TODAS CABEÇAS

SÃO PAULO (mudou) – Estes são os 20 capacetes da temporada na F-1. Ninguém mais mantém o desenho de um ano para o outro, são outros tempos. Antes a gente conseguia reconhecer um piloto pelo capacete. Hoje, mal consegue vê-lo dentro do carro com nos cockpits com laterais muito altas e o Halo. Faz parte, ninguém precisa morrer por causa disso.

A era dos cascos icônicos, como o amarelo de Senna ou o de Piquet com a gota vermelha, entre tantos, acabou. Não há nada de bom ou mau nisso, apenas é assim. Eu mesmo, piloto absolutamente irrelevante, já mudei a pintura de meus capacetes várias vezes. Vou até fazer um post sobre isso a seguir, se encontrar fotos de todos eles. Porque vou mudar de novo!

Mas digam, irmãos e irmãs automobilistas… Qual desses aí embaixo vocês acham o mais bonito? E puxando pela memória de tempos d’antanho, qual vosso capacete predileto?

Ah, só para constar, meus preferidos aí em cima, pela ordem, são os de Sainz e Vettel. Os demais, sinceramente, não me falam ao coração. Do passado, sempre gostei muito do já citado de Piquet e de alguns outros como os de Damon Hill, François Cevert, Jackie Stewart… Mas é o tipo de lista que eu mudo toda hora.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fil
Fil
2 anos atrás

Nenhum me agrada. Muita pirotecnia

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Stroll, mais clássico e bonito.

Celso
Celso
2 anos atrás

Estou contigo, más na ordem inversa. Vettel e Saindo são os meus preferidos. Do passado, a lista é longa e muda muito. Piquet, C. Fittipaldi e Hill (homenagem aos pais), Mansell. Também gosto do Barrichello

Anderson
Anderson
2 anos atrás

Hamilton, Vettel e Norris, do passado tem tantos…Senna, Mansell, Piquet.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G :Com relação aos cascos, alguns usam a tradição outros mudam eu acho legal mudar o design muitas vezes em razão do patrocínio como fez “El Fodon” ( Fernando Alonso ), e Sérgio Perez, já o desenho do casco de Lando Noriz é clássico ao passo que o casco de Daniel Ricciardo é só alegria.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Hamilton e Norris , são os mais bonitos

Clei Vinicius
Clei Vinicius
2 anos atrás

Seb. Sem dúvidas
A clássica simplicidade

Gerson
Gerson
2 anos atrás

O que me pega nesses desenhos todos é esse estilo cheio de ângulos retos que não combinam com o formato redondo do capacete. Tanta grana envolvida e não conseguiram encontrar um designer à altura

Paulo Costa
Paulo Costa
2 anos atrás

Ocon. As gotas do Wilsinho também eram interessantes.

Last edited 2 anos atrás by Paulo Costa
Rafael Rego
Rafael Rego
2 anos atrás

A verdade é que hoje o principal metodo de identificação dos pilotos é o numero.
Capacete só quando é muito diferentão, tipo esse amarelão do Hamilton.

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Dessa temporada: Stroll e Ocon
Do passado: o de Damon Hill, belíssimo.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Sim concordo com você Damon Hill, fez a homenagem ao desenho do casco de Graham Hill, nos moldes em que C.Fittipaldi fez homenagem para Wilson Fittipaldi Jr.

Carlos Tavares
2 anos atrás

O Vettel foi o cara que mudava de capacete a cada corrida. Desde a ida para a Ferrari, mantém o desenho, tornando-o um clássico. Por isso e por ser muito bonito e simples, é o meu predileto.

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Alonso, Vettel e, talvez Magnussen. O do Latifi é praticamente uma reedição do casco do Alain Prost, com a bandeira francesa estilizada e tal. O resto é variação mesmo tema, parece gabinete de computador gamer.

Dos antigos, um que talvez ninguém cite em lugar algum, mas eu gosto: o autorreferente capacete preto de James Hunt.

Paulo Rogério
Paulo Rogério
2 anos atrás

O mais icônico, Graham Hill, mais o mais bonito de todos os tempos, Jaques Villeneuve

Marcos Bassi
Marcos Bassi
2 anos atrás

Dos atuais…o de Vettel é um clássico. Embora eu goste também do Ocon e Sains. Dos antigos…poxa…o do motorista de Uber de Brasília…era fantastico. Que raios esse homem foi virar…

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
2 anos atrás

Gosto do capacete do Vettel, simples e bonito, com a faixa central com as cores da Alemanha. Antigos: Wilson Fittipaldi e François Cevert

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
2 anos atrás

Gosto da simplicidade do Vettel, com a faixa central das cores da Alemanha. Dos antigos, Wilson Fittipaldi.

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Troncoso
OZZMAIR
OZZMAIR
2 anos atrás

Atual, Stroll, dos antigos, Damon Hill, que era igual ao do pai. Abraço!!!

Marlo Lemos
2 anos atrás

Achei interessante que a RED BULL “patrocina” seus 4 carros e mais o do Albon, na Willians. Que o Mick tem o mesmo patrocínio dos 2 pilotos da ferrari (Velas). Que os 2 capacetes da Alpha tem uma grafia bem parecida. Finalmente, gostei bastante do Chinês Zhou.

Ronald Dirschnabel
Ronald Dirschnabel
2 anos atrás

do Ocon e do Stroll, mas também lembrei do xizão do Boutsen.

Eduardo LS
Eduardo LS
2 anos atrás

Dos capacetes do passado, gostava daqueles do Graham Hill, Jackie
Stewart e do Wilsinho Fittipaldi.
E destes atuais, com muita papagaiada para o meu gosto, prefiro os do Vettel, Stroll e Ocon.

Wilcimar
Wilcimar
2 anos atrás

Todos feios. Pena não existir mais capacetes que se identificam com o piloto. Como era antigamente. Senna de amarelo, verde e azul. Fittipaldi com o azul escuto e vermelho. Prost de branco, azul e vermelho. Mansell com a bandeira da Inglaterra. Hill com o preto. Lauda com o vermelho. Piquet com a gota vermelha. Andretti com o prata e vermelho. Stewart com o xadrez, etc, etc, etc…. Agora cada corrida o piloto tá com um diferente.

Carlos Tavares - Campinas SP
Carlos Tavares - Campinas SP
2 anos atrás

Dos atuais, Leclerc, Ocon e Guanyu. Das antigas, Gabrielle Tarquini, Moco, sem a seta pra baixo, Cevert.

José
José
2 anos atrás

“ninguém precisa morrer por isso”, essa frase vale tanto para os pilotos, quanto para nós que assistimos.

Desse ano, os que mais gosto são do Latifi (porque ainda mantem as cores e layout menos alterados, se dá pra dizer isso) e gosto do design. Os da Red Bull e Alpha Tauri são ridículos de tanto exagero nas linhas e falta de criatividade, Gasly e Tsunoda são praticamente iguais e o Max apesar de manter alguns detalhes familiares atmbém anda se perdendo. O do Vettel é simples e legal e o Stroll… pelamordedeus… nem pra rabiscar nada (pinta essa merda de verde que nnguém sabe quem eu sou mesmo).

Porra, históricos tem vários, muitos são marcantes só pelo fato de se manterem quase inalterados, independente de serem bonitos, tipo o do Patrese. Icônico acho que o do Senna pelo personagem que o carregava (nunca achei um grande design, mas não era feio), o do Piquet pela relação da gota com aerodinâmica e as cores, e sempre achei o do mansell e do Berger bonitos. Acho que é isso. Ah, e o do Alesi, claro. (o branco, não o cromado).

eduardo
eduardo
2 anos atrás

De hoje….o do Stroll

dos antigos Piquet (o mais top até hoje) depois do mansel que tbm era show.

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
2 anos atrás

Acho esses capacetes muito, mas muito poluídos, observando bem, para mim são todos iguais. Bom, minha opinião, quanto aos antigos, gosto do Pironi, Moco, Lauda, Piquet, Senna, Gilles, Wilsinho, Cevert etc. Ou seja, todos tinham suas nuanças e particularidades. Hoje, são todos iguais.

André
André
2 anos atrás

Magnussen e Latifi

GUs
GUs
2 anos atrás

Dos atuais, o do Norris é interessante (e Alonso, denuncia a idade mais avançada com o desenho do seu capacete,rsr) – dos antigos, gosto muito do capacete do Mansell, e da simplicidade misturada com cores chamativas do casco do Senna. Do Cevert, já escrevi até uma breve crônica sobre o capacete “encardido de pista” dele.

Renato Sztok
Renato Sztok
2 anos atrás

Stroll e Vettel, por serem os mais “limpos”, sem muitos detalhes e salamaleques!

Rafael Rego
Rafael Rego
2 anos atrás

Se fosse uma prova eu não acertaria nem 60%. Até do Alonso eu não reconheci… sem contar que algumas duplas usam capacetes quase identicos.

Meu favorito da historia: o capacete vermelho do Schumacher. Saudades.

Iúri
Iúri
2 anos atrás

Atuais: Vettel e Lando
Antigos: Piquet, Wilsinho e Christian, Patrese, Boutsen, Gugelmin, Nannini, Moreno…

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Cheever.

gettyimages-518693059-612x612.jpg
Luis Eduardo
Luis Eduardo
2 anos atrás

Em capacetes, menos é mais. Quanto mais simples, mais bonitos. Por isso, dos atuais, gosto dos capacetes das duplas da Ferrari e da Aston Martin. O do Latifi também é legal.

Da turma antiga, todos os capacetes dos brasileiros são marcantes. Destaco também os capacetes do Graham Hill, o vermelhão do Lauda com o nome escrito, o preto do Hunt idem, o azul com “aba” amarela do Peterson, o do Patrese e o capacete todo branco do Rene Arnoux.

Vitor Viegas
Vitor Viegas
2 anos atrás

Dos atuais, só gosto do Vettel. Dos antigos, gostava muito dos cascos do Hill, Frentzen (cores muito inspiradas no do Stefan Bellof), do Coulthard e do Barrica. O do Piquet também era bem legal.

Guilherme
Guilherme
2 anos atrás

Dos atuais Stroll (mais ‘classudo’), Latifi e Norris (a combinação de cores fica bacana). Agora, na listagem geral, o do Greg Moore e o Tony Kanaan são matadores.

Beto Dessordi
Beto Dessordi
2 anos atrás

Isso aí…

Sainz e Vettel…

Gostava do Boutsen.

Abraços Flavio.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Dos atuais os “menos ruins” são os Leclerc e Vettel, que são os menos poluidos.

Dos antigos, o mais bonito de todos era o do Moco, o da seta amarela para baixo.
Depois o do Emerson, mas o usado na F1, e não os da Indy, que mantiveram o desenho básico mas foram ficando muito poluidos, com cores em degradé, linhas brancas intermediarias em excesso, etc.
Depois o do Moco modificado, tirando a seta frontal.
Por fim o do Gilles Villeneuve, muito lindo.

Dos clássicos, o do Graham Hill, também usado pelo Damon Hill, e o do Jo Siffert

Os capacetes do Prost, Senna e Piquet eu não acho propriamente bonitos, mas gosto do fato de que foram mantidos quase sem alterações ao longo do tempo.
A mesma referencia serve para os capacetes do Wilsinho e Christian, embora claramente inspirados no do Graham Hill.

Não gosto de mudanças no capacete, prefiro aqueles que adotam um desenho e o mantem praticamente inalterado, ou pelo menos sem mudanças radicais.

Júlio Lima
Júlio Lima
2 anos atrás

Dos de hoje, fico com os de Vettel, Ocon e Norris, porque são mais simples do que os demais e tem desenhos que não estão tão poluídos por patrocínios.

Por outro lado, o que é isso dona Red Bull? Não tem grana pra mandar fazer desenhos diferentes para seus motoristas? Não tem como diferenciar os capacetes! Que tragédia…

Dos capacetes de antigamente gosto de tantos que daria uma lista gigantesca: Prost, Senna, Piquet, Mansell, Lauda, Pattrese, Gugelmin, Schumacher…

Dos pilotos de hoje em dia, quem poderia estar na lista de mais bonitos de todos os tempos seria o Alonso, se tivesse mantido aquele capacete que usou na pré-temporada de 2021, que parecia um capacete de astronauta. Um pecado ele ter mudado…

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
2 anos atrás

Dos atuais: Sainz e Vettel
Dos antigos: Hill, Coulthard, Berger, Mansell e Prost

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Bem, acho o do Leclerc e Stroll os mais “old school”.

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Dos modernos, gosto do capacete do Vettel justamente por ser mais simples.

Daliton da Silva
Daliton da Silva
2 anos atrás

cores demais, identidade de menos, é só isso que acho! uma confusão de cores e linhas sem valor! e infelizmente ninguém tem coragem de fazer algo diferente

Gabriel Medina, o Outro
Gabriel Medina, o Outro
2 anos atrás

Meu preferido é do piloto americano de endurande que morreu em sua primeira temporada na Indy, Jeff Krosnoff. Inclusive, o capacete do Lance Stroll do ano passado era praticamente igual. Do grid atual, o do Vettel é de longe o melhor.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Lando Norris é um que vem mantendo a pintura do capacete ao longo dos anos.
Na foto o mais bonito na minha opinião é o do Latifi, mas também gostei muito dos capacetes de Vettel, Sainz e Schumacher.
Dos mais antigos que me vieram a mente agora foram os de Damon Hill, Coulthard e Hakkinen.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
2 anos atrás

Gosto do Norris e do Vettel. O resto é puro modismo. Basta reparar que agora a maioria dos capacetes estão pintados em “mate” (sem brilho).

Da antiga: Fittipaldi, Piquet, Wilsinho/Wilson (ao vivo eram espetaculares) do Mansell, Button, Cevert (demais), Stewart, Elio de Angelis, Gugelmin entre outros

Last edited 2 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
Vinicius
Vinicius
2 anos atrás

O do Mick Schumacher é legal. E está com a estampa dos patrocinadores da Ferrari. Também gosto dos capacetes do Vettel e do Stroll.

Do passado, gostava de vários… Jackie Stewart, Wilsinho Fittipaldi, Gilles Villeneuve, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Maurício Gugelmin, Nigel Mansell, Damon Hill, Christian Fittipaldi, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen, David Couthard, Heinz-Harald Frentzen… sem ordem de preferência.

Last edited 2 anos atrás by Vinicius
Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 anos atrás

Acho que dos atuais pilotos, o do Vettel é o mais elegante e menos agressivo visualmente. Gostava muito dos capacetes do Piquet, do Barrichello, do Wilsinho Fittipaldi. E você lembrou bem, o do Stewart e da família Hill eram muito bacanas também.

Rodrigo Bezerra Meirelles
2 anos atrás

Estes grafismos todos tornam muitos parecidos. Para meu gosto o mais legal desde o ano passado é o do Norris.

Abdul
Abdul
2 anos atrás

Norris, Vettel, Sainz. Tradicionais \o/

Markonikov
Markonikov
2 anos atrás

Lance Stroll e Mick Schumacher….