SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Verstappen dá uma volta em Hamilton: vexame

SÃO PAULO (feia, a coisa) – Nem sempre a imagem mais significativa de uma corrida é uma foto bonita. Por isso escolhi este “frame” da transmissão da TV que mostra Verstappen, na volta 39, se aproximando de Hamilton para colocar uma volta sobre o inglês. Quem diria…

É um retrato desta temporada. Que tem dois grandes protagonistas lutando pelo título, Verstappen e Leclerc, mas carrega outra marca tão importante quanto: o péssimo, e surpreendente, momento da Mercedes. Lewis disse que o W13, carro da equipe alemão, é quase tão ruim quanto o pior que ele pilotou na F-1, a McLaren de 2009 — ano em que o título ficou com Jenson Button, da Brawn, que em 2010 seria comprada pela Mercedes.

É esse aí embaixo:

A McLaren em 2009: primeira metade de ano horrível

Com ele Hamilton, campeão na temporada anterior, terminou o campeonato em quinto lugar. Foi seu pior desempenho num Mundial, repetido em 2011. Agora está em sétimo. Naquele ano, o inglês tinha como companheiro o finlandês Heikki Kovalainen. Nas primeiras oito corridas da temporada, a McLaren zerou em cinco. Lewis, em seis.

Depois o time se recuperou e Hamilton chegou a ganhar duas corridas, na Hungria e em Singapura. É nisso que ele aposta neste ano. Mas sem grandes ilusões. Toto Wolff até se desculpou com ele “pelo carro que te demos para pilotar neste fim de semana”. Lewis disse que tudo bem, faz parte. E é dele a…

FRASE DE ÍMOLA

“Estou fora do campeonato. Não há dúvidas quanto a isso. Só resta trabalhar para melhorar um pouco.”

Lewis Hamilton, jogando a toalha em 2022
Trenzinho puxado por Tsunoda: Lewis, 3º da fila, ficou empacado a prova inteira

Verstappen, o grande vencedor do fim de semana — ganhou a Sprint e o GP, além de fazer a melhor volta –, também teve outro motivo para comemorar em Ímola. Recebeu a notícia de que foi considerado o melhor atleta masculino de 2021, ganhando o prestigiado prêmio da Laureus World Sports Academy, uma espécie de Oscar do esporte. O anúncio foi feito ontem em Sevilha, na Espanha. Entre as mulheres, quem levou foi a velocista jamaicana Elaine Thompson-Herah, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Max chegou a 22 vitórias na carreira e se colocou entre os 15 maiores vencedores da história, ao lado de Damon Hill. Com mais três, entra na lista dos “top-10”, deixando para trás Nelson Piquet, Nico Rosberg (23 cada) e Juan Manuel Fangio (24). Não é pouco o que esse menino tem feito na F-1.

O NÚMERO DA EMILIA-ROMAGNA

34

…pontos o holandês somou no fim de semana, que é o máximo possível para um GP que conta com a minicorrida de sábado, a Sprint, em sua programação. Ele descontou 19 da desvantagem que tinha em relação a Leclerc — era de 46, caiu para 27.

Max com Checo: 18ª dobradinha da história da Red Bull

Não foi um recorde de pontos para um GP, porém. Em 2014, em Abu Dhabi, Hamilton marcou 50. Isso porque a FIA inventou uma prova com pontuação dobrada para encerrar a temporada, das coisas mais ridículas da história. O inglês, assim, viu os 25 pontos do vencedor virarem 50. Sorte que não mudou o destino do campeonato.

A Red Bull fez sua 18ª dobradinha, o que não conseguia desde a Malásia em 2016. No ranking de 1-2 a equipe está em quinto. A Ferrari lidera com 85, seguida por Mercedes (58), McLaren (48) e Williams (33).

ÍMOLA BY MASILI

Marcelo Masili, nosso cartunista oficial, compartilha com os fãs de Valtteri Bottas o alívio por vê-lo fora da Mercedes! O finlandês terminou a corrida em quinto e não precisou atender a nenhuma bandeira azul para deixar os líderes passarem… Na classificação, o piloto da Alfa Romeo tem 24 pontos. Sabem quem está imediatamente à sua frente? Hamilton, com 28.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS bastante da atuação de Yuki Tsunoda, que pulou de 16º para 12º na Sprint e de 12º no grid para sétimo na corrida de domingo. Fez a festa com o pessoal da fábrica de Faenza, vizinha a Ímola, para onde o japonês se mudou no ano passado para ficar mais perto da vigilância da equipe. Na Inglaterra, onde morava, Yuki não cumpria seu programa de preparação física e só comia bobagem.

NÃO GOSTAMOS do desfecho do fim de semana para Carlos Sainz. O espanhol errou na classificação, sábado, fez uma boa Sprint, mas abandonou na primeira volta no domingo. Não teve culpa, é verdade. Foi tocado por Daniel Ricciardo, que foi aos boxes da Ferrari para se desculpar. Mas o fato é que em quatro corridas já está claro que Sainz é segundo piloto do time italiano. E que anda tendo muito azar. Um banho de sal grosso talvez ajude.

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Yuri
Yuri
29 dias atrás

Pessoal creditando demais o quarto lugar do Russell, de fato ele ultrapassou apenas o Magnussen, as outras posicoes foram obtidas na confusao da largada ai so andou de cara pro vento.

TYRRELL
TYRRELL
Reply to  Yuri
29 dias atrás

Verdade. A sorte que o Sainz não teve o Russell teve

Edison
Edison
Reply to  Yuri
29 dias atrás

Ué… se o carro é uma draga, e tudo leva a crer que é, tem que dar crédito ao piloto

Alexandre
Alexandre
29 dias atrás

Pessoal já querendo encerrar a carreira do Hamilton….. Vão com calma… Hamilton simplesmente está arriscando no setup do carro e não deu certo. O carro é ruim, mas para ele é tudo ou nada, então ele arriscou na Italia mais que o normal e não deu certo.

Peixe
Peixe
Reply to  Alexandre
29 dias atrás

É bem isso…
Já querem afundar o Hamilton, mas tem que ir com calma…
O cara desaprendeu a pilotar de um ano pro outro?
Acho incrível como esses “conhecedores de Formula 1” já afirmam que o Hamilton já era, e Verstappen é rei!

Corrida de carro precisa de um carro bom pra conseguir andar na frente.
O carro da Mercedes não está bom esse ano.
“Ah, mas o Russel chegou em quarto!”
Exatamente, chegou em quarto, não ganhou, não fez pole…

Rafael
Rafael
Reply to  Peixe
29 dias atrás

Exatamente. E a motivação de um cara como o Hamilton deve ficar abalada ao guiar uma carroça dessas. Pro Russell é tudo lindo e novo.
Eu ate acho que o Russell tem condições de superar o Hamilton, estão em momentos muito diferentes da carreira, mas pro Russell chegar perto de ser um Hamilton…ai ai, melhor nem comentar.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 mês atrás

A RedBull (todos na equipe) é um osso duro de roer. Leclerc e a Ferrari terão que entregar o melhor do melhor para superar o time do VES/PER.

Gosto muito do Leclerc, porém questiono o seu comportamento diante de certas situações. Parece que o “Mundo desaba” para o monegasco diante de qualquer dificuldade.

Ou ele extrapola de maneira cinematográfica o que está sentindo (como o Piquet diria em relação ao Mansell) ou ele ainda tem que trabalhar bastante para conseguir ficar mais centrado e menos abalado diante dos infortúnios normais de uma corrida de carros. Pilotos erram, fazem cagadas… e a vida tem que continuar.

Leafar
Leafar
Reply to  Ricardo Bigliazzi
1 mês atrás

Isso, vamos la, do conforto da nossa cadeirinha vamos ensinar o piloto a se comportar e o que fazer…rs

Gte, errou e pronto. Coisa de corrida. Schumacher, ja hepta, abandonou GP da Australia de 2006 depois de um erro bizonho, bateu na reta dos boxes sozinho…ngm precisa se matar por isso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Leafar
29 dias atrás

Caro/a Leafar,

Apenas acho estranho e questionar um comportamento não quer dizer que o resto do mundo seja obrigado a concordar comigo ou mesmo que esteja querendo ensiná-lo como deve se comportar. Continuo a questionar, acho um ponto fraco do Leclerc até agora na F-1, repito, gosto dele como piloto e espero que fique campeão mundial um dia.

Leafar
Leafar
Reply to  Ricardo Bigliazzi
28 dias atrás

Mas só pq ele rodou domingo as pessoas estão o tratando como se ele fosse o piloto mais estabanado do mundo. Não lembro de tantos erros assim recentes.
Teve a vez que ele bateu com a pole garantida em Monaco…mas o proprio Verstappen bateu uns dois anos seguidos em Monaco, no mesmo lugar, podendo ser pole.
Acho que estão exagerando.

Fumio Kurihara
Fumio Kurihara
1 mês atrás

convenhamos muitos campeões tiveram em algum momento depois da fama, o carro ruim, o ano ruim. O Senna teve carros horríveis em 93, 94. Piquet pegou uma Beneton ruim antes da fase com Schumaher. O Button nem se fala. Pior foi a fase de bicampeão do Schumi com um montede Ferraris que não andavam.

Rafael
Rafael
1 mês atrás

O Mick até merecia um lugar na sessão “não gostamos”. Vai mal, o menino.

Cícero Araújo
Cícero Araújo
1 mês atrás

Sobre Russel está a frente de Hamilton, acho que muita gente não atentou. Hamilton não está se importando, pois o foco dele seria o campeonato, como não tem chances…vcs acham que ele vai se incomodar em ser o décimo ou o terceiro?

tonháo
tonháo
1 mês atrás

a corrida que barriquelou a carreira do Sain2

Tales Bonato
Tales Bonato
1 mês atrás

Eu, fã desde sempre do Hamilton, postei aqui antes do início do campeonato: Russel, hoje, é mais piloto que LH.

Sulivan
Sulivan
1 mês atrás

Escolhestes bem a foto FG. fossem outros tempos poderia ser em que Hamilton estivesse na mesma volta disputando com Verstappen II e ainda mais: alguns segundos a frente !!!…. quem diria,,,nada como um dia atras do outro….talvez a melhor opção de Hamilton teria sido encerrar a carreira como piloto e fazer outras coisas como ter um arsenal. É o ditado que diz acabou se o carro acabou se o piloto, mas o fiasco não é só dele, já foi assim com senna, M Schumcher I, Button, Alonso, Vettel. Verstappen II é o reizinho do momento mais no futura também vai ceder o trono. O ciclo do Hamilton se fechando e o do Max se abrindo, Lewis Hamilton é uma estrela cadente, um pato manco.
Bottas mereceu a homenagem aqui do Masili e Tsunoda foi a sensação mesmo um verdadeiro tsunami…. os italianos ficaram com aquele gosto amargo de quem organiza uma superfesta se divertem aa beça e voce nada e te deixam no prejuizo e ainda levam algo embora….
Todas as corridas muito boas até agora e Miami não sera diferente ainda mais por ser a estreia de um circuito. COME ONE GUYS !!!

Francisco Vicente
Francisco Vicente
1 mês atrás

Toto pedindo desculpas e “assumindo” a culpa pelo péssimo desempenho do carro é ridículo , afinal com esse mesmo carro Russel chegou em quarto lugar, mas nem um comentário sobre. Russel dominou Hamilton esse final de semana e pelo andar da carroça vai ser assim o ano todo.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
1 mês atrás

Hamilton ainda está na F1 porque precisa fazer só mais isso: ser octacampeão e imediatamente anunciar sua aposentadoria.

O octa já foi para o brejo.

Acredito que no contrato está escrito que ELE pode tudo.Então, penso que o Hamilton corre só até o meio do ano, e anunciará que retornará em 2023, pois Toto prometerá que o carro do ano que vem será um foguete, muito fodão, a última bolacha do pacote etc etc.E quem assume o volante a partir do GP da Bélgica? Provavelmente, Nick de Vries ou Stoffel Vandoorne.

Pense bem: faz algum sentido um heptacampeão “lutar” para chegar em 13º e “somar” zero na pontuação?

Se você achou tudo isso absurdo, recordar é viver: se alguém falasse que logo após Nico Rosberg ser campeão ele se aposentadoria, seria com certeza ridicularizado, chamado de louco etc etc etc, mas…

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 mês atrás

Prezado F&G : Max foi sensacional e foi muito além de competente, conseguiu todos os pontos e uma recuperação espetacular é sim o nome da temporada e podemos dizer que vai sim brigar e buscar o bi-campeonato . As três equipes estão com o plantel de melhores pilotos da atualidade Red Bull com Max e Checo, Ferrari com Charles e Carlos , Mercedes- Benz com Hamilton e Russel , o resto é um campeonato da série “B” da F-1. Sim o melhor na minha opinião foram dois resultados surpreendentes : Norris no pódio e Tusunoda, o pior foram três pilotos Daniel R. por bater no Piloto Carlos – Ferrari ( azar monstro), Carlos o azar grudou nele e por último El Fodon ( Fernando Alonso). corrida monótona, pois focalizaram em grande parte Albon, Gasly e Hamilton.

CHAGAS
CHAGAS
1 mês atrás

Interessante como ser um “boa gente” no paddock faz um piloto ser melhor do que realmente é. Temos dois grandes exemplos hoje, Ricciardo (esse realmente era bom) e Pérez.
Ricciardo fez um fim de semana muito ruim, anda passando vergonha ao lado de Norris, e ontem ainda conseguiu destruir a corrida de Sainz, mas o sorridente australiano vai até o motor home da Ferrari pede desculpas e está tudo certo. Simpático o australiano não?
E Pérez foi bem no fim de semana? Comparando ao que fez até agora na Red Bull foi dos melhores, mas apenas fez o dever de casa. Fez ontem o que a equipe esperou que fizesse no ano passado, mas não teve capacidade. Mas Pérez é outro simpático piloro e os especialistas usavam a desculpa que não andava bem porque o carro era construído para o Verstappen. Mamãe.
Pérez é um piloto OK, com uma grande experiência. Dá gosto de torcer pro mexicano porque é um brigador, mas o que pesa positivo para ele esse ano são os erros e os azares de Sainz que é muito mais piloto.
Em um fim de semana que se rasgam elogios para Pérez, ele se classificou em sétimo para Sprint atrás de uma Hass. Na corrida não fez melhor volta quando calçou pneus vermelhos novos no fim e terminou a 17 segundos do companheiro Verstappen. Claro o holandês é fora da curva mas Pérez nem ameaça chegar perto, é um arroz com feijão e olhe lá.
Pérez tem que urgentemente repetir feitos em classificação como na Arábia, e tentar acompanhar Verstappen mais de perto, fazer uma voltinha mais rápida aqui outra ali, buscar mais dobradinhas. Tem carro pra isso. Dessa forma a chance de conquistar o título de construtores será boa, já que o cenário começa a apontar para um confronto parelho entre Ferrari e Red Bull. Se Pérez perder para Sainz como perdeu ano passado para Bottas, o campeonato de construtores irá pro espaço novamente e Marko vai ter que tirar as teias de aranha do moedor de carnes.

Igor
Igor
Reply to  CHAGAS
1 mês atrás

Concordo com vc. Verstappen ganhou a metade das corridas ano passado e não houve nenhuma dobradinha.
Pra ganhar o campeonato de construtores vai precisar ser mais constante que 2021.
Lógico que é um bom piloto, mas continua uma diferença grande pro holandês, mesmo com a alegada melhor adaptação dele ao carro.

Edison
Edison
Reply to  CHAGAS
29 dias atrás

Perez atende exatamente às necessidades da Red bull, é um escudeiro do Verstapen, não um rival.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Edison
28 dias atrás

Leia novamente. Não estou pedindo para superar o Verstappen até porque Pérez pode nascer 100 vezes que não terá capacidade de vencer o holandês. Pérez atendeu a necessidade da equipe ano passado? Verstappen fez a parte dele no mundial de construtores ao superar Hamilton e a Red Bull perdeu os construtores por culpa de quem? Pérez largar no grid em 7º com carro para ser pole é atender as necessidades da equipe? A corrida de domingo do mexicano foi das melhores que fez na Red Bull e mesmo assim ficou longe do Max. Ficar longe do companheiro representa perigo no mundial de construtores pois a equipe rival é forte, então tem que classificar melhor, beliscar umas voltas rápidas quem sabe vencer alguma corrida carro para isso ele tem desde o ano passado. A sorte pode mudar, Sainz não será tocado em toda corrida e Leclerc jamais cometerá outro erro como o de Imola.

Barreto
Barreto
1 mês atrás

Só tomando remédio para enjôo para assistir as imagens on board da mercedez sem devolver o café da manhã.

robertão
robertão
1 mês atrás

Segue em primeira mão ( num furo jornalistico) a atualização da mercedes para a proxima corrida. Mudaram ate a cor!!

1313.jpg
Francisco Vicente
Francisco Vicente
Reply to  robertão
1 mês atrás

1313 queixo duro !

Klaus
Klaus
Reply to  robertão
1 mês atrás

É capaz desse aí pular menos kkkkk. Um 1516 recondicionado só pra depois da Bélgica kkkk