DÉU N’HI DO (2)

Russell, segundo: contendo a animação

SÃO PAULO (amanhã vai ser outro dia) – A Ferrari saiu na frente no primeiro dia de treinos em Barcelona, Leclerc enfiou 0s336 em Verstappen, quinto colocado, mas que ninguém imagine um massacre no GP da Espanha. Foi só treino livre, primeiro; não se comemora primeiro lugar em treino livre. E os pneus nos carros vermelhos estão se desmilinguindo no calor catalão, segundo; este será o problemão ferrarista no fim de semana.

Surpresa ao final do dia foram o segundo e o terceiro lugares de Russell e Hamilton, da Mercedes de assoalho novo. Jorginho ficou a 0s117 de Leclerc. Comandante Amilton, a 0s204. Um bom sinal, sem dúvida. Mas não nos esqueçamos de que em Miami Russell fora o mais rápido da sexta. E no sábado perdeu o rumo.

Parece que em Barcelona vai ser diferente, a melhora é mais, digamos, sólida, mas os eventos da Flórida foram lembrados pelo piloto hoje. George prefere não soltar rojões antes do tempo. O que deixou a turma prateada animada foi perceber que o “porpoising” nas retas acabou — ótima notícia para os mercêdicos, já que vinha sendo seu maior problema no ano. Nas curvas rápidas, porém, ainda salta mais do que o desejável. “O carro reage de um jeito totalmente diferente em todas as situações”, falou.

Mas está melhor. Isso está.

Tempos da sexta: Red Bull adormecida

Já a Red Bull pode não ter comovido ninguém no cronômetro, mas fechou a sexta com aquele sorrisinho de canto de boca. Max deixou a impressão de que não andou tudo que podia. “Nos ‘long runs’ estamos bem”, disse Verstappen. “Falta uma coisinha aqui e outra ali, mas o mais importante será cuidar dos pneus.” “Eles estão incrivelmente fortes”, avaliou Russell.

Curioso é que os elogios foram em mão dupla. Christian Horner se mostrou impressionado com o desempenho da Mercedes. “Eu tenho dito desde o início do ano que era uma questão de tempo para resolverem seus problemas. Parece que estão conseguindo. Eles vão ser protagonistas neste campeonato em algum momento. Tiveram um grande dia hoje”, afirmou o chefe rubro-taurino.

Hamilton, pela primeira vez no ano, estava felizão. “Não somos os mais rápidos, mas melhoramos muito e estamos no caminho certo. Pela primeira vez no ano não fiquei quicando nas retas. A equipe merece muito, porque ninguém desistiu de trabalhar para melhorar o carro”, elogiou.

Alonso em quinto, Vettel em oitavo e Schumaquinho em décimo foram os demais destaques de um dia absolutamente comum em Barcelona. Abaixo, as notinhas policromáticas que são sempre uma atração á parte neste blog.

Bottas quebra de novo: punição à vista

DE NOVO – Não foi a primeira vez no ano que Bottas ficou pelo caminho numa sexta-feira. Desta vez, com apenas 12 minutos da segunda sessão, o finlandês da Alfa Romeo teve de parar seu carro depois que uma fumaça perigosa passou a ser expelida de suas entranhas. “Acho que quebrou alguma coisa”, disse ele pelo rádio. Bidu. Estava num bom sexto lugar na tabela de tempos naquela hora. É muito provável que tenha de trocar componentes do motor. Como já estourou o limite de trocas de vários deles nesta temporada, punição à vista. Vai perder posições no grid.

FERVO – Todo mundo reclamou do calor em Miami há duas semanas, os três dias de atividade com temperaturas acima de 30°C, muita unidade, um inferno. Em Barcelona não está sendo muito diferente. Hoje, durante o segundo treino livre, os termômetros bateram na casa dos 31°C. No asfalto, 43°C. E pneus sofrendo muito, especialmente os da Ferrari — como já disse lá em cima, a equipe terá sérios problemas na corrida, podem anotar aí. É uma primavera quente na Catalunha, acima do normal. Como vem sendo o outono em boa parte do Brasil, também. Mas para o outro lado: um frio horroroso.

Na TV, a comparação: copiou ou não copiou?

SUSPEITAS – A Red Bull fez uma queixa informal à FIA acusando a Aston Martin de copiar seu carro. A versão B do AMR22 de fato se parece com o RB18 (essa sopa de letrinhas é necessária para não repetir “carro” o tempo todo), mas a entidade disse que aparentemente não há nada de errado com o automóvel (“automóvel” como sinônimo de “carro” é aceitável em alguns casos, até engraçadinho, mas estilisticamente fica horrível na maioria das vezes), que já vem sendo chamado de Red Bull verde. Segundo a FIA, uma equipe se inspirar em outra para encontrar soluções aerodinâmicas é algo impossível de controlar. Desde que não haja tráfico de dados/informações/projetos, como naquele rumoroso caso envolvendo McLaren e Ferrari em 2007, tudo bem. A Red Bull está com a pulga atrás da orelha porque o final da temporada passada perdeu alguns técnicos para a Aston Martin. “Vamos fazer uma investigação interna”, prometeu Horner. Ele está seriamente desconfiado. Diz que a cópia não tem muita importância enquanto a Aston Martin estiver andando atrás da Red Bull, mas um eventual plágio mexe nas coisas no meio do pelotão. Onde está a filial AlphaTauri. “Gastamos milhões em projeto e desenvolvimento e não é justo que outros simplesmente copiem. Nossa preocupação é com a transferência de arquivos, com propriedade intelectual.”

RESERVAS – Só para registrar, já que quase ninguém acredita na permanência de Latifi na Williams no ano que vem, Nyck de Vries foi mais rápido que ele no primeiro treino livre. Mas não muito. O holandês ficou em 18º com 1min22s920 contra 1min23s011 do canadense, 19º. A diferença foi de 0s091. Como De Vries nunca tinha andado de Williams, claro que o resultado é bom. Mas insisto: neste ano, acho muito difícil qualquer substituição. O time está pensando é em 2023. Juri Vips, na Red Bull, e Robert Kubica, na Alfa Romeo, foram os outros não-titulares usados no primeiro treino livre. O estoniano ficou lá atrás, em último O polonês fez o de sempre: algumas voltas para pagar a conta do patrocinador.

Hoje às 19h tem “Fórmula Gomes” no nosso canal lá no YouTube. Vamos falar de tudo isso e muito mais. Apareçam!

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Amanha vai ser outro dia … apesar de voce amanha há de ser outro dia !!!

Jonas
Jonas
1 ano atrás

Boa noite Flávio,

Será que a Mercedes arrumou a carroça ?

🤣🤣🤣

SAI
SAI
1 ano atrás

Não se fala mais nada da AlphaTauri, né? Nem surpresa, nem batidas. Apagada demais. Isso faz o conspiracionista que habita em mim gritar.

Sulivan
Sulivan
Reply to  SAI
1 ano atrás

sim, dá uma pulga atrás da orelha, como comentei antes INFELIZMENTE só lutarão por pódios e vitorias a Red, Fer e a Mercedes se esta reagir e pra nossa tristeza o resto será o resto ( tomara que eu esteja errado!), então que pelo menos a merceds possa entrar mesmo no pelotão de elite daí teremos 6 pilotaços brigando, tomara.

Alfredo
Alfredo
1 ano atrás

Sr. Escriba
Contrapondo seus prognósticos de que a Mercedes só vai ganhar uma corrida ou outra.
Acredito que muito em breve os estelares vão estar brigando forte por esse campeonato e Hamilton, ok talvez Russel, vão estar lutando pelo título desse ano.
Quando acertarem esse carro magricelo, vai virar um foguete.
É óbvio que veremos o véi Marko e Horner dizendo que a bagaça toda é ilegal. Já ensaiaram. mas resignaram-se quando viram que o bólido não andava nada.

Sulivan
Sulivan
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

e se isso acontecer ambos pilotos podem ainda brigar pelo título, será interessante ver se o G Russel tiver alguns pontos afrente de LH como a Mercedona vai lidar com seus pilotos

Tales Bonato
Tales Bonato
1 ano atrás

A RB está parecendo a Mercedes dos últimos anos. Só cozinhando o galo na sexta-feira.

Sulivan
Sulivan
Reply to  Tales Bonato
1 ano atrás

também me parece

Sulivan
Sulivan
1 ano atrás

Também me parece que a Mercedes evoluiu consistentemente diferentemente de Miami, mas vamos ver na hora do pega pra capar se isso se mantém e embora seja bizarro ver a Equipe da estrela de três pontas principalmente com o Luiz Hamiltom levando pau adoidado neste inicio de campeonato 2022 mas analisando friamente a equipe do Totó Wolf é a terceira força do grid isoladamente e eles têm mais umas 4 a 5 corridas até para engrenarem e realmente decolarem assim sendo tanto o G Roussel (que não tem nada de otário servil tipo Bottas ) como o queridinho Hamiltinho e a gloriosa Mercedes podem inclusive ficarem vivos pela disputa dos 2 campeonatos, claro que isso é um otimimismo meio que exagerado de minha parte mas não exatamente impossível né Flavito. Já as demais equipes serão meros figurantes pra não termos um grid com apenas 56 carros- coches como diria F* Allonso-claro que eventuais pódios e vitorias inesperadas tipo Ricardão com a Mac Laren podem ocorrer ocasionalmente mas não esperem nada mais do que isso. Tõ assistindo tudo e Viva La Espanha, lembro de uma corrida que o nosso bravo Massinha botou o Fernandão Alo nso pra fora já na primeira curva…. Vamo que vamo moçada!
*Eu falho muito em pontuação acentuação vírgulas concordância etc, já fui criticado aqui com toda a razão mas entendam que quando eu escrevo ou melhor dizendo digito eu me empolgo e não quero parar, depois me dá um misto de preguiça com falta de tempo para corrigir e português não é o meu forte e muito menos sou editor profissional né gente, então me desculpem e não se incomodem comigo tá ! Um abração do fundo do coração a todos especialmente pro Flavio.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Já disse qui que Perez é o mais fraco dos quatro que em tese lutam por vitórias no momento. Em um campeonato que está bem apertado entre as duas melhores equipes, é impressionante a RBR escalar Vips no carro de Perez sendo que tinha 2 vagas na Alpha Tauri. A Ferrari quando dá uma colher de chá pra jovens da academia o faz com a Hass ou Alfa Romeo. Apenas um detalhe, mas detalhes fazem toda a diferença. Em tempo Perez ficou a quilômetros das Ferrari e Verstappen, desta vez a culpa não é de mexicano.

Sulivan
Sulivan
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

Eu gosto de Perez, concordo contigo em partes o Mexicano é bem cuidadoso e apresenta geralmente bom desempenho porém nada excepcional comete poucos erros e nada de barbeiragens, porém em algumas corridas ele fica com um ritmo limitado, é um típico segundo piloto acho ele muito semelhante ao nosso Barichelo

Alfredo
Alfredo
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

As regras desse ano OBRIGAM que TODAS as equipes deem pelo menos 2 dias de testes para novatos. Não pode usar equipe satélite pra isso. (Quase óbvio). Perez é ruim de qualy mas é bom de corrida. Tá trazendo pontos pra equipe que não precisa nem quer ele disputando com baby Max.

Paulo Z
Paulo Z
1 ano atrás

RBR e Aston Martin – Igualzinhos só que diferentes rs