MONACOU (1)

Faixas de apoio a Leclerc na comunidade: começou bem o fim de semana

SÃO PAULO (na paz) – Nas janelas e varandas dos predinhos da comunidade, predinhos estes pendurados no morro como em qualquer comunidade, as faixas de apoio ao moço da área não deixavam dúvidas. Charles Leclerc, conhecido do pessoal como Charleclé, precisa acabar com a maldição de correr em casa antes que seja tarde. Foram, até hoje, cinco provas pelas ruas e vielas que conhece tão bem. Ali ele ralou o joelho de rolimã, tirou tampão do dedo calçado com havaianas, empinou pipa e soltou balão. Mas quando virou piloto, nada deu certo. Não chegou ao final de nenhuma. Foram duas na F-2 e três na F-1. O maior drama, sem dúvida, no ano passado: fez a pole e quebrou indo para o grid.

O fim de semana começou bem para Charlinho em Mônaco. Fez o melhor tempo nos dois treinos livres de hoje e mostrou que a Ferrari, nesse tipo de circuito, pode se dar muito bem. Ainda mais porque a Red Bull ainda está tropeçando. Na segunda sessão, com sol e calor de 31ºC, o tempo do holandês foi 0s447 pior que o do monegasco — que cravou 1min12s656 na volta mais rápida do dia.

Charlinho no cockpit: favorito à pole

Os resultados de hoje permitem dizer que Leclerc é favorito à pole amanhã, o que não é pouco em Monte Carlo. Em 67 edições do GP de Mônaco, alguns números ilustram a vantagem de largar na frente numa pista difícil de ultrapassar e blá-blá-blá:

30 vezes o pole-position venceu (44,8%).

16 vezes o segundo no grid venceu (23,9%).

Não precisam somar, faço isso por vocês: 46 vezes o vencedor largou na primeira fila (68,7%).

Portanto, em apenas 21 edições o ganhador não estava na primeira fila do grid (31,3%).

E em apenas sete corridas o vencedor largou acima da quarta posição (10,4%). O que significa que em 89,6% das corridas realizadas no Principado o ganhador saiu das duas primeiras filas. Matemática pura.

O vencedor que largou mais longe foi Olivier Panis, 14º no grid em 1996 com a Ligier. Apenas três carros concluíram aquela prova na pista. O quarto colocado recebeu a bandeira quadriculada nos boxes.

Verstappen, atrás de Pérez: início mais ou menos

Christian Horner, chefe rubro-taurino, falou que Verstappen ainda está enfrentando problemas na aproximação da curva 1, a Sainte Dévote. E que seu companheiro Sergio Pérez está muito bem, obrigado. O mexicano parece ter acertado melhor seu carro e buscou um pelinho a mais no cronômetro. Ficou em terceiro hoje, a 0s379 de Leclerc. A outra Ferrari, de Carlos Sainz, terminou o dia em segundo. O espanhol ficou colado no companheiro, só 0s044 atrás. Menos que um pelinho.

Como se vê, nada muito novo nas quatro primeiras posições, com os dois times dominantes do campeonato dando as cartas. Depois, a salada de sempre das sextas-feiras. Lando Norris, em quinto de McLaren, e George Russell, de Mercedes em sexto, vieram a seguir. Do sétimo ao décimo, algumas surpresas — especialmente a dupla da AlphaTauri e Vettell. Os tempos estão aí embaixo.

Resultado do segundo treino livre: lógica nas primeiras posições

Se alguém estiver se perguntando sobre Daniel Ricciardo, que ficou sem tempo, a explicação está no muro dos “S” da piscina. Foi ali que ele parou antes mesmo de completar uma volta cronometrada. Bateu com alguma violência e provocou curioso diálogo pelo rádio.

Engenheiro: “O carro está OK?”

Ricciardo: “Eu estou OK. O carro, não”

Engenheiro: “Estamos vendo. Não entre em pânico, a gente conserta”

Ricciardo: “Eu explico o que aconteceu quando chegar aí”

Ricciardo no muro: “O carro está OK?”

O que tem de curioso nesse diálogo?, vocês hão de perguntar, e respondo. Normalmente, as equipes entram no rádio e perguntam se o piloto está OK, não o carro. O australiano anda em baixa no time. A explicação posterior para explicar a batida foi que a traseira estava um pouco “dura” no acerto de suspensão, barras, amortecedores, o pacote todo.

O acidente interrompeu o treino por cerca de dez minutos e quando faltava meia hora para o final todo mundo colocou pneus macios para buscar tempo e fazer aquela sintonia fina para a classificação, amanhã. Alonso foi o primeiro a entrar na casa de 1min13s e os tempos foram caindo, até Leclerc ingressar no um-minuto-doze-alguma-coisa, que acabou sendo seu tempo final. Para efeito de comparação, sua pole no ano passado foi obtida com 1min10s346.

Hamilton de capacete branco: “Pista mais ondulada que já vi”

A Mercedes, que saiu toda animadinha de Barcelona na semana passada, não esperava muita coisa em Mônaco, pista onde tradicionalmente não anda bem — com os carros bons era assim, imaginem com o atual, complicadíssimo de domar. Russell ficou 0s750 atrás da melhor Ferrari e Hamilton foi ainda pior, ficando com o 12º tempo do dia — 1s611 mais lento que Charlinho.

O inglês reclamou que seu carro voltou a saltar muito, algo que tinha sido resolvido na Espanha. Mas segundo ele a questão não é aerodinâmica, e sim asfáltica. “A pista está muito ondulada, um exagero. Provavelmente é a mais ondulada em que já guiei na vida. Não é possível que com tanta tecnologia os caras não consigam deixar uma pista sem ondulações quando refazem o asfalto. Meus olhos estavam quase saltando da minha cara, de tanto pular.”

Vocês devem ter notado o capacete branco do heptacampeão, diferente do amarelo que vem usando neste ano. Criação do artista plástico Daniel Arsham, que fez também uma escultura parecida simulando o mesmo capacete “como se estivesse exposto num museu daqui a mil anos”. Pelo menos foi essa a explicação do material promocional distribuído pela assessoria do piloto. Que esclarece a origem do modelo: “Inspirado na minha pedra preciosa favorita, a ametista”. Não entendi nada, mas OK. A escultura será leiloada e a féria vai para instituições de caridade.

E creio que isso é tudo para a sexta-feira. Acrescento, a título de informação, que a McLaren colocou adesivos com o famoso S do Senna na base do Halo de seus carros, que foi confirmada a participação de Kimi Raikkonen numa corrida da Nascar em Watkins Glen em agosto, que Rubens Barrichello foi festejar os 50 anos em Mônaco e que Felipe Drugovich larga na pole da F-2 domingo e em décimo na corrida de amanhã.

E, também, que às 19h estaremos ao vivo no YouTube com o tradicional Fórmula Gomes para analisar o primeiro dia de atividades em Mônaco. Até lá!

E fiquem com mais algumas fotos bonitinhas que selecionei ao longo do dia. Para vê-las em tamanho gigantesco, é só clicar em cima das ditas-cujas.

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Sandro
Sandro
1 ano atrás

Tem matéria no site Grande Prêmio sobre a McLaren homenagear Senna! O logo S do Senna na carenagem.
Sai Williams; entra McLaren.
A partir de Mónaco 2022.
Isso foi surpreendente.

Afonso
Afonso
1 ano atrás

Muito bom, FG. Comentando como forma de reconhecimento.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Imaginem Sainz fazendo a pole com Charlinho em segundo.
Imaginem que em certa altura haverá a ordem para inversão.
Imaginem os puristas gritando histéricos com as plaquinhas nas mão.- “Abaixo as ordens de equipe”.- “Nunca mais assisto essa palhaçada”.- “Eu amo o Sainz”.
Será divertido.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

Na boa, só por curiosidade, qual a sua opinião sobre o “Alonso is faster than you”?

SulivaN
SulivaN
1 ano atrás

Até agora tudo favorável às Vermelhonas e ao Charles Leclerc conforme já era esperado. Charley o moneygasco deve aproveitar essa oportunidade para vencer voltar à liderança do campeonato e mostrar aos vizinhos que santo de casa faz milagre as vezes.
Monaco é Monaco como diria o galvão, mas falando serio mesmo a corrida moneyguasca só empolga se tiver alguns imprevistos e o tempo preve uma possibilidade de 80% de chuva no Domino, oba!!!, e Ricardão e Lafiti já prometeram que se não chover eles vão bater pra provocar a entrada do safety car, ou carro madrinha…. senão o maximo que da pra esperar sãp as tais administração de pneus e estrategias de box…. Verstappen II sabe que a pista é a única em que as Ferreris têm vantagem então deve correr pensando no campeonato, mas se Charley moneguasco bobear….. Sainz devera também ter um papel importante no principado

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Vai chover em Monaco na corrida? Essas saídas de curva tem alguma coisa a ver com “saltos por cima de zebras e perda de efeito solo”? Vettel quase estampo o muro no mesmo local do Daniel.

Tales Bonato
Tales Bonato
1 ano atrás

O fato da RB ter usado os pneus macios em apenas um stint chama a atenção. Escondendo o jogo para a classificação?