O RECORDE DE ALONSO

Alonso na estreia, em 2001: 12º com a Minardi na Austrália

SÃO PAULO (no frio) – No dia 4 de março de 2001, um menino chamado Fernando Alonso, de 19 anos, estreava na F-1 pela Minardi em Melbourne. Largou em 19º e chegou em 12º. Domingo que vem, exatos 21 anos, três meses e oito dias depois, o espanhol se torna o piloto mais longevo da categoria. O intervalo entre o primeiro e o último GP disputado — e ele vai disputar muitos mais, tomara — será o maior da história, superando os exatos 21 anos e três meses entre o primeiro e o último GP de Michael Schumacher. O alemão estreou na Bélgica pela Jordan em 25 de agosto de 1991 e pendurou o capacete em 25 de novembro de 2012, pela Mercedes, em Interlagos.

A exemplo de Schumacher, que ficou fora da F-1 por três anos, entre 2007 e 2009, Alonso também não correu na categoria por um período razoável. Esteve ausente em 2019 e 2020, retornando no ano passado pela Alpine. O asturiano completa 41 anos de idade no próximo dia 29 de julho. Com 340 largadas (e 343 “participações”, estatística que inclui GPs em que não largou por algum motivo, mas esteve no evento), Alonso deve se tornar o recordista de GPs neste ano, já que ainda faltam 15 etapas para o encerramento do Mundial. Esse recorde, hoje, pertence a Kimi Raikkonen, com 349 largadas e 353 participações.

Longa vida a Fernandinho!

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giovani Jardim
Giovani Jardim
1 ano atrás

Taí um ótimo piloto.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado F&G : Fernando Alonso, tem sua marca própria e sua condução tem registrado seu DNA, suas reclamações via rádio , ou em entrevistas, suas disputas por posições e vitórias, dois títulos, quatro anos de Ferrari com oito vitórias, grande polêmicas na Mclaren , sua trajetória em disputas com vários campeões da F-1,Kimi,Lewis,Button,Vettel, Rosberg e Max .Sim sua marca fica por persistência e seu talento, e agora com uma vasta experiência formando um par de velhas raposas com Vettel da F-1.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Foi um dos grandes, hoje é o melhor Sub-50 do Grid.

Acredito ser pouco provável reconquistar um acento nas 3 maiores equipes do Grid. Pensando nos próximos 10 anos alguém investiria no Alonso ou no Max/Leclerc/Russell????

O tempo passa… o tempo voa… e o tempo do Alonso já passou na F-1. Alguém acredita que ele possa ir para a Aston Martin, para ajudar o filho do Dono??? Vale a pena retornar para a Mclarem e trombar com um Noris??? Alguém acredita que a Alfa Romeu irá andar tanto quanto uma Ferrari? Que o Alonso pode brilhar na Escolar Alpha Tauri??? Nem cito a Williams que nessa traquitana quem não quer entrar é o Alonso.

Dessa forma, que seja Feliz enquanto ficar no Circo, mas que tenha paciência e torça por algum milagre acontecer com os engenheiros de chassi, aerodinâmica e motores da Alpine… pois só com um milagre a equipe vai descontar em pouco tempo a diferença que tem em relação as três melhores equipes do grid.

sulivan
sulivan
Reply to  Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Tem muitos Bi na F1, alguns Tri, dois Tetras, um Penta e dois Heptas, então Alonso tá longe dos top(tem 4 degraus acima dele) mas as conquistas dele são bem acima da média entre os grandes mesmo. Não vejo nenhuma outra equipe que possa ter interesse no Allonso , Aston Martin parece não se encaixar pois Fernandinho não colabora nem compartilha nada com ninguém, Mc Laren( e mercdes acho) nunca mais vai quere-lo depois da “sinceridade” sobre o desempenho da equipe e decepção em 2007, nem Ferrari e suas “subsidiarias” Alfafa Romeu pela passagem frustrante pela mafia italiana e só levando pau do young Vettel….e RBR Alfa Tauri never, nem mesmo Hass WIllianz apostariam, pra resumir FAllonso é bananeira que já deu caicho, é o velho artilheiro que volta e meia faz um gol…. e ele tá só tirando alguns dollares/euros na “firma” onde sua carreira atingiu o ápice: a velha Renaut rebatizada de Alpina pelo marketing proporciona do uma vez que excampeão é sempre uma referência e alvo de entrevistas e citações na midia, Allonso parece-me mais manso agora deve ser a idade . Entre os Bi eu fico com EFitipaldi e MHakkinen

Cristiano
Cristiano
1 ano atrás

Tenho uma certa implicância com ele por causa do Briatore, mas gosto dos chiliques, que parecem controlados na Alpine. Por outro lado essas carreiras longevas com fim melancólico não me agradam.

sulivan
sulivan
1 ano atrás

Fernando Alonso tem seus méritos e não são poucos em termos de F1 mas eu não o simpatizo desde que o Nelso Piquet Jr fez aquela tramoia de provocar um acidente para beneficiar Alonso que obviamente sabia do esquema e no final do ano quem ficou no prejuizo fomos nós brasileiros que perdemos mais um título de campeão na pessoa do Felipe Massa que indubitavelmente foi o verdadeiro vencedor de 2008, foi o campeão moral e justo mas a roubalheira da F1 venceu mais uma vez naquele ano, que nojo!!! Pois aquela prova fraudada por Piquet Jr deveria ser simplesmente anulada, lembrem que o próprio Nelsinho admitiu o que fez !!! Ou seja, o piloto confessa que fraudou, a fraude mudou o resultado da corrida e do campeonato e os fdp da FIA & cia simplesmente empurram a sujeira pra debaixo do tapete, tapam o sol com a peneira… ainda bem que a F1 tá mudando de dono quem sabe as coisas sejam mais sérias mais honestas mais verdadeira, eu gosto de F1 mas naquela corrida foi indignação total. Resaltando que os títulos de Alonso não incluem 2008 então não afeta

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  sulivan
1 ano atrás

Sulivan, o espanhol trapaceiro deveria ser o único a ser desclassificado no GP de Singapura / 2008. Os demais competidores que pontuaram na corrida, não participaram da tramoia, melhor dizendo, nem sabiam da mesma! Anular a prova seria uma injustiça para com eles. E essa desclassificação não alteraria o resultado do campeonato daquele ano. Não desclassificar Alonso foi o único erro da FIA no GP que ficou conhecido por Singapuragate, o maior escândalo da Fórmula-1..

sulivan
sulivan
Reply to  Paulo Pinto
1 ano atrás

Paulo acho razoável voce dizer que só Alonso deveria ser desclassificado, é uma analise tua e gosto sempre de ver a opnião dos outros, eu acho que a prova toda deveria ser anulada porque o resultado é viciado pelo acidente PROPOSITAL e nem só o resultado do Alonso é que foi alterado, mas tudo bem são opniões que temos, porém tu estas equivocado em um detalhe : reveja os números do campeonato de 2008: Massa perdeu por apenas um ponto o campeonato, se aquela corrida fosse (como deveia ao meu ver) anulada o Lewis Hamilton faria 6 pontos a menos, Felipe Massa não pontou portanto não perderia nenhum ponto e assim seria o campeão de 2008 com 5 pontos de vantagem, então reafirmo: FELIPE MASSA DO BRASIL O VERDADEIRO JUSTO MORAL E MERECEDOR CAMPEÃO DE F1 DE 2008!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  sulivan
1 ano atrás

Se Hamilton precisasse dos pontos da possível desclassificação de Alonso para ser campeão, também seria válido! Exemplo: Schummy era exemplarmente punido toda vez que fazia uma vigarice e os demais pilotos se beneficiavam disso. Hamilton fez os pontos necessários nesse GP, no qual lutou limpamente, para se sagrar campeão ao final da temporada, sem precisar de pontos extras caso o espanhol fosse punido.
Eu sei que o torcedor passou por uma extrema decepção ao ver o inglês se sagrar campeão na última curva do GP caseiro, mas é igual ao futebol, quando a bola entra nos acréscimos do segundo tempo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
1 ano atrás

Se a maracutaia fosse descoberta logo após o GP, a história poderia ser outra. Mas a maracutaia só veio a público no ano seguinte, quando já tinha outro campeonato em disputa! O título de Hamilton já se encontrava sacramentado!

Luiz
Luiz
Reply to  sulivan
1 ano atrás

Então se um jogador de futebol jogar dopado ou um goleiro entregar , o time não precisa ser punido afinal foi apenas 1 jogador e os demais não sabiam? Uma tramoia dessas afeta sim, o resultado da corrida uma vez que mexe com estratégias das outras equipes e afeta a competição.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Luiz
1 ano atrás

Exatamente isso que eu quis dizer Luiz, acho que me expressei um pouco mal peço desculpa ao Paulo acho também que interpretei mal o que ele escreveu e como eu disse todas OPINIÕES são bem vindas, só pra citar um exemplo: são vários os casos já vistos de partidas de futebol anuladas por varias razoes na história, daí a classificação dos times muda na tabela e a posição dos times muda, é claro que alguns se beneficiam e outros acabam no prejuízo mas me parece a solução mais adequada , enfim o tema é controverso., e como você falou a batida provocada pelo Piquet Jr ( como um jovem promissor se sujeitou a isso ? ) alterou todo desenrolar e resultado daquela prova e consequentemente do campeonato por isso insisto que o título é do Massa , mesmo que ele não fosse brasileiro, ele fez a pole e liderava com tranquilidade naquele dia e o rebuliço provocado por algo inesperado(porém forjado, não acredito muito que Alonso não sabia de nada…) mudou tudo, Massa também venceu 6 provas em 2008, o campeão do ano venceu só 5. resumindo TUDO INDIGNO E MUI LAMENTÁVEL.

Plinio
Plinio
1 ano atrás

Alonso é um excelente piloto. É bom tê-lo na F1. Só que essa longevidade explica muito sobre a dificuldade do mais novos de entrarem. A roda gira lentamente e a categoria tem apenas 20 lugares, que custam uma enorme quantia. Faz parte.