BAKU NA MÃO (2)

Leclerc voa em Baku: sexta pole no ano

SÃO PAULO (melhor que ontem) – Fez uma bela pole-position em Baku o ferrarista Charles Leclerc. Com o tempo de 1min41s356, o monegasco larga na pole pela sexta vez no ano, em oito corridas. São quatro poles seguidas. E 15 na carreira. Ele terá a seu lado na primeira fila amanhã, na largada para o GP do Azerbaijão, o mexicano Sergio Pérez. Atrás deles, pela ordem, Verstappen e Sainz. Ferrari, Red Bull, Red Bull, Ferrari. Daí sai o vencedor da prova, se nada de excepcional acontecer no planeta neste domingo. Oh, não diga.

Um grid sem grandes novidades, pois, exceção feita ao líder do campeonato, que volta a largar atrás do companheiro de equipe. Que, por sua vez, anda colocando o pescocinho para fora do engradado, como se diz. Pérez reclamou que a equipe não lhe deu um vácuo na volta final, como teoricamente tinha sido combinado. “Falamos disso mais tarde”, disse-lhe o engenheiro pelo rádio. E ainda se queixou da falta de potência plena em seu motor. “Falamos disso mais tarde”, repetiu o engenheiro.

Não é a primeira vez que Checo reclama com o time. Foi assim em Barcelona, de forma veemente durante a corrida que ele jura que poderia ter vencido. A resposta é sempre “falamos disso mais tarde”. Bem feito para Pérez. No México, você vai a um restaurante, faz o pedido, demora pra cacete, e quando reclama o garçom diz: “¡Ahorita mismo!”. E continua demorando pra cacete. O “ahorita mismo” dos mexicanos é terrível. São os maiores procrastinadores do planeta.

Dias depois do queixume na Catalunha, Pérez ganhou em Mônaco. Está num momento melhor que Max. Pode-se dizer que pela primeira vez, desde que assumiu um carro titular na Red Bull, o holandês vem enfrentando uma disputa interna forte. Pode ser circunstancial. Mas é o tipo de coisa que abala pilotos acostumados a andar na frente de seus parceiros. A expressão aborrecida de Verstappen ao fim da classificação não nega.

Max de cara amarrada: não está gostando nada de ver Pérez na frente

A sessão que definiu o grid em Baku começou às 18h15 locais com 15 minutos de atraso, porque uma batida na corrida da F-2, horas antes, atrasou a programação toda. Foi preciso reconstruir uma mureta de proteção. O horário é inusitado, perto do anoitecer. E com temperaturas bem mais baixas do que na hora da corrida. Ao pôr-do-sol, 24°C, com apenas 34°C no asfalto. A prova, amanhã, começa às 15h locais (8h de Brasília) com previsão de sol e calor, temperaturas esbarrando nos 30°C e mais de 45°C na pista, o que muda muito as coisas em termos de acerto de carro e de

No último treino livre, Pérez foi o mais rápido, antecipando o duelo entre Red Bull e Ferrari que vem sendo a marca deste fim de semana — e, de resto, da temporada. Disputa, diga-se, que tem garantido alguma diversão na pista. No Q1, seus pilotos se revezavam na primeira colocação até Lance Stroll, a 2min30s do final, bater e provocar uma bandeira vermelha. Àquela altura, Verstappen era o mais rápido com 1min42s722 e Pérez vinha colado nele, a 0s011. Leclerc e Sainz apareciam na sequência e Vettel era a surpresa do momento, em quinto, com outro “outsider” entre os primeiros — no caso, Zhou em sexto.

Gasly: surpresa boa do fim de semana

Quanto o Q1 foi retomado, muita gente ainda tinha o que fazer para tentar se garantir na fase seguinte da classificação. Formou-se um congestionamento na saída dos boxes com enorme potencial de dar merda — e ninguém conseguir melhorar coisa nenhuma. Bottas, em 17º, era o mais angustiado com a iminente degola.

Boxes abertos, 14 pilotos foram à pista numa zona federal. O tráfego dificilmente permitiria grandes façanhas. E elas, de fato, não aconteceram — ok, Gasly subiu para quinto, merece uma menção. Bottas se safou por pouco e conseguiu melhorar seu tempo, subindo para 15º. Ufa. Foram eliminados Magnussen, Albon, Latifi, Stroll e Schumacher. Albon, pelo rádio, fez um pronunciamento acusando Alonso de tê-lo atrapalhado de propósito. Meio exagerado. Receio que Alonso nem tenha percebido sua presença pelo retrovisor.

O Q2 começou da mesma maneira, com Verstappen fazendo 1min42s227 logo de cara, Pérez colando nele, e na sequência a dupla da Ferrari saltando para primeiro e segundo — Sainz na frente, 1min42s088, com Leclerc grudado a 0s094. O quinto colocado, Gasly, estava mais de 1s atrás. Pouco depois, Checo foi o primeiro piloto do fim de semana a baixar de 1min42s: cravou 1min41s955 com garbo e elegância e retomou a ponta para a Red Bull. Charlinho se aproximou e fechou o segmento em segundo. Norris, Ricciardo, Ocon, Zhou e Bottas encerraram suas atividades e foram trocar de roupa mais cedo.

Norris empaca o Q2: mau resultado da McLaren

McLaren e Alfa Romeo, com os dois carros fora do Q3, decepcionaram um pouco. Pela primeira vez no ano o chinês bateu o finlandês. Agora, Sainz é o único piloto na temporada que perdeu todas as disputas de grid para o companheiro. Vettel e Alonso, veteranos de outros carnavais, passaram e se juntaram às duplas de Red Bull, Ferrari, Mercedes e AlphaTauri no Q3.

Na fase decisiva, Sainz chutou o pau da barraca imediatamente, fazendo uma voltaça em 1min41s814 e trazendo com ele, muito perto, o companheiro Chaleclé — 0s047 atrás. Pérez e Verstappen ficaram em terceiro e quarto — o mexicano de novo na frente do holandês cada vez mais emburrado com a petulância do parceiro. Mal falamos da Mercedes, né? Pois falemos. Russell e Hamilton seguiam saltando na pista. “Perigosamente”, de acordo com Lewis. “Alguém vai ter de fazer alguma coisa, não poderemos ficar mais quatro anos guiando carros assim”, protestou Jorginho. Tem um fundo de razão, embora seja justo dizer que algumas equipes já resolveram o problema do “porpoising” e o time alemão, ainda não.

Hamilton, da saltitante Mercedes: problema crônico

A segunda bateria de voltas rápidas mostrou que Charlinho é, atualmente, o grande poleman da categoria. Trucidou o tempo de Sainz, virando 1min41s356, 0s455 melhor que o companheiro. O espanhol ainda seria superado por Pérez e Verstappen, que se colocaram entre as duas Ferrari no grid. Checo foi 0s282 mais lento que o monegasco; Max, 0s347. Carlos errou em sua segunda tentativa e ficou em quarto, mesmo. Russell, Gasly, Hamilton, Tsunoda, Vettel e Alonso fecharam o grupo dos dez primeiros.

Leclerc largou na primeira fila em todos os GPs deste ano. Ganhou dois, apenas. Em ritmo de corrida, a Red Bull vem sendo mais forte. Na prova de amanhã, a Ferrari precisa provar que não faz espuma só no sábado. As últimas quatro etapas foram vencidas pelo time dos energéticos, que consegue administrar melhor o desgaste de seus pneus. E eles, os pneus, serão decisivos em Baku. É prova para duas paradas, no mínimo.

O grid em Baku: domínio de Ferrari e Red Bull

Farei um prognóstico arriscado, ousado, corajoso, quase insolente para amanhã: Pérez e Verstappen vão deixar de sorrir um para o outro ao final do GP azerbaijano — ou azeri, como queiram. Max vai tentar engolir o parceiro nas primeiras voltas. Quiçá na largada. Com alguma agressividade. Suspeito que na solidão de seu travesseiro, hoje à noite, ele decida matar a cobra no ninho. O menino não está gostando nada de ver seu reinado rubro-taurino ameaçado. Não era dentro de casa que ele esperava encontrar resistência na luta pelo bicampeonato. Mas a ameaça, hoje, está justamente no box ao lado.

Quem diria.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. CESAR
J. CESAR
1 ano atrás

Se o Perez ganhar hoje com Lelec em 2° e Vespa em 3° esse campeonato fica muito interessante. Há muito tempo que não se via 03 pilotos disputando a liderança na F1.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
1 ano atrás

Acabei de ler a coluna e ver o “VT” do Fórmula Gomes, concordo com o FG: Max e Perez se enroscam na primeira volta, ainda que seja só um chega pra lá mais forte.

Edson
Edson
1 ano atrás

Bolão para amanhã, em qual volta o latifi bate?
Aposto na volta 35

Alfredo
Alfredo
1 ano atrás

ôtidissi. Latinos unidos jamais serão vencidos. Irmano Perez vai fazer Verstappen suar e sem o Masi pra ajudar.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
1 ano atrás

É uma prova para Vettel fazer bonito, igual ao ano passado. Vamos aguardar.

Torcedor Tedesco
Torcedor Tedesco
1 ano atrás

Minha opinião é inversa à sua, caro Gomes. Verstappen vai deixar o companheiro caçar o Menino de Mônaco nas primeiras voltas e depois ver no que dá pra fazer.

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Solução pra saltitante Mercedes : 1.o Colocar uma almofadinha FOM, 2.o Passar a participar do rodeio de Barretos

Edson
Edson
1 ano atrás

Surpreendente o Pérez andando juntinho com o Verstapen, pra mim é a surpresa do ano.
Agora, realmente precisam resolver esse problema dos carros ficarem quicando nas retas, chega a ser constrangedor. A F1 é (ou deveria ser) a principal categoria do automobilismo, não dá pra ficar com os carros pulando desse jeito.

MarcioD
MarcioD
1 ano atrás

Leclerc 8×0 Sainz, já está virando surra. Red Bull 5 Km/h mais veloz a que a Ferrari no retão, a largada amanhã promete. Magnussen colocando mais de 1s no Schumacher Jr.

Craque Neto
Craque Neto
1 ano atrás

Baita texto, digassi di passagi!

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Penso como voce Flazão, Perez P2 preocupa mais o M Verstappen do que Charles P1 no grid de amanha mas diferentemente de ti penso que vão inverter as posições nos boxes de modo discreto essas reclamações do Serginho não devem surtir muito efeito. E pneu será o divisor de aguás nas estrategias. Amanha não tem previsão de chuvas mas ceertamente algum “herói” do tipo Lafiti, Ricardone Norris Schumacher II deve bater a ponto de provocar a entrada do carro madrinna (safety car) e aí bagunçar as posições e estrategias, tomara né gente senão dara 1° VER; 2° PER 3° LEC sem muito agito. Torcia no inicio do campeonato pelo Sainz mas já to desanimando com o cara, sei lá entende. E o resto sem muito o que comentar, Mc Laren fzendo feio com Ricardone & Orlando Norris, Ocão também , hASS pior ninguém faz, só Gasly foi que tava mesmo com gás hoje. Mas Baku é uma das provas mais legais e de maiores expecatativas, vamos ver amanha. BAKU…RAU !!!!

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Que Perez não faça como a seleçãp mexicana nas Copas: jogar como nunca e perder como sempre.

Torcedor Tedesco
Torcedor Tedesco
Reply to  Marcus
1 ano atrás

O mexicano não perdeu. Apenas obedeceu ao Multi21.