bahrein, desbancando o favoritismo de Max Verstappen na abertura do Mundial de F-1 de 2022. Mas não dá para dizer que foi uma surpresa do tamanho das reservas de petróleo do Golfo Pérsico. A Ferrari foi a equipe que realizou a pré-temporada mais consistente desde o primeiro dia de treinos na Espanha. Bons resultados eram esperados para o começo do campeonato. E o menino Charles, nascido e criado nas comunidades mais simples do Principado, subindo e descendo o morro na infância, espevitado e saltitante, é reconhecidamente rápido em classificações. Foi a décima pole de sua carreira.

Max larga em segundo, com Ferrari e Red Bull repetindo a segunda fila com Sainz e Pérez em terceiro e quarto. Hamilton? Quinto. Russell? Apenas nono. Surpresas? Bottas em sexto e Magnussen em sétimo. Uma boa embaralhada para começar um ano de regulamento novo, carros diferentes e, felizmente, alguma dificuldade para fazer prognósticos com ares definitivos.

Russell na Mercedes #63: equipe tem início complicado

O dia começou no deserto de Sakhir com a FIA divulgando o relatório final sobre o GP de Abu Dhabi do ano passado cuja conclusão, resumidamente, foi: Michael Masi, o ex-diretor de prova, cometeu “erros humanos” ao determinar os procedimentos de relargada no final da corrida, mas o resultado é “válido e imutável”. Exatamente o que escrevi na época: Masi só fez cagada, mas podia fazer tudo que fez — tanto que fez e o resultado foi validado. Desrespeitou regras claras se valendo da tortuosidade do regulamento. Tirou o título de Hamilton. Perdeu o emprego. A Mercedes protestou, depois retirou o protesto, agora engole o choro. Não há mais o que fazer.

E voltemos à pista barenita.

A classificação começou com o sol se pondo no horizonte e a agradável e civilizada temperatura de 19°C no deserto de Sakhir. Foi interessante o Q1 porque Verstappen notou que poderia ter alguma resistência nos embalos do sábado à noite no Oriente Médio, quando a Ferrari fez 1-2 com Leclerc e Sainz. Alfa Romeo e Haas seguiram surpreendendo com suas duplas entre os dez primeiros durante boa parte da sessão. Hamilton foi dar o ar da graça a cinco minutos do final, com um quinto lugar. Atrás dos ferraristas. Atrás de Max. Atrás de… Bottas! E, pouco depois, atrás de Russell, também.

Albon: bom começo na Williams em 14º no grid

Na frente, Leclerc, Sainz e Verstappen ficaram com os três primeiros lugares. Depois vieram Bottas, Magnussen, Ocon, Gasly e Norris – uma salada geral. A Mercedes? Russell em nono e Hamilton, em décimo. Pérez, com o outro carro da Red Bull, foi o 11º.

Foram eliminados Tsunoda, Hülkenberg, Ricciardo, Stroll e Latifi. Notem: quatro motores Mercedes de Aston Martin, McLaren e Williams. E seriam cinco se Albon não tivesse se desdobrado para passar com o outro carro da Williams – contou com a péssima volta do japonês da AlphaTauri para se garantir e mereceu os aplausos da equipe em sua volta à F-1. O mais abalado com a degola foi Ricardão. Norris, seu companheiro, avançou com o oitavo tempo. Um resultado – lamento pelos fãs e admiradores do sorridente australiano – inadmissível.

Max fez 1min30s757 em sua primeira tentativa no Q2, o primeiro a entrar na casa dos 30. Não confie em ninguém com mais de 30, já dizia Marcos Valle. Lewis cantarolava algo parecido para seu carro a dois minutos do final, com um tempo mais de 0s7 pior que o do holandês. Mas melhorou e terminou em quinto a 0s291 da Red Bull. Passaram, pela ordem, Verstappen, Sainz, Leclerc (de novo a Ferrari saçaricando por ali…), Pérez, Hamilton, Russell, Magnussen, Alonso, Gasly e Bottas. Ficaram fora do Q3 Ocon, Schumaquinho, Norris, Albon e Zhou.

A McLaren, realmente… Mas deixemos os derrotados de lado e ergamos loas a K-Mag e VB77. Que beleza ver as duas equipes e os dois pilotos renascendo! Alonso também foi bem.

Steiner com Magnussen: alegria na Haas

Bem ou mal, Red Bull, Mercedes e Ferrari levaram suas duplas ao Q3. A Mercedes, aos trancos e barrancos. Era importante não tomar um tapa na cara muito dramático logo na primeira corrida do ano, sem conseguir avançar à parte final da classificação. Limitar os danos, como se diz. Buscar o máximo de pontos possíveis em condições de inferioridade em relação à concorrência. Vamos ouvir muito isso nas primeiras corridas da temporada.

Os tempos de Hamilton e Russell na primeira tentativa de volta rápida no Q3 foram horríveis, ambos na casa de 1min32s com pneus velhos. Sainz virou 1min30s687 e Leclerc ficou 0s044 atrás. Max veio na cola a 0s056. E começou a se preocupar de verdade com a possibilidade de perder a pole para um dos carros vermelhos, “os carros a ser batidos” na palavra de Christian Horner ontem.

Bottas: grande sexto lugar com a Alfa Romeo

Tinha motivos. Na segunda saída, Leclerc quebrou a banca com uma volta em 1min30s558. Verstappen foi 0s123 mais lento e, assim, o monegasco cravou a pole – a última fora no Azerbaijão no ano passado. Sainz ficou colado no holandês, em terceiro. Em quarto, Pérez a 0s363 da pole. Ferrari e Red Bull, assim, dividindo as duas primeiras filas. E a Mercedes? E o Lula? E o PT?

Hamilton foi o quinto, com um tempo 0s680 pior que o da pole de Charlinho. Bateu mais ou menos com o que ele tinha dito ontem sobre a diferença que os carros da Mercedes têm neste momento em relação às equipes que estão à sua frente no grid. E vai largar, vejam só, ao lado do ex-companheiro Bottas, que ficou em sexto – melhor grid da Alfa Romeo desde o sexto lugar de Raikkonen na Bélgica em 2019. Vão poder matar as saudades um do outro se olhando nos olhos com ternura enquanto a luz vermelha não se apaga. Fecharam os dez primeiros Magnussen, excepcional em sétimo, Alonso num ótimo oitavo, Russell e Gasly. A Haas não conseguia nada parecido desde o sétimo no grid de Grosjean no Brasil em 2019.

Ninguém parecia excessivamente eufórico ou decepcionado depois da classificação. Nem mesmo o pole Leclerc, que recebeu o resultado com naturalidade. Verstappen também achou tudo normal. “Não foi fantástico, mas não foi ruim”, falou. “Temos um bom carro para a corrida.” Na Mercedes, Jorginho admitiu que teve problemas na sua “out lap”, saindo para a volta rápida, e Toto Wolff comentou algo sobre não ter armazenado energia suficiente em suas baterias. “Realisticamente, estamos meio segundo atrás deles”, falou o chefe. Além do mais, a equipe só tinha um jogo de pneus macios novos para o Q3.

Para Hamilton, os problemas da equipe prateada neste começo de ano são “um pesadelo”. “Os caras da frente estão em outra liga”, falou, meio desanimado. Faltam potência e velocidade em reta. O time terá muito trabalho para buscar os líderes.

Grid no Bahrein: primeiro da temporada tem algumas surpresas

Eis aí em cima o grid todo colorido da prova que abre o Mundial. A corrida amanhã começa às 12h de Brasília. Sigo apostando em Verstappen. Vocês? Vão dizendo aí nos comentários.

Às 19h estaremos no YouTube com nosso tradicional “Fórmula Gomes”. Agora vou para o Canindé ver a Lusa.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio
Claudio
2 anos atrás

Boa tarde Flávio,meu comentário é a respeito da tua Live há pouco não vi o link para like entrei na live via site d Uol de um Desktop é bom verificar esse problema

asd
asd
2 anos atrás

“Os caras da frente estão em outra liga”

Meteu essa Hamilton?

Mercedes correu 8 temporadas em uma liga só dela.

Marco Viveiros
Marco Viveiros
2 anos atrás

LUSAAAAAAAA LUSAAAAAAAA…..
Amanhã Hamilton….

Peixe
Peixe
2 anos atrás

Minha aposta é que Max e Leclerc de batem, e Sainz ganha!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Analise perfeita, assino embaixo.

Faço 2 comentários, para somarar.
1 – Leclerc cometeu erros em suas duas voltas no Q3. na primeira tentativa fez trecho amarelo no setor 2, e na segunda fez trecho amarelo no setor 1. Provavelmente se tivesse feito a volta perfeita estaria na faixa de 1:30.400
2 – Gasly, semana passada, querendo dizer que o carro era mais importante do que o piloto, vaticinou: “Hamilton jamais venceria com uma Haas…..” Hoje deve estar arrependido do que disse !!!!
Antonio

Pedro Augusto
Pedro Augusto
2 anos atrás

Pelo carro poderia dar FERRARI, mas nao acredito muito no charlinhos, entao vai dar max vigarista.

Leo
Leo
2 anos atrás

Mercedes com motorzinho de dentista esse ano… se ferrou e ferrou todas as equipes que correm com seus motores… Ferrari veio com motor batizado triturbo e gasolina batizada kkk

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Apostaria no Sainz.

Arthur Maia
Arthur Maia
2 anos atrás

Flavio, com a volta da Ferrari só falta seu amigo chegado dos cara, o Gola Profunda, voltar a blog! XD . Esse ano vai ser difícil apontar um favorito.

Sandro
Sandro
Reply to  Arthur Maia
2 anos atrás

Por onde anda Gola Profunda?

Arthur Maia
Arthur Maia
Reply to  Sandro
2 anos atrás

Sinto falta dele!!!!!

Fabio de Lima
Fabio de Lima
2 anos atrás

Muito bom o texto ! Acho que o novo regulamento contribuiu em alguma medida para esse grid de largada.Um vez que a equipe de construtores campeã do ano passado é penalizada com os tais“congelamentos”. Mas não é só isso porque Vice- campeã, a Red Bull continua com um excelente e equilibrado carro. Estranho essas histórias do esporte…o diretor de provas “juiz” errou ( agiu de boa fé, sob pressão) mas nada muda o resultado… Uma mácula para campeão do ano passado.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
2 anos atrás

Será interessante ver o Patrão largar com dois motores Ferrari no cangote.

Rafael N
Rafael N
2 anos atrás

Muito bacana ver a Ferrari andando na frente, vão brigar com Max pelo protagonismo. E o melhor disso é terem 2 pilotos jovens, rápidos e não submissos um ao outro…veremos até onde vai a paz

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Interessante…

5B0D9CBD-18B2-41E4-A79D-2E2A3482A7EE.jpeg
Rodnny
Rodnny
2 anos atrás

Vou de Ferrari (qualquer um). Vai ser interessante ver o Amilton num carro que não é o melhor do grid. Começa com emoção esta temporada tomara que amanhã a corrida seja emocionante também

David
David
2 anos atrás

Kevin vai colocar o amável e educadíssimo Mick no bolso!

Marcus
Marcus
Reply to  David
2 anos atrás

Devagar com o andor porque os santos envolvidos são de barro.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

É cedo pra dizer que foi uma cagada elevada a 15ª potência trazer Russel e abrir mão de Bottas? Cadê as Russeletes? Tomar 1 segundo do patrão? E a referência do grande Jeorjão da Massa que tomou 1 segundo do Albon no Q1? E a Mercedes andar pra trás qual a peça diferente do ano passado que não está esse ano? E antes que algum imbecil venha dizer que os carros mudaram, isso aconteceu com todas as equipes. Inclusive a Alfa Romeo com carro novo, que começou em Barcelona como a pior equipe e depois que Vartão começa a dar as coordenadas o time simplesmente sobe de patamar a ponto de ter a melhor posição de largada desde que a equipe retornou pra F1. Onde estariam as bestas quadradas que chamavam Bottas de Bostas?????
A relação de forças esse ano está estabelecida. Ferrari e Red Bull disparadas na frente, Mercedes em terceiro e VALTERI BOTTAS em quarto. Engulam seco.
Mais dois detalhezinhos pra “negritar”. O primeiro deles é Magnussen na hora de separar os homens dos meninos no Q2 acertou a volta e foi pro Q3. Miquinho pressionado errou feio e ficou no Q2. O segundo detalhe é sobre Vettel e Ricciardo. O alemão teve uma batalha equilibrada com Stroll ano passado e de última hora chamam o semi aposentado Hulkemberg que depois de três horas de treino coloca tempo no canadense. Já Ricciardo, o grande sorrisão, simpático, atencioso, brincalhão, gente boa e….. ex-piloto.

Eduardo Dias Campos
Eduardo Dias Campos
2 anos atrás

Bacana, Flávio. Aposto no Sainz pra amanhã. Um começo de temporada interessante. Um abraço.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
2 anos atrás

OK, o campeonato de 2022 realmente começou. Então chegou a hora de enterrar 2021 completamente, abordando, pela última vez, o maior caso de bandidagem da história da F1: MASIGATE.

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.
LEWIS HAMILTON FOI ROUBADO.

Jonathan Wheatley, diretor esportivo da Red Bull, ditando as ordens que transformaram Max Verstappen em campeão.E Michael Masi cumpriu todas essas ordens.

JONATHAN WHEATLEY: Esses retardatários, você não precisa os fazer dar a volta inteira e se juntar ao pelotão.

MICHAEL MASI: Entendido.

JONATHAN WHEATLEY: Você precisa deixar eles irem…

MICHAEL MASI: Entendido, só me dê um segundo.

JONATHAN WHEATLEY: E então teremos uma corrida em nossas mãos.

MICHAEL MASI: Entendido.

Danilo
Danilo
2 anos atrás

Leclerc vence!
Verstappen em segundo; Sainz, terceiro.
Hamilton 4º.

Vascojones
Vascojones
2 anos atrás

Russel
Está pensando exatamente o que vc falou que Senna ta disse em 94:

– porra, estragaram o carro logo na minha vez?

Paulo E T Vasconcellos
Paulo E T Vasconcellos
2 anos atrás

ontem ,na live,apostei em Sainz

continuo apostando nele

sem explicaões,rsrsrs

Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 anos atrás

Desconfiado que Sainz leva essa.

Fabio FC
Fabio FC
2 anos atrás

Fala Flávio. Pediu palpite? Então lá vai. Verstappen e Leclerc se enroscam na largada. Termina Sainz com sua primeira vitória na F-1, seguido de Hamilton e Pérez.

Paulo Ventura
Paulo Ventura
2 anos atrás

Caro Flávio, ótimo texto. Acho que deve dar Max mas torço por um dobradinha da Ferrari para o ano começar diferente. Grande abraço de Lisboa.
Paulo Ventura

Edson
Edson
2 anos atrás

Gostaria de ver o Bottas dividindo a primeira curva com o Hamilton sem ter que tirar o pé, o problema é que geralmente o finlandês larga mal.
E não entendi esse “em dilmum”….

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Edson
2 anos atrás

Bottas já teve sua chance com Hamilton e não deu nem para a saída.

Jonivan
Jonivan
Reply to  Edson
2 anos atrás

Dilmum é a referência ao sítio arqueológico localizado na região do Bahrein, pesquisei ontem no Google quando fiquei intrigado com o título… Mas vindo do inglês, em que “mum” é uma gíria carinhosa para se referir à progenitora, poderia ser “Dilmãe”. Chega logo outubro!!!

Alexandre Neves
Alexandre Neves
2 anos atrás

“Os caras da frente estão em outra liga”, PQP como o mundo dá voltas.
Vai ser muito interessante esse início de temporada. Eu ainda aposto que a Mercedes se recupera, se não para dominar, pelo menos para brigar.