BAKU NA MÃO (1)

Alonso em quarto: surpresa do primeiro dia em Baku

SÃO PAULO (normal) – Charles Leclerc foi o mais rápido da sexta em Baku, no primeiro dia de treinos para o GP do Azerbaijão. Como se vê, pela absoluta falta de graça da frase que abre este texto, foi uma tarde igualmente desinteressante na pista que fica ao lado do Mar Cáspio — que nem mar é.

(Ah, as sextas-feiras… Importantes, sem dúvida, para treinar, acertar carro, tentar uma coisa aqui ou ali. Mas algumas são muito, muito aborrecidas. Entendo os que defendem mudanças na programação dos finais de semana da F-1 depois de uma sexta como hoje.)

Pérez e Verstappen vieram a seguir, com Alonso em quarto. O mexicano ficou 0s248 atrás de Charlinho. Max fechou o cronômetro a 0s356 do monegasco. Fernandinho, que domingo se torna o piloto de carreira mais longa na F-1 (completa 21 anos, três meses e oito dias entre o primeiro e o último GP disputado), foi a surpresa do dia.

O tempo de Leclerc, 1min43s224, ficou próximo do 1min42s115 registrado no segundo treino livre do ano passado, mostrando que os carros desta temporada já estão quase tão rápidos quanto os de 2021. O que mais chamou a atenção, porém, nem foi isso. Foi, sim, o tanto que os pilotos chacoalharam nas retas que compõem os 6.003 m da pista de rua da capital azeri (ou azerbaijana, se preferirem).

Verstappen à sombra do castelo: nunca foi bem em Baku

Baku é uma pista longa, só perdendo em extensão para Spa e Jedá. Uma mistura de Monza e Mônaco, na definição de Pebolim Wolff, chefe da Mercedes. Da distância total da volta, 76% se percorre com o pé no fundo do acelerador (essa taxa cai para 63% do tempo de volta) graças aos 2,2 km da gigantesca reta dos boxes. É lá que os carros mais problemáticos saltam loucamente pelo efeito “porpoising”, que não vou explicar mais.

Foram cinco corridas disputadas no país desde 2016 — a primeira com o nome de GP da Europa. Até hoje, ninguém ganhou duas vezes e também nas poles nunca houve repetição. Ano passado, a vitória foi de Pérez, sua primeira pela Red Bull. Furou o pneu de Verstappen no fim e na relargada Hamilton cometeu uma das grandes barbeiragens de sua carreira, lembram? Vettel e Gasly fecharam o pódio — um dos mais improváveis do ano.

Verstappen, o líder do Mundial, tem um retrospecto ruim no circuito. Nunca teve Baku na mão, por assim dizer. Seu melhor resultado foi um quarto lugar em 2019. Em 2016, oitavo. Nas outras três abandonou. No primeiro treino livre de hoje, a asa móvel de seu carro parecia presa com arame na estrutura do aerofólio traseiro. No intervalo, a Red Bull mexeu no equipamento e usou até cola para reparar o mecanismo de abertura.

Mecânicos na asa de Max: até cola usaram

A Mercedes segue em seu calvário em busca de performance com Russell e Hamilton, que ficaram muito distantes da Ferrari e da Red Bull de novo. Jorginho foi o sétimo, 1s3 atrás de Leclerc, e Lewis, o brasileiro, terminou em 12º a 1s6. Muita coisa.

As atividades em Baku aconteceram com tempo bom, sem nenhuma perspectiva de chuva, e apenas o vento incomodou um pouco. No primeiro treino, a temperatura era de 28°C. No segundo, 24°C. A meteorologia não prevê grandes mudanças para os próximos dias.

Abaixo, os tempos de hoje. A classificação, amanhã, começa às 11h. A corrida, domingo, às 8h.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Cesar Nogueira
1 ano atrás

Na verdade FUD**AM a F 1. Está ridículo esse pula pula.

Zé Maria
Zé Maria
1 ano atrás

Comentário do chato de plantão:
Mas o Alonso não ficou um par de anos fora da categoria?
E mesmo assim, vale o recorde?

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Leclerc andar rápido em treinos e fazer poles já é corriqueiro mas na hora da corrida a história é outra, deve fazer a pole no sábado e um fiasco no domingo pra manter a tradição. FAlonso andando forte é legal (apesar de que não GOSTO DELE) vamos ver se o folego dele e da alpina se mantem amanha e na corrida, se Sergio não ganhar domingo mater-se-a a tradição de ninguem ter ganho duas vezes, porque Valter Botas, D.Ricardone e Luis Hamilton é que não vão ganhar nada mesmo, e segundo o seixas poles e melhores voltas também nao se repetriram, então tomara que Charlex não fique na pole amanha, quem sabe SAinz… vamos conferindo. To curioso nas proximas corridas quanto a OrLando Chuck Norris porque o cara depois que entregou o ouro ao bandido de mão beijada na corrida russa do ano passado ele(vergonhoso pra ele) só vem decaindo… como dizem o cavalo encilhado não passa duas vezes…; e o Estevão Ocão que ganhou uma corrida mas prescisa começar a mostrar consistência…. essses dois pilotos me parecem aquelas promessas que no fim ficam só na promessa mesmo, ganham uma ou outra corrida, umas poles e podios melhor volta e coisa e tal mas nunca chegam nem mesmo a lutar diretamente pelo titulo de campeão vamos acompanhando então, Valeu FG, Baku da hora!!!!

Kleber MS
Kleber MS
1 ano atrás

Aquele tubinho vermelho é trava rosca.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

FG, quando a piada é sem graça (você admitiu), a gente ri não dela, mas de quem contou. E o Rosberg, que não quer se vacinar contra a Covid e está com presença vetada nos paddocks?

Hilton V Pezzoni
Hilton V Pezzoni
1 ano atrás

Alonso é o phodao de las Asturias !

SAI
SAI
1 ano atrás

Com o retrospecto ruim do Verstappen, podemos imaginar um hipotético Pérez 1º, Leclerc 2º (+ volta mais rápida) e Verstappen 5º?

Os três com 135 pontos só pra dar um grau nesse campeonato.

SulIvan
SulIvan
Reply to  SAI
1 ano atrás

Caro SAI, o correto é retrospecto acidentado do M Verstappen pois ele correu bem como sempre e ano passado, largando na terceira colocação, ganharia com muita folga mesmo mas tudo se perdeu por um pneu que estourou sozinho do nada numa reta (mérito da p* da Pirelli nada a ver com a conduta do MAX) aconteceu com o Stroll também, Também adoro curridas disputadas palmo a palmoo e campeonatos decididos na ultima volta da ultima corrida mas sejamos honestos esse ano tá meio desequilibrado já,,,,,

SAI
SAI
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Sim, Sullvan, não deixa de ser um retrospecto ruim. Mesmo acidentado, não é bom. Minha ironia não deve ter ficado clara, mas eu busquei mostrar a utopia em “hipotético”.
Só estou sonhando – assim como você – com um possível equilíbrio.
Abraços (sempre te leio aqui).